Na matéria de hoje conto em detalhes como foi nossa visita ao Oeschinensee, um belíssimo lago nos alpes Suíços. Vou mostrar aqui o que ver e fazer por lá, dicas de onde comer e como chegar. Nós visitamos o lago Oeschinen no mês de julho, verão na Europa, em um lindo dia de céu azul. O lugar foi declarado merecidamente em 2007 Patrimônio Mundial da Unesco, quando passou a integrar o complexo de montanhas e glaciares Jungfrau-Aletsch. Confira a nossa visita!
O que ver e fazer no Oeschinensee
Pela experiência que tivemos, acho que o principal atrativo desse lugar é o contato com natureza. É muito agradável passear pelas trilhas que levam ao lago, respirar o ar fresco da montanha… tudo ali é tão tranquilo, você caminha escutando o som dos seus próprios passos… diante de um cenário espetacular! Logo ao chegar em Kandersteg, você já se impressiona com ele:
Uma paisagem de tirar o fôlego!
Depois que descemos do ônibus em Kandersteg (falo como chegar ao final do post), mais 10 minutos caminhando e chegamos ao teleférico, que vai te levar até a parte alta da montanha, onde fica o lago. Funciona apenas no inverno e verão. Em julho estava aberto das 08:00 às 18:00h, preço de 26 francos por adulto. É possível subir tudo isso caminhando, mas aí prepare suas pernas, são 2,5km morro acima. Nós fomos de teleférico!
DICA: Quando chegar na estação superior de teleférico, vire a esquerda e vá até o Rodelbahn, um tobogã muito especial. Eu e a Erika experimentamos, é muito legal!
Quer sentir como é a descida? Filmamos com uma GOPRO, confira o vídeo abaixo!
Da estação superior do Teleférico até o lago são mais 1,5km, tudo em trilhas super bem demarcadas e sinalizadas, padrão suíço:
A trilha é muito bem feita e conservada, toda em terra com cascalho batido, bem fininho. Tem algumas subidas e descidas, mas sem degraus, é bem tranquila de fazer. Tem gente jovem, idosos, famílias até com carrinho de bebê. E quem tiver dificuldade de locomoção (ou preguiça!), pode pegar um micro ônibus elétrico – esse azul na foto abaixo, ele faz o trajeto do lago até a estação superior do teleférico e vice versa, custa $8 CHF e funciona a partir das 12h até as 17:30 na alta temporada.
Abaixo, o mapa oficial das trilhas, clique para ampliar (fonte: www.oeschinensee.ch). Nós fizemos a trilha rosa (no.1) do teleférico até o lago. A trilha azul (no.7) dá uma visão panorâmica do lago, mas exige mais tempo:
Depois de 1,5 km de caminhada (trilha 1), após 35min chegamos ao Oeschinensee…
… algumas vacas suíças, daquelas com sininho no pescoço, ficam zanzando por ali:
Compramos um sorvete para refrescar… pode não parecer mas faz calor nos alpes no verão!
Sentamos por ali e ficamos admirando o lago e a linda paisagem em volta do Oeschinensee.
É possível alugar caiaques para um passeio no lago, $14 CHF por 30 minutos ou $24 CHFs por 1h, para valores atualizados consulte o site oficial do Oeschinensee. O site é super completo, também tem uma webcam com imagens ao vivo do lago e um mapa das trilhas.
Tem gente que entra na água do lago… bom, eu coloquei a mão só para sentir e é fria que dói, não sei como esses europeus conseguem!!
Para fechar o passeio, almoçamos por aí mesmo, em um restaurante às margens do lago. Pedimos um peito de frango com legumes e batata frita, estava uma delícia!
Como chegar no lago Oeschinensee
O acesso por teleférico ao Oeschinensee fica na minúscula cidade de Kandersteg. É possível chegar tanto de ônibus quanto de trem, usando o transporte público suiço, excelente e pontual. Nós, como estávamos hospedados em Adelboden, fomos com o ônibus número 230, que tem como destino final Kandersteg.
Use o site oficial da SBB para fazer seu planejamento, o site é bem amigável e te dá informações detalhadas dos transportes, com horários de saída e chegada, número das plataformas, nomes das paradas, etc. Por exemplo, coloque como origem: Frutigen e destino: Kandersteg. Repare que aparecem as opções tanto de ônibus quanto de trem, todos diretos, sem baldeação neste caso (change na imagem):
DICA: Se for de ônibus, desça no ponto chamado “Kandersteg, Im Kehr”, esse ponto é o mais próximo do teleférico, nós descemos aí, são apenas 10 minutos de caminhada até lá. Mas aí você vai dizer, como vou saber onde fica esse ponto? quando dou sinal no ônibus para descer? Ora, você está na Suiça!! … dentro do ônibus há um letreiro que informa o nome da cada parada conforme elas vão chegando, e ainda há um sistema de áudio que fica falando o nome de cada parada que se aproxima! Muito legal!!
