Hoje no blog, vamos falar sobre Santiago, uma cidade vibrante e cosmopolita, onde a história se entrelaça com a modernidade, e as paisagens urbanas se misturam com a imponência dos picos nevados dos Andes. Se você está planejando uma viagem à capital chilena e busca aproveitar ao máximo cada momento, este roteiro de 5 dias em Santiago do Chile é perfeito para você.
O roteiro a seguir foi baseado em nossa última viagem pela cidade, e passa por monumentos e ruas históricas, bairros encantadores, museus fascinantes e sabores inigualáveis da gastronomia chilena. Prepare-se para se apaixonar por Santiago, onde cada esquina revela uma nova história e uma experiência única.
Durante esta viagem de cinco dias, exploramos alguns dos principais pontos turísticos (e outros nem tanto) da cidade, alguns já conhecíamos de outras viagens a Santiago e outros visitamos pela primeira vez. Em uma cidade grande como Santiago, é normal sempre ter novidades e coisas a descobrir e/ou revisitar.
Com relação ao clima, viajamos em Junho (final do outono) e pegamos apenas 1 dia de tempo nublado/chuvoso. As temperaturas que pegamos variaram de 8ºC a 20ºC. Nas viagens anteriores, fomos em Agosto (frio e céu azul o tempo todo) e o Gustavo também esteve recentemente em um mês de Dezembro, alto verão, com céu azul, nada de chuva (tempo até seco demais!) e um calorão sempre acima dos 30ºC.
Em nosso roteiro de 5 dias detalhado dia a dia em Santiago do Chile, também apresentamos sugestões de trocas de passeios, caso a opção que colocamos no roteiro não lhe agrade ou você já conheça. Ah, e também incluímos uma lista com os melhores bairros para se hospedar (e mais seguros para os turistas) e dicas dos restaurantes que visitamos na cidade recentemente.
DIA 1 – CENTRO HISTÓRICO DE SANTIAGO + MUSEU e BAIRRO LASTARRIA
No primeiro dia deste roteiro de 5 dias em Santiago do Chile, pegamos um metrô rumo ao centro histórico. Alguns lugares, como a Plaza de Armas, Bairro Paris-Londres, Catedral Metropolitana de Santiago e Plaza de La Constitución já tínhamos visitado de outras viagens à cidade, então pulamos – mas vale a pena conhecer se é sua primeira vez em Santiago.
Não deixe de conhecer o Palácio de La Moneda, além da arquitetura super imponente deste edifício de 1805, ele também abriga o gabinete oficial do presidente do Chile! Caso tenha interesse, pode fazer tours pelo palácio (necessário agendamento pelo site) ou ainda acompanhar a troca da guarda presidencial, uma cerimônia gratuita e tradicional do Chile, sendo realizada desde 1851.
O desfile dos carabineros de Chile acontece a cada 2 dias em horários específicos e são acompanhados de orquestra e encanta os turistas que acompanham o evento. Devo confessar que eu eu e o Gustavo nunca assistimos à troca da guarda em Santiago, mas já fizemos isso em algumas cidades na Europa! 🧐
Caso tenha interesse, também pode conhecer o Mercado Central de Santiago, na Avenida San Pablo – o prédio é do século XIX e vende frutos do mar, possui estandes de frutas e legumes e alguns locais para alimentação, mas encontra-se atualmente um pouco degradado, muitos turistas tem se queixado da insegurança e do aspecto de abandono.
Um lugar muito gostoso para passear no centro é o Cerro Santa Lucia, um parque super agradável com trilhas, fontes, monumentos e mirantes (miradores) com vistas panorâmicas de Santiago. A curiosidade é que ele está sobre um pequeno monte de rocha vulcânica. Uma ótima pedida para casais e visitantes que curtem natureza!
Nós aproveitamos para conhecer os grafites da Paseo Bandera, uma rua no centro que antigamente era uma rua normal para carros e agora é uma via exclusiva para pedestres e cheia de murais. Lembro que da primeira vez que fomos a Santiago muitos anos atrás, ainda não existia esse lugar como atrativo turístico.
Confesso que fiquei um pouco triste de ver que alguns dos murais foram pichados estragando parte dos desenhos 🤨, mas ainda assim a idéia para o local foi muito boa. Fica ao lado do prédio da Bolsa de Valores de Santiago.
Todos estes locais podem ser complementados com a visita a algum museu da região, principalmente se seu interesse na viagem for mais voltado ao lado cultural ou porque você quer saber o que fazer em Santiago em um dia chuvoso, por exemplo.
Veja aqui uma lista com museus interessantes do centro para incluir no seu roteiro de 5 dias em Santiago do Chile:
- Museu Histórico Nacional
- Museu Chileno de Arte Precolombino
- Centro Cultural La Moneda
- Museo de la Memoria y los Derechos Humanos
Como alternativa/complemento aos pontos turísticos do centro histórico de Santiago, também vamos incluir algumas atrações do bairro Lastarria, que podem muito bem ser encaixados nos outros dias do roteiro de viagem combinando com outros passeios.
O bairro de Lastarria ainda não conhecíamos, mas sabíamos da fama de boemia do lugar, já que as noites são bem animadas. Aproveitamos uma tarde para conhecer a feirinha de artesanato, caminhar pelo bairro super arborizado e dar uma olhada nas lojas e cafés.
A rua principal do bairro é a José Victorino Lastarria, cheia de bares e restaurantes (como o Bocanariz, Jose Ramon 277 e Patio Navegantes) e hotéis boutique nos arredores.
Nós fomos conhecer o café temático Wonderland Café, com tema da Alice no País das Maravilhas. Alinhamos as expectativas já que o café está bem famoso nas redes sociais. Escolhemos o chá da tarde para 2 pessoas, com sanduíches, bolos e outras guloseimas. Tudo bem feito e apresentado, mas o valor realmente é acima da média 😐
O lugar é bonito e fomos muito bem atendidos. Para saber mais deste café fofo, conferir o menu com preços, horários e fazer reservas antecipadas, clique aqui.
No bairro de Lastarria ainda há excelentes atrações culturais como o Centro Cultural Gabriela Mistral, onde há exposições de obra de arte, concertos e peças teatrais; e o Museo de Artes Visuales (MAVI), um museu de arte moderna que vale a pena conhecer em Santiago do Chile.
DIA 2 – VINÍCOLA + TEMPLO BAHÁ’Í + SKY COSTANERA ou BARRIO ITALIA
Neste dia do roteiro de 5 dias em Santiago, resolvi colocar um dia mais tranquilo considerando que o dia 1 foi intenso. Ou você ainda pode adaptar incluindo alguns lugares do dia 1 que faltaram no passeio ou adicionar, além da visita ao mirante do Sky Costanera, uma tarde de compras no shopping Costanera Center, onde fica o mirante.
Eu não sou muito de beber, mas vinho é a única bebida que ainda tomo de vez em quando, principalmente quando vou a algum restaurante legal ou estou viajando. O Gustavo a mesma coisa, então desta vez resolvemos fazer um tradicional tour de vinícola em Santiago.
Há diversos tipos de passeios e a Vínícola mais famosa e visitada pelos brasileiros é a Concha Y Toro. Como eu queria visitar uma vinícola tradicional, mas menos comercial e menor, batemos o martelo e agendei um tour de degustação e visita aos parreirais na Cousiño Macul, com o adicional de ser um tour de bicicleta!!!
Leia nossa experiência completa aqui:
Há diversas outras vinícolas que você pode visitar por conta própria ou contratar tour de empresas de turismo que organizam a visita e combinam até 2 vinícolas no mesmo dia! De qualquer forma, separe uma manhã ou tarde no seu roteiro de viagem para visitar uma vinícola de sua escolha e apreciar um bom vinho chileno.
Veja outras vinícolas procuradas pelos turistas em viagem a Santiago: Viña Santa Rita, Vinícola Santa Carolina e Undurraga.
Se você resolver visitar a Cousiño Macul, como nós, também pode incluir uma visita ao Templo Bahá’í, um templo de paz e tranquilidade que acolhe a todos visitantes, independente de sua religião, cultura e gênero. O lugar é belíssimo e foi inaugurado em 2016. A visita é gratuita.
Com uma arquitetura inovadora, o templo possui nove pétalas de mármore e vidro fundido, semelhante a uma flor, além disso, as portas de entrada do templo apontam em diferentes direções, com o objetivo de dar acolhida aos visitantes de todos os lugares do mundo.
Veja mais informações no site oficial.
O Gustavo queria dar uma olhada em roupas de inverno então passamos no Costanera Center e demos uma volta – mas o shopping é gigantesco. Logo depois fomos no mirante do Sky Costanera, para ver Santiago do Chile do alto, bem na hora do por do sol.
Situado em um prédio de 300 m de altura, o observatório com paredes de vidro tem vistas panorâmicas de 360º da cidade. O Sky Costanera é atualmente o maior edifício da América Latina. Para ver os horários de funcionamento e valor dos ingressos, consulte o site oficial.
À noite jantamos por ali mesmo, no Hard Rock Café Santiago, que fica no piso térreo do Costanera Center.
Outra opção é caminhar pelo bairro Itália – o pitoresco “barrio” é uma área com prédios baixos e fachadas coloridas, cheio de restaurantes italianos, cafés, pizzarias e gelaterias com mesinhas na calçada.
O Paseo Estación Italia é um pequeno centro comercial com lojas vintage e boutiques independentes que vendem artesanato e roupas de estilistas chilenos, assim como lojas de objetos de decoração. A Rua Santa Isabel tem diversos bares com música ao vivo.
DIA 3 – PASSEIO DE MONTANHA
Seja no verão ou no inverno, em um roteiro de 5 dias em Santiago você certamente usará um dia ao menos para se aventurar pelas belíssimas paisagens de montanha da Cordilheira dos Andes!
No verão, o Embase el Yeso, na região de Cajón del Maipo, é um passeio de dia inteiro popular entre os turistas brasileiros – o Embalse forma um bonito lago turquesa (mas sua cor pode variar dependendo do dia). É uma represa que capta água do rio El Yeso, sendo a fonte de abastecimento de água potável para os habitantes de Santiago do Chile. É administrada pela empresa Águas Andinas.
Outra opção é o Pôr do sol na Cordilheira com piquenique e vinhos! Um passeio no período da tarde, ideal se você quer aproveitar Santiago do Chile em parte do dia e um passeio diferente no restante dele.
No inverno, opte por fazer um passeio para ver neve, como Farellones ou Valle Nevado, mas fuja do tour que ofereça os 2 lugares em um único dia, pois você não vai conseguir aproveitar nenhum lugar direito!
Um passeio de montanha que é oferecido o ano todo é o de Portillo, onde você visitará a linda Laguna del Inca. No local há um complexo luxuoso com centro de ski e um hotel 5 estrelas e restaurantes.
Veja a reputação das empresas para fazer passeios para estes locais. A 2GoVan é uma empresa que organiza tours locais, que já usamos e não tivemos problemas (isso não é publi!). Nós sempre focamos mais em um passeio seguro e organizado do que no preço, então atenção com isso!
Infelizmente em um roteiro de 5 dias em Santiago você não vai conseguir visitar todos estes lugares em uma única viagem, mas Santiago é uma cidade próxima, um destino no exterior que é tranquilo de repetir e o melhor – em qualquer época do ano!
Aqui a sugestão é: se é sua primeira vez em Santiago, faça o que lhe agrada mais. Caso já conheça a cidade, faça os passeios que ainda não fez! Pelo menos é assim que eu e o Gustavo fazemos a cada nova visita à capital do Chile.
DIA 4 – PASSEIO VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR
Em alguns blogs gringos, vi pessoas fazendo passeios em 1 cidade por dia, é o ideal para conhecer direito os locais, mas para isso é necessário se hospedar ou em Valparaíso ou em Viña del Mar.
Nos tours oferecidos para brasileiros você conhece as duas cidades no mesmo dia – para ver o principal de cada uma está ótimo e você vai ter um dia com atrações e paisagens bem diferentes de Santiago! Recomendamos um destes tours em um dos dias do seu roteiro de 5 dias em Santiago do Chile.
Valparaíso é uma cidade situada na costa central do Chile, localizada a apenas 120 KM a noroeste de Santiago. Emoldurada por colinas com casas coloridas, street art e ruas sinuosas, o lugar oferece aos visitantes uma experiência única e cativante.
A rica história de Valparaíso remonta ao século XVI, quando foi fundada por exploradores espanhóis, e ao longo dos anos, Valparaíso floresceu como um importante centro cultural e econômico.
Famosa por sua vibrante cena artística e cultural, a cidade abriga murais impressionantes, galerias de arte e também edifícios antigos da época colonial.
Valparaíso teve sua área histórica reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003. Esse foi um dos motivos que nos levou até lá e pessoalmente, gostei desta parte da cidade, tem muita personalidade.
A cidade apresenta sinais de pobreza, principalmente após os protestos que ocorreram no Chile em 2019. Muita gente reclama do aspecto abandonado e sujo da paisagem, porém há quem defenda que seu ar decadente também é parte do charme da cidade.
Leia mais aqui:
Por outro lado, o Balneário de Viña del Mar tem um ar mais residencial e próspero que sua vizinha – além disso, é o destino de verão de chilenos (e argentinos) que lotam suas praias nos meses mais quentes do ano.
Além das bonitas praias de águas geladas do Oceano Pacífico, você poderá visitar museus, as dunas de Concón, um cassino de 1930, o famoso relógio de flores, almoçar em algum restaurante da cidade e até visitar um castelo! São diversos pontos turísticos para conhecer!
Saiba mais aqui:
Já à noite em Santiago, depois de um dia longo de passeio, recomendamos escolher algum bar/restaurante que você tenha na sua lista de desejos! Nós fomos conhecer o super tradicional Liguria, pois ficava a apenas 4 quadras do hotel e fomos e voltamos caminhando.
Experimentamos lanches tradicionais da casa e gostamos do ambiente e do atendimento!
DIA 5 – CERRO SAN CRISTÓBAL (TELEFÉRICO + FUNICULAR) + BAIRRO LAS CONDES/VITACURA ou BELLAVISTA
Escolha um dia ensolarado para visitar o Cerro San Cristóbal e andar de teleférico e funicular. Todos estão localizados dentro do Parque Metropolitano. Caso você queira alugar uma bike para andar por lá, ou mesmo fazer caminhadas, o parque é excelente.
Santiago é conhecida por ser uma cidade com muitos parques e área verde e o Parque Metropolitano é maravilhoso, super bem localizado para os turistas que gostam de natureza.
Nós já conhecíamos o parque de outras viagens, mas é sempre um lugar que gostamos de revisitar. Lembro que da primeira vez que fomos a Santiago (lá em 2007 😮), não pegamos teleférico nem funicular, subimos ao topo do Cerro San Cristóbal (e descemos) de bicicleta!
Desta vez, compramos o ticket de subida de teleférico (saindo do bairro de Providencia, acesso Pedro de Valdivia) e depois descemos de funicular (no bairro Bellavista, no acesso Pío Nono).
Lembrando que com relação ao topo do Cerro San Cristóbal, você pode ir e voltar com teleférico, ir e voltar com funicular, ou subir por um e descer pelo outro, ou ainda fazer um percurso de ida ou volta com qualquer um deles caso você decida subir até o Cerro San Cristóbal a pé (ou descer caminhando).
Ao chegar na Estación Cumbre, ou seja, no cume do Cerro San Cristóbal e última estação (tanto do funicular como do teleférico), a apenas 250 metros de distância está o Santuário e imagem da Virgen de la Inmaculada Concepción.
Há lojinhas que vendem snacks, bebidas, souvenirs e também uma das bebidas típicas do Chile, o Mote con huesillo, uma bebida não-alcoólica feita com suco de pêssego com grãos de trigo. São pêssegos secos (huesillos) cozidos em açúcar, água e canela e, em seguida, misturados com o trigo descascado cozido e fresco (mote).
Você também terá uma vista panorâmica de Santiago, tanto da região central como do moderno skyline de Providencia e Las Condes no Mirador Terraza Bellavista. Em dias menos poluídos, também verá a cadeia de montanhas da Cordilheira dos Andes.
A surpresa para nós desta vez foi o Jardín Japonés, um jardim temático todo ornamentado, com um grande lago de lírios e estruturas tradicionais que remetem ao Japão. Super idílico e com uma vista linda ❤️. Uma vez que você entrou no Parque Metropolitano (pelo acesso Pedro de Valdivia), siga as placas (dá uns 10 a 15 minutos de caminhada) e o acesso é gratuito.
Veja no site oficial do parque mais informações sobre as tarifas, horários de funcionamento e também o mapa do parque em PDF!
Depois de aproveitar o Parque Metropolitano e Cerro San Cristóbal pela manhã, nossa sugestão é explorar os elegantes Bairro Las Condes e Vitacura ou o bairro Bellavista no período da tarde.
Para alinhar melhor a logística deste dia do roteiro, tudo depende da ordem do passeio, conforme explicamos acima. Se for começar pelo teleférico e descer pelo funicular, então faz mais sentido visitar atrações do bairro Bellavista e jantar por lá.
Caso você suba o Cerro San Cristóbal pelo funicular e vai fazer a descida pelo teleférico, melhor explorar o bairro de Las Condes no restante do dia. Neste caso, é uma troca que estamos propondo no seu roteiro de 5 dias em Santiago do Chile, de acordo com seus interesses e tempo disponível.
Em Bellavista, você estará imerso em um bairro vibrante, com muitos bares, cafés, teatros e música ao vivo, além de poder escolher entre uma infinidade de bons restaurantes. Um deles é o famoso Como Água para Chocolate. O centro gastronômico Patio Bellavista também tem opções para todos os gostos.
Se estiver à procura de uma atividade cultural em Bellavista, passe algumas horas no ótimo Museu Nacional de Belas Artes. Lá você pode conferir exposição de obras modernas e contemporâneas de artistas chilenos e internacionais em um belo edifício de 1910 ou ainda pode conhecer o Parque Florestal, do outro lado da rua, com seus passeios tranquilos arborizados.
Caso esteja com crianças, não perca o Zoológico de San Cristóbal.
Desta última vez, visitamos a Casa de Pablo Neruda, La Chascona, que agora abriga um museu. Construída em 1953 por Neruda para sua amante Matilde Urrutia, era utilizada para os encontros do casal e seus amigos do Partido Comunista.
A casa imita um navio e tem um ar excêntrico como o poeta. Possui muitas escadas e seus tons de azul revelam seu apreço pelo mar. La Chascona é apenas uma das 3 casas dele no Chile que os turistas podem visitar, as outras estão em Viña del Mar (La Sebastiana) e Isla Negra.
Já se você for passear no bairros de Vitacura, pode conhecer o agradável Parque Bicentenário, almoçar ou jantar no requintado restaurante Mestizo. Outra opção é passear em Las Condes e conhecer o Parque Araucano depois passear no Shopping Parque Arauco.
Já que no domingo que fizemos este passeio estava um friozinho bom, resolvemos experimentar as sobremesas deliciosas do Brussels Heart of Chocolate, uma rede de cafés em Santiago do Chile focada em chocolate!
Pedimos um waffle acompanhado de sorvete e cobertura de chocolates diversos e um chocolate quente com chocolate amargo da Indonésia (68,5% cacau). Estava uma fila danada e aguardamos uns 15 minutos por uma mesa, mas o atendimento foi bom, o ambiente é bonito e nós amamos tudo!
O Brussels Heart of Chocolate possui diversas lojas na capital chilena, você vai encontrar em bairros como Las Condes, Providencia e Lastarria.
Para o jantar, escolhemos o famosíssimo Baco, em Providencia, restaurante que possui uma das maiores cartas de vinho de Santiago! Eu tinha lido reviews bem diferentes antes de conhecer o restaurante, algumas pessoas dizendo que amam e que é um dos restaurantes preferidos na cidade, outras apenas dizendo que não viram nada demais e dizendo ser muito caro.
Pois bem, no Baco um casal gasta tranquilamente R$ 400 para um refeição completa e taças de vinho, preço que se gasta em bons restaurantes em São Paulo, então acho que o preço condiz com a qualidade e com o público alvo do restaurante.
