O que fazer nas Ilhas Cayman: Roteiro com praias e atrações


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer nas Ilhas Cayman, que além de ser conhecida mundialmente como paraíso fiscal, é também um paraíso quando falamos de praia e paisagens! Elaboramos um roteiro com praias e atrações principais, então o que não vai faltar na sua viagem são passeios e água cristalina!

As Ilhas Cayman são um território ultramarino britânico localizado ao Sul de Cuba e à noroeste da Jamaica. Confesso que quando decidimos viajar para lá, eu sabia que uma viagem ao Caribe nunca decepciona, mas eu também não tinha altas expectativas.

No fim, eu e meu marido adoramos renovar as baterias sob o sol e calor das Ilhas Cayman e a viagem foi uma grata surpresa. Viajamos no mês de fevereiro (bem na semana de Valentine’s Day 💕), e pegamos dias lindo de céu azul e nada de chuva!

Stingray City

Vou começar nossa lista do que fazer nas Ilhas Cayman logo com o principal passeio oferecido em Grand Cayman – trata-se do passeio de barco à Stingray City, em que visitamos um banco de areia no meio de águas cristalinas e onde há centenas de arraias. Os turistas interagem com elas ou apenas observam elas se agruparem no local todos os dias!

Nós visitamos a “cidade das arraias” com a empresa George’s Watersports, e recomendamos demais! O passeio custou 135 USD (+ taxas) por pessoa (com pick-up nos principais hotéis de Georgetown).

O barco era novo e moderno, tinha banheiro e bebidas (água, refrigerante e cerveja) à vontade. Para completar, o grupo era pequeno e os rapazes do tour super simpáticos e educados.

Turistas visitam Stingray City, em Grand Cayman

Neste tour estava incluído, além de ver as lindas e enormes arraias de perto e curtir o banco de areia, um snorkeling em corais nos arredores de Grand Cayman, a visita ao Starfish Point (onde vimos diversas estrelas do mar!) e depois o retorno passando pela região de manguezais que circundam a ilha de Grand Cayman.

Com relação ao passeio, e até pela experiência que tivemos, acho que vale algumas observações: mesmo para quem não sabe nadar vale a pena. O local das arraias é bem raso e apenas a parte do snorkeling seria “sub aproveitada” para quem não quiser entrar na água. Mas a paisagem e o passeio de barco valem a pena de qualquer forma.

O Gustavo ficou feliz pois alimentou uma arraia, e apesar de ter seguido as instruções do guia, se distraiu e teve o dedo polegar da mão mordido pela arraia! E ele ficou com dedo dolorido e roxo, ainda bem que nada pior aconteceu 😵‍💫!

Outro ponto é com relação às estrelas do mar: vimos alguns turistas retirando as mesmas para fora da água ou mesmo manuseando de qualquer jeito. Não faça isso pois elas são muito sensíveis e podem morrer facilmente!

E o último aviso: na praia onde são encontradas as estrelas do mar tem muitas águas vivas! Cuidado para não tocar nelas e evitar alergias e queimaduras!

Além disso, há de se observar uma questão de planejamento: os passeios à Stingray City se esgotam rapidamente em dias com muitos cruzeiros atracados no porto de Grand Cayman. Reserve alguns dias antes da sua viagem para não ficar sem!

Ah, e se você for viajar durante os meses de inverno no hemisfério norte (de dezembro a março), convém marcar o passeio logo no começo da viagem. Como essa época tem ventos mais fortes, pode acontecer de os passeios serem cancelados/adiados para dias à frente, então você tem uma “margem de erro” para realocar o passeio no fim da viagem, se for o caso.

Mar cristalino próximos a recife de coral, nas Ilhas Cayman

No mais, apenas curta o mar cristalino e a vida marinha! AMAMOS o passeio, valeu cada centavo!

Rum Point e Starfish Point

O Rum Point é uma das principais atrações turísticas das Ilhas Cayman e fica a 45 minutos da capital GeorgeTown, sendo um complexo super agradável com praia calminha, bar e restaurante, beach club e centro de esportes aquáticos. Dá para alugar pedalinho, pranchas de SUP e caiaque. Mais informações aqui.

Rum Point, um dos pontos turísticos de Grand Cayman

Simplesmente amamos passar quase um dia todo da viagem em Rum Point! O meu marido ama snorkeling e viu muitas tartarugas. O píer de onde saem passeios de barco também é bem bonito para curtir o visual do mar e também ter uma vista privilegiada da vida marinha passando bem na sua frente – peixes, arraias e tartarugas.

Também gostamos do conforto de usar cadeiras com guarda-sol, ter banheiros disponíveis e claro, dos drinks do beach bar! Meu marido pediu uma piña colada e eu um milk shake de Oreo 😂 e provamos a pizza de rúcula, mozzarela de búfala e molho pesto 😋 estava demais. Dia de praia perfeito!

Imagem aérea de Starfish Point, nas Ilhas Cayman

Se você estiver de carro, pode visitar o Starfish Point (onde há praia com estacionamento e você pode encontrar diversas estrelas do mar). Fica a apenas 5 minutos de carro do Rum Point, sendo considerado um dos passeios imperdíveis das Ilhas Cayman.

Apesar de estarmos de carro em nossa viagem às Ilhas Cayman, nós visitamos Starfish Point como uma das paradas no Tour de Stingray City.

As melhores praias de Grand Cayman

Como um destino caribenho, alguns dos principais lugares para visitar nas Ilhas Cayman são suas belas praias. Espere encontrar águas limpas e super cristalinas. Visitamos algumas delas e vamos comentar um pouco sobre as características de cada uma.

Seven Mile Beach: é o lugar mais famoso de Grand Cayman e talvez, das Ilhas Cayman. Apesar do nome de “Praia das Sete Milhas”, ela na verdade tem por volta de 4,5 milhas (poucos mais de 7 km de extensão).

Seven Mile Beach é constantemente apontada como uma das mais belas praias de todo Caribe e nós realmente adoramos tomar banho de mar, caminhar nas suas areias brancas e fofas e ver um lindo por do sol!

O que fazer nas Ilhas Cayman: conhecer a Seven Mile Beach não pode faltar na viagem!

Para aproveitar Seven Mile Beach da melhor forma, saiba de antemão que os melhores hotéis e resorts ficam nessa região, que também tem shoppings, restaurantes, supermercado, e toda infraestrutura necessária para os turistas.

Acontece que a Seven Mile Beach tem trechos com nomes diferentes – começando pela Governor’s Beach: uma praia com estacionamento e um bom trecho para banho, mas fica bem movimentado com turistas por conta da proximidade de resorts e também por ser ponto de parada dos visitantes de cruzeiros. Pela manhã cedinho e após as 15h, são os horários mais tranquilos e com menos gente.

Neste trecho você acha opção de aluguel de cadeiras e guarda-sol, locação de caiaques, SUP e alguns bares/restaurantes pé na areia. Sem contar que vimos um sunset lindo de morrer 😍🌅. Há estacionamento, mas pode lotar rapidamente em dias de mais movimento na alta temporada (de dezembro a março).

Nós passamos um dia da viagem nessa praia mas levamos nossas próprias toalhas e cadeiras (fornecidas pelo hotel que ficamos, o The Locale). Nos outros dias, lá fomos nós explorar outras praias levando essa tralha toda no carro 😂

Outro trecho da Seven Mile Beach que vale muito a pena conhecer é a Cemetery Beach, mas você deve estar se perguntando o motivo do nome. Simplesmente porque a praia fica em um trecho onde fica o cemitério local.

Mas não imagine um lugar feio e mal assombrado, o cemitério é todo florido e bem cuidado, o caminho para pedestres e acesso à praia fica ao lado do cemitério. Outro ponto positivo é que há estacionamento, chuveiro e banheiros disponíveis, bastando atravessar a rua para ter acesso a essas comodidades.

Além de ser uma praia tranquila, belíssima e com água que parece uma piscininha, Cemetery Beach tem recifes de coral para quem gosta de fazer snorkeling. Tem bem menos gente nesta praia, e não há nenhuma estrutura. Em compensação, se você procura uma praia para ficar em paz nas Ilhas Cayman, aqui é o lugar.

Por último, mais ao noroeste da ilha de Grand Cayman está a praia de West Bay. Nos 2 dias que passamos por lá, a praia nos parecia com correntes um pouco mais fortes e com arrebentação mais persistente. O cenário é bem bonito, com coqueiros, mesinhas de madeira para fazer um piquenique e uma vista deslumbrante do mar do Caribe 😍

A praia de West Bay possui estacionamento e banheiros públicos. Mas vimos somente uma pessoa ou outra no mar. Pessoalmente não achei legal para banho, só para ir passear. Não tem espaço para colocar cadeiras, toalha ou guarda-sol por ali, é mais um cenário contemplativo mesmo.

Spotts Beach: Spotts Beach foi uma praia que conhecemos no último dia de viagem em Grand Cayman e valeu a pena! Um guia da George’s Watersports nos indicou essa praia por ter muitas tartarugas – além de vê-las nadando, ainda há ninhos de tartaruga por toda a praia.

Infelizmente no dia que fomos não vimos nenhuma, mas o lugar é lindíssimo.

Tem estacionamento e pequena faixa de areia para estender canga e cadeiras sob a sombra das árvores, além de algumas mesas de madeira. Já os banheiros eram químicos e uma longa faixa de areia fica bem na frente de casas de condomínio.

Outro ponto é que as correntes são fortes nessa área, então é necessário respeitar a área delimitada para banho com as redes de bóias.

Smith’s Barcadere: Um lindo lugar para conhecer em Grand Cayman, mesmo que você não queira tomar banho de mar! Vale muito a pena, pois o visual é nota 10! De qualquer forma, a praia é calma e estreita, com uma pequena faixa de areia. É muito frequentada também por moradores.

A água é super azul e a praia de Smith’s Barcadere é também indicada para snorkeling, com recifes de coral próximos à praia.

Caminhando um pouco à direita da praia, você vai ver formações rochosas curiosas e paisagem semelhante a que você vai encontrar no The Blowholes, mais à leste da ilha (região de East End), uma praia com buracos nas rochas, os ‘respiradouros’. O quão impressionantes eles estarão dependerá da maré.

Uma praia que gostamos no norte da ilha é onde está o píer North Side Public Boat Ramp. Há um estacionamento, restaurante e mercadinho próximos, mas é um lugar apenas de contemplação.

Vimos uns bichos bem esquisitos na água 😅, e não conseguimos identificar se era algum tipo de peixe ou água viva! Vale a pena a parada para apreciar a paisagem.

Não podemos esquecer da praia de Rum Point, que comentamos no tópico acima. Caso esteja procurando uma praia com amplo estacionamento e estrutura completa, é para lá que você deve ir! A praia é calminha e então se você vai com crianças, é uma excelente opção. O único ponto negativo é a distância dos principais hotéis em Georgetown e Seven Mile Beach – por volta de 45 minutos de carro!

Já uma praia que não foi bem recomendada é a Barefoot Beach, também no norte da ilha. Apesar de ser considerada bonita e ponto de snorkeling, as pessoas comentaram que infelizmente é muito suja, mesmo com o esforço e mutirão de limpeza que moradores e governo fazem ocasionalmente.

Snorkeling e Mergulho nas Ilhas Cayman

Há diversas praias como Spotts Beach, Rum Point e Seven Mile Beach com pontos de snorkeling. Além disso, há tours de barco especializados e focados em snorkeling e/ou mergulho em recifes de coral bem preservados. Com certeza explorar a vida marinha é uma das principais atividades para fazer nas Ilhas Cayman!

Arraias são vistas com frequência pelos turistas nas Ilhas Cayman

Nos lugares que fomos, sem precisar fazer tours específicos focados em snorkel, já conseguimos ver bastante coisa interessante! E sempre bom lembrar, não pise nem toque nos corais!!! Nós levamos nossos próprios equipamentos de snorkel, mas vimos em vários locais aluguel de máscara e pés de pato.

