Um dos passeios clássicos em Pequim é uma visita – guiada ou independente – pela Cidade Proibida. Muito interessante pelo ponto de vista da história e ótimo local para fotos, para turistas como nós. Como não gostamos muito de tours – ainda mais nos moldes chineses (muita gente + guias com inglês ruim), localizamos a estação de metrô mais próxima, planejamos nosso dia com outras atrações próximas, checamos horários e valores de ingressos e lá fomos nós!
Chegamos cedo para garantir uma visita mais tranquila – pois todo lugar na China é cheio, imagine um local como este. 15 minutos antes de a bilheteria abrir estávamos lá. Éramos um dos primeiros. Tente fazer isto também, acho que vale a pena e você faz seu dia render mais. 120 Yuan para 2 adultos.
Antes de entrar: Raio-x…não são somente os americanos com esses sistemas rígidos de fiscalização.
Logo de cara você já vai clicando tirando mil fotos rsrsrs. Pegamos um lindo dia de céu azul (coisa cada vez mas rara em Pequim) e isso ajudou bastante no passeio. Confesso que o desafio do dia foi tentar tirar fotos boas sem que a multidão aparecesse em todas elas. Realmente difícil.
Como um imagem vale mais do que mil palavras, vou ilustrar esse post com algumas de nossas fotos preferidas do nosso dia pela Cidade Proibida. Oficialmente, ela é conhecida como Museu do Palácio. Um dos maiores complexos arquitetônicos do país, onde vários imperadores viveram durante séculos – e sem que ninguém do povo tivesse acesso a tudo isso. A Cidade Proibida revelou-se para o público geral somente em 1949, e hoje é um dos locais mais visitados da China. Fascinante. Sem mais palavras.
Convém ter um mapa do local, no celular ou em papel, para se certificar de que visitou/vai visitar todos os pontos de seu interesse dentro da Cidade Proibida. Nós não tínhamos plano algum, a gente ia seguindo o que nos despertava interesse (principalmente interesse fotográfico).
Abaixo, a cidade proibida representada em um mapa 3D, do Baidu – o “google” asiático. Para ver o mapa completo, interativo, com zoom e tudo mais, basta clicar na imagem.
Observando o mapa 3D acima, tente descobrir onde a foto abaixo foi tirada!
Nos telhados, os guardiões (sempre em número ímpar) protegeriam (supostamente) as construções de incêndios:
Se sair da linha, os homens de verde já vão sair apitando!!!
No fim, há um jardim, mas pouco interessante perto do que você terá visto até chegar neste ponto.
Aproveitamos para ir ao banheiro, e meninas, preparem-se rsrsrs…realmente exige técnica pra fazer xixi aqui.
Nas imagens seguintes, em destaque o pavilhão Wancheng (no topo do morro), de onde se tem a vista clássica da Cidade Proibida. Em breve nossa visita ao Parque Jing Shan, onde está este pavilhão, relatada aqui no blog!
Para finalizar, deixo abaixo um mapa do google com a localização da Cidade Proibida em Pequim. As estações de metrô mais próximas são Tian’Anmen East e Tian’Anmen West, ambas na linha 1.
Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que bom recordar uma viagem que fiz há uns 10 anos através das suas fotos. E parece que pouco mudou na Cidade Proibida! Grande abraço desde Portugal e continuação de bom trabalho aqui no blog.