Nesta matéria mostro as principais atrações turísticas em Foz do Iguaçu, para você saber o que fazer por lá e montar um roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias de viagem. A ideia aqui é que você avalie os pontos turísticos e de interesse e monte um roteiro conforme seu gosto e disponibilidade de tempo. Para os passeios às cataratas do Iguaçu, tanto lado brasileiro quanto argentino, temos matérias super detalhadas aqui no blog, onde contamos em detalhes e com muitas fotos como foi nosso passeio por lá.
Cataratas do Iguaçu – Lado Brasileiro
Visitamos as cataratas do Iguaçu por quatro vezes (!) tanto em época de cheia quanto de seca. A infraestrutura do parque é muito boa, com trilhas e passarelas panorâmicas, tudo bem sinalizado e organizado.
Tempo de passeio: um dia inteiro. É um passeio “obrigatório” em Foz do Iguaçu, a vista das cataratas é impressionante, não deixe de conhecer essa atração. Para saber como é a visita, e ver todas as nossas dicas, consulte nossa matéria específica aqui no blog:
Cataratas do Iguaçu – Lado Argentino
Você pode pensar… já visitei as cataratas do lado brasileiro, será que vale ir até a Argentina para vê-las de outro ângulo? Nós fomos, e vale, como vale! No lado argentino as trilhas são mais próximas das cataratas, sem contar que é possível caminhar literalmente sobre elas até a garganta do Diabo!
Tempo de passeio: um dia inteiro. Para mais detalhes das trilhas, como chegar ao parque no lado argentino, com mapa e muitas fotos, confira nossos posts específicos aqui no site:
- Cataratas do Iguaçu, lado argentino: como é a visita ao parque, com dicas e informações
- Cataratas do Iguaçu, lado argentino: Como é a trilha até a Garganta do Diabo
Marco das Três Fronteiras
Fica na fronteira tríplice entre Brasil, Argentina e Paraguai, separadas pelos rios Iguaçu e Paraná. Há um obelisco em cada uma dos países, cada qual pintado com as cores da bandeira de seu país.
Essa atração turística não tem a beleza das cataratas, visitamos mais pela simbologia de estar em uma tríplice fronteira. Fica a apenas 15 minutos de carro do centro de Foz do Iguaçu – para mapa com a localização clique aqui. Tempo de passeio: 1h.
Parque das Aves
O parque, vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu, abriga cerca de 140 espécies de aves, como tucanos, araras, flamingos, todos espalhadas pela área do parque, que fica fica dentro floresta da Mata Atlântica.
A proposta do parque é ser um centro de recuperação e conservação de aves que não podem ser reintegradas a natureza. É uma das grandes atrações em Foz do Iguaçu, mas confesso que prefiro locais como o Buraco das Araras em bonito, lá as aves estão 100% livres e soltas – enquanto no Parque das Aves eles ficam em enormes viveiros. Contudo, há projetos de educação ambiental e conservação bem interessantes. Para mais informações consulte o site oficial do Parque das Aves. Tempo de passeio: meio dia.
Compras no Paraguai
Para quem quiser conhecer a bagunçada Cidade do Leste no Paraguai, fazer umas comprinhas por lá ou simplesmente adicionar um país a mais na sua lista, saiba que dá para ir até lá pegando um ônibus em Foz do Iguaçu mesmo. O ponto inicial fica em frente ao Terminal de Transporte Urbano, na avenida Juscelino Kubitschek – mapa aqui.
Nós pegamos esse ônibus, é daqueles bem velhos e caindo aos pedaços. Ele atravessa a fronteira, pela ponte da Amizade, nós descemos logo depois, já no Paraguai. Na volta, pegamos o mesmo ônibus do outro lado da rua, no Paraguai mesmo. No retorno, na fronteira entra um fiscal da aduana e informa que quem tiver compras deve descer do ônibus e declarar.
Fique esperto na ponte da Amizade e Ciudad del Este, pois ali há – infelizmente – pessoas mal intencionadas, problemas com contrabando de produtos, e até tiroteios!
Templo Budista
Templo com mais de 100 estátuas, sendo que a do Buda tem 7 metros de altura. Fica no caminho para a hidrelétrica de Itaipú, mapa com localização aqui. Para mais informações consulte visitefoz.com.br. Tempo de passeio: de 1 a 2h.
Itaipú Binacional
Itaipu é maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, fornece 17% de toda a energia consumida no Brasil e 73% da Paraguaia. Fica a apenas 10 km de Foz do iguaçu, facilmente acessível de carro. Existem vários tipos de visita, nós fizemos a visita básica, chamada de visita panorâmica, que é o passeio “basicão” para conhecer a usina.
Tempo de passeio: meio dia. Para mais informações e detalhes de nossa visita, temos uma matéria específica aqui no blog:
Para pesquisar as melhores tarifas de hotéis em Foz do Iguaçu, faça sua reserva através através do box de ofertas de nosso parceiro Booking:
Booking.comAté a Próxima Trip!