Quer seu celular navegando na internet durante toda a sua viagem pela Europa? Saiba que hoje em dia isso não apenas é possível, como é fácil e barato! Vamos dar aqui dicas do melhor chip de internet para usar na Europa, adequado ao seu bolso e tipo de uso, para você viajar tranquilo e com o celular funcionando 100% do tempo!
Hoje em dia tornou-se relativamente fácil usar o celular na Europa sem pagar as altíssimas taxas do roaming internacional! Tudo o que você precisa é de informações corretas e honestas. Além de dar as dicas dos melhores chips, vamos mostrar mostrar também como e onde comprar um chip de celular na Europa a partir de R$ 25 reais, e ainda usá-lo em outros países do continente europeu sem pagar um centavo a mais por isso. E para aqueles que quiserem mais comodidade, vamos mostrar também onde comprar um chip de internet Europa para recebe-lo ainda no Brasil, antes de sua viagem começar, assim você já chega por lá com o celular conectado e navegando na internet!
Qual a melhor opção, comprar o chip na Europa, quando você já estiver por lá, ou compra-lo antes da viagem começar e recebê-lo ainda no Brasil? Nós já testamos as duas opções, há vantagens e desvantagens em cada caso, vamos explicar cada um para que escolha a melhor opção para você. Seja qual for sua escolha, o importante é ter um celular com internet na Europa, isso te dá mais liberdade e segurança para explorar seu destino.
O celular tornou-se parte de nosso dia a dia, sendo praticamente impossível viver sem um, mesmo durante sua viagem. Se você vai a um restaurante, o cardápio as vezes só está disponível com QR-code. Se quiser falar com alguém pelo WhatsApp? sem internet não funciona. E tantas outras coisas que só funcionam com internet no celular: encontrar e avaliar restaurantes próximos pelo Google Maps, checar emails, acessar sua conta do banco, fazer uma rota no waze, pedir um uber, postar nas redes sociais, fazer checkin no seu voo, etc.
E o wifi, não dá para usar durante a viagem? Quem já fez viagem internacional sabe como é chato depender de rede wifi gratuita. Difícil achar uma que preste, e quando achamos, ainda ficamos expostos a um perigo: estas redes, por serem abertas, são potencialmente inseguras – outras pessoas podem se conectar apenas para aplicar golpes ou tentar roubar os dados do seu celular. Por estes motivos, não dá para contar com wifi gratuito durante a viagem.
Por isso, ter um chip com internet durante sua viagem a Europa é fundamental. Além de eliminar o perrengue da busca pelo wifi gratuito, você ainda ganha uma conexão confiável e disponível 100% do tempo em seu celular. Ter o celular funcionando traz mais segurança e liberdade a sua viagem. E como dissemos, hoje em dia isso tornou-se muito fácil e barato, tudo o que você precisa é da informação certa!
Para usar seu celular na Europa, como dissemos você tem basicamente duas opções: ou você compra um chip de celular na Europa – depois de chegar lá, e neste caso terá que bater perna por lá atrás de um, ou quiser comodidade, você pode comprar um chip de internet europeu aqui no Brasil, antes de sua viagem começar ou mesmo depois de chegar no continente europeu – mas geralmente, pela facilidade, compramos no Brasil, antes da viagem começar, pois já chegamos na Europa com o celular conectado na internet! Vejamos em detalhes cada uma destas opções nos tópicos abaixo, para que escolha a melhor opção para você.
Chip de celular na Europa
Vamos falar agora da opção de comprar o chip de celular na Europa. Esta opção tem as seguintes vantagens: a primeira é o preço, a partir de 25 reais você compra um chip em diversos países da União Europeia. A segunda vantagem é a qualidade de sua conexão de internet, seu sinal será o melhor possível quando comprar direto das operadoras de telefonia locais. A terceira vantagem é que seu chip comprado na Europa pode funcionar em roaming gratuito em todos os países da União Européia + Islândia, Liechtenstein e Noruega. A quarta vantagem é que seu chip terá, além de internet, voz e SMS.
O direito de usar o chip de celular europeu em todos os países da União Europeia (UE) existe desde 2017, quando o parlamento europeu promulgou a lei do “roaming like at home”, que nada mais é do que roaming internacional gratuito em toda a Europa. Ou seja, ao comprar um chip de celular na Alemanha, França, Itália, Portugal ou em qualquer país da União Européia, você continuava a usar esse chip por toda a União Européia, sem pagar um centavo a mais por isso. Simples assim!
Com relação à qualidade da conexão, como citamos, comprar o chip na Europa tem o benefício de uma melhor cobertura de sinal, principalmente no país onde você comprou o chip. A razão para isso é muito simples: seu celular irá navegar na internet conectado diretamente na rede da operadora do seu chip. Por exemplo, se comprou um chip da Vodafone na Espanha, sua cobertura e conexão por toda a Espanha será fornecida diretamente pela Vodafone. Ao mudar de país dentro da União Europeia, você continua automaticamente conectado na rede da própria Vodafone (quando ela estiver disponível) ou em redes parceiras da Vodafone.
No entanto, ao mudar de país, seu celular passa a funcionar em roaming. Naturalmente, ele será gratuito, por conta do roaming gratuito na Europa que falamos. Só que a conexão perde um pouquinho em qualidade por isso. Em alguns casos, você nem percebe essa perda, mas em outros, o sinal fica mais “fraco” e você imediatamente nota um consumo maior de bateria no seu celular. Já vivenciamos isso, mas não é uma regra, depende do país, da operadora, e de tantas outras coisas que não vale a pena comentar aqui ou esquentar a cabeça com isso. Só expliquei para que você entenda caso aconteça com você.
Outra vantagem que citamos é que o chip comprado na Europa vem, via de regra, com internet, voz e SMS. Naturalmente, ter internet no celular é o ponto principal. Mas em alguns casos, uma linha de voz no celular pode também ser importante, dependendo de sua necessidade. Por exemplo, para receber ou fazer chamadas diretas usando sua linha móvel, precisará de uma linha de voz. É importante ter isto em mente pois, em contraste, os chips de internet Europa (assunto do próximo tópico) costumam vir vem apenas com internet, sem voz ou SMS.
Até aqui só falamos das vantagens. Mas há também desvantagens para quem deixar para comprar o chip na Europa. Por exemplo, procurar uma loja de chip de celular por lá toma seu tempo de viagem – tempo que as vezes você não tem. A segunda desvantagem é que, até que encontre uma loja, seu celular continua sem internet. E isso as vezes não consome apenas seu tempo de viagem, mas também sua paciência! Por vezes você consegue comprar nos aeroportos, damos algumas dicas nesse sentido ao final desta matéria, mas nem sempre isso é possível. Outro ponto é que nos aeroportos os chips costumam ser mais caros e a oferta de planos é menor.
Dá certo viajar assim, deixando para comprar o chip de celular na Europa? Sim, e nós fizemos isso durante anos – frequentemente encaixávamos um passeio pelo centro histórico da cidade, local onde quase sempre você encontra lojas de telefonia móvel, e comprávamos o chip por lá. Exige um pouco de pesquisa e informação, para que você já chegue no destino com alguma noção de onde encontrar lojas de Chipre celular. Nós temos várias matérias específicas sobre isto aqui no blog, organizadas por países, que certamente irão te ajudar – para saber mais >>>clique aqui<<<.
Mas com a chegada da tecnologia eSIM (chip virtual), comprar um chip de celular para usar no exterior ficou muito, mas muito mais fácil. A partir de então, temos usado muito esta opção nos últimos anos, pela facilidade e comodidade. Mais dicas sobre isto você confere no próximo tópico.
Chip de internet Europa
Outra opção para usar o celular na Europa, que une praticidade e comodidade, é comprar um chip de internet Europa e recebe-lo ainda no Brasil, antes da sua viagem iniciar. A grande vantagem aqui é a facilidade, você não gasta tempo de sua viagem (e nem sua paciência!) atrás de um chip de celular, e já chega na Europa com seu celular funcionando e navegando na internet!
Existem várias empresas que vendem o chip de internet Europa, vamos dar dicas de duas delas que já usamos e testamos. Os chips já vem ativados e prontos para usar, sem qualquer burocracia de registro. E o melhor, caso seu celular tenha a tecnologia eSIM, o processo é ainda mais fácil – ao invés de receber o chip pelos correios, você faz um download imediato do chip europeu e o instala em seu celular em poucos minutos!
Por ser muito mais fácil e rápido de comprar, nos últimos anos temos utilizado bastante a opção do chip virtual (eSIM) em nossas viagens internacionais. Nós já compramos o chip internet Europa de duas empresas, nossas parceiras aqui no blog, são empresas seguras e testadas por nós. Cada uma tem suas vantagens específicas, confira:
- ViajeConectado: esta empresa vende chips internacionais (tanto o chip físico quanto o virtual) para mais de 120 países ou regiões. O diferencial do chip de internet Europa deles é a excelente franquia de 1GB de dados por dia. O plano de dados é válido por 30 dias, ideal para quem vai ficar mais tempo na europa, então você pode consumir até 30Gb de internet nos 30 dias de uso. Outro diferencial do Viajeconectado é atendimento em português via Whatsapp. Recomendo para quem usa bastante a internet ou vai ficar de 2 a 4 semanas na Europa.
- Airalo: esta empresa vende chips virtuais internacionais para mais de 200 países ou regiões. O diferencial do chip de internet europa da Airalo são os planos mais “enxutos”: a partir de 5 dólares, você compra um chip com 1GB de internet para usar na Europa por 7 dias. São mais baratos exatamente pela menor franquia de dados e menor prazo de validade. Recomendo para quem quer economizar, usa pouco a internet ou faz viagens mais curtas.
A enorme facilidade de comprar um chip com internet que já vem ativado e pronto para usar, é a segunda grande vantagem de comprar nestas empresas que citamos. Quem já comprou chip de celular lá fora sabe que em alguns países o registro é obrigatório, e o procedimento as vezes chato.
Uma desvantagem que alguns blogs não mencionam sobre o chip de internet Europa é que ele vem apenas com internet, ou seja, não tem linha de voz ou SMS. Naturalmente que a internet é o uso principal, com ela você usa praticamente todos os Apps do seu celular. No entanto, em alguns casos muito específicos, talvez você precise de uma linha de voz. Uma maneira de tentar contornar esta pequena deficiência desses chips é usar o app Skype, que “emula” uma linha de voz através da conexão com a internet. Os créditos Skype, no entanto, são pagos. Nós já testamos essa alternativa algumas vezes, funciona, e uma vez nos salvou a pele – ligamos para o banco por uma linha de voz via Skype e resolvemos nosso problema! Fica aí a dica. Mas um detalhe, os planos básicos do Skype só fazem ligações, receber é outra história.
Como nós usamos e testamos chips de celular no exterior há mais de 10 anos, gostaríamos de citar outra pequena desvantagem desta opção, também pouco citada por blogs de viagem. Refere-se ao fato de seu celular funcionar em roaming o tempo todo com o chip de internet Europa. E porque é importante saber disso?
O primeiro ponto é que seu chip pode não funcionar enquanto caso o roaming de dados no seu celular esteja desabilitado. Portanto, já sabe, ao desembarcar na europa, se o chip de internet não funcionar logo de início, confira se roaming internacional está habilitado na configuração do chip. Se não estiver, habilite. Em alguns casos, depois de habilitar, é preciso reiniciar o celular. Fica aí esta dica super importante!!
O segundo ponto refere-se a cobertura de sinal. Pelo fato do chip internet Europa funcionar em roaming de dados, na prática a cobertura de sinal dele não é tão boa quando à cobertura dos chips comprados diretamente em lojas na Europa. Isto é perceptível? Faz diferença? Nas grandes cidades, onde há antenas de telefonia móvel para todos os lados, isso não importa muito. No entanto, em alguns casos e quando estiver mais afastado dos centros urbanos, poderá notar que seu celular costuma ficar mais quente que o normal: isso acontece porque, quando o sinal está ruim, seu aparelho gasta mais energia procurando o sinal da operadora.
