Hoje no blog você vai saber o que fazer em Kilkenny, pequena cidade turística na Irlanda, cerca de 130 KM de distância de Dublin. A linda cidade medieval fez parte da nossa road trip pela Irlanda, e vale a pena visitar por sua história e cultura. Você verá muitas pessoas se referindo à Kilkenny como “Marble City”, isso porque suas construções mais antigas foram todas feitas com pedras de limestone (calcário) de tons mais escuros.
Situada às margem do Rio Nore, Kilkenny é considerada a menor cidade da Irlanda – tem pouco mais de 20 mil habitantes – e obteve seu status de cidade em 1609, pelo Rei James I da Inglaterra.
Mas não somente as igrejas preservadas e o enorme Castelo medieval atraem turistas à cidade – festivais o ano todo, bons restaurantes e pubs animados, além de várias lojinhas fazem uma viagem à Kilkenny valer a pena, apesar de pequena, a cidade é ao mesmo tempo tranquila, pitoresca e cosmopolita e o povo local é bem receptivo com os visitantes.
Confira agora o que fazer em Kilkenny em nosso Roteiro de 1 dia!
Castelo de Kilkenny
O ponto turístico mais famoso de Kilkenny é sem dúvida seu belo castelo medieval. Originalmente construído no século XIII por William Marshall, 4º Conde de Pembroke, como um símbolo do controle normando. Posteriormente, durante quase 600 anos, o Castelo de Kilkenny tornou-se a principal residência da influente e poderosa família Butler na Irlanda. Hoje , o castelo encanta os visitantes com seus aposentos que remontam ao passado glorioso.
Há diversos locais que você vai visitar no Castelo de Kilkenny: o corredor e Hall de entrada, a grande escadaria, a Sala de Jantar, a Tapeçaria, a Biblioteca, entre outros, em que você verá detalhes e riqueza em mobiliário de época, mesas de mármore e peças em mogno, revestimentos de papéis de parede únicos, espelhos e quadros.
Além do castelo há um lindo parque e jardins bem cuidados no seu entorno, onde é possível admirar toda a beleza externa do castelo. A entrada perto da Parade Tower tem portões de ferro fundido do século XIX. O parque aberto ao sul do castelo foi replantado com ênfase em árvores e arbustos que colorem o parque o ano todo.
No lado oeste do castelo, um jardim formal com caminhos axiais irradiando de uma fonte central mantém a forma básica que existia durante o período ducal.
Duas estátuas de chumbo estão sobre pedestais perto do castelo: uma é de Hermes, segundo o original da Coleção do Vaticano, e a outra é de Diana, a Caçadora. Caso resolva não visitar o castelo, não há taxa de admissão para caminhar e explorar o parque.
Planeje sua visita e tour no castelo, consulte preços e horários de funcionamento no site oficial.
Catedral de St. Canice e Torre Redonda
A Catedral de St. Canice e a sua torre redonda são atrações turísticas imperdíveis em Kilkenny. Além de importante local religioso desde o século VI – isso mesmo, mais de 1500 anos! – tanto para os turistas como para os peregrinos é um lugar de significativo interesse histórico. Além disso, St Canice’s é a igreja matriz de um bispado que inclui seis dioceses e oito condados.
Certo, mas daí você deve estar se perguntando o porquê desta torre redonda ao lado da catedral. Torres redondas – uma característica particularmente irlandesa – foram construídas em importantes locais religiosos como locais de refúgio para pessoas e tesouros, durante os ataques vikings do final do século VIII.
E o mais legal disso tudo é que você pode subir na torre redonda da Catedral de St Canice! Isso é claro se você estiver com disposição para subir os 121 degraus ao topo. É uma das nossas dicas do que fazer em Kilkenny: ver lá do alto, a 30 metros de altura, uma vista panorâmica da cidade de Kilkenny e da paisagem nos arredores.
Se você só tem 1 dia em Kilkenny, esse é um dos lugares para não perder em sua visita à cidade! Veja horário de funcionamento, tours guiados e preços no site oficial.
Rothe House & Garden
Mais um ponto de interesse em Kilkenny, a Rothe House & Garden está no topo da lista de coisas para fazer na “Cidade de Mármore”. Construída no século XVI, esta foi a casa do renomado comerciante, proprietário de terras e prefeito da cidade de Kilkenny, John Rothe Fitz Piers, sua esposa e seus onze filhos!
