Hoje no blog, você vai conhecer a Rota do Vinho em São Roque, a apenas 50 km da capital paulista. O Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Rodovia Quintino de Lima e Estrada dos Venâncios. O ideal é que você venha com seu próprio veículo e vá parando nos estabelecimentos que quiser – aproveite para degustar os famosos vinhos da região, experimentar os produtos típicos e almoçar em algum dos excelentes restaurantes de São Roque.
O tempo ideal para visitar a Rota do Vinho em São Roque é um roteiro de fim de semana ou feriado (ao menos 2 dias está de bom tamanho!), mas você pode adaptar de acordo com o tempo disponível – muita gente visita apenas as principais vinícolas em 1 dia, fazendo uma bate-volta de São Paulo.
Rota do Vinho – Enoturismo e Lazer em São Roque
Este mapa do site Roteiro do Vinho ajudou bastante no planejamento! Eles também fornecem as informações completas de cada local que faz parte da rota no seu Guia Turístico 😀. Quando chegamos em São Roque, muitos restaurantes e vinícolas também distribuem este mesmo mapa impresso, com o endereço e site/telefone de todos os locais.
O Roteiro do Vinho em São Roque é uma oportunidade de vivenciar história e tradição local, através das adegas, vinícolas, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza da mata atlântica. Podemos defini-lo como um roteiro de enoturismo, lazer, gastronomia e hotelaria para os mais exigentes viajantes!
Estas sugestões de passeios na Rota do Vinho em São Roque são recomendações baseadas em nossa própria experiência de viagem, onde efetivamente visitamos os lugares mencionados e pagamos pelos produtos e restaurantes! Você pode explorar como quiser e no seu tempo.
Para quem não dirige, uma opção para conhecer o Roteiro do Vinho em São Roque são excursões de 1 dia, com empresas de turismo locais ou comprando em sites como Booking.com. Viator ou GetYourGuide.
Eu não costumo consumir bebidas alcoólicas – meu marido gosta mais que eu – mas vinho acho sempre bom experimentar um diferente, harmonizar com alguma refeição, etc. Os preços nas adegas e vinícolas da Rota do Vinho em São Roque são realmente bons e convidativos, pois se formos considerar a qualidade, os vinhos em São Roque têm excelente custo x benefício. Ainda aproveitamos para comprar chocolates com licor e sucos de uva integrais.
Vinícola XV de Novembro
A Vinícola XV de Novembro foi um dos primeiros passeios na Rota de Vinho em São Roque que nós fizemos, fomos em um sábado de manhã e tanto a loja como os vinhedos ainda estavam com poucos turistas, pudemos visitar e fotografar tudo com calma. O lugar é muito bonito e recomendamos para um visita em casal, família ou grupos de amigos.
Ainda fizemos uma degustação gratuita de um vinho branco de mesa (que acabamos comprando uma garrafa na loja depois) mas as degustações pagas (eram 2 tipos, com preços e tipos de vinhos diferentes) preferimos deixar para outro dia. Aproveitamos e também visitamos as plantações de alcachofras da propriedade, que estavam super exuberantes na época que fomos.
Quinta do Olivardo
Certamente um dos lugares mais famosos do Roteiro do Vinho em São Roque é a Quinta do Olivardo. O sucesso do empreendimento vem do esforço do proprietário Olivardo Saqui, sempre presente nos restaurantes (recebendo famosos e turistas) e é uma figura bem conhecida nos programas de culinária na TV. Mas o que fazer na Quinta do Olivardo? O principal motivo em minha opinião é provar as delícias da gastronomia portuguesa.
Em nosso almoço na Quinta do Olivardo, pedimos uma Espetada Madeirense: é um contra filé assado na brasa no galho de louro, com alho e folhas de louro – de acompanhamentos vem salada, arroz branco, bolo do caco (um pãozinho delicioso típico da Ilha da Madeira) e milho frito (é como uma polenta frita!). Além disso tem outras opções com carne e diversos tipos de bacalhau, o carro chefe da culinária de Portugal. Ah e cada vez que você ouvir o sino tocando no restaurante, é porque saiu uma nova fornada dos pastéis de Belém! 😋
Mas o complexo de lazer da Quinta do Olivardo ainda tem diversas atividades: passeios nas plantações de uvas (a época que fomos estava com poucas folhas e uvas – o melhor período do ano para ver tudo mais bonito é dezembro/janeiro) e Tour dos Vinhos dos Mortos (para entender esta história, só visitando o local 😆 não vou dar spoiler!), ainda tem um Barril do Chaves para fotos, tirolesa, poço dos desejos, a decorada Ponte do Amor Eterno e para quem vai com crianças tem parquinho, pedalinho e fazendinha. Caso você vá na época da Vindima, ainda pode participar da pisa da uva! Uma experiência diferente e você vai conhecer mais o processo desde a colheita da uva até o vinho chegar na sua mesa.
Vinícola Góes
Sem dúvidas o complexo de lazer e gastronomia da Vinícola Góes é um dos mais impressionantes do Roteiro do Vinho em São Roque. A família Góes é uma das pioneiras na produção de vinhos na cidade de São Roque (desde 1938), e esta tradição e qualidade são notadas em seus vinhos e espumantes. Um enorme casarão no melhor estilo português e com vários ambientes convida os turistas a mergulhar na experiência de degustar os melhores rótulos.
O mais interessante é que há um verdadeiro cardápio de experiências na Vinícola Góes: há passeios de bicicleta pelos parreirais – o tour se chama wine and bike – onde você pode trazer sua própria bicicleta ou alugar uma no local e além de muitas pedaladas e paisagens, vai desfrutar de algumas taças de vinho. Há também opção de piquenique nos vinhedos, degustações orientadas premium e o Lounge St. Tropez, onde os turistas encontram opções de vinhos e snacks no Wine Bar.
Na Vinícola Góes, demos uma volta no lago ornamental e ficamos vendo os peixes e apreciando o bonito paisagismo, compramos alguns vinhos, depois resolvemos almoçar no Restaurante Vale do Vinho, onde experimentamos bruschettas com fundo de alcachofra de entrada e uma parmegiana de frango com arroz e batatas rústicas para 2 pessoas (mas dava para 3!) como prato principal, de sobremesa meu marido pediu um manjar com vinho. Espere gastar em média R$ 100 por pessoa. Certamente um lugar imperdível no Roteiro do Vinho em São Roque – o único ponto negativo talvez seja o fato de o estacionamento ser pago (R$ 10).
Villa Canguera
A Villa Canguera é uma das paradas obrigatórias na Rota do Vinho de São Roque, isto porque além de um restaurante com ambiente super aconchegante, o local ainda tem a vinícola (com degustação paga) e empórios (com degustação gratuita), nestes últimos meu marido fez a festa 😆, experimentou licor, cachaça, chopp de vinho, queijos, salames e ainda compramos alguns produtos. Já eu com meu paladar infantil me deliciei com a casquinha de sorvete sabor vinho! Ainda tinha milkshake de vinho e pastel de uva com brigadeiro, mas eu já tinha estourado minha cota de doce no dia!
Não deixe de visitar dentro da propriedade da Villa Canguera o Museu do Vinho. Ele é pequeno, mas tem objetos interessantes da produção de vinho em São Roque, bem como maquinários antigos e garrafas produzidas no passado. Entrada Gratuita.
Vila Don Patto
Nós adoramos nosso almoço e passeio na Vila Don Patto, um dos lugares mais bacanas da Rota do Vinho em São Roque! O próprio estabelecimento se define como um “centro de gastronomia e entretenimento para toda família”. São diversos restaurantes, adega e vinícola (com degustação gratuita 🍷), sorveteria, e ambientes como lounge, redário e playground. Me chamou a atenção a organização do local e no fim de semana em que visitamos, estava tudo florido 💐, com um paisagismo impecável. O estacionamento da Vila Don Patto é pago. Veja aqui o mapa com as atrações.