Devo levar isto em consideração na hora de comprar o chip internet para Europa? Bom, diria que são muitos fatores a considerar, e este á apenas um deles. Na hora de colocar os prós e contras na balança, acho que os prós acabam pesando mais: pela praticidade, é muito fácil e rápido comprar os chips de internet Europa direto nas empresas que citamos, você não perde tempo de viagem, o chip já vem ativado e pronto para usar. É também muito mais seguro, você fica mais tranquilo sabendo que vai chegar no seu destino com o celular já funcionando! Portanto, para aqueles que querem simplesmente instalar um chip com internet no celular e já chegar na Europa com o celular funcionando, definitivamente a escolha mais prática e segura é comprar seu chip internet europeu no ViajeConectado ou Airalo.
Existem outras empresas que também vendem chip de internet para usar na Europa? Sim, mas se pesquisar no google, verá que o quantidade de reclamação nas outras é maior. Nós recomendamos o ViajeConectado ou Airalo pois já compramos deles várias vezes e nunca tivemos problemas. Como citei, são empresas parceiras aqui no blog e foram testadas por nós. A compra foi segura e confiável, fácil e sem burocracia.
Quanto custa
Se for comprar seu chip de celular na Europa, os preços variam entre 5 e 40 euros, mas isso depende muito do país onde irá comprar, além é claro da operadora e plano de internet que você escolher. Operadoras menores costumam cobrar mais barato, a partir de 5 euros, mas também tem cobertura inferior. Para saber conhecer os melhores planos e operadoras, consulte nossas matérias específicas para cada país. Lembre-se também de reservar um tempinho de sua viagem para ir atrás do chip de celular em seu destino. Confira os preços nas melhores operadoras de cada país:
- Alemanha, operadora Telekom: a partir de € 5,00
- Itália, operadora Vodafone: a partir de € 10,00 (chips locais) ou € 25,00 (para turistas)
- Escócia, operadoras EE ou Three: a partir de £ 10,00 libras
- Inglaterra, operadoras EE, O2 ou Vodafone: a partir de £ 10,00 libras
- Austria, operadora A1: a partir de € 10,00
- Espanha, operadoras Movistar, Yoigo ou Vodafone: a partir de € 10,00
- França, operadoras SFR ou Bouygues: a partir de € 10,00
- França, operadora Orange: a partir de € 30,00
Se for comprar o chip de internet Europa de uma das empresas que recomendamos aqui, para chegar por lá já conectado, os preços variam de 4,50 USD até 70 USD. Quanto menor a quantidade de internet, menor o preço. O mesmo vale para o período de dias, quanto menos dias precisar, mais barato. Esses chips funcionam por toda a União Européia. Confira os preços:
- EUROPA 7 dias, internet 1GB, USD 5 (Airalo)
- EUROPA 30 dias, internet 10GB, USD 37 (Airalo)
- EUROPA 30 dias, internet 30GB (1GB/dia), USD 69 (Viaje Conectado)
- EUROPA 90 dias, internet 50GB, USD 100 (Airalo)
Como podem ver, se for comprar o chip de celular na Europa nas principais operadoras em cada país, deve pagar em média a parti de 10 euros, algo como 55 reais na cotação de hoje do euro. Já se for comprar na Airalo, o chip de internet mais barato custa 5 dólares, aproximadamente 25 reais na cotação de hoje do dólar. Antes de comprar, confira se o plano atende a sua necessidade: confira quantos gigas de internet ele tem e por quantos dias é válido. Para quem vai ficar mais tempo na Europa, o ViajeConectado tem um com custo benefício. Consulte os sites deles para mais opções. Lembrando que a Airalo só trabalha com chips virtuais, enquanto o ViajeConetado trabalha tanto com chips físicos quanto virtuais.
Onde comprar
Como citamos nos tópicos acima, existem duas opções: você pode comprar o chip de celular direto em uma loja na Europa, ou comprar um chip de internet Europa antes de sua viagem começar, recebendo seu chip ainda no Brasil, assim você já chega na Europa com seu celular conectado na internet e funcionando! Caso seu celular tenha a tecnologia eSIM, é ainda mais fácil, em poucos cliques você compra e instala um chip virtual internacional no seu celular. Para saber as vantagens e desvantagem em cada caso, consulte os tópicos acima.