Abaixo, todas as paradas intermediárias do ônibus 230, entre as estações Frutigen Bahnhof e Kandersteg Bahnhof:
OUTRA DICA: vá de ônibus e conheça o lindo lago azul Blausee, que fica no meio do caminho entre Frutigen e Kandersteg (desça na parada intermediária “Blausee BE”, em destaque na imagem acima). Nós fomos lá, é realmente muito, mas muito bonito, vale a pena:
Temos uma matéria específica aqui no site sobre este outro lago, para quem tiver interesse:
Melhor época para visitar
Se você está pensando em quando ir, saiba que o lago pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão. No inverno, os dias são mais curtos, e o lugar fica todo branquinho, coberto de neve. No verão, fica exatamente como mostramos. Eu e a Erika escolhemos ir no verão, acho que o contato com a natureza é maior agradável e mais intenso nesta época.
IMPORTANTE: Apesar do lago ficar “aberto” o ano todo, a infra estrutura do local, teleférico, o Rodelbahn, restaurantes do lago, etc fica fechada em alguns meses do ano, geralmente do final de março a começo de maio, e novembro. Consulte o site oficial para saber as datas e horários de abertura do teleférico.
Marquei em um mapa do google a localização do ponto de ônibus, da estação de trem e as trilhas que fizemos:
E você, já visitou o Oeschinensee ? Deixe suas dicas e comentários aqui!
Quer saber o que há para fazer e onde se hospedar nesta região ? Clique aqui e veja todas as nossas matérias.
Até a próxima trip!
Excelente matéria. Parabéns. Estou planejando ir no verão também torcendo pra não chover, pq o tempo muda com muita frequência nos Alpes, né?
Indo de carro tem estacionamento, certo?
Em Julho é muito cheio?
Esse valor do teleférico eh ida e volta?
E o tobogã quanto custa?
Quando você desce você pode pegar o teleférico de volta com o mesmo ticket?
E o valor aproximado da refeição que vocês fizeram?
Além disso, qual o valor médio de um prato na Suíça? Estou focando nos valores Pq pretendo ir com minha família… Sabe como é…
Desculpe pelas muitas perguntas.
Olá Wendel, já respondi algumas dessas perguntas no seu outro comentário. Com relação ao Tobogã você paga e acordo com a quantidade de “rides”. Se não me engano custava por volta de 3 CHF cada vez (não lembro, mas era valor pequeno porque pagamos em moedas) e você não desce a ponto de ter que pegar o teleférico, é só em um trecho da montanha!
Com relação aos valores de refeições no país como um todo, depende muito de ONDE você come. Pode comprar no mercado (economiza um pouco) ou em fast food (mas se alimenta mal). Em restaurantes gastávamos sempre na média entre 40 CHF e 70 CHF para o casal.
Excelente post, Gustavo. Bem detalhado. Parabéns.
Pretendo ir no verão e espero contar com a sorte para pegar dias lindos como esses que vocês pegaram. O clima nos Alpes varia muito, certo?
Esse preço do teleférico é ida e volta?
Qual o valor aproximado da refeição que vocês fizeram?
Abraços
Olá Wendel, fomos de onibus mas tem estacionamento perto se for de carro.
O preço do teleferico é ida e volta (mas consulte o site para ver se aumentou) e a refeição lá com bebidas e sorvete saiu 20 CHF por pessoa!
Gustavo, ótimas dicas. Já sabia sobre a existência do tobogã, mas não sobre esse lago maravilhoso. Um abraço!
André, obrigada pela visita ao site! Espero que aproveite muito a Suíça, é um lugar que eu e Gustavo adoramos sempre retornar!
gostei da dica. É possível visitar o lago Blausée e Lago Oeschinensee comprando apenas 1 ticket de ida e volta, saindo de Frutigen?
Oi Alex, sim é possível, se quiser simule no site da SBB (deixei o link no post) uma compra de passagem, e verá no decorrer da compra aparece a opção de “Single” ou “Return Journey”. Boa sorte e boa viagem!