Nesta matéria mostramos as 12 principais atrações turísticas em Cancún e arredores, para você saber o que fazer em Cancún e montar um super roteiro pela região. Nós fizemos quase todos os passeios citados aqui, e quando não é o caso fazemos menção.
Para nos locomover entre as atrações, nós alugamos um carro na Hertz do aeroporto de Cancún. Fizemos a reserva pela internet mesmo, daqui do Brasil. Não se esqueça de incluir o seguro do carro contra roubo, batida e contra terceiros, muitas vezes ele não é incluso na reserva on line e você precisa solicitar por lá no balcão. O carro alugado foi nosso principal meio de transporte, usamos para chegar em praticamente todas as atrações turísticas em Cancún.
Alguns dos passeios para se fazer em Cancún podem ser combinados de 2 a 3 passeios em um mesmo dia, sem correria. Para cada passeio ou atração, nós indicamos um tempo sugerido, assim você seleciona os pontos turísticos de seu interesse e monta um roteiro personalizado, conforme seu gosto e disponibilidade de tempo.
Para fazer com calma todos os passeios citados nesta matéria e conhecer bem Cancún e arredores, você vai precisar de pelo menos 7 dias. Confira agora nossa lista com o que fazer em Cancún, com 12 atrações selecionadas:
1. Praias para conhecer em Cancún
As praias na zona hoteleira de Cancún estão espalhadas em uma região com o formato do número “7”. O trecho mais extenso fica na perna vertical do sete, com 11 km de praias – aí ficam também a imensa maioria dos resorts. Já as melhores praias para banho ficam no biquinho do “7”.
Confira abaixo o mapa com as principais praias de Cancún, distribuídas ao longo do número “7”:
Nós visitamos cada uma das praias da região do “7″, e montamos um guia completo – com mapa, fotos e dicas para você escolher a sua. Se você quer saber o que fazer em Cancún e conhecer melhor as praias dessa região, descobrir a praia combina mais com você, ou qual praia você deve reservar seu hotel/resort, confira nossa matéria específica aqui no blog, leitura indispensável:
2. Isla Mujeres
Gostou das praias de Cancún? então espere até conhecer a Playa Norte em Isla Mujeres. Suas águas tem aquele degradê espetacular, do transparente ao azul bebê. O mar é calmo, sem ondas, uma verdadeira piscininha, ideal para banho.
Para quem procura uma praia calma e linda, além de um local sossegado para descansar e fotografar, a Playa Norte em Isla Mujeres é uma excelente opção. É um destino que não pode ficar de fora de sua lista do que fazer em Cancún!
Nós fomos até lá conferir e realmente a praia é um paraíso! Mas é um lugar para quem quer sossego, e uma praia calminha. A água estava bem limpa, e vimos muitos peixinhos rodeando nossos pés. Estendemos uma toalha de praia na areia, largamos os chinelos por ali mesmo e tudo certo. Sem vendedores ambulantes, nem música de mau gosto barulhenta, na verdade não havia mais ninguém. Aquele trecho se tornou uma praia privativa por 1 dia!
Dá inclusive para fazer snorkeling, com a possibilidade de ver peixes variados no mar cristalino. Este paraíso é facilmente acessível de balsa, são apenas 20min de viagem desde Cancún, com saídas a cada 30min de vários pontos da zona hoteleira. Pela beleza do lugar, vale muito a visita!
Tempo de passeio: de meio período a um dia inteiro, dependendo do seu gosto e interesse.
3. Torre Giratória de Cancún
Como nós adoramos vistas panorâmicas do alto, fomos até playa Linda, na região superior do “7” em Cancún. Ali fica a torre giratória, uma cabine panorâmica que vai subindo, girando, até 80 metros de altura – tudo bem devagar. Lá de cima, tem-se uma vista 360 graus de Cancún, suas praias e lagoa de Nichupté.
Bem ao longe, vemos a cidade de Cancun, distante da área hoteleira/turística da Cancun que todos conhecemos. Abaixo, um mapa com a localização da torre giratória de Cancun. Ele é interativo, você pode aumentar ou diminuir o zoom, clicar nos símbolos, etc.
Vale a pena? Bom, se considerarmos o preço baixíssimo e o fato de ela estar ao lado de um dos pontos de embarque do ferry para Isla Mujeres (El Embarcadero) – que é um dos pontos mais visitados de Cancun, provavelmente você deve passar por esta praia em algum momento. Se não for o caso, acho que não vale a pena se deslocar do seu hotel em Cancun somente para subir na torre.
Tempo de passeio: de 1 a 2hs.
4. Playa del Carmen
Dentre todas as praias que visitamos, foi em Playa del Carmen que tivemos a melhor experiência – a praia é linda, com águas relativamente mais calmas em relação a Cancún, e o centrinho da cidade, com lojinhas e restaurantes, fica bem próximo da praia – bem diferente de Cancún, onde tudo fica a quilômetros de distância. A cidade se assemelha mais às cidades praianas brasileiras, um clima mais rústico e descontraído que contrasta com os resorts enormes e impessoais de Cancún.
Fomos até la de carro, são 30min desde a Riviera Maya ou 1h (68km) se estiver em Cancún. Dá para ir de ônibus também, demora um pouquinho a mais, 1:20h, com saída do aeroporto de Cancún, pela empresa ADO. Se for de carro, encontrar uma vaga para estacionar pode ser uma uma tarefa difícil.
Não fomos em alta temporada, e mesmo assim ficamos uns 20 minutos rodando até encontrar uma bem pertinho da praia. Independente disto, vai muito o passeio, as praias em Playa del Carmen são realmente muito boas, água quentinha, calma e com uma coloração azul bebê bem intensa. Se tiver tempo, vale muito a pena incluir Para Del Carmen em seu roteiro por Cancún e região.
Recomendo também dar uma volta pelo centrinho de Playa del Carmen. No geral, o clima da cidade é bem mais descontraído do que em Cancun, no lugar dos hotelões resorts, pequenos hotéis, enquanto Cancun tem muitos restaurantes de redes americanas fast food, por aqui mais restaurantes legaizinhos. Cancun é para americanos..enquanto Playa del Carmen tem muito mais europeus.
Tempo de passeio: o dia inteiro.
5. Parque Xel-Há
O Xel-Há é um parque aquático onde você pode observar os peixes tropicais da região, livres e soltos. Considere o XEL-há como um enorme aquário natural a céu aberto, com o diferencial que você pode entrar dentro dele, com colete, máscara e snorkel, e nadar com os peixes!
Tempo de passeio: o dia inteiro. A comida é all inclusive, nós almoçamos um buffet por lá mesmo, bem básico.
Atividades como nado com golfinho são pagas à parte. Os golfinhos ficam presos em um tanque bem menor e separado dos demais peixes, apenas para entretenimento dos turistas. Não fizemos pois achamos isto errado, é um animal de grande porte para ficar preso.
No caso do nado com os peixes (foto acima), é uma atividade bem mais integrada com a natureza e que não interfere na liberdade destes bichos, que podem sair para o mar e voltar – passam por debaixo de uma ponte flutuante que delimita o parque com o oceano.
6. Parque Xcaret
Este é um parque temático que tenta mostrar os aspectos naturais e culturais mexicanos. O ingresso básico dá direito a alguns shows, toboáguas, passeios de barco pelo parque, etc. Para lista de todas as atrações consulte o site oficial do parque clicando aqui. Outras atrações como nadar com arraias, tubarões e golfinhos são pagas a parte.
Tempo de passeio: o dia inteiro. Fica a 75km de Cancun, e a apenas 5km de Playa del Carmen. Para nosso gosto pessoal, não nos empolgamos muito em visitá-lo, preferidos o Xel-Há.
7. Observar tartarugas em Akumal
Akumal é uma praia na Riviera Maya. Além de muito bonita, ficou famosa por ser ponto de observação de tartarugas marinhas. Se der sorte poderá observá-las sentado na praia, pois as vezes elas aparecem a poucos metros da areia. Areia branca e com mar calminho, a praia é linda demais!