Por quase uma década, antes da tecnologia eSIM se popularizar, nós compramos nossos chips na Europa mesmo. Por isso, temos matérias bem detalhadas sobre o tema. Se esta for sua escolha, temos matérias bem específicas para cada país aqui no blog, e recomendamos sua leitura. Confira em detalhe onde comprar o chip de celular na Europa para cada país:
Caso prefira comodidade, e receber o chip de internet antes de sua viagem começar, recomendamos comprar no ViajeConectado ou Airalo, empresas parceiras aqui no blog, são empresas seguras e testadas por nós. Esta é a melhor opção para quem quer agilidade, facilidade e segurança na compra do chip. Você não perde tempo de sua viagem atrás de chip de celular e já chega na Europa com o celular conectado na internet!
⇨ Ganhe 10% de desconto usando os cupons (PROXIMATRIP na Airalo ou PROMO10 no ViajeConectado).
Está em dúvida sobre qual opção escolher? consulte os tópicos acima, mostramos em detalhes as vantagens e desvantagens em cada opção, e veja qual a melhor para você.
Dívidas frequentes
Existe chip europeu com internet ilimitada? Sim, mas cuidado com as “pegadinhas”. Na maioria dos casos, mesmo sendo sendo ilimitada, costuma haver uma franquia de dados para acesso em 4G/5G. Após atingir esse limite, você continua navegando na internet de forma ilimitada, mas em velocidade 3G ou mesmo 2G. Na prática, sua internet ficará tão lerda que ela deixa de ser ilimitada!
Whatsapp tem acesso ilimitado? Algumas operados europeias oferecem planos de internet com Whatsapp ilimitidado, mas neste caso, você teria que comprar o chip de celular na Europa e consultar os planos da operadora.
Posso usar meu whatsapp com o chip na europa? Sim, funciona perfeitamente. Há duas situações:
- Usar o Whatsapp com chip de internet europeu: quando seu chip vem com internet apenas (sem linha de voz), basta abrir o Whatsapp e usar. O WhatsApp não te faz qualquer pergunta, é abrir e usar!
- Usar o Whatsapp com chip de celular na europa: ao abrir seu WhatsApp, deve detecta a segunda linha (que não é a seu linha do brasil) e te pergunta: “Gostaria de registrar um novo número de telefone?”
Responda MANTER seu número, para continuar usando seu Whatsapp atrelado ao seu número do Brasil. Feito isto, continue a usar o Whatsapp normalmente.
Ao mudar de país na Europa, a internet do meu celular vai funcionar? Sim, isso é automático. Em alguns casos, pode ser necessário reiniciar o celular, já aconteceu conosco, reiniciamos e ele voltou a navegar na internet.
Posso compartilhar a internet do meu celular com outros aparelhos? É possível, mas a disponibilidade deste recurso, também conhecido por tethering ou roteamento de internet, depende do plano que você comprou. Nós já viajamos bastante, e posso dizer que na maioria das vezes conseguimos compartilhar a internet, roteando a internet de nosso celular para o computador ou outro celular. No entanto, houve vezes também que não foi possível. Não há uma regra, depende do país e do plano de celular que você comprou. Se isto é importante para você, esclareça este ponto antes de comprar seu chip.
Meu celular está sem internet na Europa, o que fazer? Caso já tenha instalado seu chip de internet internacional, e ao chegar na Europa, seu celular estiver sem internet (já aconteceu conosco), verifique a configuração do roaming internacional do seu chip de internet europa: vá nas propriedades do chip e verifique se está habilitado. Se não estiver, habilite. No iPhone, vá em Ajustes ==> Celular, depois clique no chip, entre e role a tela até aparecer “Roaming de Dados”, e habilite esta opção. Feita a mudança, reinicie seu aparelho. Conosco sempre funcionou. Fica aí a dica!
Consigo recarregar meu chip de celular na Europa? Depende. Se você comprou um chip de celular na Europa direto de uma operadora local, a recarga é possível em alguns planos, mas exige que você se dirija a uma loja de telefonia da operadora que comprou o chip. Dependendo do caso, pode não valer a pena, sendo mais fail comprar outro chip. Já se você comprou um chip de internet Europa da Airalo, por exemplo, dependendo do plano é possível recarregar. Já testamos e funciona. Outra opção, tão simples quanto, é fazer uma nova compra do chip virtual, e instalar novamente. Também já testamos e funcionou igualmente.
Chip brasileiro funciona na Europa? Sim, funciona, é o roaming no exterior. Geralmente as operadoras como Vivo, Claro, Tim, dentre outras, oferecem o roaming no exterior apenas aos clientes pós pagos. Se tiver interesse, consulte sua operadora para valores atualizados. Por exemplo, comparativamente aos planos que recomendamos aqui, o roaming no exterior da Vivo exige fidelização anual com taxa de R$20 reais por mês para destinos na Europa (em 12 meses você vai desembolsar R$240, e não tem como não pagar, pois há multa se você cancelar o plano), fora outras exigências. Para quem quer apenas comprar um chip de celular para usar no exterior, as alternativas que citamos aqui são mais vantajosas, tanto em termos monetários quanto a fidelização, que não existe. É comprar e usar.
Qual o melhor chip para usar na Europa? Se você procura desempenho e não se importa em gastar tempo de sua viagem atrás de uma loja de telefonia móvel em seu destino, a melhor opção é comprar o chip na Europa, é o melhor custo benefício. No entanto, se você procura praticidade e não quer perder tempo, a melhor escolha para você é comprar um chip de internet para a Europa, consulte as opções das empresas que recomendamos e escolha a melhor para você.
Chip de internet na europa funciona do Brasil? Não, esses chips são específicos para usar nos países da União Europeia.
Como instalar um eSIM Europa no meu celular?
Para quem optou com comprar um eSIM para Europa, a grosso modo existem 3 maneiras de instalar o eSIM internacional no seu celular (escolha uma delas):
- Instale o eSIM pelo App: este é o caso por exemplo, da Airalo. Dentro do App, vá em “Meus eSIMs”, clique em instalar, e siga as instruções passo a passa na tela, não tem erro! Se estiver usando um iPhone e já tiver uma linha brasileira instalada, o App irá te fazer 3 perguntas:
- Para “Linha padrão” escolha sua linha brasileira.
- Para “iMessage e FaceTime” escolha sua linha brasileira.
- Para “Dados celulares” escolha o eSIM que você comprou.
- Instale o eSIM pelo código de barras: Este é o caso do ViajeConectado. Após a compra seu plano eSIM, você recebe um email com um link para as instruções de instalação. Em uma das etapas, você deve scanear um código de barras, e depois seguir o passo a passo.
- Instale o eSIM manualmente: quando o App ou código de barras não são uma opção, é possível instalar manualmente. As instruções de instalação devem ser disponibilizadas pela loja que te vendeu o eSIM. A instalação manual é mais complicada, e só recomendamos para pessoas mais experientes e quando os 2 métodos acima não são possíveis.
Não sabe o que é um eSIM? temos uma matéria específica aqui no site, recomendamos sua leitura.
Dicas do Código de barras na instalação do eSIM: Para quem optar por instalar pelo código de barras, se você tem apenas um aparelho (o celular onde vai instalar o eSIM), tenha em mente que não dá para escanear o código de barras que é exibido na sua própria tela do celular. Ou seja, você vai precisar de uma segunda tela para exibir o código de barras, e apontar a camera do seu celular para essa tela! Por isso, recomendo instalar o eSIM antes de viajar, na sua própria casa, pois é mais fácil ter acesso a uma segunda tela (pode ser o celular de outra pessoa, por exemplo)
Demora para instalar? A última etapa da instalação do eSIM é geralmente ativação da linha, e isso pode demorar alguns minutos, principalmente se você estiver no Brasil, deixe seguir até o fim. A demora é normal pois o celular está tentando encontrar a rede da operadora do país de destino, mas não irá encontrar, pois você ainda não chegou lá. Mas a ideia é já deixar tudo instalado, para quando você desembarcar no seu destino, seu celular já funcionar de primeira. E lembre-se, verifique o roaming de dados do chip (deve estar habilitado) e se o eSIM está ativado. Reinicie o celular no destino caso a internet não funcione de primeira. Anote essas dicas, com a gente sempre funcionou!
