Estive no Canadá a trabalho, por 28 dias, agora no mês de dezembro. Estava um frio de lascar, peguei 26 graus negativos em Kingston! Mas os moradores desta cidade pareciam nem se importar com o frio. Eles lotavam, todos os dias, a pista de patinação no gelo que fica logo atrás da prefeitura da cidade.
[Pista de patinação no gelo ao ar livre – em Kingston, Canadá]
O legal desta pista de patinação no gelo é que ela fica ao ar livre. O gelo é natural, seco e sem cheiro – como deve ser, diferente das pistas artificiais montadas em shoppings centers – a do shopping Eldorado, em São Paulo, tem um cheiro horrível! Além disso, esta pista ao ar livre é enorme, há espaço para todos, crianças, jovens e até pessoas de idade, desde aqueles que já sabem patinar até os que não tem a menor noção de como ficar em pé – meu caso!
´
É difícil? Ao pisar pela primeira vez, você tem a sensação de que, se mover um músculo, vai direto para o chão! Você fica ali pensando: será que eu devo mexer meu pé?
Mas o único jeito de aprender é começar a se mexer… então lá fui eu, começei deslizando os patins com movimentos bem curtos, e devagar. Depois ampliei os movimentos, um pé depois do outro… e após uns 15 minutos já estava patinando, verdade que ainda meio desengonçado.
De hora em hora a patinação é interrompida para manutenção, mas é bem rápida, dura cinco minutos. O carrrinho entra na pista e joga um pouco de água sobre ela. Com a temperatura negativa – neste dia estava -10 graus!!, a água congela em poucos segundos.
Depois do carrinho passar, a pista fica novinha em folha, pronta para mais uma rodada!
A pista de patinação é gratuita, e fica aberta até as 22:00h. Qualquer um pode patinar. É só chegar, colocar os patins e entrar na pista. Os patins de gelo podem ser alugados em lojas de esportes na Princess Street, a um quarteirão dali. Três dias de aluguel custam 15 dólares. Um cartão de crédito é exigido como garantia. Abaixo, o meu patins alugado, e o prédio da prefeitura, já enfeitado para o natal:
Sobre a roupa, fui de calça jeans com uma segunda pele por baixo e uma jaqueta de ski, gorro e luvas. Use aquilo que julga suficiente se proteger do frio. Mas não patine sem luvas, e escolha uma bem forte (eu usei uma de ski) porque se você cair, é quase certo que suas mãos vão ter contato com o gelo, e suas mãos e dedos vão ficar melhor protegidos assim.
Até a próxima trip!!