O salão estava lotado quando chegamos (não tínhamos feito reserva, o que é altamente recomendável!), mas logo nos conseguiram uma mesa. O ambiente é bonito e aconchegante. Gostamos da comida, e o serviço foi rápido e eficiente, mas sem muita simpatia.
Confira o menu (com preços) aqui.
DICAS FINAIS PARA SEU ROTEIRO DE 5 DIAS EM SANTIAGO
Lembrando que nesse roteiro de 5 dias em Santiago não há uma ordem específica dos passeios a serem realizados, mas recomendamos deixar os passeios em lugares fechados, como museus e shoppings, para dias chuvosos ou “feios”.
SUPERMERCADOS EM SANTIAGO DO CHILE
Durante ou no fim da viagem vale a pena passar no supermercado para levar os produtos que você mais gostou de experimentar no Chile ou ainda para levar lembranças para amigos e familiares.
Muita gente já passa no supermercado no primeiro dia para comprar vinhos mais baratos e também já garantir refeições no dia a dia da cidade, afinal Santiago é uma cidade cara para comer fora e para quem precisa economizar, comprar no supermercado deixa a viagem mais em conta.
Como eu e o Gustavo não gostamos de cozinhar nem em casa, imagine viajando! Mesmo gastando um pouco mais, somos do time “restaurantes”😂. Mas SEMPRE passamos nos supermercados dos países que estamos viajando para conferir produtos diferentes e levar para casa, eu em particular amo um chocolate diferente então vou direto nos doces!
Nesta última viagem a Santiago do Chile, nós passamos no Supermercado JUMBO (que consideramos a melhor rede da cidade) e trouxemos TIKA para casa, que é uma espécie de salgadinho. Amei o que tem batatas exóticas, batata doce e beterrabas cortadas fininhas e levemente salgadas. Cai muito bem para tomar com um vinho em casa enquanto assiste um Netflix!
Também trouxemos o Sahne-Nuss, que é um chocolate ao leite da Nestlé com amêndoas inteiras, meu preferido. Da mesma marca tem o Trencito, mas este é doce demais! Para dar de presente, compramos as ramas de chocolate da Costa Rama, que tem caixas pequenas e são baratinhos.
Outras redes de supermercados encontradas em Santiago são Santa Isabel, Lider e Tottus (que é parte da multinacional chilena Falabella, famosa loja de departamento de roupas e acessórios).
ONDE SE HOSPEDAR EM SANTIAGO DO CHILE?
O melhor bairro para se hospedar em Santiago do Chile, para quem vai a turismo, é Providência. Perto de restaurantes, de estações de metrô, e diversas atrações a uma curta viagem de Uber ou de transporte público. Um bairro bonito e seguro.
Em sua viagem a trabalho mais recente, o Gustavo ficou no hotel NH Ciudad de Santiago. O quarto é espaçoso e confortável, mas o wifi não funcionou durante toda a estadia dele! Outro ponto positivo foi o restaurante do hotel.
O café da manhã era excelente e meu marido também jantou algumas vezes no hotel e aprovou. Já a localização é de boa para média para quem vai passear, pois não está no que considero o “filé” de Providência.
Quando fomos juntos, ficamos no Novotel Providência. Quarto novo e ótimo, cama excelente, janela com vista para a cidade e Cerro San Cristóbal e café da manhã ótimo incluído na diária. Praticamente só havia brasileiros hospedados 😂.
A presença do turismo do Brasil é tão forte que até pão de queijo tinha no café da manhã. Achamos a localização perfeita!
Las Condes também é uma das regiões mais indicadas para ficar na cidade pois possui diversas opções de restaurantes, shoppings (como o Parque Arauco) e teatros. Além da oferta de hotéis sofisticados, ter a Rua Isidora Goyenechea por perto é uma baita vantagem, pois está repleta de bons restaurantes.
Outro bairro ótimo é Vitacura, com ótimos hotéis, voltados principalmente para o turismo de negócios! Há oferta de excelentes restaurantes, o lindo Parque Bicentenário, lojas focadas em design e galerias de arte. O ponto negativo, em minha opinião, é não ter metrô perto.
