Hoje no blog conto como foi nosso passeio de trem entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Desde o processo de compra do ticket no site da Vale (a companhia é responsável pela operação do trem turístico, por isso virou Trem da Vale) até nossas impressões pessoais, dicas práticas e fotos do passeio.
Para o passeio, você pode fazer o trajeto Ouro Preto – Mariana, ou vice versa, tanto faz seu ponto de partida. Também pode comprar trechos só de ida ou ida e volta. Nós compramos ida e volta, saiu 80 reais por pessoa no vagão panorâmico (com ar condicionado e janelões de vidro), mas custa mais barato no vagão convencional (a visibilidade no trajeto é menor). O melhor lado para se sentar no passeio de trem de Ouro Preto à Mariana é do lado direito, entrando no trem na estação em Ouro Preto, é o lado que está oposto ao lado em que está a plataforma de embarque.
Detalhe: não há assentos demarcados – apesar de na hora da compra o site permitir que você marque assentos, não existe numeração, então se quer reservar lugares melhores (do lado direito!) chegue com certa antecedência! Outra dica: no voucher eles pedem para chegar com 1:30h de antecedência para trocar o voucher pelas passagens! Puro exagero! Eles trocam a passagem até 10 minutos antes de embarcar, segundo o funcionário que fez o controle dos bilhetes na hora do embarque. Nós fomos os terceiros da fila, porque chegamos 1:20h antes do horário, o que nos permitiu ficar no começo da fila e escolher lugar tranquilamente, mas se não faz questão, não precisa encanar com o horário!
Vagão de trem comum x Vagão de trem panorâmico:
Pegamos um dia nublado, mas que não atrapalhou a vista durante o trajeto. Sinceramente, à exceção da cachoeira e do ponto em que praticamente o trem passa cortando a lateral de um morro em um penhasco, não achei a paisagem tão interessante. Gostei mais do passeio que fizemos no Paraná, o trem de Curitiba a Morretes. O funcionário da Vale vai avisando com antecedência os pontos de interesse, o que facilita para os turistas prepararem suas máquinas fotográficas e celulares! 😀
Durante o trajeto são servidos copinhos de água mineral, gratuitamente. Comprar alimentos e comer dentro do trem é proibido! Faça seu lanche antes ou depois da viagem. Outro ponto que nos chamou atenção negativamente foi o fato de vermos muito lixo espalhado na paisagem, inclusive no leito do rio. Até a cachoeira da foto anterior é poluída e imprópria para banho. 🙁
Estação de trem em Ouro Preto: e aquele jeitão de fachada de décadas atrás!
Estação de trem em Mariana: mais bonita que a de Ouro Preto, e ainda tem uma locomotiva exposta para fotos e curiosos, fabricada na República Tcheca!
Existem 2 horários por dia de Ouro Preto a Mariana, tanto de ida, como de volta. Em minha opinião, acho que fizemos a escolha certa: partimos às 10h, chegando às 11h em Mariana, conhecemos o centro histórico (que é minúsculo) e pegamos o trem de volta para Ouro Preto às 13h, chegando às 14h em Ouro Preto no retorno. Acho que 2 h em Mariana foi bem tranquilo, deu para conhecer um pouco da pacata cidade, sem correria. Mesmo sendo um domingo de feriado prolongado (maio/2017), em Mariana muitas lojinhas e restaurantes estavam fechados, então a melhor coisa foi deixar para almoçar e passar o resto do dia em Ouro Preto, que tem mais opções e atrações.
Compramos as passagens com antecedência de 20 dias, por nossa viagem estar programada para um feriado prolongado. Nos vagões normais não há problema, mas se deseja ir no panorâmico, aconselho a comprar antes do que deixar para comprar quando já estiver em Ouro Preto. É simples e fácil, e você não fica dependendo de agências de turismo. Basta preencher um cadastro com seus dados pessoais e efetuar a compra pela internet com cartão de crédito. O voucher da viagem chega no seu e-mail. No dia, basta apresentar o seu documento de identidade junto com o voucher para retirar a passagem.
Site da Vale para compra da passagem: https://tremdepassageiros.vale.com/sgpweb/portal/index.html#/home
E você? Já viajou no Trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana? Deixe suas dicas nas caixas de comentários!
O post te ajudou? Reserve seu hotel pelo blog e ajude-nos a mantê-lo sempre atualizado e com novidades! Veja o box de ofertas de nosso parceiro, Booking:
Até a próxima trip!
Olá. Muito legal o seu blog. Vc sabe se o trem funciona em dias de semana normal? Obrigada
Oi Karla, funciona atualmente de quarta a sexta. Os horários você pode consultar diretamente no site da Vale! Bom passeio!
Convém comprar antes pela internet, pois mesmo em baixa temporada é concorrido!