Neste post mostro nosso roteiro de 1 dia pelas principais atrações turísticas de San Gimignano, uma linda cidade medieval com mil anos de história e localizada na região da Toscana, com belíssimas paisagens e vegetação de ciprestes. Facilmente accessível de ônibus, San Gimignano fica de 1h15min a 2h de viagem desde Florença – ao final do post dou todas as dicas de como chegar.
Curiosidade histórica sobre a formação da cidade
San Gimignano é uma cidade minúscula, tem cerca de 7 mil habitantes. Em seu apogeu, na Alta Idade Média (início do século XIV), chegou aos 13 mil habitantes. De lá para cá, mudou muito pouco, e em termos arquitetônicos, é muito parecida com o que era há 700 anos atrás. Por ter preservado tão bem sua arquitetura feudal, foi eleita em 1990 Patrimônio Mundial da Unesco. Junto com Siena, é um importante polo turístico na região da Toscana.
Mas o turismo não é novidade para San Gimignano. Há mil anos, a ascensão econômica da cidade já caminhava junto com outra rota de “turismo”, só que de natureza religiosa: a pequena vila era ponto de parada de uma infinidade de peregrinos, que faziam a via Francigena, rota que os levava até o túmulo do apóstolo Pedro, em Roma. Junto com Santiago de Compostela e Terra Santa, eram as 3 maiores rotas de peregrinação religiosa de toda a Europa.
O que ver e fazer em San Gimignano
Por ser minúscula, dá para visitar San Gimignano tranquilamente em 1 dia de passeio. A caminhada começa no Portão de San Giovanni, a porta de entrada da cidade. Se você chegar de ônibus como nós, o ônibus te deixa bem em frente a esse portão. A partir daí, é só seguir pela rua de mesmo nome, sempre em frente:
No caminho ficam diversos restaurantes e lojinhas de produtos locais, vendem de tudo, roupas, sabonetes, salames de javali produzidos na região, etc:
400 metros a diante, fica a piazza della cisterna. Nesta praça fica a Gelateria Dondoli, vencedora do concurso de melhor sorvete do mundo em 2006/2007 e 2008/2009. Com esse título, todo mundo quer experimentar o sorvete, então prepare-se para ficar na fila:
Nós experimentamos, e não vimos nada de mais que justificasse o título de melhor do mundo. Bom, ao lado tem a Gelateria Olmo, é uma boa opção se você não quiser pegar fila, e o sorvete é ainda mais gostoso em nossa opinião:
A piazza della cisterna:
As torres de San Gimignano
Está vendo esse monte de torres? A cidade conta hoje com 14 delas, mas no passado, já foram 72, quase todas construídas entre os séculos XI e XIX. As famílias mais abastadas as construíam como símbolos de poder e riqueza – e elas não eram apenas torres, eram parte de suas casas, e os quartos geralmente ficavam nos cômodos mais baixos.
Porém, depois que a epidemia de peste negra assolou a cidade em meados do século XIV, San Gimignano entrou em um longo período de decadência, permanecendo abandonada por séculos. Este é talvez o principal motivo que justifique a arquitetura da cidade ter passado por 700 anos de história com tão poucas modificações.
Na piazza del duomo, que é praticamente vizinha da piazza della cisterna, fica o Duomo de San Gimignano e mais um conjunto de torres, sendo que é possível subir em duas delas: Torre Grossa e Torre Salvucci Maggiore.
Torre Salvucci Maggiore:
Na piazza del Duomo também fica o Musei Civici, onde você compra o ticket para subir na Torre Grossa. Não deixe de subir, vale muito a pena!! Para informações dos dias e horários de funcionamento consulte o site oficial do museu clicando aqui.
A belíssima vista de San Gimignano, lá de cima da Torre Grossa – a cidade medieval cercada pelos lindos ciprestes e campos da toscana, é simplesmente espetacular!
O Porta de San Giovanni, por onde entramos na cidade, e a rua de mesmo nome:
Trechos remanescentes da cidade murada, e as construções já bem mais recentes, do lado de fora do centro histórico:
A igreja de Santo agostinho:
A Torre Salvucci Maggiore e a Piazza delle Erbe, vizinha da Piazza del Duomo:
Como citei, é possível subir nesta torre também, tem um terraço panorâmico lá em cima. O ingresso não é caro, custa 5 euros por pessoa:
Os ciprestes e a paisagem rural da Toscana:
Terminamos nossa visita a Torre Grossa e fomos procurar um lugar para comer. Há restaurantes por todo centro histórico.
Nós entramos na Antica Macelleria Trattoria:
Pedimos bruscheta de entrada e lasanha como prato principal, tudo uma delícia!
Com bebidas, tudo deu 28,50 euros para duas pessoas, preço mais do que justo pela qualidade. Foi uma das melhores lasanhas que já comemos!
Abaixo, marquei em um mapa do google todas as trações turísticas citadas neste post:
Como Chegar em San Gimignano
Como disse, nós fizemos um bate e volta a San Gimignano partindo de Florença. Fomos de ônibus, e o bilhete compramos direto na rodoviária da Busitalia Nord, que fica ao lado da estação de trem Santa Maria Novella. O ônibus sai do mesmo lugar onde você compra as passagens:
A bilheteria na Busitalia Nord em Florença e o local de partida do ônibus:
Nosso ônibus por dentro:
Há uma troca de ônibus na cidade de Poggibonsi, neste local aí:
- ônibus 131: Florença <–> Poggibonsi
- ônibus 130 ou 133: Poggibonsi <–> San Gimignano
Considerando todo o percurso, com troca de ônibus e tudo, nossa viagem demorou 1 hora e 40 min. Mas esse tempo varia, dependendo do horário que escolher. Para consultar todas as opções de dias e horários disponíveis clique aqui. Considerando que o site é italiano, até que é bem organizado, te mostra o número das linhas de ônibus e o local de troca em Poggibonsi. Capturei a tela abaixo como exemplo: escolhi a opção 2, com partida as 9:40h de Florença, chegada em Poggibonsi às 10:30h, depois saída de Poggibonsi às 11:00h e chegada em San Gimignano às 11:20h:
Com todas essas dicas fica bico chegar até lá! Não deixe de visitar San Gimignano, vale muito a pena!
E você, já visitou a cidade? Tem alguma dica ou perrengue? Deixe na caixa de comentários.
Vai viajar para a Itália? Confira todas as nossas dicas e matérias clicando aqui.
Até a próxima trip!
Oi Gustavo, adorei todas suas dicas! Excelente página, me ajudou bastante a montar meu roteiro!
Obrigada! 🙂
Oi Jamilly obrigada pela visita ao blog! Boa viagem!
Estive em San gimignano ano passado foi espetacular. Gostei das torres . Do sorvete. Da Igreja. Visitar Santa Fina. Foi tudo incrível. Em Florença foi maravilhoso também.
Parabens pelo blog, exelentes dicas, gostaria de saber chegando a Florenca de trem, qual a melhor e mais barata maneira de ir para o centro
Oi Rodolfo, se você se refere à estação Santa Maria Novella, ela fica localizada bem no centro, perto de várias atrações e hotéis. Quando fomos ficamos hospedados a 5 min. de caminhada… se estiver com muita bagagem, pegue um táxi/uber para seu hotel.
Olá, bom dia!
Gostaria de saber se há estacionamentos, pois estarei viajando pela Toscana de carro. Obrigado!
Oi João, nós não fomos de carro, mas me lembro que tinha um estacionamento próximo ao portão San Giovani, logo na entrada da cidade. Dá uma olhada no google maps para ver a localização exata. Boa viagem.
Olá! Gostaria de saber se o ingresso do museu e para subir da torre grossa dá para comprar na hora ou costuma ter fila mt grande?
Obrigada!
abs
Oi Monique pode comprar na hora! Pelo menos em maio, mês que visitamos, estava tranquilo e sem filas
uma dúvida, você fez todo o percurso a pé?
Oi Paola, o percurso dentro da cidade foi feito todo a pé sim! Usamos o ônibus para ir e voltar de Florença somente.
Excelente blog!!! Obrigada pelas dicas!!! muito bom artigo com explicação clara de como ir de ônibus e com dica de restaurante que parece bom mesmo! e fotos bem variadas. Achei muito úteis as informações.
Oi Monica, obrigada pela visita ao blog! Ótimas viagens para você!
Olá! parabéns pela preciosas dicas. De San gimigniano a chianti de uber ou táxi é viável?
De carro é possível visitar os 2 locais no mesmo dia, mas em nossa opinião fica um pouco corrido. Mas não sabemos a diaponibilidade de táxis nos 2 lugares, pois usamos o transporte público para chegar. Boa sorte!
Parabens pelo blog. Quantas hrs aproximadamente vcs ficaram em San Giminiano? Acha que este roteiro daria para fazer numa tarde, no inicio do verão?
Olá, obrigada pela visita ao blog!
Ficamos desde a manhã (acho que chegamos entre 9h e 10h), passeamos bastante, almoçamos e fomos embora no fim da tarde. No verãos os dias são longos e como a cidade é pequenina, não vejo muito problema. É do estilo de viagem de cada um. Como nós gostamos de fotografar, ficar parando para tomar sorvete, comer, subir nas torres e tudo mais, pessoalmente para nós é passeio para um dia inteiro. Espero ter ajudado, boa viagem!
Muito obrigada pelo breve retorno!!! Ajudou bastante!!
Érika, parabéns pelo blog estou amando, bem claro e objetivo. Uma pergunta, que período de Maio foi, inicio ou fim? Chegou a pegar muito calor? acredita que seja um período agradável para fazer com bebês de 1 aninho?
Oi Aline, fomos no meio do mês, pegamos um tempo bem quente na Itália de uma maneira geral. Sol e céu azul todos os dias. Temperaturas por volta de 30°C.
Quanto a levar o bebê de 1 ano, acredito que seja o mesmo clima de uma viagem para a praia aqui no Brasil, onde é comum pegar essa temperatura. Evite apenas de final de junho até agosto, quando as temperaturas ficam ainda mais altas e o calor fica insuportável, além de as cidades ficarem mais cheias. Espero ter ajudado! Boa viagem
Olá, Érika! Antes de tudo, parabéns pelo trabalho de vocês!!
Estou indo para Italia na 2a. Quinzena deste mês, sendo que planejo passar por San Gimignano (estarei de carro nesses dias pela Toscana) ou numa 4afeira ou num domingo . Gostaria de saber se em San Gimignano também se pratica o tal chiusura pomeriggiana(a famosa siesta dos italianos) no período vespertino. Desde já, obrigado pela ajuda.
Oi Robson, em San Gimignano não tivemos problemas ao visitar a cidade e pegar estabelecimentos fechados por causa da siesta. Fomos em maio, ainda fora de temporada, mas pegamos atrações, lojas, galerias e restaurantes todos abertos. Ficamos na cidade entre 10h e 17h. Como a cidade é muito turística, acho que mesmo que alguns estabelecimentos fechem, serão a minoria. Boa viagem!