Onde comprar o chip para europa nos principais aeroportos
Deixo abaixo as dicas dos aeroportos na Europa por onde passamos e já compramos um chip de celular:
- Aeroporto de Roma – Itália (Fiumicino / Leonardo Da Vinci):
- Terminal 3, área de desembarque, antes da retirada das bagagens:
- Loja da Three: entre os portões B01 e B05, horário de atendimento das 06:00 às 21:30h.
- Loja da TIM: próximo ao posto de informações, mesmo horário de atendimento.
- Terminal 3, área de desembarque, depois da retirada das bagagens:
- Stand da TIM (lojinha menor);
- Terminal 1, área de embarque “B”:
- Loja da TIM: horário de atendimento das 06:00 às 21:30h.
- Terminal 3, área de desembarque, antes da retirada das bagagens:
- Aeroporto de Lisboa – Portugal, após a retirada das bagagens:
- Stand da Vodafone: no piso térreo na área de desembarque, próximo da saída para o Metrô. Atendimento ótimo, compramos um chip de internet aí em menos de 3 minutos, e saímos da loja com o celular funcionando. Horário de atendimento: todos os dias das 7h às 22h;
- Loja Vodafone: no piso 1, no hall de partidas. Horário: Todos os dias das 7h as 19h;
- Aeroporto de Faro – Portugal, no piso térreo:
- Loja da Vodafone: muito boa, loja grande, fica próxima a um dos banheiros do aeroporto. Compramos mais um chip de internet nesta loja para nossa viagem pela Europa, atendimento muito bom e rápido, compra em menos de 2 minutos;
- Aeroporto de Porto – Portugal:
- Loja da Vodafone: horário de atendimento: todos os dias das 7h30 às 21h.
- Aeroporto de Paris (Charles De Gaulle):
- Lojas Relay: No aeroporto de Paris você não vai encontrar lojas das das principais operadoras francesas (Orange, SFR, etc). A dica é procurar as lojas da Relay, que vendem revistas, livros, e também chips de internet para seu celular!! Já comprei, funciona.
- Aeroporto de Amsterdam (Schiphol):
- Nas lojas de eletrônicos do Aeroporto: Existem uma infinidade delas, mas apenas algumas vendem o chip de internet. Se tiver dificuldade de encontrar, peça na loja por “SIM CARD”, que o vendedor vai te indicar o caminho. Compramos uma vez um chip de internet por 5 euros, da Starhub, veio com 1,5GB de dados, testamos em Amsterdam e Portugal, funcionou direitinho.
- Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica:
- Lojas Relay: são as mesmas lojas francesas, vendem alguns chips de internet por lá
- Base Shop: aqui tem mais opções, chips de internet com franquias de dados em vários tamanhos e que funcionam na Europa.
- Aeroporto de Heathrow, em Londres, na Inglaterra:
- STANDS “WE KNOW LONDON”: são 4 stands pequenos no aeroporto de Heathrow, ficam todos no hall de chegadas dos terminais 2, 3, 4 e 5. Horário de Atendimento: todos os dias, das 06:00 às 23:00hs.
- LOJAS “WH SMITH”: tem 18 lojas espalhadas pelo aeroporto de Heathrow, nos terminais 2, 3, 4 e 5, tanto no hall de chegadas quanto de partidas. Só vendem o chip, a instalação e ativação é por sua conta. Horário de Atendimento: é específico de cada loja, mas costumam ficar abertas das 05:00 as 22:00.
- LOJAS “SIM LOCAL”: tem lojas no hall de chegadas dos terminais 2, 3, e 5 do aeroporto de Heathrow e também no central underground próximo da estação de trem do aeroporto. Horário de Atendimento: todos os dias, das 06:00 às 22:00hs.
- MÁQUINAS DE AUTO-ATENDIMENTO: são máquinas específicas para venda de chips de celular, vendem de diversas operadoras. Funcionam 24hs por dia, todos os dias da semana.
E você, já usou seu celular com chip de internet na Europa? Deixe suas dicas nas caixas de comentários, pode ajudar a outros viajantes.
Tenha uma ótima viagem, com seu celular navegando na internet e até a próxima trip!!