Não se preocupe em levar snorkel pois é possível alugá-los na praia mesmo, há inclusive aluguel de caiaques. E mesmo que você não curta fazer snorkeling, a paisagem e a praia são belíssimas, então não deixe de adicionar Akumal como uma das praias para se visitar nos arredores de Cancún.
Mapa com a localização de Akumal:
Tempo de passeio: de 1,5 a 3hs. Akumal fica há 15min de carro (10km) do parque Xel-Há. Partindo de Cancún são 1,5 hs (100km). Pelas distâncias envolvidas, pode-se conjugar esse passeio com a visita ao parque Xel-Há.
8. Sítios Arqueológicos
Se você se interessa por pirâmides, considere visitar alguns dos sítios arqueológicos da Riviera Maya, são impressionantes. Nós visitamos os 4 principais: Chichén-Itzá, Tulum, Cobá e Ek-Balam. Chichén-Itzá tem a pirâmide mais impressionante e bem preservada dos 4 sítios, no passado era possível subir até o topo da pirâmide, hoje já não mais.
Estes 4 sítios arqueológicos ficam aproximadamente de duas a três horas de carro Cancún, alguns um pouco mais, outros menos. Caso tenha tempo, são passeios muito legais para incluir em sua lista do que fazer em Cancún. Bate e volta de Cancún são possíveis, mas o ideal é reservar um hotel, por uma noite, próximo aos sítios arqueológicos. Vamos conhecê-los abaixo:
Sítio Arqueológico de Chichén-Itzá:
Chichén Itzá é um sítio arqueológico enorme, cheio de mega estruturas como o campo de jogos dos prisioneiros, a praça das mil colunas, o cenote sagrado e a grande pirâmide de Kukulcán. Recomendo contratar um guia credenciado no local ou levar um guia impresso. Tudo é muito impressionante e interessante.
Fomos por conta própria, de carro. Sinceramente, acho que um tour desde Cancun é muito puxado! Nós fizemos ainda melhor – nos hospedamos por 1 noite ao lado do parque (no charmoso hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza), e pudemos entrar para ver a iluminação noturna da pirâmide. Colocam-se cadeiras e é feito um show de som e luzes para contar a história do lugar (em espanhol). Vale a pena!
Sítio Arqueológico de Cobá:
O sítio arqueológico de Cobá, por sua vez, tem como highlight uma pirâmide de 42m de altura. Era uma cidade enorme e bem estruturada e foi construída no auge do domínio maia na região da península de yucatan.
Quando fomos ainda era possível subir nesta pirâmide (o que é probido atualmente em Chichen Itza), e basicamente todos os turistas fazem isso! É uma boa pernada em degraus irregulares e segurando em uma corda, e a vista do alto é uma mata verde bem densa! Pegamos chuva no dia da nossa visita, que atrapalhou um pouco, mas nos divertimos do mesmo jeito. comprei uma capa de chuva e alugamos um carrinho-bike com motorista-guia para a gente.
Sítio Arqueológico de Ek-Balam:
Em Ek-Balam, há vários (restos de) palácios e construções, mas a vista que se tem da pirâmide principal – ela sim, grande e imponente – é a cereja do bolo, uma panorâmica das ruínas entre a mata – nos sentimos naqueles cenário de filme.
A cidade teve seu auge em 800 D.C. De acordo com o site discovery mexico, a cidade foi habitada até a chegada dos espanhóis e tinha como atividades econômicas o cultivo de milho, mel e algodão.
Sítio Arqueológico de Tulum:
O sítio arqueológico de Tulum é o único dos 4 que fica à beira mar, e apesar de não ter uma pirâmide grande, o lugar é maravilhoso pelo contraste das ruínas com o azul turquesa do mar:
O sítio arqueológico de Tulum é o 3º mais visitado do México, atrás de Chichén Itzá e Teotihuacán. A cidade murada ficava debruçada sobre o mar caribenho e como porto comercial e de pesca devido à sua proximidade com o mar.