A propriedade é considerada a única de sua categoria aberta ao público na Irlanda. Os turistas são convidados a passear e explorar à vontade; contemplar a arquitetura, caminhar pelos pátios de paralelepípedos e visitar o jardim murado restaurado. Abre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações no site oficial.
St Mary’s Cathedral
Mais uma atração turística em Kilkenny, a St. Mary Cathedral se destaca por sua arquitetura gótica externa, sua torre que se tornou um dos marcos da cidade e por ter sido construída inteiramente em calcário cinzelado e de forma cruciforme, sendo consagrada em 1857.
E seu interior também deslumbra os turistas e religiosos com vitrais magníficos, colunas e arcos de pedra, o novo órgão, suas relíquias e o mosaico do altar – um altar-mor de calcário polido cercado por relevos de cobre representando cenas bíblicas.
Você ainda pode fazer uma parada para um café ou brunch no Cathedral Cafe e comprar santinhos, velas e outras lembrancinhas na lojinha da Igreja!
Gostou de mais essa linda catedral medieval em Kilkenny? Visite o site oficial para mais informações.
Smithwick’s Experience
Um passeio para fazer em Kilkenny para os fãs de cerveja é a Smithwick’s Experience da Cervejaria Smithwick. Mesmo que você tenha feito o tour da Guinness em Dublin, vale a pena fazer este tour até para comparar! Esta cervejaria em Kilkenny tem sido administrada por 9 gerações da família, desde o século XVIII!
A Cervejaria Smithwick foi fundada por John Smithwick em 1710. A cervejaria ficou no lugar de uma abadia franciscana, onde os monges fabricavam cerveja desde o século 14, e as ruínas da abadia original ainda permanecem no local.
A Smithwick alega ter se tornado a marca mais popular de cervejas ale da Irlanda, será mesmo? Veja todos os tours (com degustação e história!), preços e horários de funcionamento no site oficial. Se você estiver visitando Kilkenny com crianças e quiser fazer este tour, são oferecidas bebidas sem álcool ou refrigerantes para os pequenos, então este passeio é para toda família.
Um dos pontos altos da visita à cervejaria Smithwick é o Barrel Yard, um espaço ao ar livre da Smithwick’s Experience com bar e música. É o local do antigo pátio da cervejaria onde, no passado, grandes barris de madeira eram consertados e armazenados prontos para serem enchidos com a cerveja Smithwick’s para distribuição em pubs na Irlanda. Foi idealizado como um espaço de confraternização e diversão para visitantes e grupos de turistas relaxarem antes ou depois da visita e para amigos e familiares se reunirem e apreciarem a famosa cerveja vermelha (red ale) da Smithwick no coração da Medieval Mile.
Medieval Mile Museum
O Medieval Mile Museum é uma atração turística em Kilkenny muito popular, fica na antiga Igreja de Santa Maria, do século XIII, onde a história de 800 anos da cidade é contada por meio de exibições multimídia e interativas para entreter e informar turistas de todas as idades. O Museu, além do acervo permanente, também tem exposições temporárias e tours guiados.
Confira no site oficial os horários de funcionamento e preço de ingressos.
Descubra Kilkenny a pé
Os passeios em Kilkenny incluem as construções históricas e medievais, ruas de paralelepípedos, becos e passagens secretas, uma abadia dominicana repleta de vitrais e o único exemplo de casa de um comerciante do início do século XVII na Irlanda, a serem vistos ao longo da Medieval Mile da Irlanda. Mas o que é essa tal Medieval Mile? Trata-se de uma espécie de trilha turística autoguiada de descoberta que liga o Castelo de Kilkenny e a Catedral de St. Canice com diversas atrações turísticas entre um ponto e outro.
Separe um tempo no seu roteiro de 1 dia em Kilkenny para caminhar pela cidade e apreciar a vista do Rio Nore, tomar um sorvete, visitar um dos tradicionais pubs irlandeses, almoçar em um dos diversos restaurantes e descobrir um pouco do artesanato e produtos locais de Kilkenny. Nós adoramos bater perna pela cidade, era verão (mês de Agosto) e apesar do céu nublado, a cidade estava movimentada, alegre e toda florida!
