O que fazer em Inverness: a capital das Highlands


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Inverness, a capital das highlands (terras altas) escocesas. A cidade tem por volta de 60.000 habitantes e é acessada facilmente via aeroporto, trem ou carro. Você certamente já deve ter ouvido falar da lenda do monstro do Lago Ness, certo? Pois saiba que Inverness é a cidade mais próxima ao famoso lago e quem sabe não chegou a sua vez de desvendar este mistério e encontrar o temido Nessie 🤣🦕?

Nós visitamos Inverness durante o verão, mês de julho, e pegamos dias com céu azul mas com um pouco de frio e vento! A cidade é base para quem vai explorar toda a região, mas merece pelo menos 2 dias inteiros para suas atrações e arredores, que foi o tempo que tivemos.

Viemos de trem desde Edimburgo e alugamos um carro na cidade para então explorar as partes mais remotas das highlands e Ilha de Skye durante alguns dias, com liberdade e flexibilidade. Confira agora o que fazer em Inverness!

Atrações turísticas na cidade de Inverness

Castelo de Inverness

Proeminente de qualquer ângulo e localizado em um ponto privilegiado, às margens do Rio Ness está o Castelo de Inverness, o cartão postal da cidade – o castelo tem dois edifícios, ambos de meados do século XIX. Uma construção teve a função de funcionar como tribunal e, uma década depois, uma segunda construção serviria de prisão.

O Castelo de Inverness ocupa o local onde havia uma fortificação medieval do antigo burgo de Inverness. Foi alternando em tamanho e arquitetura com o passar dos séculos, com sua finalidade sendo adaptada ao longo da história. A fortaleza anterior já havia sido incendiada, sitiada e até rainha Mary (Queen of Scots) já teve a entrada negada!

Castelo de Inverness: uma das principais atrações turísticas da cidade

Então você já percebeu que essa fortaleza foi palco de muitas “tretas” e confusão de gente poderosa, sendo reforçada no início do século XVIII para acomodar as tropas do governo britânico, até que finalmente foi destruída pelos jacobitas antes da Batalha de Culloden em 1746.

O poço original da fortaleza medieval ainda pode ser encontrado no terreno do atual castelo. Note também a bela estátua de Flora MacDonald, de 1890, olhando para o rio Ness a partir de Castle Hill (nome do morro onde fica o castelo de Inverness). Um detalhe é que ela está acompanhada de seu cachorro na escultura de bronze!

High Street e as atrações do centrinho de Inverness

Um dos principais lugares para conhecer em Inverness é o centro da cidade, com suas dezenas de lojas (como a Primark, para comprar umas roupas e acessórios baratos $), cafés e restaurantes e redes de fast food, principalmente nos arredores da High Street, uma via somente para pedestres. Nós fomos caminhar por lá em um fim de tarde.

Cidade de Inverness, durante o verão europeu

Caso tenha interesse em fazer algumas compras em Inverness, por ali estão o Eastgate Shopping Centre e o Victorian Market, mas não deixe de reparar em um monumento histórico – o campanário, inaugurado em 1791 (The Steeple) com 45 metros de altura e, do outro lado da rua, está o prédio da prefeitura (Inverness Town House), com sua belíssima arquitetura.

Inverness Museum and Art Gallery

E o que fazer em Inverness com chuva? Além de visitas internas a Igrejas ou um almoço em um restaurante bacana, outra idéia é visitar a galeria de arte e o museu da cidade (Inverness Museum and Art Gallery). É um museu completo e contemporâneo, com coleções de geologia, história natural, arte e arqueologia. Uma boa opção para quem curte passeios culturais.

Há uma variedade de artefatos e coleções que celebram a vida e o patrimônio das Terras Altas escocesas. Há exposições permanentes e temporárias, inclusive trabalhos de artistas e artesãos locais. Para incentivar os turistas a conhecerem mais da história de Inverness, a entrada do Museu é gratuita.

Eden Court Inverness

Toda vez que vamos visitar uma cidade, separamos um tempo no roteiro sem nenhuma atividade preestabelecida, assim podemos descobrir algo que não estava programado, guardando espaço para uma surpresa agradável na viagem.

Em Inverness, estávamos caminhando beira-rio quando ouvimos música ao vivo e muitas pessoas sentadas, fazendo piquenique e tomando vinho, outras sentadas em um auditório improvisado, enfim..era uma tranquila tarde de verão com céu azul e nós resolvemos ver o que era aquela muvuca…no fim aproveitamos comes e bebes de graça (!) e sentamos nas cadeiras para ver músicos locais tocarem clássicos do pop e do rock em versão escocesa 😆.

Só fomos descobrir dias depois que era um evento musical de verão no Eden Court Inverness, um complexo de cinemas, teatro, shows e eventos na cidade.

Igrejas em Inverness

Também visitamos diversas igrejas em Inverness: a Catedral de Inverness (dedicada à St.Andrew), do século XIX, é uma das principais atrações turísticas de Inverness, um projeto em estilo gótico vitoriano, com pedras vermelhas e granito, do arquiteto renomado na cidade Alexander Ross (1834-1925). Abre todos os dias, das 10h às 16h.

