Nesta matéria mostro as 10 principais atrações e passeios para fazer em Washington DC, para você saber o que fazer em sua primeira visita a cidade. Nós visitamos todas as atrações citadas aqui – para muitas delas temos posts específicos, com informações mais detalhadas, dicas de como é o passeio, como chegar, etc. Assim você poderá escolher os melhores passeios, e montar um roteiro de 1 a 3 dias de viagem em Washington DC, adaptado ao seu gosto e disponibilidade de tempo.
Nós não alugamos carro, e para chegar até as atrações turísticas, utilizamos muita caminhada e o metrô da cidade.
A grosso modo, o que tem para se fazer em Washington DC é visitar museus ou visitar monumentos/memoriais. A grande maioria das atrações está concentrada na mesma região da cidade, e dos 10 passeios que vamos mostrar agora, apenas 2 ficam fora desta região.
O que fazer em Washington DC – 10 atrações imperdíveis
As principais atrações atrações turísticas em Washington DC encontram-se concentradas na área de 3 parques:
- National Mall (em laranja no mapa);
- Constitution Gardens (em azul no mapa);
- West Potomac Park (em verde no mapa)
Como os 3 parques são adjacentes e não há uma divisória entre eles, frequentemente se confundem. Por isso muita gente se refere a toda essa área, que concentra os principais museus e atrações da cidade, apenas como National Mall.
Pela região do National Mall passam 24 milhões de turistas anualmente. Para se ter uma idéia do tamanho, tome por base a cidade do Rio de Janeiro, destino número 1 de turismo no Brasil, e que recebe anualmente 6 milhões de turistas.
No National Mall e entorno estão localizados o Obelisco (Washington Monument), Capitólio (congresso americano), Casa Branca (residência e local de trabalho do presidente dos EUA), os principais e mais importantes museus da cidade e diversos memoriais em homenagem a personagens importantes da história dos Estados Unidos – são os passeios para fazer em Washington DC e que numerei de 1 a 8 nesta matéria, seguem abaixo:
1. Washington Monument
O Washington Monument é um obelisco enorme, com 169m de altura, está fincado bem no centro do National Mall, Constitution Gardens e West Potomac Park. Ele foi dedicado como memorial a George Washington – o primeiro presidente americano.
Devido à guerra civil americana, a obra ficou interrompida por décadas, sendo concluída apenas em 1885. O Monumento a Washington permaneceu por 14 anos como a estrutura mais alta do planeta, superada em 1889 adivinhe por quem? Torre Eiffel!
Curiosidade: por conta da guerra, a interrupção na construção ocorreu por escassez de mão de obra e recursos. Após retomada, um tipo diferente de mármore foi utilizado – e isso é visível até hoje, repare na diferença de brilho no corpo do obelisco!
Dentro do Obelisco há um elevador que leva até o topo, mas desde 2016 está fechado para reparo/modernização, previsão de reabertura em 2019. Outra curiosidade: no filme Homem-Aranha: de volta ao lar (2017), uma das cenas foi gravada no Washington Monument e seu elevador interno (despencando!):
Para mais informações, consulte o site oficial do Washington Monument clicando aqui.
Tempo de passeio: 30min.
2. Lincoln Memorial
Memorial dedicado a Abraham Lincoln, construído em 1922 em homenagem ao ex-presidente americano, que derrotou os estados escravocratas do sul durante a guerra civil americana. Lincoln foi assassinado poucos dias após o término da guerra, por um simpatizante escravocrata do sul.
No interior do monumento há estátua enorme de Abraham Lincoln.
Dica: não perca a vista do Obelisco a partir do Lincoln Memorial, seu reflexo no enorme espelho d’água em frente ao monumento provoca um efeito bem legal:
Tempo de passeio: 2h, devido as longas caminhadas envolvidas até chegar no Lincoln Memorial.
3. Capitólio
É neste prédio que se reune o congresso americano, representado pelos deputados e senadores dos Estados Unidos.
Algumas curiosidades sobre o Capitólio:
- Sua linda cúpula foi inspirada na cúpula da Catedral de São Pedro (Vaticano), Panteão de Paris e Catedral de Santo Isaac (em São Petesburgo).
- A estatueta no topo da cúpula é a Estatua da Liberdade (com os braços abaixados!)
- Foi utilizado mão de obra escrava nos sucessivos anos da construção do Capitólio. Em 1798, metade dos 200 homens que trabalhavam na construção do capitólio e casa branca eram escravos*;
Dica: A vista do Washington Monument é bem bonita do Capitólio, em especial ao final do dia, quando o sol se põe à esquerda do obelisco, e o céu fica com um lindo jogo de cores. A Erika ficou admirando o espelho d’água e o Washington Monument ao fundo…
Tempo de passeio: 1h (sem visita interna).
4. Casa Branca
A Casa Branca é a residência oficial e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos. Tem duas fachadas visíveis para nós turistas. A fachada sul fica virada para lado do Obelisco.