Também encontrava-se habitada há varios séculos até a chegada dos espanhóis, estima-se que tenha sido abandonada em meados do século XVI. O cenário hoje para os turistas é lindo. Um sítio super bem conservado, trilhas demarcadas e uma das mais lindas vistas da Riviera Maia. Fomos por conta própria mas há inúmeros tours organizados desde Cancun ou resorts da própria Riviera
Tempo de visitação: Para conhecer bem os 4 sítios arqueológicos, o ideal são 3 dias inteiros:
- 1 dia para Chichén Itzá;
- 1 dia para Tulum;
- 1 dia para Ek-Balam e Cobá.
Para saber a localização dos sítios arqueológicos, confira no mapa do google:
9. Cenotes
Os cenotes são cavidades naturais com um sistema de água em sua parte inferior, existem dezenas deles no México. Tornaram-se um ponto turístico seja por sua beleza natural, seja porque em alguns deles pode-se nadar, ou simplesmente por sua história – na época da civilização maia muitos foram utilizados em rituais de sacrifício.
Próximo ao sítio arqueológico de Chichén Itzá existem 2, um dentro do próprio sítio – chamado Cenote Sagrado, que visitamos durante a visita ao sítio, e outro maior fora dele – o Ik Kil, distante 4 km da pirâmide. Próximo a Tulum tem o Gran Cenote e o Dos Ojos (seu sistema de cavernas se estende por 61km!), próximo a Valladolid: Cenote Dizitnup; de Playa del Carmen: Cenote Jardim del Eden.
10. Cozumel
Depois de visitar tantas praias lindas na região de Cancún e Riviera Maya, chegamos a Cozumel com expectativa de conhecer outras tão bonitas quanto. Elas até existem em Cozumel, mas são poucas – isso porque o grosso do litoral da ilha é formado por corais e rochas, ideal para mergulho e snorkeling:
As (poucas) praias com areia ficam espalhadas pela ilha, mas como ela é enorme, é preciso alugar um carro para chegar até elas. Nós alugamos um no centrinho de Cozumel, mas nossa senhora! estava caindo aos pedaços e cheio de ferrugem. O plano era dirigir até o sudeste da ilha, onde ficam algumas das praias que queríamos visitar, mas depois de rodar alguns quilômetros naquela lata velha desistimos – o carro não inspirava qualquer confiança!
A ilha de Cozumel recebe muitos cruzeiros, e muito de sua infra estrutura é destinada a este tipo de turistas, que procura por atividades rápidas. Se você quer pegar praia, achamos a logística muito complicada para chegar até elas, além do que são raras na ilha. Inclua Cozumel em sua lista do que fazer em Cancún, caso goste de mergulhar ou fazer snorkeling. Se você não curte nenhuma destas atividades, Cozumel Cozumel não é para você.
11. Compras em Cancun
Cansou das praias e está procurando outro passeio para fazer em Cancún? Então vamos a outra atividade que todo brasileiro gosta: compras! Cancún é bem servida de Shoppings Centers, nós visitamos 3 deles na região hoteleira, ao longo da avenida Blvd.. Kukulcan: Shopping La Isla, Shopping Forum by The Sea e Kukulkan Plaza.
Nos shoppings e arredores, além das lojas (Tommy Hilfiger, Zara, Bvlgari, Nine West, Guess, Diesel, Rapsodia, Envy, Guess, Omega, Swarovski, etc.), você vai encontrar também lanchonetes e restaurantes ( Chili’s, Johnny Rockets, Hooters, Starbucks, Haagen- Dazs, Carlos’ n Charlies, HardRock Café, Planet Hollywood, etc), cinemas e casas de cambio.
12. Museus em Cancún
O Museu Maya tem uma boa seleção de peças dos sítios de Palenque, Chichén Itzá e Comalcalco, dentre outros. Já o Musa não é exatamente um museu, é mais uma experiência de se observar esculturas em baixo água.
