Neste post mostro o que fazer em Ávila, na Espanha, e como chegar até lá de trem – nós fizemos nosso bate e volta partindo de Madri. Famosa por suas muralhas medievais, Ávila foi declarada em 1985 Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade é um exemplo impactante (e muito bem conservado) de uma cidade fortificada em plena Idade Média. Suas origens remontam ao Império Romano, 2.000 anos atrás. Posteriormente, foi invadida pelos povos bárbaros, os Visigodos, que foram conquistados pelos árabes no século VIII. Por fim, caiu sob o domínio cristão no século XI da Idade Média. A muralha e a catedral de Ávila são desta época, cerda de 900 anos atrás.
O que fazer e visitar em Ávila:
A principal atração turística de Ávila são suas muralhas. Lá em seu interior a cidade continua, com ruas, lojas, hotéis e restaurantes. Além de explorar a cidade murada por dentro, é possível também subir e caminhar em cima da muralha. Nós fizemos os dois. Um dos pontos de acesso ao interior da cidade murada fica logo depois desse grande portão medieval da foto abaixo, na praça de Santa Teresa:
A praça de Santa Teresa de Jesus e ao fundo a Paróquia do Apóstolo São Pedro:
A plaquinha da Unesco:
Bom, entramos naquela grande portão medieval que falei (na praça de Santa Teresa de Jesus), logo depois há uma barraca de venda dos tickets, são $5 euros por pessoa para subir na muralha:
A praça de Santa Teresa de Jesus vista de cima da muralha:
Os tickets que dão acesso para caminhar por sobre a muralha de Ávila:
A parte de cidade de Ávila que ficou para fora das fortificações:
A belíssima Catedral de Ávila, que como citei, foi construída integrada à Muralha de Ávila. As obras começaram no século XII e se estenderam por 300 anos.
Não é possível continuar a caminhada aí por cima (a catedral divide o caminho), e para chegar do outro lado, é necessário descer, dar a volta por fora e subir de novo (veja a localização exata no mapa ao final do deste post).
Lá fomos nós para a segunda entrada da parte superior da muralha:
Passamos para o outro “lado” da catedral de Ávila:
Acima, eu tirando a foto abaixo:
A basílica de São Vicente:
A cidade que fica dentro da muralha de Ávila:
A capela de Mosén Rubí, também no interior da cidade murada:
As passarelas em cima da muralha:
Neste ponto aí de cima é necessário descer novamente.
Entramos e caminhamos até a plaza del Mercado Chico:
Paramos aí para almoçar no El Portalón, onde pedimos o famoso prato chuletón de Ávila, de carne de cordeiro. Estava uma delícia, as fotos falam por sí…
Primeiro, as entradas: sopa castellana e patatas revolconas:
Depois, o prato principal: o mega delicioso Chuletón de Cordero de Asado:
Por último, a sobremesa:
Tudo isso, entrada, prato principal, sobremesa, água e vinho, saiu 49,80 euros. Preço mais do que justo!
Bom, nosso passeio termina aqui, de barriga cheia! Já eram quase 16:00h, e nosso trem para Madri saia as 16:50h. Espero que tenham gostado, porque nós adoramos. Abaixo, marquei em um mapa do google todas as atrações citadas neste post para você se localizar melhor:
Como Chegar em Ávila
Fizemos nosso bate e volta a Ávila de trem, compramos as passagens na estação Atocha em Madri (para mais detalhes de como compra-las teremos em breve um post aqui no site). Partimos da plataforma 5 – trens de média e larga distância:
Nosso trem, um REGIONAL, demorou duas horas de viagem até Ávila. Há uma opção 20min mais rápida (os trens MD), mas não estava disponível para o horário que queríamos. Consulte o site da RENFE para preços e horários atualizados. Pagamos $8,80 euros por pessoa para o trecho de ida:
O trem regional por dentro:
A paisagem lembra um pouco nosso sertão nordestino, árido, muitos arbustos e vegetação rasteira:
Na cidade de El Escorial houve uma troca de trens, não sei se era uma parada não programada ou não (o site da RENFE é uma porcaria neste sentido, não te dá informações detalhadas do trajeto, tão pouco as encontramos na estação Atocha). Um funcionário da RENFE entrou no trem e avisou que quem fosse para Ávila deveria descer do trem e pegar o outro que estava parado na mesma plataforma. Praticamente o trem inteiro desceu, seguimos o fluxo de turistas e trocamos de trem.
Chegamos no horário previsto, às 11:45h. A distância da estação de trem de Ávila até a muralha é de 1,3km. Fomos caminhando, mas para se quiser economizar pernas, uma alternativa é usar o transporte púbico da cidade, operado pela empresa Avilabus. Há diversas linhas que passam pela estação de trem e levam até a Muralha de Ávila, a linha 7 por exemplo entra no interior da cidade murada, e a linha 1 dá a volta em seu entorno. O bilhete pode ser comprado direto com o motorista, custa 1 euro, e aqui vai uma dica, tenha dinheiro trocado em mãos, eles não dão troco acima de 5 euros. A entrada no ônibus é sempre pela porta da frente. É possível também comprar um bilhete tipo cartão magnético, mas este só pode ser adquirido em determinados postos de venda, consulte a Avilabus para maiores detalhes e mapa completo das linhas de ônibus. Ao lado da estação de trem também há um ponto de taxi.
Até a próxima trip!!
Boa noite!
Estou indo para Madri agora em Novembro e adorei as dicas que vocês publicaram!
