Hoje no blog conto como foi conhecer a praia mais bonita e famosa da Croácia, Zlatni Rat. Para chegar até lá, dá um certo trabalho de entender o percurso, mas é tudo bem simples e fácil. Geralmente o pessoal se hospeda na ilha de Hvar e faz um passeio de barco para passar o dia na praia. Ou faz um bate-volta de Split, o que pessoalmente acho super cansativo. Eu fiz diferente, pois fiquei hospedada na cidade de Bol por 2 noites, onde a praia está localizada. Fiquei em um hotel que estava a apenas 5 minutos de caminhada de Zlatni Rat! Foi uma viagem com clima de férias na praia!
Vista de cima (crédito da imagem: visitbrac.com):
A praia de Zlatni Rat vista do avião, quando estávamos indo embora da Croácia!
O que fazer em Zlatni Rat, atividades, estrutura de praia e quando ir:
Sem dúvida a melhor época para visitar Zlatni Rat é durante o verão, praia sem sol e calor não combina. Vá de maio a setembro para pegar dias ensolarados. No pico da temporada (jul/ago), melhor ir de manhã ou fim da tarde para não pegar a praia lotada. As águas de Zlatni Rat (e de todas as outras praias em Bol, na Ilha de Brac) são cristalinas e limpas. Apesar do calor, para meu gosto considero a água gelada, diferente do padrão caribe/nordeste brasileiro. Mas refresca do calorão croata! Fomos em julho/2016 e pegamos temperaturas altas e dias de sol e céu azul – nada como ir na época certa!
As temperaturas médias em Zlatni Rat no verão vão de 25ºC a 30ºC. De acordo com nosso iPhone, nos dias que ficamos lá pegamos mais de 30ºC todos os dias! No inverno, muito vento e temperaturas médias de 9ºC a 13ºC.
A temperatura da água do mar vai de geladíssimos 11.6ºC a 17.3ºC nos meses de inverno a mais toleráveis 23.5ºC e 23.9ºC em julho e agosto, respectivamente.
Há diversas atividades aquáticas, como wind surf, kitesurf, paraglider, passeios de lancha e até atividades para crianças (vimos muitas, é um destino bem family-friendly) como um parque de bóias sobre as águas. Na praia de Zlatni Rat há como alugar cadeiras com guarda-sol e também alguns beach lounges com sofás e pufs.
Também há poucos e pequenos bares/barracas, onde se vende lanches, sucos naturais, smoothies, cerveja, etc. Outra informação útil: há lockers na praia, sempre bom saber caso tenha alguma mochila ou objeto que precise guardar caso vá passar o dia.
Minha sapatilha para encarar as pedras da praia – não é nada fashion, mas extremamente necessária para pés sensíveis!
Como todo local turístico, é bom ler um pouco da história do local, bem como as regras de uso da praia. Há placas informativas em toda ilha!
O curioso formato em V por causa do banco de areia com pedras deu esse formato único e inusitado à praia de Zlatni Rat. Há inclusive um (bem improvisado, é verdade) viewpoint (mirante) no canto direito da praia:
Vimos algumas pessoas completamente nuas em um trecho de Zlatni Rat, pelo que eu li depois ela tem um trecho naturista, enfim, não descobri como é essa divisão. Sobre topless: havia algumas mulheres adotando a prática em Zlatni Rat – como é de praxe nas praias da Europa.
Como chegar na praia mais famosa da Croácia, Zlatni Rat:
Nós chegamos a partir de Split, de onde pegamos um Ferry (Jadrolinija) até o porto de Supetar, que fica na Ilha de Brac.
Chegando em Supetar, após o desembarque dos ferrys, você caminha 3 minutos até um ponto de ônibus com destino para vários locais da ilha. Para ir até Zlatni Rat, é necessário comprar seu ticket de bus para a cidade de Bol, onde está a famosa praia. A viagem de ônibus dura 1 hora e tem ar condicionado e é super confortável. As paisagens são lindas, como em todas as viagens de ônibus pela Croácia!
Chegando em Bol, depois de desembarcar do ônibus você pode pegar um táxi até Zlatni Rat, ou ir caminhando (1,5 km), que foi o que fizemos. Durante todo o caminho você passa ao lado de praias de águas cristalinas em um calçadão para pedestres e todo arborizado. Uma sombra providencial!
No calçadão ficam algumas barraquinhas de comida e sorvete, roupas, chapéus, sapatilhas para praia (compre pois você vai precisar, as praias na Croácia são todas com pedras e não areia!) O legal é que vimos muitos turistas locais. Na verdade, como a gente se hospedou em Bol, não vimos nenhum brasileiro. A maioria faz esquema de bate-volta mesmo.
Outras praias em Bol, vizinhas a Zlatni Rat:
As praias na ilha são super azuis, cristalinas, água fria (mas gostosa no tempo quente) e de pedras. Clima de tranquilidade total.
Alguns trechos de praia são reservados para os hóspedes dos grandes hotéis. Nós ficamos em um hotel enorme da rede Bluesun, que tem 3 hotéis em Bol. Tivemos direito a cadeiras com guarda-sol e toalhas.
Foto com o dome, acoplado na GoPro:
Em alguns trechos de praia, você fica com ela somente para você!! Não havia muita estrutura (exceto nos trechos reservados para hóspedes dos hotéis), mas o fato de estar mais isolado e sossegado agradava a mim e meu marido. Pegávamos nossa toalha e podíamos ficar o tempo que quiséssemos, relaxar, tomar um banho de mar, fotografar, etc.
E você? Já visitou essa ou outra praia paradisíaca na Croácia? O que achou? Deixa sua dica ou perrengue nas caixas de comentários!
Para ver todos nossos posts da Croácia, clique aqui.
Até a próxima trip!
Adorei as informações e comentários. Super úteis.
Vou no começo de julho para Budapeste e depois Croácia. Valeu saber tantas dicas do que fazer.
Obrigadíssima!
Oi Eliana, aposto que vai curtir muito a viagem! Vai pegar um excelente clima tanto na Hungria como na Croácia em julho! Aproveite muito e obrigada pela visita ao blog!