E onde não se hospedar em Santiago do Chile? Eu não ficaria na região do centro, pois não tem opções boas de restaurantes, não é muito seguro para caminhar (principalmente à noite) e oferta hoteleira fica bem aquém da média, no entanto, por estes motivos muitas vezes você encontrará diárias de hotel muito mais baratas.
Eu pessoalmente nunca avalio somente o valor em si, mas sempre o custo x benefício – no entanto, cada pessoa tem seu orçamento! Avalie todos esses fatores!
Saiba que como turista estrangeiro, você tem direito à isenção do IVA (imposto sobre valor agregado) na sua hospedagem. Verifique com o hotel que você vai reservar se eles fazem parte deste programa. No Novotel Providência e no NH Ciudad de Santiago, na hora do check-out eles já fizeram a exclusão do valor automaticamente ao emitir a nota fiscal.
Agora que você já sabe onde se hospedar e tem todas as dicas para seu roteiro de 5 dias em Santiago, confira no nosso parceiro Booking.com opções de hotéis e promoções em acomodações na cidade!
COMO SE LOCOMOVER EM SANTIAGO DO CHILE?
A melhor forma de circular por Santiago sem dúvida é com Uber e metrô. Dependendo de onde você ficará hospedado, também poderá fazer muitas coisas a pé, já que a cidade é bem agradável e segura para caminhar nos bairros mais interessantes e visitados pelos turistas.
Foi exatamente esta combinação de Uber e transporte público que utilizamos na capital chilena e foi muito simples e seguro. Mesmo em distâncias curtas, não tivemos problemas com o Uber em relação a cancelamentos de corridas e nem com tarifas muito altas, bem mais fácil do que usar o app em São Paulo 😅.
Para usar o metrô de Santiago do Chile, basta comprar um cartão de metrô (a tarjeta Bip!) no guichê da estação e ir recarregando conforme o uso. São diversas linhas e muitas dão acesso a bairros interessantes e atrações turísticas.
É um transporte fácil de usar, eficiente e rápido. Como se trata de uma grande cidade, só é bom ficar de olho em batedores de carteira que existem em todo lugar!
O metrô de Santiago funciona: Segunda a sexta: 06:00 às 21:00 / Sábado: 07:00 às 21:00 / Domingo e Feriados: 08:00 às 21:00. Veja a lista com as linhas, estações, baixe o mapa em PDF e demais informações no site oficial.
Infelizmente os táxis não são confiáveis e muitas vezes há casos de golpes e roubos, então em Santiago do Chile a dica é usar somente os táxis da empresa Táxi Oficial, que realiza corridas de/para aeroporto.
Tanto em nossas viagem a turismo quanto viagens a trabalho do Gustavo, usamos esta empresa de táxi em Santiago para fazer os trajetos de ida e volta para o aeroporto e foi tudo correto e tranquilo.
Saber como se locomover na cidade é essencial, principalmente se você vai ficar vários dias em Santiago. Isso também dá mais segurança para uma próxima viagem – podemos dizer por experiência própria, a cada viagem fica mais fluido e nos sentimos mais à vontade na cidade.
SEGURO VIAGEM, PLANO DE CELULAR E RESERVA DE HOTÉIS PARA ROTEIRO DE 5 DIAS EM SANTIAGO
Gostou de nosso Roteiro de viagem de 5 dias em Santiago do Chile? Deixe nos comentários sua dica de passeio imperdível na capital chilena!
Para saber qual o melhor plano de celular em Santiago do Chile, veja nossa matéria específica:
Para ver mais dicas do que fazer no Chile, clique aqui.
Veja outras opções de hotéis e reserve sua hospedagem no Chile através de nosso parceiro BOOKING.COM: você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo matérias de viagem 100% independentes como esta! Muito obrigada!
Acompanhe nossas viagens em tempo real no Instagram @proximatrip
Também não se esqueça do chip de celular ou chip virtual e-sim para uso no Chile e do Seguro Viagem – ele é essencial para emergências médicas em viagens ao exterior!
Até a próxima trip!