Por falta de tempo, não visitamos o Museu Maya em Cancún – já havíamos visitado na Cidade do México o Museu Nacional de Antropologia (o maior e mais importante do planeta nesta área), então preferimos usar nosso tempo em Cancún para ir aos sítios arqueológicos. Para quem tiver tempo em Cancún, consulte os sites oficiais nos links abaixo:
Para quem quer saber o que fazer em Cancún, estes são os 12 principais passeios para se fazer por lá. Escolha os que você mais gostou e encaixe em seu roteiro pelo México.
Para conferir todas as nossas matérias do México, clique aqui.
Para saber como usar seu celular no México, clique aqui e consulte nossa matéria específica aqui no blog, matéria de leitura altamente recomendável se você gosta de viajar com seu celular funcionando e ainda quer economizar no chip de celular.
Para reservar seu hotel em Cancún, consulte as melhores ofertas de nosso parceiro Booking.com:
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Reserve seu hotel em Cancún através de nosso parceiro Booking.com, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes como esta! Muito obrigado!
Até a próxima trip!
Muito boa as dicas, irei com minha familia agora em Maio/18. As dicas estão ajudando bastante. Obrigado
Paulo, obrigada pela visita ao site e tenha uma ótima viagem com sua família!
Olá. Adorei as dicas.
Quando vc fez essa viagem as praias estavam sem algas marinhas? Estou em Playa del Carmen e as praias não estão bonitas. Hoje vou para Isla Mujeres.
Oi Davi! Fomos em um mês de maio e não vimos nada de algas em Playa del Carmen nem em Isla Mujeres… a praia estava nota 10…em algumas praias de Cancun tinha bem pouco… espero que aproveite sua viagem!
Parabéns pela matéria e, principalmente de não terem mergulhado com os golfinhos, eu também sou contra a exploração de animais para o turismo.
Oi Vânia, obrigada pela visita ao blog e quanto aos golfinhos, acho que cada um tem que seguir o que acredita né… achei lindo vê-los no mar no Rio Grande do Norte, em seu habitat natural, mas realmente não nos sentimos à vontade nem achamos certo esse tipo de atração em Cancún!
Muito importante seu blog.
Estou aproveitando muito as informações pois, estou com pacote comprado para Riviera Maia para o fim de Janeiro/2019 para conhecer.
lá Fábio.
Obrigada por compartilhar suas vivências, são super esclarecedoras!
Preciso de ajuda para montar um roteiro:
Irei dia 08/01/19 e retorno dia 14/01/19.
Irei com a família completa. Sogros, cunhados, sobrinha, entiados e marido. Somos 6 adultos e 3 adolescentes…
Bem, o que você indica de roteiro para esses 5 dias de passeio. Vale a pena dizer que adoramos curtir de tudo!
Bj e obg
Olá Anny, obrigada pela visita ao blog. Como é um grupo grande, acho que tem que ver os interesses de cada um e se orientar a partir disso. Com esse tempo, tire 1 dia para conhecerem os shoppings e à noite podem ir ao Cocobongo. 1 dia para conhecer um dos parques (X caret ou Xel-Há), 1 dia para aproveitarem bem o hotel e a praia e outro podem conhecer mais praias ou passar o dia em Isla Mujeres.
Essa nossa matéria é justamente para você escolher o que mais lhe agrada e montar seu roteiro de acordo com seu gosto! Boa viagem
Obrigado pelo artigo! nos ajudou bastante! Vamos semana que vem.
Sou fotógrafo amador, estou com receio de levar minha Canon pra lá. Alguma recomendação nos passeios (em relação a armários ou lugares q pode ser inconveniente?)
Obrigado!
Oi Rodrigo, tambem temos uma Canon, mas para fotografar em atividades em que vai ter areia, água, mergulho, levamos a GoPro. Quando vamos para fotografar, levamos a case para proteger bem! Sabemos se tratar de um equipamento de valor, então nas praias não largue seus pertences na areia e em parques como Xel Ha, Xcaret e outros locais com mais estrutura vai encontrar armários com chave. Boa viagem!
Muito legal! Gostei do do Blog
Oi Deise, obrigada pela visita!