Em nossa viagem por Pequim, passamos pelo famoso e moderno estádio Ninho de Pássaro (bird’s nest) e pelo centro aquático Water Cube, ambos utilizados nas Olimpíadas de 2008. Logicamente que foram gastos milhões para a construção dessas estruturas, e gastos com esse tipo de obra sempre geram discussão (basta ver toda a discussão com os gastos da Copa 2014 aqui no Brasil) mas nós como turistas não poderíamos deixar passar batido a visita ao Centro Olímpico, até para saber se lá na China também tem “elefante branco”.
[O moderno estádio Ninho de Pássaro em Pequim]
Como chegar?
A maneira mais fácil de se visitar o Centro Olímpico (o estádio Ninho de Pássaro e o Water Cube estão praticamente um em frente ao outro) é chegando de metrô, pela linha 8 verde, e descer na estação Olympic Sports Center ou na estação Olympic Green. Em nosso caso, descemos por uma e depois de andarmos por todo o centro, embarcamos de volta para o nosso hotel pela outra estação.
Tudo é bem sinalizado. Aconselho ir por conta própria. É muito fácil e se você não curtir simplesmente pega o metrô e vai embora. Como todos os passeios em Pequim, tours são totalmente desnecessários.
O que ver e fazer?
Logo que você sai da estação do metrô, tem um shopping (pequeno e com cara de fajuto) por ali. Não entramos. Apenas seguimos a sinalização rumo ao estádio. O legal mesmo do passeio é observar as estruturas construídas. Há muita gente também, chineses aos montes e turistas, há venda de souvenirs (com barraquinhas com alto falantes que beiram o insuportável!!!), pipas, alguns snacks..e só.
Esse corredor enorme faz a ligação entre os locais do complexo. Se quiser andar tudo, prepare-se para andar bastante.
O mapa do local está afixado perto da saída do metrô, e ajuda muito…
Também pode pegar o trenzinho que anda por ali em alguns períodos do dia.
No dia em que fomos, o Centro Olímpico de Pequim funcionava das 7h às 21:30h. Não se preocupe com o portão da foto abaixo, pois a entrada ao Complexo Olímpico é gratuita.
Somente no caso de você se interessar em conhecer internamente o estádio ou o Water cube é que você precisará pagar uma taxa de admissão. Você também pode adquirir o ingresso combo, para fazer os 2 tours internos com uma taxa reduzida.
Adorei as pipas, pena que não tinha lugar na mala… Mas foi legal ficar fotografando e vendo as criancinhas chinesas se divertirem com elas.
O prédio moderno da IBM de fundo e barraquinhas de tranqueiras e snacks…
O local é extremamente limpo, graças ao trabalho de pessoas como o senhor da foto abaixo…
Uma escultura do local…
E o Gustavo não sossegou enquanto não tirou uma foto minha com o estádio .
Como queríamos tirar fotos noturnas, resolvemos comer em um Mc Donald’s ali perto. Era a deixa para descansarmos as pernas e voltarmos pra cá já à noite.
Depois de várias fotos do Ninho de Pássaro e do Water Cube iluminados, fomos ver o que tinha num local que estava muvucado… eram os bonequinhos, mascotes das olimpíadas…tinha um monte de gente (leia-se chineses) se estapeando para tirar fotos com os mascotes.
Enquanto eu (tentava) tirar uma foto dos bonequinhos das olimpíadas, Gustavo ficou tirando foto do trânsito da cidade .
Afinal, para que servem o estádio e o centro aquático depois das Olimpíadas? Li algumas reportagens antes de viajar. Algumas reportagens indicam que apesar da utilização do estádio Ninho de pássaro para festivais e eventos esportivos (em 2013 a seleção brasileira jogou um amistoso neste estádio), ele teve um alto custo no projeto e construção, e que Pequim demoraria 3 décadas para recuperar o montante investido. O Cubo d’água (water cube) foi transformado em parque aquático. Mas os outros prédios, sem tanta ambição arquitetônica e fama, foram abandonados e sofrem com o descaso e falta de uma nova função.
Em minha opinião, a prefeitura deveria criar mais atrações por ali, aproveitando todas essas estruturas, para dar mais opções de lazer para os moradores da cidade e também para os turistas – quase 5 milhões de pessoas passaram pelo Complexo Olímpico em 2012 – não é um número a se desprezar.
Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.
Até a próxima trip!
Olá, tenho uma conexão em Pequim de 7 horas…você acha que dá pra conhecer esse local em tempo hábil ?
Obrigado
Olá! Se for somente este local (estádio e ginásio) consegue sim. Dessas 7 horas considere que voce tem para deslocamento e passeio 4 horas. Dá tempo tanto de metro como de taxi! Boa viagem
O trenzinho que se desloca no complexo é pago?
Oi Paula, nós não usamos, então não sei te dizer.