Devido a paranoia americana por segurança, quando fomos havia uma série de bloqueios e só conseguimos vê-la de muito, muito longe – a foto abaixo tiramos com o zoom máximo (5x) de nossa Canon G12:
Dando a volta no quarteirão, o povo se junta na “porta dos fundos” da Casa Branca, que é a fachada norte:
Dica: este é o lado que você verá a casa branca mais de perto.
Tempo de passeio: 1h para ver os 2 lados.
5. Memorial da Segunda Guerra Mundial
O World War II Memorial fica bem ao lado do Obelisco. Para quem vai na direção do Lincoln Memorial, é passagem obrigatória pois fica no caminho. É um memorial bonito, com fontes d’água e 48 pilares em torno de uma praça, cada um deles carrega o nome de um dos estados americanos em 1945, e os arcos nas extremidades sul e norte representam o Atlântico e o Pacífico.
Sua beleza contrasta com a triste lembrança deste período, quando milhões de pessoas perderam suas vidas. Mais a frente, no interior do Constitution Gardens e próximo ao Lincoln Memorial, fica outro memorial de guerra – do Vietnã.
Tempo de passeio: 45min.
5. Tidal Basin & Memoriais de Thomas Jefferson e Franklin Delano Roosevelt
Depois conhecer alguns dos principais monumentos de Washington – Casa Branca, Obelisco, Capitólio e Lincoln Memorial, resolvemos caminhar e explorar o lago Tidal Basin e os memoriais no entorno. Pegamos um dia lindo de céu azul do outono americano.
Começamos a caminhada no Monumento a Washington (Obelisco) e seguimos na direção oposta à Casa Branca. A primeira parada foi o Thomas Jefferson Memorial. O local tem estilo neoclássico, bem fotogênico, vale a pena a visita.
Seguimos a caminhada, dando a volta no Tidal Basin, até chegarmos no memorial dedicado à Franklin Delano Roosevelt, mais um ex-presidente americano.
Sentei ao lado do famoso cachorro de Roosevelt – chamado Fala – para recarregar as baterias!
Tempo de passeio: meio período.
6. Museu de História Natural em Washington DC (Smithsonian)
O Natural History Museum é um museu gigantesco em Washington, que vale muito a pena a visita. A ala dos Dinossauros é enorme, são diversas salas, uma mais impressionante que a outra.
A ala dos mamíferos é outra sensacional – baleia azul, elefantes, mamutes, ursos, todos estão lá e em escala real! Em outra sala vimos uma mandíbula de tubarão branco, só a mandíbula aberta é maior que uma pessoa!
Tempo de passeio: no mínimo 1 dia inteiro!
O Museu tem entrada GRATUITA, como todos do Instituto Smithsonian. Está localizado no National Mall, ao lado do Obelisco. É possível simular sua visita no site do museu, e definir prioridades – isso nos ajudou bastante, pois o museu é gigantesco.
7. National Air & Space Museum
O Museu Nacional Aero-Espacial exibe basicamente um acervo seleto de aviões – de guerra, caças, aviação civil, e foguetes, os temas vão desde desde os irmãos Wright até a Apolo 11. Abaixo, o módulo de reentrada na atmosfera, dentro dessa cápsula os astronautas que foram à lua fizeram sua viagem de volta à Terra, acredite se quiser!
Dentre outras atrações, é possível entrar na cabine do famoso modelo 747 da Boeing, popularmente conhecido como Jumbo:
Tempo de passeio: meio período a 1 dia inteiro, dependendo do seu interesse.
Dentro do museu há filmes em IMAX, em vários horários disponíveis. Nós assistimos ao Legends Of Flight, ao custo de 11 USD para cada um. O Museu faz parte do Instituto Smithsonian, e portanto sua entrada é gratuita, como em todos os outros museus do complexo. Gostamos da visita e recomendamos.
8. Passeio Noturno pelos Monumentos
Depois de visitar os principais monumentos de Washington DC a luz do dia, fomos conferir como eles ficam com iluminação noturna, e adoramos! O Capitólio no cair da noite:
e o Washington Monument, visto do Capitólio, linda coloração do céu!!
Estes são os principais passeios para fazer em Washington DC dentro da área do National Mall. Vejamos agora os passeios fora desta região:
9. Pentágono em Washington DC
Quando o assunto é guerra, o Pentágono sempre aparece em algum noticiário ou filme – uma vez que os EUA estão envolvidos em 99% das guerras. Para matar nossa curiosidade de como é o Pentágono, fomos lá conferir como é e onde fica a sede do departamento de defesa dos EUA.
Para chegar utilizamos o metrô – é uma experiência interessante e intimidadora. Já na estação de metrô começam as placas proibindo o uso de máquinas fotográficas, que se repetem incessantemente até chegarmos na cara do prédio! Naturalmente não temos fotos para mostrar aqui deste trecho!
Dica: Caminhe até o Pentagon Memorial, neste trecho as fotos são permitidas, olha um pedacinho do Prédio do Pentágono ao fundo:
Tempo de passeio: meio período.
