O que fazer em Wicklow em 1 dia: principais atrações


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Wicklow em 1 dia, passando pelas principais atrações do Wicklow Mountains National Park a apenas 1h ao sul de Dublin, na Irlanda. Trilhas, cachoeiras, estradinhas cênicas e bucólicas, história e muita natureza lhe aguardam neste passeio, que pode ser feito em um bate-volta de carro ou em algum tour com empresa local.

Nós visitamos as principais atrações do parque nacional das montanhas de Wicklow em apenas 1 dia, sem um roteiro muito bem definido, afinal estávamos de carro e decidimos ficar mais tempo onde gostássemos mais. Fizemos um dia inteiro de passeio saindo ainda de madrugada de Dublin (depois de alguns dias explorando a capital) para então seguirmos viagem a Kilkenny.

Demos sorte pois no dia de nossa viagem não estava chovendo – o que é muito comum na Irlanda durante todo o ano – e apesar da grande nebulosidade, pegamos até um pouquinho de sol e céu azul.

Todos estes locais fizeram parte da nossa Road Trip pela Irlanda, no mês de agosto. Confira agora o que fazer em Wicklow!

As belezas naturais do Parque Nacional das Montanhas de Wicklow

Paisagens das Montanhas Wicklow

O Parque das Montanhas Wicklow é perfeito para visitar em uma viagem de 1 dia – visitando no seu próprio ritmo e apreciando as vistas de tirar o fôlego do interior irlandês! Infelizmente, como podem ver por esta imagem aérea, uma parte do parque havia sido afetada por incêndios pouco mais de 1 mês antes de nossa viagem por lá. Mas, mais do que isso, podemos ver a imensidão da natureza e paisagens de Wicklow.

Não há cobrança de entrada ou ingresso para visitar a área do parque nacional de Wicklow, mas eventualmente estacionamentos de algumas atrações podem ser cobrados, como em Glendalough (4 EUR). Como as estradinhas são estreitas, vá devagar e tome cuidado com carros vindo na direção oposta e também tenha atenção com vacas pastando e atravessando de um lado para outro pelo asfalto!

➡️ 🌮☕️ Como sugestão de parada para um lanche ou almoço nas Montanhas Wicklow, sugerimos uma parada na fofa Enniskerry, com suas lojinhas, pubs, restaurantes e cafés no entorno da praça da vila (Enniskerry Village Square). Se for durante o verão, o clima é bem alegre, com muito movimento de turistas, mesinhas nas calçadas e flores impecáveis decorando a fachada dos estabelecimentos.

Sugarloaf Mountain

Um icônico lugar para conhecer em Wicklow é a Montanha Pão de Açúcar (Sugarloaf Mountain), que fica a 4 km a oeste de Kilmacanogue. Por ser uma montanha isolada, com encostas íngremes e um formato cônico, parece ter mais do que seus 500 m de altura! Se estiver em um tour ou dirigindo, verá o Pão de Açúcar dominando o horizonte enquanto você dirige do sul de Dublin até Wicklow.

Você também pode fazer a The Sugarloaf Loop Trail, fazendo a trilha para explorar a montanha mais de perto, iniciando ou no campo Kilmacanogue GAA ou no estacionamento da Red Lane (caminho mais longo, com 1km a mais!). É uma caminhada cansativa, com distância de 7km e altura total de 275m.

Powerscourt House & Gardens

Em seu roteiro de viagem de 1 dia pelo Parque Nacional das Montanhas de Wicklow não pode faltar uma visita aos impressionantes jardins de Powerscourt House & Gardens, um dos mais belos projetos paisagísticos da Irlanda. É um verdadeiro complexo, a começar pela mansão paladiana, construída em 1731 no lugar de um castelo normando. Após um incêndio, a casa foi destruída e posteriormente restaurada pela família proprietária.

Atualmente pode-se visitar o interior da mansão, com exposições interativas e audiovisuais sobre a história da propriedade, há também um café e lojinha, mas as estrelas do passeio mesmo são os jardins temáticos, o mosaico de seixos, o lago Triton e a torre de 1911 (Pepper Pot Tower).

Por tudo isso, Powerscourt House & Gardens tornou-se uma das principais atrações turísticas de Wicklow. Clique aqui para saber mais sobre horários de funcionamento e valor de ingresso.

Na sua viagem tem tempo para mais do que um roteiro de 1 dia em Wicklow (e orçamento sobrando $$$)? Então dá até para passar alguns dias hospedado no 5 estrelas Powerscourt Hotel, Autograph Collection – o edifício parece um palácio e possui quartos elegantes e SPA. Ou quem sabe ainda degustar um uísque premium irlandês na Powerscourt Distillery?

Cachoeira Powerscourt

Uma atração imperdível em Wicklow é a Cachoeira Powerscourt, de quase 130 metros de altura! Além do tamanho, impressiona pelo paredão de granito sobre o qual cai a queda d’água, seguindo o curso do Rio Dargle. A Powerscourt Waterfall é a maior cachoeira da Irlanda.

crédito foto cachoeira: This work is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License. Attribution: Jonathan Schachter, 2006
crédito foto cachoeira: This work is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License. Attribution: Jonathan Schachter, 2006

A partir do estacionamento, são apenas 10 minutos de caminhada até o pé da cachoeira para admirar essa beleza natural!

Lough Tay (ou Lago Guinness)

O Lough Tay – ou Lago Guinness – é outra dica do que fazer em Wicklow. O lago de águas escuras chega a ter 35 metros de profundidade e forma o cenário perfeito entre as montanhas de Wicklow, podendo ser observado de um mirante próximo à estrada – a vista é incrível. Há também trilhas no local acessíveis aos visitantes.

Conhecer o Lough Tay é uma das dicas do que fazer em Wicklow

E claro que gostamos de viajar e passar por cenários cinematográficos também: aqui no Lough Tay é que são filmadas cenas da série Vikings (disponível na Netflix), já assistiu?

No dia que visitamos inclusive estavam gravando por lá, havia muita gente na margem do lago, ouvimos som de explosões (acho que eram os efeitos especiais né 🤣) e câmeras e refletores de luz, além de vans e caminhões (reparem no canto inferior direito da nossa foto!). Está aí mais um motivo para visitar o Lough Tay, uma das principais atrações de Wicklow.

Glendalough

O principal ponto turístico de Wicklow é o conjunto de ruínas monásticas de Glendalough, o complexo foi fundado no século VI, por São Kevin, e permaneceu atraindo discípulos e peregrinos por mais de 600 anos. As construções são posteriores (provavelmente dos séculos X a XII, não se sabe ao certo).

O significado de Glendalough é “vale dos dois lagos”, e há muito o que visitar: você pode caminhar sob o portão da cidade monástica (Gatehouse), conhecer as ruínas da Catedral de Glendalough e ver a Torre Redonda com 30 metros de altura e um cemitério, onde você observará lápides e cruzes celtas.

O que fazer em Wicklow: Complexo monástico de Glendalough é uma das principais atrações

A estrutura para os visitantes é excelente, com estacionamento, centro de visitantes, banheiros, restaurantes e lojinha. Não deixe de fazer as trilhas de caminhada para curtir a paisagem do Upper Lake e do Lower Lake, são lugares em Glendalough que você precisa conhecer em Wicklow para considerar uma visita completa! Reserve ao menos 3 horas para visitar tudo!

Ah e para quem gosta de cinema, Glendalough (e também outras localidades de Wicklow) foram cenários do clássico filme Coração Valente (Braveheart) com Mel Gibson – lembro de ter assistido este filme várias vezes com meu pai quando eu era criança, e ali estava eu, anos depois, vendo tudo ao vivo e a cores!

Sally Gap – a encruzilhada mais famosa de Wicklow

Uma coisa que eu não queria deixar de fazer em Wicklow era passar por Sally Gap e arredores, principalmente porque eu tinha adorado as paisagens que foram cenário para a comédia romântica P.S. I Love You, filme com Gerard Butler e Hillary Swank e queria tirar muitas fotos por lá.

Com esta paisagem bucólica encrustada nas montanha de Wicklow (e bem próxima à Sally Gap), muitos turistas e casais procuram o lugar romântico por causa do filme! Saindo da estrada, e descendo caminhando pela lateral da rodovia você consegue ver melhor a ponte e vegetação e tem até uma mini cachoeira com um riacho, mas estava com bem pouca água quando visitamos.