Outro lugar para conhecer em Kilkenny é o Tholsel, é um bonito edifício do século XVIII, localizado na High Street, a principal rua comercial de Kilkenny. Já serviu como alfândega, prefeitura, tribunal e hoje é usado pelo governo local. Passeando pelo local, os turistas param para ver músicos de rua e exposições de arte na área externa!
Visite também a Shee Alms House, uma cada em estilo Tudor de 1582, onde hoje funciona o escritório de Informações Turísticas de Kilkenny. Já a Black Abbey (Abadia Negra) chama atenção por sua mistura de arquitetura gótica e normanda, é uma das mais antigas igrejas de Kilkenny, servindo a comunidade desde o ano 1225 😮.
Caverna Dunmore
Se tiver mais tempo na sua viagem, recomendamos visitar a Caverna Dunmore se estiver procurando uma atividade para fazer em Kilkenny mais ligada à natureza. São apenas 11 km do centro da cidade (20 minutos de carro). A Caverna Dunmore fica em Ballyfoyle, um condado de Kilkenny.
A caverna é formada de calcário e historicamente, ficou conhecida por ter sido o local de um massacre viking no ano de 928! Não se esqueça que dentro de cavernas geralmente é frio e úmido, leve casaco e vá de calçados apropriados! Não é um passeio para pessoas com dificuldade de locomoção, pois são 700 degraus para entrar na caverna!
Veja fotos, preços de ingresso e horários de funcionamento no site oficial.
Market Cross Shopping Centre
Nós ainda precisávamos comprar alguns snacks, sucos e frutas para nossa viagem de carro para o próximo destino e queríamos ver um acessório para a lente da nossa câmera fotográfica, então acabamos visitando o Market Cross Shopping Centre e acabamos descobrindo mais um lugar bacana para visitar em Kilkenny! Tem várias lojinhas de bugigangas, lanchonete, perfumaria, lojas de celular e roupas – na verdade são mais de 40 estabelecimentos. Tem estrutura completa para visitantes (caixas eletrônicos, banheiros e estacionamento).
Achamos muito legal a decoração de um dos corredores com vários guarda-chuvas coloridos!
Como chegar em Kilkenny?
Para fazer o roteiro de 1 dia em Kilkenny, nós fomos de carro – foi o que nós fizemos, pois a cidade foi uma das paradas em nossa viagem de carro pela Irlanda, ainda dormimos 1 noite na cidade. As estradas estão em boas condições, asfalto novo, sem pedágios e não tinha muito movimento nas estradas – apenas nos entornos de Dublin.
Para quem prefere viajar de transporte público, saindo de Dublin de trem você parte da estação Heuston e desembarca em Kilkenny na Macdonagh station. Consulte o site para mais trajetos e preços. De ônibus desde Dublin, o trajeto até Kilkenny é mais demorado, acho que seria a “pior” forma de transporte.
Onde ficar em Kilkenny?
Agora que você já sabe o que fazer em Kilkenny, nós recomendamos o hotel que nos hospedamos na cidade, o Kilkenny Ormonde Hotel. O quarto era enorme (assim como o banheiro e o box) e além da cama de casal ainda tinha mais uma cama de solteiro extra, havia TV, frigobar, cafeteira e uma mesa com 2 cadeiras bem confortáveis. A diária inclui internet wifi, estacionamento e café da manhã.
Nós não usamos, mas o hotel tem um complexo de piscina e SPA e academia de ginástica. Ficamos apenas 1 noite e tivemos o conforto necessário para descansar após os passeios na cidade. Ah, o atendimento é bem solícito, fomos muito bem tratados pelos funcionários. Pagamos 155 EUR na diária.
Vale a pena visitar Kilkenny, a cidade é muito fofinha e ficamos satisfeitos com nosso roteiro de 1 dia na cidade, aproveitamos bastante essa parada na nossa road trip pela Irlanda! No mapa abaixo, do site oficial da cidade, estão os pontos turísticos mencionados!
Planejando sua viagem à Irlanda? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.
Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!
Também não se esqueça do chip de celular para uso na Irlanda e do Seguro Viagem – seja precavido contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!
Até a próxima trip!