Ao desembarcar na estação de metrô Qianmen, você se deparará com o imenso “Portão da Frente” ou Qian Men. Os portões na China de antigamente serviam, a grosso modo, para separar a cidade proibida dos imperadores do resto do povão chinês. Basicamente, eles delimitavam os domínios imperiais de Pequim (ou Beijing, como preferir). Perto dali, as ruas Qian Men, Dashilan e Liulichang são ótima pedida para bater perna, e oferecem hutongs restaurados (e modernizados), lojinhas de raridades, souvenirs, restaurantes, lojas e muito mais. Este portão (Qian Men) da foto abaixo também é conhecido como Zhengyang Men.
Esse passeio a pé foi nosso primeiro passeio na cidade de Pequim na verdade, apesar de eu ter publicado outros passeios em posts anteriores a esse aqui no blog. E recomendo como uma ótima introdução à cidade e o contato com a população chinesa. Foi muito legal se sentir meio alien no meio de tanto chinês e ser observada o tempo todo. Infelizmente neste dia pegamos uma poluição ferrada, em níveis altíssimos – tivemos que usar as máscaras de proteção logo no primeiro dia na cidade .
Eu estava empolgadíssima e tirando fotos de tudo, apesar do friozinho e da forte poluição.
É estranho – mas depois de alguns dias em Pequim se torna comum (infelizmente) – ver o sol como se estivesse sufocado no meio da poluição: resumo da ópera – estaria um dia de sol brilhando se não tivesse SMOG. Smog é uma palavra em inglês para se referir a um certo tipo de air pollution (poluição do ar). A palavra deriva da combinação de smoke + fog.
Andando rapidamente pela Qian Men street, vê-se que ela é extremamente turística, visto que apesar dos prédios tradicionais e decorados ao modo chinês, por ali estão lojas como Nike, Uniqlo, Haagen Dazs e Starbucks, onde inclusive compramos um chocolate quente para ajudar a espantar o frio. Mas, indubitavelmente, é um local bem fotogênico.
Mc Donald’s…em todos os lugares do mundo…é uma praga (no bom sentido) inclusive na China:
Claro que também achamos lojas bizarras por ali, como a loja que tinha placas de neon da CANON e quando entramos era uma loja de…. sapatos (?!?!?!)
E também uma loja muito tosca de smartphones….hahaha eu acho que não compraria um iPhone novo aqui não .
Os guardas por ali estavam com uma cara de sono…praticamente dormindo em pé..mas pudera, os chineses trabalham muito. Isto é algo que pudemos constatar.
barraquinhas com snacks chineses se espalham por todo os lados nessa região:
Uma das ruas mais procuradas pelos turistas é a Dashilan jie (jie significa rua em chinês), com sua arquitetura peculiar, lojas e casas de chá.
E guardas indo e vindo em todo lugar e a todo momento…!!!
É preciso ter cuidado pois motos e bicicletas dividem espaço com os pedestres…mesmo a Dashilan jie e Liulichang jie sendo consideradas – teoricamente – uma zona de pedestres.
Claro que há várias outras ruazinhas que fomos andando e nos enfiando, dá para se perder (se não tivéssemos o google maps no celular, claro). E no fim acaba sendo bem mais interessante, pois você tem contato com o povão mesmo, as lojas que eles compram, a comida que eles comem, enfim.
Em toda Pequim e também nessa região, dê atenção redobrada ao trânsito. O simples fato de atravessar uma rua pode ser uma aventura em meio a tanta gente, carros, motos e bicicletas.
Se você procura souvenirs, essa região também tem aos montes! A começar pelo retrato de Mato Tsé Tung, a 10 yuan (cerca de 3 reais):
…e mais todos os clichês da China, como pandas, supostas peças raras de dinastias diversas, dragões, budas…whatever… compramos ímãs de geladeira para nossa coleção. Dica: pechinche. Muito. De verdade. O preço cai pela metade…isso porque eu e o Gustavo somos péssimos de pechinchar…não nos sentimos muito à vontade para fazer isso. Mas fizemos e NUNCA pagamos o preço inicial pedido.
Abaixo, o mapa de ruas do google com o trajeto de nossa caminhada pelas ruas Qian Men, Dashilan e Liulichang:
Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.
Até a próxima trip!
Acho que o metro está errado, o correto será: metro linha 2 até Qianmen e metro linha 7 até Zhushikou cada um numa ponta da rua.
Nao chegamos a pegar a linha 7, apenas descemos na estação Qianmen!