Estou em dúvida, somente, se levo uma mochila pequena para esses bates-voltas, pois pretendo ir a Segóvia e Toledo. Levarei uma câmera maior, com lentes, e viajarei com minha mãe, uma jovem senhora de 63 anos. Vocês poderiam me ajudar com isso? Comprei uma mochila, mas não sei se é necessário. Pensei nela para poder guardar a câmera e o tripé, água para beber e souvenirs que poderemos comprar por lá. Fiquei em dúvida também com relação à outra estação, que não a Atocha. Vou ficar no centro de Madrid, perto da Plaza Mayor. Muito obrigado, desde já!
Oi Jeferson, obrigada pela visita ao nosso blog de viagem!
Sempre levamos uma bolsa ou mochila nesses passeios, para guardar um casaco, chapéu, oculos, etc. Como você vai estar com sua mãe com mais idade, acho recomendável ter uma bolsa, de repente ela precisa de água, algum remédio, enfim. Nosso equipamento fotográfico carregamos em uma pequena mala específica, mas se vc não possui, a mochila que vc comprou será necessária e útil. Apenas tome cuidado ao carregar sua mochila nos metros e trens e mesmo em pontos turisticos movimentados por causa dos batedores de carteira. Carregue-a sempre na frente do corpo e não guarde nada importante em bolsos externos com zíper.
E com relação à outra estação (Chamartín), a viagem funciona da mesma forma que na Atocha, e também é acessível por metrô (linha 10), não tem segredo ou maiores dificuldades. Boa viagem!
Boa tarde!! Estou em Ávila e acessei o seu site para dicas da cidade. Acabei de caminhar pela muralha e mais tarde irei conferir o chuletón do El Portalón!!! Ótimas dicas!!!
Que legal Luciana! Aproveite bastante sua viagem 😄
Boa noite. Adorei a dica. Eu e meu esposo estaremos em Ávila em 06/09/18 se Deus quiser. Gostaria de tirar uma dúvida. Se entendi direito para andar nas muralhas é necessário descer e subir novamente várias vezes. O pagamento do ingresso vale para todas as vezes em que é necessário descer e subir novamente? Obrigada.
Oi Ironi, isso mesmo, o mesmo ingresso vale para subir nos 2 trechos da muralha. Boa Sorte!
Olá!
Achei muito bem detalhada, super proveitosa e orientações supre proveitosas dobre Ávila (Espanha). Além de Ávila (pois passareos de carro e pensei num Pit Stop , já que vamos de madrid para Porto e lá será passagem nossa. Gostaria de saber se você tem outros roteiros descritos, de outras cidades: Toledo, por exemplo e Madrid.
Em maio/2020 estou indo à Madrid com uns amigos (mas será muito rápido). Gostaria de ver o básico (essencial) em Madrid, incluindo o Museu do prado (isso não poderei dispensar), se tem algum, guia em Portugues com as principais obras, ou se compensa contratar guia local (para ganhar tempo). Obrigada pelas informações e Parabéns! Se puder responder por email agradeço demais
Olá Socorro,
Temos matéria de Madri e Toledo sim, consulte no link abaixo todas as nossas matérias da Espanha!
Em Madri gostamos dos vários bares e restaurantes de tapas e do museu onde está o Guernica, de Pablo Picasso! Também não perderia por nada 1 dia no parque de el retiro!
https://www.proximatrip.com.br/espanha/
Boa viagem!
Gratidão por sua postagem!!!
Já vi uns 29258 sites falando de Ávila, mas, nenhum como o de vocês.
Bastante detalhado e explicado, tal como acredito que deva ser.
Vocês devem ser virginianos…aposto..rs
Oi Alexandre! Obrigada pela visita ao blog! Espero que tenha um boa viagem e bom passeio em Ávila!
Ah e na verdade eu sou uma ariana que planeja e toma frente de todas as viagens, e o meu marido é de gêmeos, super detalhista e foi ele quem fez o post rs!!
Boa noite, estou preparando meu roteiro e gostaria de saber quanto tempo vc acha que é suficiente. Se só puder fazer um bate volte qual vc acha melhor Ávila ou Toledo?
Oi Danielle! 1 dia inteiro é suficiente para Ávila, a mesma coisa vale para Toledo. Se pudesse fazer apenas 1, faria Toledo. Mas é complicado ter que responder assim sendo que gostei dos 2 lugares, e achi que ambas cidades merecem um dia de passeio…
São bate-voltas bem tranquilos a partir de Madri, caso vá de trem. Pegue um trem bem cedo e volte antes do anoitecer, vai dar tempo de ver tudo!
Espero ter ajudado, boa viagem!
Boa tarde.
Excelente a sua publicação. Completa e detalhada. Parabéns! Preciso tirar duas dúvidas: a Plaza de La Santa não é a mesma praça de Santa Teresa, ou do mercado, correto? Pergunto isso porque na praça de Santa Teresa, ao que parece fica a igreja de São Pedro, correto?
E ela, a Plaza de Santa Teresa ou do Mercado fica extramuros, correto?
Enquanto que a Plaza de La Santa fica intramuros. onde fica a igreja construída no local da residência dela. É isso mesmo?
Então, a igreja/convento de Santa Teresa fica extramuros, ou seja fora da muralha? Correto?
Obrigado
Almir
Boa noite Almir, sim, a praça Sta Teresa de Jesus (nome que usamos na matéria) e praça del Mercado Grande são o mesmo lugar, fora da muralha. Já a igreja / casa natal de Santa Teresa e Plaza La Santa nós não visitamos em nosso passeio, mas adianto que ficam ambos dentro da muralha. Obrigado pela visita ao blog, um bom passeio e boa viagem!