Nós resolvemos comer bacalhau com batatas e legumes no restaurante português da Vila Don Patto, o restaurante tem um salão enorme e com decoração típica, e o atendimento foi bem rápido. Só prepare o bolso $$$! Enquanto você está fazendo suas refeição acontecem apresentações de danças típicas.
Mais uma dica do que fazer na Vila Don Patto em sua viagem pelo Roteiro do Vinho em São Roque: as Vinhas da Vila – uma das experiências é relaxar nos puffs (no meu caso meu marido comeu tanto no restaurante que até dormiu 😆) para beber um vinho e conversar embaixo das lindas parreiras de uva. Ainda estava friozinho e havia música ao vivo – gostamos demais!
Chocolates Caracol
E claro que para os chocólatras de plantão, o Roteiro do Vinho de São Roque conta com uma unidade da Chocolates Caracol – sim! aquela marca tradicional de Gramado, na Serra Gaúcha – aberta em meados de 2022. Foi o último lugar visitado na nossa viagem pela rota do vinho e aproveitamos para comprar chocolates em barra, 70% cacau e com amêndoas, que eu adoro!
A loja estava super movimentada, mas tem muitos atendentes que podem te ajudar a escolher e também tem um café para comer chocolates, salgados e tomar um cafézinho ou chocolate quente. Com relação aos preços, tem para todos os bolsos, ninguém vai sair da loja de mãos abanando!
Outros lugares para conhecer e demais Vinícolas no Roteiro do Vinho em São Roque
Outros estabelecimentos que queremos conhecer em uma próxima visita à Rota do Vinho em São Roque são a Vinhos Frank, a Vinícola Ferreira e Passero e a Bella Aurora, por eu ter lido excelentes comentários sobre estes lugares.
A Vinícola Sorocamirim e Vinícola Casa da Árvore e a Alma Galiza (nome inspirado na Galícia, região autônoma da Espanha) são outros locais bem recomendados para uma parada durante sua viagem pela Rota do Vinho.
Para quem gosta de outras bebidas além do vinho – como cerveja – a Destilaria e Cervejaria Estilla oferece uma experiência diferente no Roteiro do Vinho: o Ice Bar. Trata-se de um bar de gelo com sensação térmica de -25°C e bem “instagramável”.
Neste cenário são servidos bebidas para esquentar, como vodka com chocolate branco, whisky de canela, coquetéis à base de gin e também sorvetes. Para complementar a experiência, dentro do bar tem esculturas, bonecos de neve e um escorregador congelante!
Já o Deck da Estilla é aberto aos visitantes para degustar alguns drinks e porções enquanto apreciam a paisagem de São Roque. Saiba mais clicando aqui.
Roteiro do Vinho em São Roque: onde ficar
Nossa recomendação de onde se hospedar na Rota do Vinho em São Roque fica em um dos principais atrativos do roteiro – a Pousada Quinta do Olivardo! Nós ficamos em um antigo tonel de vinho 🛢🍷, onde ficavam armazenados por volta de 100 mil litros da bebida; mas antes que você pense que o barril é pequeno ou desconfortável, saiba que as acomodações são novas e com todo conforto – ar condicionado, frigobar, TV (tem até uma pequena jacuzzi!) e demais amenidades.
As diárias custam a partir de R$ 850 para casal, com estacionamento, wifi e café da manhã incluídos, além do uso da área de lazer da Quinta do Olivardo.
Agora que você já conhece os principais atrativos do Roteiro do Vinho em São Roque, confira também as outras atrações turísticas da cidade:
Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!
Até a próxima trip!
Qual restaurante você recomenda para o passeio de 1 dia: Quinta do Olivardo ou o Vila don Patto?
Oi Vanessa, particularmente gostei mais da comida do Vila don Patto, e na Quinta do Olivardo gostei dos doces e salgados.
Como gosto é bem peculiar, vou deixar os links com os cardápios, assim você já vai viajar sabendo o que pode encontrar em cada local:
https://quintadoolivardo.com.br/cardapio/
e esse outro link:
https://www.viladonpatto.com.br/cardapios
Bom passeio!