Igrejas em Inverness: parte do circuito turístico da cidade

Em seu passeio por Inverness, ainda poderá conhecer a igreja Old High St. Stephen’s, do século XVIII, e a St. Mary’s Church, bem nas margens do Rio Ness. Inaugurada em 1837, é a igreja católica mais antiga da cidade.

Ness Walk

Uma dica interessante do que fazer em Inverness é caminhar na via beira-rio Ness: uma promenade plana, bem cuidada e com um belo visual da cidade, você não vai se arrepender de caminhar pela cidade e ir descobrindo a arquitetura das casas, observando os locais, esbarrando com monumentos e as belezas naturais. Com certeza vale a pena separar um tempo da sua viagem para flanar sem rumo e decifrar a cidade de Inverness com seu próprio olhar.

Passeando em Inverness, Escócia

Esta caminhada é recomendada principalmente se você for viajar em uma época do ano mais quente – nós fomos no verão.

Infirmary Bridge

Outro ponto turístico de Inverness é a Infirmary Bridge, ponte somente para pedestres e ciclistas, que leva os passantes de uma margem à outra do Rio Ness. É também ótima opção para apreciar a vista da cidade e fotografar.

Próximo à ponte, repare em um monumento na margem esquerda do rio Ness, é o Inverness War Memorial, vale a pena uma visita rápida de alguns minutos. Quando fomos, havia um canteiro todo colorido com flores impecáveis!

Reserve seu Passeio de 1 dia em Inverness saindo de Edimburgo através do Booking.com!

Atrações turísticas nos arredores de Inverness

Lago Ness e Castelo de Urquhart

O Lago Ness e o Castelo de Urquhart são as 2 atrações turísticas mais importantes dos arredores de Inverness, sendo também destaques de qualquer roteiro de viagem pelas Terras Altas da Escócia.

Saindo de Inverness, logo você pegará a estrada que vai margeando o imenso Loch Ness, há alguns pontos de parada na própria rodovia, que funcionam como mirantes e possuem placas explicativas sobre a origem no monstro do Lago Ness. Apelidado de Nessie, ele teoricamente viveria nas águas do segundo maior lago escocês – O Lago Ness tem 37 km de extensão e possui 230 metros de profundidade!

Cadê o monstro do Lago Ness? Visite o lago em passeios a partir de Inverness

Essa lenda do monstro do Lago Ness teria surgido ainda na Idade Média, com diferentes histórias e relatos ao longo do tempo.. Na década de 1930, supostas aparições do monstro começaram a ser noticiadas, mas estudos científicos até hoje nunca conseguiram comprovar a sua existência.

Algumas pessoas que afirmaram ter visto o Nessie, dizem que ele é parecido com um jacaré gigante, outros falaram que parecia um enorme dinossauro. O fato é que depois de vários dias de viagem pela região de Inverness… não tivemos nenhum sinal do monstro!

Quando chegamos no Castelo de Urquhart, a vista já é magnífica: as ruínas do castelo e a imensidão azul do Lago Ness como pano de fundo formam o cenário perfeito! Um dos lugares mais bonitos para conhecer em Inverness e região. Mas não sem impressione somente pela beleza do castelo, afinal ele guarda mais de 1000 anos de história!

O que fazer em Inverness? Não pode faltar uma visita ao Castelo de Urquhart

E o que ver e fazer no Castelo de Urquhart? Nós ficamos explorando o castelo por aproximadamente 1:30h. A localização privilegiada do castelo faz com que tenhamos vista esplendorosa do Lago Ness como turistas, mas pensando do ponto de vista da época, era também uma posição estratégica para a fortaleza. Visite a Grant Tower, veja como eram os banquetes realizados no Grande Salão, conheça a cela da prisão e o Urquhart Ewer, além de outros artefatos medievais deixados pelos residentes do castelo.

Recentemente, o Castelo de Urquhart foi um dos locais de filmagens da série Outlander, da Netflix. É fã do seriado? Veja mais lugares da Escócia que foram retratados nos episódios clicando aqui.

Cachoeira de Foyers (Falls of Foyers)

A Cachoeira de Foyers (Falls of Foyers) não é um passeio imperdível em Inverness, mas uma vez que você está na estrada explorando os arredores da cidade, às vezes vai querer parar para esticar as pernas ou tomar um café. A queda d’água não é tão alta e nem tem muito volume de água, mas a trilha é bem estruturada. Valeu pela caminhada e pelo contato com a natureza e também pelos gostosos bolos vendidos 😋😆 pela lanchonete (Foyers Waterfall Café) ao lado do estacionamento!

