Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em 1 dia em Belo Horizonte, a capital vibrante e cheia de vida de Minas Gerais. Cultura, história, gastronomia e lazer são encontrados em abundância na cidade mineira. Com parques, museus e bairros interessantes para conhecer, fizemos uma lista com sugestões para explorar a cidade!
Com mais alguns dias em Belo Horizonte, dá para visitar a Serra do Cipó e admirar suas belezas naturais (a apenas 90 km de distância) ou ainda passar alguns dias conhecendo as cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes e Mariana.
Antes de começar a explorar as maravilhas dessa cidade, lembre-se de guardar as malas num depósito de bagagem Bounce em Belo Horizonte para garantir que sua viagem seja ainda mais tranquila e sem estresse. Com essa facilidade, mesmo estando em uma conexão longa no aeroporto, ou em trânsito de uma cidade a outra, você pode passear na cidade sem se preocupar onde deixar a bagagem em segurança.
Praça da Liberdade: Cultura e História
A Praça da Liberdade é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Cercada por belos jardins e palmeiras – com direito a estátuas de mármore (!), a praça abriga edifícios históricos que hoje funcionam como centros culturais e museus.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade inclui o Museu das Minas e do Metal, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Memorial Minas Gerais Vale, onde você pode aprender mais sobre a história e a cultura de Minas Gerais.
Foto de Gabriel Ramos na Unsplash
Mercado Central: Sabores e Tradição
O Mercado Central de Belo Horizonte é uma atração imperdível para quem deseja experimentar a culinária mineira e adquirir produtos locais. Com uma variedade incrível de queijos, doces, cachaças, e artesanato, o mercado é o lugar perfeito para mergulhar nos sabores e tradições de Minas Gerais.
Não deixe de provar o famoso pão de queijo e o doce de leite artesanal. São quase 100 anos de tradição. Veja mais no site oficial!
Complexo da Pampulha: Arte e Arquitetura
O Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos maiores orgulhos de Belo Horizonte e um passeio imperdível!
A Lagoa da Pampulha é cercada por obras-primas da arquitetura moderna, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile. Além de admirar a arquitetura, você pode aproveitar para caminhar ou andar de bicicleta ao redor da lagoa.
O Conjunto Moderno da Pampulha conquistou, em 2016, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, sendo o 20˚ local brasileiro a ser incluído na seleta lista!
Parque Municipal: Natureza no Centro da Cidade
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um oásis verde no centro de Belo Horizonte. Com lagos, jardins, e trilhas, o parque é um ótimo lugar para relaxar e aproveitar a natureza. O parque também oferece diversas atividades, como passeios de pedalinho, playgrounds para crianças e áreas para piquenique, sendo um espaço ideal para toda a família.
Savassi: Vida Noturna e Entretenimento
A região da Savassi é conhecida por sua vida noturna agitada e por suas opções de entretenimento. Com muitos bares, restaurantes e cafés, este barri de classe alta é o lugar perfeito para curtir a noite belo-horizontina. Durante o dia, a região também oferece boas opções de compras e lazer.
Museu de Artes e Ofícios: História do Trabalho
Localizado na histórica Estação Central, o Museu de Artes e Ofícios é dedicado à preservação da história do trabalho e das profissões no Brasil. Com um acervo rico e bem organizado, o museu apresenta ferramentas, máquinas e documentos que ilustram a evolução das atividades laborais no país. É uma visita educativa e interessante para todas as idades. A entrada é gratuita.
Mirante do Mangabeiras: Vista Panorâmica de Belo Horizonte
Para uma vista panorâmica espetacular de Belo Horizonte, visite o Mirante do Mangabeiras. É um bom lugar para ir em um roteiro de 1 dia em Belo Horizonte caso esteja um dia ensolarado e com boa visibilidade.
Localizado a 1170m de altitude, no bairro de mesmo nome, o mirante oferece uma visão ampla da cidade e das montanhas que a cercam. É o lugar ideal para apreciar o pôr do sol e tirar fotos incríveis da paisagem urbana e natural de BH.
Há toda infraestrutura necessária ao visitante: banheiros, bebedouros, espaço para crianças e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Feira Hippie: Artesanato e Cultura
Todos os domingos (das 8h às 14h), a Avenida Afonso Pena se transforma em uma grande feira ao ar livre, conhecida como Feira Hippie. Com centenas de barracas, a feira oferece variedade de artesanato, roupas, acessórios, e comidas típicas. É um lugar perfeito para caminhar e comprar lembranças de viagem, além de conhecer e incentivar o trabalho dos artesãos locais.
Tem mais dicas de Belo Horizonte? Deixe as dicas nos comentários!
Até a próxima trip!