Em nossa viagem pela Riviera Francesa, conhecemos algumas cidades e praias e posso dizer que a minha praia favorita da região foi Villefranche Sur Mer. A cidadezinha também é bem bonitinha, com ruelas estreitas e um sobe e desce sem fim, casas de veraneio muito bonitas e restaurantes com mesinhas externas, um charme. Gostamos tanto de lá que voltamos uma segunda vez, para ficar mais tempo na praia e jantar. Na matéria de hoje mostro um pouco da praia e da cidade. O post faz parte da série da Riviera Francesa aqui no blog.
A ida tanto de trem (de Nice são poucos minutos) quanto de carro tem vistas bonitas, fizemos ambas, se de trem você não se preocupa em estacionar e tem uma pequena caminhada até centrinho e a praia, de carro você pode para em mirantes que rendem excelentes fotos panorâmicas.
De qualquer forma, para se deslocar dentro da cidade, que é minúscula, tudo é muito bem sinalizado. Para quem vai de carro, uma dica: há um estacionamento enorme logo na entrada da cidade ao lado da Citadela, você pode parar lá se quiser passear na cidade. Mas se quiser pegar praia, vá direto ao estacionamento da praia – ambos são pagos.
Linda vista do Mirante de Villefranche Sur Mer!
Cidades charmosas, montanhas, penhascos e o Mar Mediterrâneo compõem a paisagem…
Circulamos pelas casinhas coloridas do centro antigo (Old town, séc XIII), visitamos a citadela (séc. XVI) e a marina, um passeio feito todo à pé, super tranquilo e agradável.
Uma curiosidade cerca Villefranche: uma das casas mais caras do mundo fica aqui, a Villa Leopolda, que de mãos em mãos (mas não “qualquer” mão, Leopoldo II, rei belga e Gianni Agnelli, dono da FIAT, por exemplo) ficou com Lily Safra, sim, da família de banqueiros Safra. A casa vale mais de 1 bilhão de reais!!!
A Rua Obscura é obscura mesmo…parece lugar de filme de terror! Apesar de constar na lista de atrativos turísticos, parece um túnel que não dá em lugar nenhum. Está lá desde o século XIII, no coração do centro antigo.
A Citadela de VilleFranche Sur Mer é um forte super bem conservado, bem na entrada da cidade, com vista para o mar e para a cidade.
Os restaurantes servem todo tipo de comida, de carnes e frutos do mar a pizzas e sanduíches. Os preços são bons, nada de estourar o orçamento – gastamos em média 40 EUR por casal, em refeição com bebidas, sobremesas e taxa de serviço.
Destaque para as mesinhas ao lado do mar e dos barquinhos ancorados. Jantamos 2 vezes por ali, um lugar calmo e romântico.
A praia de Villefranche é pequena, com águas cristalinas e calmas, e bem sossegada pois é frequentada por famílas e casais.
Como as outras praias da Riviera, tem pedras e não areia, então usar uma sapatilha vai bem para não machucar os pés! Existe uma lanchonete que vende snacks, bebidas e sorvetes e alguns banheiros públicos, além de estacionamento (pago).
Estava bem cheia, considerando que ainda não estávamos em alta temporada, mas conseguimos aproveitar!
E você, tem alguma dica especial da Riviera Francesa? Deixe nas caixas de comentários!
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Reserve seu hotel em Nice através de nosso parceiro Booking.com, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes como esta! Muito obrigada!
Até a próxima trip!
Obrigada p dicas Erika, estou indo p Nice ao final de maio e vou conferir Villefranche! Valeu Beth Batista
Oi Beth! Que legal! Eu adorei! Você vai em uma boa época, com clima bom e ainda não vai estar lotado!
Não vejo a hora! Suas dicas são na medida, as fotos tb, estou repassando p as amigas q vão e salvando p olhar depois. Mt bom poder pegar a cereja do bolo de quem já foi. Obrigada. 😉
Legal Beth, espero que pegue tempo bom e aproveite bastante, essa região da França é linda!
Olá, estou indo pro sul da França em outubro e gostaria de saber se dá pra fazer Èze e Villefranche-sur-Mer em um único passeio.
obrigada,
Oi Daniella, dá sim. Imagino que vá de carro, então aproveite para parar nos mirantes ao longo das corniches, que tem vistas muito bonitas dessa região. Boa sorte e boa viagem!