O que fazer em Valparaíso, Chile: Roteiro de 1 dia


Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Valparaíso, uma cidade encantadora situada na costa central do Chile, localizada a apenas 120 KM a noroeste de Santiago. Valparaíso é uma verdadeira obra de arte em si mesma. Repleta de colinas com casas coloridas, street art e ruas sinuosas, o lugar oferece aos visitantes uma experiência única e cativante.Em nosso roteiro de 1 dia em Valparaíso, vamos passear pelos lugares mais importantes e pontos turísticos mais conhecidos!

A rica história de Valparaíso remonta ao século XVI, quando foi fundada por exploradores espanhóis, e ao longo dos anos, Valparaíso floresceu como um importante centro cultural e econômico. Famosa por sua vibrante cena artística e cultural, a cidade abriga murais impressionantes, galerias de arte e também edifícios antigos da época colonial. Valparaíso teve sua área histórica reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003.

Valparaíso (também chamada carinhosamente de “Valpo”é, sem dúvida, um destino imperdível para quem busca uma experiência autêntica no Chile. A cidade apresenta sim sinais de “pobreza”, principalmente após os protestos que ocorreram no Chile em 2019. Muita gente reclama do aspecto abandonado e sujo da paisagem, porém há quem defenda que seu ar decadente também é parte do charme da cidade.

Nós pegamos um dia muito nublado e com um pouco de garoa no dia da nossa visita (no mês de junho), mas caminhamos bastante e adoramos nosso passeio. Achamos a cidade diferente de outras que já fomos no Chile, principalmente se você está fazendo um bate-volta de Santiago – a diferença é gritante!

Confira agora o que fazer em Valparaíso em 1 dia de passeio!

Cerro Alegre e Cerro Concepción – Arte de Rua em Valparaíso

Cerro Alegre e Cerro Concepción, e também o Cerro Bellavista, são colinas adjacentes e podem ser consideradas atualmente as atrações turísticas principais de Valparaíso no Chile. Os morros (cerros) são conhecidos por suas ruas estreitas e de paralelepípedos, arquitetura pitoresca e uma atmosfera boêmia que atrai visitantes de todo o mundo para ver de perto os grafites cheios de personalidade, criatividade e crítica social.

O que fazer em Valparaíso: explorar as ruelas dos Cerros Alegre, Bellavista e Concepción está no roteiro dos turistas que visitam a cidade

A arte de rua está em toda parte e além de fazer a alegria dos turistas ávidos por lugares e paredes “instagramáveis”, é um lugar maravilhoso para apreciar arte e, no nosso caso, foi uma oportunidade para treinar um pouco de fotografia urbana!

Não deixe de incluir no seu roteiro de 1 dia em Valparaíso lugares como o Paseo Yugoslavo, Paseo Atkinson (onde há casas antigas e coloridas e um mirante para ver a cidade e o porto), Paseo Gervasoni e a Pasaje Gálvez. Além de apreciar muita street art, você terá vistas panorâmicas de Valparaíso.

Street art em Valparaíso, no Chile: murais, mosaicos, grafites e escadarias colorem os cerros da cidade.

Entre alguns destaques de murais e grafites de Valparaíso que visitamos e gostamos estão o Mural We are not hippies, We are happies, a Escalera de Piano (uma escada que é pintada na forma de um piano e tem grafite de Mozart e notas musicais nos arredores), a Escalera Fischer (ou também conhecida como Escalera de Colores) e La Puerta Roja.

Outro ponto turístico imperdível para quem busca o que fazer em Valparaíso: andar pelo Museo a Cielo Abierto, uma coleção de 20 paredões entre grafites, murais e mosaicos. Esta coleção de murais a céu aberto em formato de labirinto, foram pintados na década de 1990 por artistas chilenos e latino-americanos.

Se você não vai explorar a cidade por conta própria, mas com uma agência de turismo local, veja no Google Maps e aqui no nosso blog 😅 os lugares que você quer visitar e veja se o tour contempla os lugares que você tem interesse. Todos estes locais hoje são bem turísticos, movimentados e seguros, há diversos hotéis descolados, bares e restaurantes.

Nós andamos por 2 horas nessas ladeiras em um verdadeiro sobe e desce de ruas e escadarias, então use calçados confortáveis! Ah e tinha muito cocô de cachorros de rua que vivem por ali, então preste atenção pois as ruas e calçadas são um verdadeiro campo minado 😅💩!

La Sebastiana

Um ponto turístico em Valparaíso super famoso é La Sebastiana, uma das 3 casas que o poeta chileno Pablo Neruda, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, possui no Chile. As outras 2 residências, que também foram convertidas em museu são La Chascona, na capital Santiago e a Casa de Isla Negra em El Quisco.

A casa-museu La Sebastiana fica no alto de uma montanha – o Cerro Bellavista, conta com grande acervo de artigos pessoais do escritor e vista panorâmica da cidade. Para saber horários de funcionamento e valor do ingresso, confira no site oficial. É proibido tirar fotos do interior da casa.

Os funiculares de Valparaíso

Valparaíso é famosa por seus históricos funiculares ou ascensores, que transportam moradores e visitantes até o alto dos cerros, proporcionando vistas panorâmicas deslumbrantes do Oceano Pacífico e do movimentado porto. Eles foram construídos no final do século XIX e início do século XX e projetados para transportar pessoas e carga entre os bairros localizados nas encostas e o centro da cidade, evitando as íngremes subidas a pé.

Desta forma, os funiculares / ascensores funcionam não somente para os turistas como pontos turísticos de Valparaíso, mas antes de tudo como um meio de transporte para os moradores da cidade, que também contam com ônibus (bem antigos) e metrô na cidade.

Alguns dos ascensores mais conhecidos em Valparaíso são o Ascensor Concepción, inaugurado em 1883, é um dos mais antigos e oferece uma vista panorâmica da cidade a partir de seu mirante. O Ascensor Polanco, inaugurado em 1916, é o mais recente em comparação com outros ascensores, mas também é uma atração popular em Valparaíso. O Ascensor Reina Victoria leva os visitantes ao Cerro Alegre, um bairro colorido e histórico. O Ascensor El Peral, inaugurado em 1907, é um dos mais movimentados e próximo ao Paseo Yugoslavo.

Panorama da cidade de Valparaíso, no Chile

Como curiosidade, Valparaíso é frequentemente afetada por terremotos devido à localização na zona de encontro das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Sabemos que o risco de terremoto na verdade é válido para todo o Chile, pois o país está localizado na região do Anel de Fogo do Pacífico.

Como Valparaíso é uma cidade litorânea, acrescenta-se o risco de tsunamis. Assim como em nossas viagens pela Tailândia e Bali, na Indonésia, vimos placas de rotas de evacuação em caso de emergência. Este é um dos motivos pelos quais a cidade é toda ocupada nos morros (“cerros”).

Playa Caleta Portales

Outra atividade para fazer em Valparaíso é visitar a praia Caleta Portales para ver de perto leões marinhos que habitam a região. Ali fica o mercado de peixes de Valparaíso, e os animais ficam solitários ou em grupos esperando por frutos do mar jogados a eles por pescadores. Ainda conseguimos ver muitas gaivotas e pelicanos, também em busca do seu alimento diário.

Leões marinhos selvagens, no caminho de Valparaíso a Viña del Mar.

Com um cenário emoldurado por um píer e pelas violentas ondas do Oceano Pacífico, é uma boa parada fotográfica a caminho de Viña del Mar ou no retorno para Santiago. Ah, é bom lembrar que os pescadores já fazem a limpeza dos peixes ali mesmo, então fica um cheiro bem forte de matéria orgânica, de revirar o estômago mesmo, então já vá preparado! E lembre-se que são animais selvagens! Não se aproxime muito!

Plaza Sotomayor

Um passeio imperdível em Valparaíso é a Plaza Sotomayor e seus arredores. A Plaza Sotomayor é um local de grande significado cultural para os chilenos, além de ser uma parada importante para turistas que visitam Valparaíso. É uma área vibrante, onde a história, a arquitetura e a vida urbana se misturam.

A praça está situada próximo ao porto de Valparaíso e é cercada por edifícios históricos e monumentos significativos, como o Monumento a Los Heroes de Iquique, uma homenagem aos heróis chilenos da Batalha de Iquique, uma batalha naval importante ocorrida durante a Guerra do Pacífico em 21 de maio de 1879.

Plaza Sotomayor em Valparaíso, no Chile

Também na praça ficam o Edifício do Ministério da Defesa Nacional e o Edifício da Armada do Chile, de arquitetura neoclássica e uma belíssima fachada, que abriga as instalações da Marinha do Chile. Também vale ressaltar que a Praça Sotomayor é um lugar de atividade comercial e social, com muitos restaurantes, cafés e lojas nas proximidades. É um ótimo lugar para passear e relaxar.

Outros lugares para conhecer em Valparaíso e que também ficam nas proximidades da Plaza Sotomayor são o Muelle Prat, na região do cais, com vista para os barcos e navios do Porto; e o Acuario de Valparaíso (clique aqui para saber sobre valores e horários de funcionamento). Aliás, o aquário da cidade é uma excelente opção do que fazer em Valparaíso com crianças!

Não ficando restrito somente ao nosso roteiro de viagem de 1 dia a Valparaíso, no Chile, com mais tempo na cidade, há outros lugares para visitar em Valparaíso, como o bonito Palacio Baburizza – palácio histórico com arquitetura eclética em estilo art nouveau, que agora abriga o Museu de Belas Artes de Valparaíso, com uma coleção impressionante de arte chilena e o Parque Cultural de Valparaíso, um centro cultural e artístico localizado em um antigo presídio, oferecendo exposições, eventos culturais e uma vista panorâmica do porto.

Já o Museo Naval Y Maritimo homenageia a história naval chilena com uma série de artefatos, modelos e ilustrações de navios. Ainda está exposto no Museu a cápsula utilizada para o resgate dos 33 mineiros soterrados por 70 dias em uma mina em 2010, em um evento impressionante e aterrorizante que virou notícia no mundo todo. Veja no site oficial as informações de horários e ingressos.

Para ver mais dicas do que fazer no Chile, clique aqui.

Veja outras opções de hotéis e reserve sua hospedagem no Chile através de nosso parceiro BOOKING.COM: você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo matérias de viagem 100% independentes como esta! Muito obrigada!

Acompanhe nossas viagens em tempo real no Instagram @proximatrip

Também não se esqueça do chip de celular ou chip virtual e-sim para uso no Chile e do Seguro Viagem – ele é essencial para emergências médicas em viagens ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário