Quando estava planejando nossa trip para a China, li muito sobre as hutongs em Pequim. A capital chinesa vem passando nos últimos anos por muitas transformações, dentre elas, a destruição dessas “vilas” ou ruelas, para deixar o terreno livre para novas e grandiosas construções.
Nas hutongs vivem milhares de moradores de Pequim, não são lugares turísticos. Claro que existem os famosos passeios de riquixás, mas estes só levam para “hutongs de turista”, onde tudo é arrumadinho e cheio de lojas de souvenir. Por este motivo, nós fomos nos enfiando nas hutongs reais, e que em alguns momentos se assemelham muito a zonas periféricas de grandes cidades aqui no Brasil. Veja nas fotos abaixo: uma é hutong de turista, a outra, uma hutong em que todo mundo ficava olhando para a gente como se fôssemos aliens!
Basta caminhar pelo centro da cidade, você logo verá as entradas das hutongs (cuja entrada fica sempre para o sudeste, conforme manda o feng shui). As ruelas cortam praticamente toda essa região. Uma das coisas mais interessantes em Pequim é justamente o contraste do novo e moderno com o tradicional e milenar. Ao sul de Qian Men e nos arredores de Hou Hai, você verá muitas hutongs.
um restaurante que achamos entre uma hutong e outra…
Esse passeio a pé até rendeu umas comprinhas em um mercadinho, compramos vários snacks para beliscar durante nossos dias na cidade.
Abaixo, marquei em um mapa do google nosso passeio a pé pelas hutongs:
Essa caminhada pelas hutongs nos tomou uma tarde inteira. Não é propriamente um passeio turístico, mas com certeza é um bom começo para apreciar Pequim e observar os chineses. Assim como eles nos encaram fixamente, por outro lado é um povo diferente para nós. É natural essa curiosidade de ambos os lados. Por esse motivo antropológico, recomendo a todos gastar as solas de sapato pela velha Pequim.
Para ver todas as nossas matérias e relação de passeios para fazer em Pequim, clique aqui.
Até a próxima trip!