Camana Bay

Camana Bay é um lugar imperdível das Ilhas Cayman. Trata-se de um complexo de entretenimento, empresas, residências, lojas, restaurantes e cinema. Um lugar seguro e arborizado, consequência de um belo projeto urbanístico.

Nós realmente achamos que era uma mini cidade, pois o lugar é enorme e ainda conta com paisagismo incrível, atividades culturais e um torre de observação com vista para Seven Mile Beach, Manguezais e as construções dos arredores.

Como Camana Bay ficava a apenas 5 minutos de carro do nosso hotel, voltamos algumas noites para jantar e também para passear, já que o complexo é super agradável e recebe mais de 3 mil visitantes diariamente.

Dentro do Camana Bay, nós recomendamos o restaurante mexicano Loco Cayman, com tacos maravilhosos, opções de cerveja local e bom atendimento; e o Restaurante Água, com mesas externas, ambiente aconchegante e boa comida – a vibe perfeita para casais! Ah e claro, tem que provar os gelatos, picolés ou doces elaborados da Gelato&Co.

George Town, a capital das Ilhas Cayman

Uma visita à Grand Cayman certamente vai lhe levar a explorar os pontos turísticos concentrados na capital das Ilhas Cayman, George Town. Por ali ficam shoppings (como o Bayshore Mall), lojas de perfumes, tabacarias e restaurantes, movimentados principalmente pelo turismo de cruzeiros – o Porto de Grand Cayman está próximo dessa área.

Os principais atrativos turísticos de George Town são: Cayman Islands National Museum, um museu sobre a história do território que fica em um bonito casarão do século XIX; a Feira de Artesanato (Cayman Craft Market) e um pouco mais afastado (a poucos minutos de carro) a Destilaria Cayman Spirits Co., onde você pode provar bebidas feitas artesanalmente como rum, gin e vodka.

Cayman Turtle Centre

O Cayman Turtle Centre é excelente opção do que fazer nas Ilhas Cayman com crianças – é um centro de conservação destes animais desde 1968 e também um ponto turístico.

Há exibições culturais e educacionais, além de snorkeling e nado com as tartarugas, alimentação de tartarugas e visita ao aviário com diversos pássaros estão entre as atividades. Clique aqui para saber as informações sobre horários de funcionamento e valor de ingressos.

Nós não fomos porque achamos mais voltado ao público infantil e também porque vimos muitas tartarugas no snorkeling em Rum Point então não vimos necessidade, ainda mais por ser um passeio pago.

Hell, Grand Cayman

Não deixe de conhecer nas Ilhas Cayman essa curiosa atração – o Hell – isso mesmo, o tema deste lugar é o inferno! É um local para uma visita rápida, uma parada de 10 minutos na região de West Bay.

No início da década de 1930, um comissário da Inglaterra visitou o distrito de West Bay e atirou em um pássaro entre o grande pedaço de rochas pretas pontiagudas e errou, Para reclamar, ele disse “Oh Hell”, e daquela data em diante este lugar ficou conhecido como “INFERNO”.

As rochas são um misto de calcário e dolomita que sofreu extrema erosão devido à atividade de pequenos organismos tropicais. As algas mancham as rochas e assim elas ficam com a cor preta. Você vai ver essas formações rochosas a partir de um mirante, mas sinceramente não tem nada demais!

O que diverte mesmo os turistas é a lojinha, com diversas bugigangas temáticas, com diabinhos, garfos e dizeres como “I’ve been to Hell and Back” (Estive no Inferno e voltei) nos souvenirs. Quando fomos embora, a funcionária se despediu dizendo: “Have a hell of a day” 😂. Enfim, os donos atuais tentam manter a todo custo o lugar como um atrativo turístico em Grand Cayman.

Cayman Crystal Caves

Outro ponto turístico em Ilhas Cayman com excelente infraestrutura é o Cayman Crystal Caves. O parque fica no meio de uma floresta tropical em Northside, ao norte de Grand Cayman, onde os turistas podem fazer passeios guiados. Os passeios duram aproximadamente 1:30h por 3 cavernas espetaculares.

Ao visitar Cayman Crystal Caves, você será acompanhado por um guia turístico em um tour de exploração – “Cayman Down Under”. A aventura será em cavernas incríveis onde você verá estruturas cristalinas de estalactites e estalagmites, formadas por ação de gotas de água e pela lenta passagem do tempo (milhões de anos!).

Além das cavernas, no passeio você também vai poder ver um pouco da fauna e flora local, como plantas tropicais, morcegos e os papagaios, bem comuns nas Ilhas Cayman.

No passado, piratas usavam essas cavernas como esconderijos e também como abrigos contra as intempéries da natureza, como os furacões que atingem essa região do Caribe de tempos em tempos. A lenda popular ainda tem a crença de que poderiam existir tesouros piratas enterrados em algumas dessas cavernas. Mas acho que a essa altura já teriam descoberto, né!?

Para consultar os preços de ingresso e horários de funcionamento, veja o site oficial. Ah e também não esqueça de calçar tênis confortáveis e com bom solado! No momento em que escrevo essa matéria, todos os tours devem ser agendados com antecedência pelo site!

Queen Elizabeth II Botanic Park

Outro lugar para conhecer nas Ilhas Cayman é o Parque Botânico Queen Elizabeth II, por lá tem diversas trilhas na natureza, jardins, lago e você vai ter oportunidade de ver uma espécie endêmica das Ilhas Cayman – a iguana azul! Com certeza esse é o motivo principal que leva tantos visitantes ao parque!

Iguana Azul no Parque Queen Elizabeth II, nas Ilhas Cayman

Além de vê-las andando soltas pelo parque, ainda pode ver diversas iguanas monitoradas, algumas sendo tratadas para reabilitação, outras já estão “aposentadas” e você também vai ler e aprender curiosidades sobre elas.

Algumas chegam a 4 metros de comprimento, mas a maior que vimos no dia da nossa visita foi uma de 1,5m 🫣 praticamente do meu tamanho!!!

Vale lembrar que o parque tem uma excelente infraestrutura, com lojinha, banheiros limpos e estacionamento. Para consultar horários de funcionamento e valor de ingresso, consulte o site oficial.

Onde e o que comer nas Ilhas Cayman

Claro que além de saber o que fazer nas Ilhas Cayman você deve estar se perguntando sobre as comidinhas e gastronomia local, certo? Além de peixes (você está em uma ilha do caribe!), e salada e bolinhos de conchas (conch fritters e conch salad), você encontrará ótimos restaurantes principalmente de comida caribenha, cozinha italiana, mexicana e carnes. Prepare apenas o bolso, pois comer bem em Grand Cayman custa caro!

Além das inúmeras (e boas) opções (citadas acima) em Camana Bay, na Seven Mile Beach, temos outras indicações de restaurantes testados e aprovados por nós!

Se você procura um lugar legal para jantar no melhor “clima caribe” possível, tente o Peppers Bar and Grill. Ele foi indicado por um morador local e era super perto do nosso hotel. Fica praticamente em frente ao Westin Resort. O menu tem opções de gastronomia local e drinks variados.

O beach bar do hotel the Westin, Tortuga Beach Grill & Bar, também é bacana para drinks e comidinhas se você for passar o dia na praia de Seven Mile Beach. Nós jantamos no The Kitchen Steakhouse e gostamos do menu e da comida.

Na região da Marina/ Yacht Club, o Morgan’s Seafood Restaurant serve frutos dor mar em um bonito local e com linda vista.

Um lugar que queríamos muito conhecer e talvez tenha sido a maior frustração desta viagem a Ilhas Cayman é o Macabuca Tiki Bar, que além da vibe relaxada, tem um deck com vista para o mar e tem acesso a uma pequena praia cheia de corais e cercada por rochas. Estava em reformas quando fomos, então não sei se o restaurante foi fechado definitivamente ou se vai reabrir!

Se você quer algo mais rápido, com preço em conta (mas não tão saudável), tem as opções de redes americanas e fast food como Starbucks, Hard Rock Cafe, Burger King, Pizza Hut e Wendy’s. Ou ainda pode economizar comprando refeições e lanches prontos nos diversos supermercados da ilha de Grand Cayman – o nosso preferido foi o ótimo Foster’s Camana Bay.