Mirante Great Glen Way

Este lugar nem estava programado, mas um mirante no meio da rota da Great Glen Way foi uma das paradas no nosso roteiro de viagem pelos arredores de Inverness, pois vimos uma indicação no Google Maps e também havia vários carros parados e resolvemos conferir o lugar. Dá para caminhar bastante, com vistas panorâmicas de perder o fôlego. Ficamos por volta de 1 hora no local, voamos nosso drone e fizemos imagens bonitas das paisagens das highlands escocesas.

Paisagem das Highlands, Escócia

Fui pesquisar depois e descobri que Great Glen Way é uma caminhada de longa distância na Escócia inaugurada em 2002, que liga a cidade de Fort William no sudoeste até Inverness, cobrindo 125 quilômetros. Pode ser feita em trechos ou circuito completo, de bike ou trekking. Veja mais informações no site oficial.

No caminho, paramos também no mirante do lago Tarff (Loch Tarff viewpoint), na beira da estrada. O visual era bonito e rendeu algumas fotos. Aliás, a cada curva da estrada a gente vai contemplando a paisagem e suspirando com a beleza da natureza local.

Fort Augustus

A cidade de Fort Augustus é um dos lugares para visitar em Inverness e arredores, sendo famosa por estar situada no impressionante Canal Caledoniano, de 96 KM de comprimento, a meio caminho entre Inverness e Fort William, a cidade de Fort Augustus oferece vistas panorâmicas do Loch Ness e é um paraíso para turistas que buscam passeio em meio a natureza.

Fort Augustus, nas Terras Altas da Escócia

Nós caminhamos pela cidade (tinha bastante turistas no dia!), depois fomos ao Caledonian Canal Heritage Centre, que detalha a história do canal. Claro que não dá para visitar a cidade e não observar os barcos navegando nas eclusas. Se tiver mais tempo, explore o Clansmen Center, onde guias vestidos a caráter mostram o armamento do clã do século XVII. Também tem lojinhas e cafés para uma pausa agradável entre os passeios.

Onde ficar em Inverness?

Agora que você já sabe o que fazer em Inverness e seus pontos turísticos, queremos dar nossas 2 dicas de hospedagens na cidade! Nós ficamos em 2 guesthouses super fofas e adoramos a experiência! A gente se sente em casa, afinal o ambiente é menor e mais familiar que em hotéis, e os anfitriões foram excelentes! Ambas as hospedagens incluíam estacionamento na propriedade, wifi e café da manhã incluídos na diária.

A primeira diária de hospedagem foi na Talisker Guest House – o quarto era aconchegante porém bem apertado, e o banheiro achamos o espaço do chuveiro muito pequeno, mas a acomodação serviu à nossa proposta de conforto. A localização (beira-rio) e o café da manhã (e sua bonita vista do jardim e da cidade) compensaram o tamanho diminuto do quarto! Pagamos 100 libras na diária para casal. Consideramos um bom custo x benefício e indicamos como lugar para ficar em Inverness.

A fachada era toda florida, com diversas plantas e vasos, uma casa bem bonita bem estilo escocês 😁 Ah! detalhe que o estacionamento, nos fundos da propriedade, também era apertado, e o Gustavo teve que ter bastante habilidade e paciência para conseguir manobrar!

A segunda guesthouse que ficamos – nosso lugar preferido para se hospedar em Inverness –  já no retorno da Ilha de Skye e um dia antes de irmos para o aeroporto, foi a Lairds Lodge Inverness, outra belíssima propriedade que impressionou pelo grande jardim externo, logo que imbicamos nosso carro para estacionar.

Ao contrário da outra guesthouse, o quarto desta vez era bem maior, com móveis mais novos e modernos, roupas de cama e toalhas super confortáveis. O banheiro também era espaçoso e muito limpo. Gostamos que recebemos um scottish fudge (doce comum no Reino Unido, à base de manteiga, leite e açúcar) e garrafas de água de boas vindas.

A anfitriã também foi muito simpática, nos entregou as chaves do quarto e da frente da casa para termos nosso próprio horário durante os passeios em Inverness e também preparava o café da manhã, com itens frescos e bem apresentados: ovos, salmão defumado, geléias, waffles, queijos, café, chá, frutas, sucos…tudo servido no belo salão de refeições do lodge.

Atualmente, esta propriedade não aluga mais quartos (pagamos 120 libras na diária para casal), apenas a casa inteira (com 8 quartos), para grupos maiores, com tarifas a partir de 500 Libras/diária.

Todos estes lugares e momentos tornaram nosso roteiro de viagem por Inverness um passeio incrível, com vários cenários diferentes, aprendendo um pouco da história da região e vivenciando muitas experiências ao ar livre. Esperamos que tenham gostado de nossas dicas do que fazer em Inverness, na Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿❤️!

Com essa imagem do pôr do sol em Inverness, destacando a silhueta das torres das igrejas da cidade despontando sob o céu laranja do verão escocês, vamos ficando por aqui!

Planejando sua viagem à Escócia? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve Tours de 1 dia ou mais em Inverness com o Booking.com!

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Também não se esqueça do chip de celular para uso na Escócia e do Seguro Viagem –  seja precavido contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário