Hoje no blog, você vai descobrir como dirigir na Islândia, conferir dicas gerais e de segurança, regras e boas práticas ao volante, onde alugar o carro, como e onde abastecer, sites e apps úteis. As dicas do nosso Guia Completo para sua road trip são baseadas na nossa experiência real de direção no país, na viagem que fizemos em Agosto! A Islândia é um dos melhores países do mundo para se explorar de carro!
O circuito mais famoso para uma Road Trip pela Islândia é completar a estrada que dá a volta no país (Estrada nº1, também conhecida como Ring Road) e suas cidades e atrações adjacentes. Nós rodamos exatos 2304km em 12 dias.
O tipo do carro é um ponto a considerar. A maior parte das atrações tem acesso por estrada de asfalto, mas alugue um 4×4 se pretende pegar as F-roads e se prefere ter mais conforto e estabilidade na estrada. Nós alugamos um Kia Sportage (pela Cars Iceland, pegando e retornando no aeroporto) e foi ótimo! Pegamos algumas estradas de cascalho e 2 estradas beeem ruizinhas e estar com um carro maior ajudou!
Postos de Gasolina: Estão bem espalhados pelo país, mas somente na capital Reykjavík e cidades maiores há funcionários e lojas de conveniência. Na estrada e pequenas cidades, você vai se deparar com as bombas e fazer tudo sozinho. O pagamento nas bombas é feito somente com cartão de débito ou crédito. Note que um valor de caução sempre será cobrado e liberado após alguns dias.
Indicamos que você, para evitar ter um alto valor bloqueado no cartão, abasteça optando por valores (1000 ISK, 2000 ISK, 3000 ISK ou 5000 ISK) ao invés da opção “FULL TANK” (tanque cheio).
Os principais postos de gasolina na Islândia são N1, Orkan e Olis. Outra dica boa é comprar os cartões pré-pagos da N1, assim você abastece e não tem nenhum valor bloqueado do seu cartão. Para completar a Ring Road em 12 dias em um carro 4×4 a diesel, gastamos por volta de 27.000 ISK (o equivalente a R$ 900).
Uma vantagem dos postos de gasolina é que a maior parte deles tem mangueira onde você pode lavar seu carro gratuitamente.
Pedágio: pegamos 1 único pedágio em um túnel próximo a Akureyri. Cobra-se 1500 ISK cada vez que você passar pelo túnel (provavelmente será 1 vez só!). Em até 3 horas após passar pelo túnel você deve entrar no site www.tunnel.is e digitar a placa do carro para efetuar o pagamento (somente via cartão de crédito).
Aconteceu um mini perrengue com a gente: entramos no site, cadastramos e beleza, achamos que estava tudo certo e iriam fazer a cobrança, mas deu erro no cartão e não foi autorizado, mas eles avisaram somente horas depois por e-mail. No fim, o valor de 1500 ISK, com a taxa da locadora (que nos cobrou depois da devolução) virou 4000 ISK, paciência, entrou para os custos da viagem. Engraçado que usamos esse cartão em hotéis, restaurantes e postos de gasolina em vários locais da Islândia e deu tudo certo. Ficamos sem saber o que deu errado.
Tome cuidado com os limites de velocidade e pontos de ultrapassagem (tudo bem sinalizado), assim como pontes e trechos de pista única, pontos cegos, curvas acentuadas e condição do vento (este é um problema constante ao dirigir na Islândia, em 1 dos dias pegamos rajadas de 50km/h) ou eventuais alagamentos.
Sempre consultávamos o site SAFE TRAVEL antes de iniciar nossa viagem do dia para saber as condições atuais das estradas. O site é super atualizado e confiável!
É obrigatório dirigir sempre com os faróis acesos, inclusive durante o dia.
Nas estradas não há acostamento, então nada de parar para tirar fotos – apesar da tentação por conta das belas paisagens, é uma situação que coloca você e outros motoristas em risco!
As placas indicando as cidades e atrações nas estradas são sempre presentes e indicam o número da estrada e a quantidade de km para atingir seu destino. É um leiaute diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas é bem fácil de entender.
Limites de velocidade: são bem sinalizados e dependem do tipo de estrada (asfalto, cascalho e terra tem limites diferentes!). Ao se aproximar de cidades, o limite de velocidade é, obviamente, mais baixo. Há sempre placas indicando tipo de veículo, estradas e velocidades máximas. Dirigir na Islândia tem seus perrengues, mas é tudo muito organizado!
Animais na estrada: na Islândia é comum ver ovelhas para todos os lados, inclusive atravessando a estrada! Tenha sempre cuidado! Cruzamos com os bichinhos mais de uma vez passeando tranquilamente pela rodovia. Há sempre placas avisando quando há maior incidência de animais na pista, mas mesmo se não tiver, fique alerta!
Baixe o App 112, com ele você poderá pedir ajuda se alguma emergência acontecer na estrada (você também pode utilizar a ferramenta para reportar acidentes ou fatos urgentes que você presencie). O site ROAD.IS dá informações atualizadas sobre problemas ou obras nas estadas. Também atende pelo telefone 1777.
São muitas atividades e atrações, tente não combinar muitos passeios com longos trechos dirigidos em um único dia.
Campervans e Motorhomes são super comuns e fáceis de alugar no país. A Islândia é um país bem amigável se você gostaria de fazer esse tipo de viagem! No entanto, esses carros são mais vulneráveis aos efeitos de ventos fortes e requerem mais cuidado de direção nessas condições. Outro ponto é que não é barato – cotamos nossa viagem e sairia o mesmo preço ficando em hotéis e alugando carro comum.
Uma curiosidade: a Islândia foi o país que mais vimos gente pedindo carona nas estradas! Todos os dias, várias vezes!! Casais, rapazes ou moças sozinhas com suas mochilas e apetrechos nas costas pedindo uma ajudinha.. às vezes era cada lugar que a gente se perguntava: “como raios vieram parar aqui, sem um carro!?”.
No inverno, a direção fica mais complicada. Bloqueios e fechamentos de estradas (mesmo a Rodovia 1, a principal) são comuns, neve e gelo na pista também são recorrentes (é preciso cuidado redobrado e saber manusear correntes para os pneus).
Documentos para alugar carro na Islândia: Recomendamos que você leve sua PID (Permissão Internacional para dirigir), mas no nosso caso, apenas a CNH brasileira foi suficiente.
Onde alugar carro na Islândia? As locadoras mais famosas estão presentes no país, como Europcar e Hertz, mas há diversas empresas locais. Nós alugamos na Cars Iceland. O preço estava de 40% a 50% mais baixo, mas ainda assim, comparado a outros países, foi um dos destinos com aluguel de carro mais caro que já pagamos!
Veja todo nosso conteúdo da Islândia publicado clicando aqui.
Até a próxima trip!
Olá! Estou pesquisando sobre a Islândia para ir ano que vem e adorei as dicas. Queria perguntar se vocês chegaram a considerar algugar um RV (motorhome) para fazer o roteiro. Eu tenho pensado nisso mas acho poucas informações a respeito.
Obrigada!!! Bjos
Oi Elisa, nós consideramos sim, mas a cotação para alugar motorhome por lá acabou se igualando em preço com estadias em hotel somadas ao aluguel do carro, então ficamos com essa 2°opção.
Vimos muitos RV circulando na ilha, e boa estrutura para este tipo de viagem, mas por conta do clima instável eu faria essa trip de motorhome de junho a agosto, quando o clima é melhor e os dias mais longos.
Em breve publicaremos nosso Guia de Viagem da Islândia, com todas as dicas de viagem.
Espero ter ajudado! Boa viagem.
AMEI SEUS COMENTARIOS.SE O PROBLEMA DA COVID ESTIVER CONTROLADO ATE ABRIL DO ANO Q VEM TENTAREI IR ,EMBORA EU TENHA O PASSAPORTE ITALIANO NAO SEI SE FACILITARA
Oi Suileni, espero que consiga ir, é um país incrível!
Olá. Com a categoria B, pode dirigir uma van para 11 pessoas?
Oi Bianca, se a regra for a mesma do Brasil a categoria B serve para veículos até 7 pessoas… mas vale a pena você enviar um e-mail para a locadora na Islândia e confirmar a informação.
Para Motorhome por exemplo, só precisa da categoria B mesmo, mas para um grupo grande assim acho difícil!!!
Boa sorte