10. Smithsonian’s National Zoo em Washington DC
Em geral não gostamos de zoológicos – não nos agrada a idéia de manter animais selvagens presos em jaulas, longe de seu habitat natural. No entanto, o Smithsonian’s National Zoo tem um importante programa de estudo e conservação do urso Panda – animal em extinção. O programa inclui compartilhamento de informações entre os centros de estudo e em última instancia reintrodução de animais em seu habitat natural.
O national Zoo já conseguiu três reproduções assistidas de Pandas, todas com uso de inseminação. O ursinho panda Tai Shan nasceu em 2005, Bao Bao em 2013 e Bei Bei em 2015! Então fomos no zoológico de Washington conferir os Pandas!
Esse panda da foto acima encontramos tirando uma soneca. São os pandas que escolhem quando e onde querem ficar: há uma área externa maior e outra interna menor (foto acima) onde ficam a vista dos turistas, e uma terceira área – só que essa isolada e longe de nossa vista, para quando os pandas estiverem de saco cheio de nós!
Tirando essa parte de conservação dos pandas, o resto não gostamos muito… apesar dos demais bichos estarem todos muito bonitos e bem cuidados… eles não pertencem a este lugar! Isto ficou muito claro com o tigre de bengala, o animal parecia bem irritado:
Tempo de passeio: meio período a 1 dia inteiro, dependendo do seu interesse. A entrada é gratuita.
Mapa das principais atrações em Washington DC
Para ajudar a você se localizar, marquei em um mapa do google todas as atrações que citamos nesta matéria. A letra “M” marca as estações de metrô:
Para fazer todos esses 10 passeios em Washington, nós ficamos 3 dias na cidade. Escolha os passeios que você mais gostou, use os tempos de passeios que deixamos aqui como referência, e monte seu próprio roteiro, adaptado ao seu goste e disponibilidade de tempo.
Apesar da maioria das atrações estarem concentradas no National Mall, não se engane com as distâncias. Passear em Washington DC envolve muita caminhada! Pegue o Obelisco como referência, e veja as distâncias dele até as seguintes atrações:
- Casa Branca: 1km;
- Lincoln Memorial: 1,25km
- Capitópio: 2km.
Portanto, prepare suas pernas! Nós fizemos tudo a pé, e apenas para os passeios mais longe, usamos o metrô. Se não quiser caminhar, há a opção de alugar uma bicicleta por lá ou usar os ônibus hop-on hop-off da cidade, que oferecem diversas paradas em frente aos atrativos.
E você, já visitou Washington DC? deixe suas dicas e comentários aqui.
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Reserve seu hotel em Washington DC através de nosso parceiro Booking.com, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes como esta! Muito obrigada!
Até a próxima trip!
Faltou citar o Cemitério Nacional de Arlington, onde tem o túmulo do soldado desconhecido, com u a Guarda cerimonial diária e o Túmulo de JK
Obrigada pela dica. 🙂
Olá Erika, obrigada pelas dicas! Muito bem escritas. Fiquei com uma dúvida em relação a ordem dos passeios. Vcs seguiram a ordem que está enumerada no post?
Oi Tatiana! Obrigada pela visita ao blog 🙂
Não seguimos a ordem numerada , pois tudo fica mais ou menos na mesma região (exceto o Zoo) então você pode escolher o que quer visitar e montar seu roteiro a partir do mapa ao final da matéria. Vai depender também se quer visitar museus (são muitos e levaria dias para visitar tudo). Boa viagem!
Excelente matéria, bem explicada e com boas dicas. Obrigado por compartilhar.
Oi Mateus! Obrigada pela visita ao blog e boa viagem!
Muito boa a matéria, estamos programando uma viagem para o ano que vem suas dicas serão fundamentais.
Oi Jose! Espero que possam viajar em breve!!
Olá Erica, que blog gostoso de ler! Gostaria de saber se é tranquilo andar de carro por lá ou se a pé é mesmo a melhor saida rs.
Oi Tamara! Desculpe a demora na resposta! Em Washington lembro que tinha bastante trânsito nas avenidas próximas à Casa Branca e Museus, talvez seja melhor usar um combinado de metrô e uber e muuuita caminhada hahaha minhas pernas doem só de lembrar o tanto que andamos nessa viagem!!! Boa viagem!
Boa noite, como fazíam com a alimentação por lá? Percebi que para o lado leste não tem opção de restaurante, minha ideia seria começar pela manhã e seguir até o Lincon Memorial, mas pensei em almoçar nesse intervalo, alguma sugestão?
Oi Fernanda, para esses lados dos museus e Monumentos quando fomos tinha mais lugares de pizza, fast food e cafés mesmo… mas dá uma olhadinha pelo google maps, as vezes você acha algum restaurante no estilo que está procurando e vê se a nota está boa 😅
Ah as vezes pode tentar algum restaurante de hotel, geralmente são um pouco mais caros mas tem comida “de verdade“!
Boa sorte e bom passeio!!