Curiosidades e Dicas Gerais para viagem às Ilhas Cayman

Moeda de Cayman: Na ilha, caso você use dinheiro em espécie, vai se deparar com a moeda local, o Dólar de Cayman. Como turista, o mais fácil é usar cartões de crédito e débito, ou dólares americanos (mas o troco será dado em dólar de cayman!). Nós tivemos problemas em utilizar o cartão da Wise em alguns locais, mas com cartões de crédito tudo funcionou bem.

Imigrantes e Turismo: As Ilhas Cayman tem uma população estimada de 70 mil pessoas, e muitas delas trabalham em setores ligados ao turismo. Achamos super curioso, pois durante nossa viagem reparamos que muitos funcionários nos hotéis, restaurantes e demais serviços eram do sudeste asiático. Fui pesquisar e vi que há muitos filipinos vivendo e trabalhando na ilha, assim como indianos.

O maior grupo de imigrantes, no entanto, é da vizinha Jamaica. Já quando falamos dos visitantes, não resta dúvida: os americanos lideram, seguidos de canadenses e britânicos. Além disso, o maior fluxo de turismo na ilha é dos visitantes de um dia, pois o fluxo de cruzeiros na ilha é imenso.

Preços nas alturas: Nós ficamos 5 noites nas Ilhas Cayman, no The Locale Hotel, e apesar de ser um bom hotel, nós já ficamos em hotéis muito melhores em outros destinos pagando o mesmo preço. As Ilhas Cayman podem ser consideradas um destino caro, e acima da média do Caribe. A comida é cara, assim como passeios, aluguel de carro e hospedagem.

Internet: Em muitos locais é possível usar o wifi nas Ilhas Cayman, mas nós preferimos sempre ter internet à mão, então compramos um chip virtual da Airalo, nossa parceira aqui no blog. Peguei o plano para 7 dias, com 1 GB, e me custou 8,55 USD (aplicando nosso cupom de desconto PROXIMATRIP, você ganha 10% de desconto!)

Paraíso Fiscal: As Ilhas Cayman tem fama mundial principalmente por ser um paraíso fiscal – um território que não cobra impostos e/ou que garante sigilo total para quem investe localmente. Mas para quem está viajando a turismo, sinceramente não sei no que isso pode influenciar em alguma coisa, é mais uma informação a título de curiosidade mesmo!

Documentos necessários para viajar para Ilhas Cayman: Atualmente, para brasileiros, apenas o passaporte válido é necessário. Nenhum certificado de vacina foi exigido (nem Covid, nem Febre Amarela). Caso você vá fazer conexão nos EUA, é necessário visto americano!

Nós voamos do Brasil para Miami e então de lá para Grand Cayman, ambos voos com a American Airlines.

Ilhas vizinhas: Nesta viagem, nós exploramos a maior das Ilhas Cayman – Grand Cayman. Caso você tenha mais tempo e interesse, pode pegar um voo regional de poucos minutos saindo de Grand Cayman rumo às outras 2 ilhas que compõem seu território – Cayman Brac e Little Cayman.

Os voos diários são realizados pela companhia aérea local, a Cayman Airways.

Aluguel de carro: Para aproveitar melhor a viagem para as Ilhas Cayman, com mais flexibilidade de horário e liberdade, sugerimos alugar um carro. Nós alugamos com retirada e devolução no aeroporto, na Budget. O carro era novo (um jipe Jimmy da Suzuki). Ah, e tem um detalhe – nas Ilhas Cayman é mão inglesa!

De qualquer forma, há táxis e empresas de turismo local caso dirigir não esteja nos seus planos.

Reserve hotéis nas Ilhas Cayman através de nosso parceiro BOOKING.COM: você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo matérias de viagem 100% independentes como esta! Muito obrigada!

Confira também outros destinos do Caribe aqui no blog!

Acompanhe nossas viagens em tempo real no Instagram @proximatrip

Também não se esqueça do chip de celular ou chip virtual e-sim para uso na Inglaterra e do Seguro Viagem – ele é essencial para emergências médicas em viagens ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário