Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Gloucester, na Inglaterra, em um roteiro de 1 dia com as principais atrações da cidade. Curiosamente, foi fundada pelos romanos, mas também foi importante na idade média, o que pode ser observado nas igrejas medievais e monastérios remanescentes na cidade.
O que fazer em Gloucester, na Inglaterra: principais pontos turísticos
- Catedral de Gloucester
- Gloucester Docks
- Museus
- Eastgate Viewing Chambers
- Gloucester Park
- Compras
Catedral de Gloucester
Se há um passeio imperdível em Gloucester, é a Catedral da cidade! Enorme, com arquitetura gótica lindíssima, com mais de 1000 anos de história, é com certeza uma das mais belas catedrais que já tivemos chance de visitar. A entrada é gratuita, mas pequenas doações são esperadas.
Entramos e fomos diretamente para o claustro, onde foram gravadas algumas cenas dos filmes Harry Potter! Os detalhes chamam atenção e ficamos impressionados!
Também foram gravadas na Catedral de Gloucester cenas do seriado Sherlock, estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch.
Mal sabíamos que além do claustro, todo o interior da Catedral de Gloucester era belíssimo: a capela Lady Chapel, um altar cheio de detalhes e um órgão maravilhoso, que ouvimos durante uma missa que ocorria durante nossa visita. A acústica era excelente!
Também descobrimos que na Catedral de Gloucester está o túmulo do Rei Edward II e a Processional Cross, de 1923! A cruz é usada em celebrações especiais e foi utilizada na coroação da Rainha Elizabeth II em 1953.
Curiosidade: o custo para manter a catedral é de 6 mil libras por dia!
Veja os horários de visitação e mais informações no site oficial.
Gloucester Docks
A região das antigas docas é uma das principais áreas turísticas de Gloucester. Uma reformulação na área do antigo porto deu outra cara para o bairro. Ao caminhar por lá, percebemos que a revitalização quis manter as características de uma região portuária, mas agora com prédios residenciais, barcos ancorados e a presença de museus e restaurantes.
No dia da nossa visita, demos sorte de passear em um grande evento da cidade ali mesmo em Gloucester Docks: o Christmas Market (em 2019, foi de 14 a 24 de novembro!). Estava super lotado e com mais de 100 barracas com vários tipos de doces e comida, artesanato e outros. Até pista de patinação no gelo tinha!
Museus e Monumentos
Como já dissemos, a cidade foi importante na Idade Média, com produção de couro, atividades de pesca e exportação de lã, por isso algumas das atrações imperdíveis em Gloucester são seus museus e monumentos que nos remetem a fragmentos de sua história.
Caminhando pela Westgate St., a igreja medieval St. Nicholas foi nossa primeira parada por ali, onde também há algumas lojas e restaurantes.
A região de St. Mary’s Square tem alguns marcos históricos importantes como St. Oswald’s Priory e a Igreja St. Mary de Lode.
Há ainda uma série de museus para visitar em Gloucester, como o Soldiers of Gloucestershire Museum, o Museum Of Gloucester, principal museu da cidade e ainda National Waterways Museum, na região das Docas e o excêntrico The House Of The Tailor Of Gloucester – Beatrix Potter, um mix de museu com loja temática!
Um lugar histórico e ponto turístico em Gloucester é Blackfriars, um antigo convento de frades e que mais tarde, foi convertido em uma casa Tudor e depois fábrica de tecidos. A entrada é grátis, mas infelizmente não conseguimos visitar por é aberto apenas de Abril a Outubro (e viajamos pra lá em novembro!).
Outro bonito monumento em Gloucester é a estátua do Imperador romano Nerva, reconhecido como fundador da cidade.
A bonita St.Mary the Crypt e Greyfriars – ruínas de um antigo mosteiro franciscano do séc. XIII – são outros lugares históricos para conhecer em Gloucester. A entrada em ambos é gratuita.
No dia em que visitamos a igreja St. Mary, estava acontecendo uma feirinha beneficente, com artesanato e comidinhas. Ficamos batendo papo com uma simpática senhora que nos contou sobre seu casamento com um grego, o seu gosto por grandes cidades e perguntou curiosidades do Brasil… no fim, compramos os chocolates caseiros dela! Muito bons e baratinhos!
Eastgate Viewing Chambers
Outro lugar para conhecer em Gloucester é Eastgate Viewing Chambers, trata-se de um lugar histórico na cidade! Uma câmara subterrânea revela os resquícios da época romana, do ano 68, além da base de uma torre do século XIII. É possível fazer tours de 45 minutos (veja os dias e horários aqui). Outra forma é apreciar parte da câmara subterrânea a partir de painéis de vidro no chão (na EastGate Street, em frente à Boots), 24h por dia, 365 dias no ano.
Gloucester Park
Uma atração turística gratuita e ao ar livre em Gloucester é o Gloucester Park, uma área verde ideal para caminhadas e atividades de lazer (como pista de skate, área de jogos, jardins decorados e aviário). O parque foi inaugurado há mais de um século (!) e oferece ótima estrutura com toiletes e um café para visitantes. Funciona 24 horas.
Compras em Gloucester
Uma das atividades para se fazer em Gloucester é bater perna, caminhar por agradáveis áreas exclusivas para pedestres e cheias de lojas, cafés e restaurantes. Claro que ninguém vai para lá com foco em compras, mas lojas como a Primark sempre tem algumas coisinhas com bons preços. Os arredores da Eastgate St., Clarence St. e Southgate St. formam o centro das compras e shoppings na cidade.
Ainda recomendamos uma passadinha na College Court, considerada a rua mais bonita de Gloucester! Ela é pequena e estreita, com lojas variadas e aparece com frequência nos perfis de viagem do Instagram!
COMO CHEGAR?
- A cidade de Gloucester é um excelente passeio bate-volta a partir de Londres, Cardiff (no País de Gales) ou para quem está em uma road trip pela região de Cotswolds e Bath, que foi o nosso caso.
- O acesso é simples de trem (a estação é bem central, dá para explorar todas as atrações a pé) ou de carro (há diversos bolsões de estacionamento – opte pelo Hare Lane South Car Park, praticamente ao lado da Catedral, pelo Kings Walk Car Park, próximo à região de compras ou pelo Train Station Car Park, ao lado da estação de trem).
As dicas do post foram 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem!
Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para continuar produzindo guias de viagem completos e independentes! Muito obrigada!
Leia mais matérias com opções de viagem na Inglaterra clicando aqui.
Até a próxima trip!