Hoje no blog, você vai descobrir as belezas naturais de Cliffs of Moher na Irlanda – saiba o que fazer e o que visitar para aproveitar melhor o passeio e aproveite nossas dicas essenciais de como chegar, quanto tempo ficar, atrações nos arredores e onde se hospedar na região.
A costa oeste da Irlanda oferece vistas maravilhosas do Oceano Atlântico a partir de sua costa acidentada, com paisagens de penhascos e desfiladeiros – e Cliffs of Moher é um dos destaques desta paisagem épica! Você sabia que os filmes Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Casa Comigo (2010) foram filmados lá?
Não há dúvida que as Falésias e Penhascos de Moher são impressionantes – é a atração natural mais visitada do país, recebendo mais de 1 milhão de visitantes por ano. É um dos principais cartões postais da Irlanda, por sua beleza e paisagem única.
Cliffs of Moher é um Geoparque da UNESCO na Irlanda desde 2011. Os Geoparques Globais da UNESCO são lugares reconhecidos internacionalmente por sua geologia, paisagens, história e cultura únicas. Os geoparques são geridos com foco na educação, conservação, turismo sustentável e envolvimento da comunidade local.
O objetivo então é a conservação de sua paisagem icônica de calcário cárstico, cavernas e falésias seguindo rígidos protocolos e por meio de atividades educacionais e de divulgação, buscando práticas consistentes de preservação e ecoturismo.
O que são Cliffs of Moher e onde fica?
Cliffs of Moher, ou em bom português Penhascos de Moher tem um visual espetacular, inseridos entre a paisagem rural e bucólica de um lado e o mar bravo do Oceano Atlântico do outro. Chegando a desfiladeiros de até de 700 pés de altura, os Cliffs of Moher se espalham ao longo da costa do condado de Clare por 14 km de extensão. A título de curiosidade, os enormes penhascos foram formados cerca de 320 milhões de anos atrás 😮.
Obviamente que ao longo do tempo, houve diversos acontecimentos e mudanças em todo planeta e aqui não foi diferente – como colisão continental, era do gelo, dentre outros eventos e o impacto de tudo isto através de milhões de anos para formar o layout de rochas e formações que conhecemos hoje é explicado no centro de visitantes de Cliffs of Moher!
Em tempos recentes, essa paisagem única de Cliffs of Moher e seus penhascos na beira do mar é diretamente afetada pela erosão resultante do choque entre a água do mar e a costa. Então aqui vemos literalmente o que acontece no ditado popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” 🤣.
Os Cliffs of Moher ficam no Condado de Clare, na costa oeste da Irlanda, que possui uma das mais belas rotas costeiras do mundo, com diversas atrações. Seja você um fã de gastronomia, cidadezinhas rurais ou um aficionado por história, você sempre terá um destino para explorar.
Você terá um contato direto com a natureza, vai passear por vilas pitorescas e tem a chance de conhecer mais a cultura irlandesa. Os penhascos e falésias de Moher ficam a 270 km da capital do país, Dublin e a 80 km de Galway.
Nós visitamos os Penhascos de Moher como destino final de uma road trip pela Irlanda, após passar por Kilkenny e visitar monumentos históricos em Cashel. Daqui, voltamos para Dublin e devolvemos nosso carro na locadora do aeroporto, antes de ir embora do país. Podemos dizer, pela experiência que tivemos, que vale a pena visitar Cliffs of Moher na sua viagem pela Irlanda! Um lugar incrível, com a natureza em seu esplendor!
Atividades principais para fazer em Cliffs of Moher
E o que fazer em Cliffs of Moher? Há diversas atividades para todo tipo de turista. Nós visitamos em 2 dias, e nos 2 dias pegamos um tempo nublado, porém sem chuva. Fomos no mês de agosto (verão), mas pegamos vento e frio! No 1° dia, exploramos a parte norte, onde está o estacionamento principal e o Centro de Visitantes.
As principais atrações turísticas em Cliffs of Moher são os mirantes dos penhascos, observação de pássaros (Bird Watching), tours guiados e a O’Brien’s Tower – a torre foi construída nas falésias em 1835 pelo influente Sir Cornelius O’Brien como um ponto de observação para os turistas ingleses que frequentavam a região na época. Em um dia claro, você pode ver as Ilhas Aran e a cadeia de montanhas 12 Bens de Connemara do outro lado da Baía de Galway.
Outro passeio em Cliffs of Moher é a Experiência Cliffs of Moher ao pôr do sol: a proposta aqui é admirar o jogo de luzes e cores aos sons do mar e dos pássaros enquanto o sol se põe. Você deve agendar com antecedência no site. A vantagem é a presença de menos turistas (os ônibus dos tours já vão ter ido embora!) e menos filas – além do preço do ingresso ser reduzido. Indicado principalmente para quem gosta de fotografia e quer fazer imagens diferentes dos penhascos e falésias.
Em Cliffs of Moher, os rangers do parque explicam tudo sobre biodiversidade, fauna e flora local, história, patrimônio e a formação das falésias.
Mas em minha opinião, a principal atividade para fazer em Cliffs of Moher é caminhar pela Cliffs of Moher Coastal Walk – esta trilha costeira que vai beirando os penhascos conecta as vilas de Liscannor ao sul e Doolin ao norte em uma rota linear de 20 km, que leva 5 horas para ser concluída. A caminhada pode ser feita em trechos ou trajeto completo.
No nosso 2° dia em Cliffs of Moher fomos à parte sul, com MUITO menos turistas nas trilhas e vistas maravilhosas 😍. Aproveitamos demais porque adoramos lugares de natureza e fotografia. De Liscannor, onde tem um estacionamento, a trilha serpenteia por estradas rurais tranquilas rumo a Hags Head e sua torre. Caminhamos portanto no trecho menos movimentado da trilha, denominado Coastal Walk South, parte da Coastal Walk.
Visitar Cliffs of Moher é um passeio para todas as idades – vimos muitos grupos de amigos, casais, mas também famílias com crianças pequenas e idosos. Isto porque a estrutura para os visitantes é muito boa, com estacionamento amplo, banheiros, lanchonete e lojinhas. Há lugares para sentar e o tipo de passeio é próprio visitante quem faz – mais contemplativo, concentrando-se nos atrativos principais e mirantes, ou mais ativo explorando as trilhas de caminhadas.
O passeio em Cliffs of Moher é indicado também para pessoas com mobilidade reduzida. Com o objetivo de dar aos visitantes mais acesso a áreas que talvez não consigam alcançar por conta própria, idosos ou pessoas com deficiência podem usar carrinhos elétricos disponibilizados pelo parque e conduzidos por funcionários habilitados, mediante solicitação.
Em alguns trechos da trilha da Coastal Walk, no entanto, não é recomendado levar crianças e cachorros, por conta de fatalidades que podem ocorrer se não forem respeitadas as placas de alerta ao longo da trilha. Mantenha-se longe dos limites dos penhascos – ninguém quer cair naquele abismo, certo? Temos que ser conscientes de que estamos em um lugar de natureza e há um precipício de centenas de metros bem ao nosso lado enquanto caminhamos!
Como chegar em Cliffs of Moher
E se você quer saber como ir de Dublin a Cliffs of Moher, que geralmente é o trajeto que 99% das pessoas fazem, saiba que o jeito mais fácil é alugar um carro e fazer o passeio por conta própria. Consideramos este o melhor meio de transporte por dar mais liberdade e flexibilidade ao passeio. Outra forma popular de visitar Cliffs of Moher é com excursão em grupo – reserve seu tour aqui.
Também tem como ir de ônibus ou trechos combinados de trem e ônibus a partir de Dublin, mas o trajeto leva mais de 5 horas, é super demorado. Não recomendo.
Uma boa opção – tanto para quem vai alugar carro como quem vai viajar de transporte público – é pernoitar em Galway, conhecer os atrativos da cidade e depois conhecer Cliffs of Moher.
Outra vantagem de estar de carro para explorar Cliffs of Moher é passar por trechos da estrada conhecida como Wild Atlantic Way, com curvas sinuosas, vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e também poder visitar mais atrativos na região, como o Parque Nacional The Burren e suas paisagens pedregosas, admirar o Doonagore Castle e ver estalactites na Doolin Cave.
Onde se hospedar perto dos Penhascos de Moher
Agora que você já sabe o que fazer em Cliffs of Moher e seus pontos turísticos, vamos mostrar onde ficar para explorar o local. Saiba que há pelos menos 7 cidades para se hospedar nos arredores, cada uma com características diferentes. Descubra esta parte da Irlanda e fique numa das muitas aldeias ou vilas encantadoras vizinhas aos Penhascos de Moher: Corofin, Doolin, Ennis, Ennistymon, Lahinch, Liscannor e Lisdoonvarna.
Nós escolhemos passar 1 noite em Ennis, no Ardilaun Guesthouse, e gostamos do quarto, que era simples mas confortável e tinha vista para o rio – dava até para ver umas vaquinhas pastando. Ah, e o café da manhã da pousada também era bom, com ovos, pão, frutas e suco. A anfitriã do B&B era uma senhora idosa bem simpática que nos orientou com todas informações necessárias sobre a região.
Planejando sua viagem à Irlanda? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.
Reserve o Tour de 1 dia a Cliffs of Moher com o Booking.com!
Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!
Também não se esqueça do chip de celular para uso na Irlanda e do Seguro Viagem – seja precavido contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!
Até a próxima trip!