Quer ter essa vista de São Paulo e desligar um pouco da rotina estressante da capital? Bom, sugiro que você pegue seu carro ou um ônibus (qualquer linha que vá até o Horto Florestal) e conheça o Núcleo Pedra Grande, que faz parte do Parque Estadual da Serra da Cantareira. O parque é vizinho ao Parque do Horto Florestal.
Já fui lá várias vezes, é um local tranquilo, tem várias trilhas (todas sinalizadas) diferentes, algumas com mais outras com menos km de distância, sendo que a principal (que segue por uma via asfaltada) vai te levar até o mirante da pedra grande.
É um passeio para todas as idades, já levei meu irmão pequeno, minha irmã, até minha mãe! No caminho há bancos para descanso. Mas banheiros só tem na entrada/saída do parque, e no Lago das Carpas. Você vai ver insetos, plantas e animais de vários tipos. Quem sempre dá as caras por lá é um grupo de macacos, provavelmente já acostumados com a presença de pessoas.
Há muitos gringos no local, já vi alemães e franceses, mas o grupo predominante mesmo é o de orientais – certamente porque o parque está na divisa com Mairiporã, local de muitos moradores chineses e japoneses.
Macacos Bugio avistados na trilha:
Panorâmica da cidade, vista da Pedra Grande:
Lago das Carpas
Se estiver bem fisicamente, pode fazer no mesmo dia a caminhada até o Lago das Carpas. Há um playground e mesas para você fazer seu piquenique – mas não há lanchonetes no local, é necessário levar comida de casa! Só não vai alimentar as carpas com sua comida, ok?
Pronto. Você fez um passeio saudável, caminhou, conheceu um local novo, e nem sequer saiu da cidade!
Localização: para chegar no Núcleo Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, vá até o final da rua do Horto (zona norte) – veja o mapa de como chegar:
*Ah! O local tem poucas vagas para estacionar – chegue cedo!
*Atualmente (09/2012), a entrada custa R$ 6,00 por pessoa.
Até o próximo post!