Sally Gap: Cenário do filme P.S I Love You nas montanhas de Wicklow, Irlanda

Sally Gap é um ponto de duas passagens de leste a oeste nas montanhas de Wicklowforma-se uma encruzilhada que leva você ao norte para Dublin, sul para Glendalough, oeste para Blessington, ou leste para Roundwood.

A região “ganhou” sua estrada após a rebelião irlandesa de 1798. A hoje conhecida como Estrada Militar (ou Military Road) foi construída pelas forças do exército britânico que queriam expulsar os rebeldes das colinas. Apesar da origem belicosa, um coisa é certa: hoje a Military Road certamente oferece uma visão especial e única de um dos cenários mais amados e tranquilos da Irlanda e uma sensação de paz aos turistas que visitam o local.

paisagem de tirar o fôlego em Wicklow Mountains, na Irlanda

Os destaques de Sally Gap incluem o Vale de Glencree, a Cachoeira GlenmacnassLough Tay, Dev’s babbling brook e a montanha Kippure.

Também não podíamos deixar de reparar nas lindas flores de urze (heather flower), que deixam a paisagem das Montanhas de Wicklow ainda mais idílica. Estas espécies silvestres em tons de roxo, rosa e lilás florescem sobre as colinas irlandesas durante os meses de verão.

Ballinastoe Woods

Atração turística em Wicklow que costuma chamar atenção dos visitantes por seu ar misterioso e densa vegetação, a chegada à Ballinastoe Woods já é um deslumbre se você sai das rodovias principais (R 755 ou R 759, dependendo do seu ponto de origem) e vem pela estrada vicinal L1036, ela é super cênica! Você vai se sentir imerso na zona rural irlandesa imediatamente!

As trilhas na Floresta Ballinastoe é para alguns visitantes o encontro com a perfeita paz de espírito, isto porque a caminhada é super isolada e com árvores altas, a imensidão da natureza se impõe e nos provoca uma sensação de total isolamento.

Há estacionamento, mas não há nenhuma estrutura adicional ao visitante no local, exceto pela demarcação da trilha com tábuas de madeira, que rendem um ponto turístico instagramável (e também sucesso no TikTok) para o parque de Wicklow Mountains.

Outras pessoas ainda falam que o lugar lembra um filme de terror, pois parece uma floresta mal assombrada! Bom, neste caso você deve visitar e tirar suas próprias conclusões! Há opções de trilhas mais curtas (de 3,5km, 30 min. à 1 h) até caminhadas longas (de 10 km, que podem levar 4 horas).

Hero Mine and Dressing Floors, Glendasan – Wicklow

Durante o nosso passeio no Parque Nacional das Montanhas de Wicklow, paramos o carro em um local chamado Hero Mine and Dressing Floors, localizado no vale de Glendasan. Tiramos algumas fotos da paisagem ali que estava bem bonita e depois fomos ver a placa explicativa para ver do que se tratava. Descobrimos que era uma área de importância histórica.

As montanhas de Wicklow têm uma rica história de mineração, foram extraídos na região chumbo, cobre, zinco e prata nos vales desta região. A Hero Mine foi inaugurada em 1827 pela Mining Company of Ireland (1824-1890). A atividade de mineração persistiu nesta área por mais de 150 anos e chegou a ter milhares de empregados. A mineração findou em 1957.

Os vales de Glendalough e Glendasan estão atualmente sob os cuidados do Wicklow Mountains National Park, que cuida do patrimônio natural e remanescente histórico construído da área. Outras minas do local são a St. Kevin Lead & Zinc Mine e a FoxRock Lead & Zinc Mine. Próximo dali, a Ponte Kevin (Kevin’s Bridge) rende boas fotos.

Todos estes passeios tornaram nosso roteiro de 1 dia em Wicklow uma aventura inesquecível, com vários cenários diferentes, aprendendo um pouco da história da região e vivenciando muitas experiências ao ar livre. Caso já tenha visitado o local e tenha alguma dica do que fazer em Wicklow, deixe nas caixas de comentários!

Planejando sua viagem à Irlanda? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve o Tour de 1 dia a Wicklow e Glendalough com o Booking.com!

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Também não se esqueça do chip de celular para uso na Irlanda e do Seguro Viagem –  seja precavido contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário