Hoje no blog mostro um roteiro completo com passeios para você organizar sua viagem e saber o que fazer em Campos do Jordão, dicas que você pode encaixar em um fim de semana ou feriado prolongado. Aqui você encontra as principais atrações e pontos turísticos, os museus da cidade, passeios na natureza, região de compras e diversão. Também temos matérias com dicas de onde se hospedar (nossas sugestões de hotéis e pousadas) e onde comer (com nossas dicas de restaurantes). Visitamos a cidade desde 2005, e já fomos no inverno, verão e a última vez foi no outono, em abril/2017.
Foto aérea de Campos do Jordão, tirada com Drone Mavic:
O que conhecer em Campos do Jordão: veja 15 pontos turísticos imperdíveis
Portal da Cidade: O Pórtico da cidade é bem movimentado e muitos turistas para ali para tirar uma foto de recordação. Aproveite para pegar mapas folders nos guichês que ficam no Portal – você para no guichê (de carro mesmo) e a funcionária já te entrega os guias gratuitos da cidade com dicas de eventos e descontos em lojas e restaurantes.
Capivari: lojas, shoppings, bares e restaurantes: O Bairro de Capivari concentra os principais shoppings (não espere grande shoppings como em São Paulo, mas pequenos centros comerciais), lojas, restaurantes e bares. Fica super movimentado à noite, com muito agito e música alta e durante o dia é um bom lugar para almoçar e bater perna. A famosa cervejaria Baden Baden fica por ali, bem no miolinho agitado da vila.
Os shoppings Capivari, Aspen Mall, Center Suíço, Cadij Plaza e Shopping do Relógio ficam a uma pequena distância de caminhada um do outro, todos em Capivari, tem lojas de roupas, chocolates, souvenirs, dentre outros:
Parque Tarundu: Com atividades como Tirolesa, mini golf, arvorismo em mais de 30 atrações, é um bom lugar para ir com crianças. Visitamos uma vez com meu irmão, na época com 12 anos, e ele se divertiu. O único contra é o preço do ingresso – em abr/2017 R$ 250 por pessoa para todas as atividades. Achei caro, considerando a estrutura do local. É apenas minha opinião pessoal: um passeio com custo x benefício ruim. No local também tem uma pousada e um restaurante.
Igreja São Benedito e Feira de Artesanato: A pequena igreja católica fica ao lado da também pequena feira de artesanatos, ém uma região com comércio e restaurantes, em Capivari.
Pedra do Baú e Pedra do Bauzinho: A 1 h de carro da cidade, já em São Bento do Sapucaí, fica a Pedra do Baú e Bauzinho. Local para amantes da natureza, para quem gosta de trilhas ou escaladas, ou quer apenas apreciar uma bela paisagem da Serra da Mantiqueira. Já fomos 3 vezes ao local. Em minha opinião, o lugar mais bacana para se conhecer estando em Campos do Jordão. Antigamente você ia pela estrada de terra até bem próximo do começo da trilha, agora tem uma cancela, guarita e tem que pagar 10 reais de taxa para estacionar o carro. Tem banheiros e uma pequena lanchonete que vende água, caldo de cana, pastéis e salgados para recarregar as baterias depois do passeio!
Morro do elefante e Teleférico: Do Morro do Elefante (1800m) tem-se uma vista panorâmica da cidade. No mesmo morro, funciona o teleférico (bem tosco, por sinal 😀 ) para quem quiser algo diferente. Fomos em um fim de tarde, as luzes da cidade aos poucos se acendiam… Custa 12 reais, ida e volta. (preços em abril/2017)
O teleférico….gente :O essas cadeirinhas não dá…não tive coragem!
Amantikir: Um espaço de natureza, aberto em 2007, com vários tipos de jardins, de inspiração européia e oriental, labirinto de grama, e toda a estrutura para os visitantes. Vem se consolidando como uma das melhores e principais atrações da cidade. Consulte o mapa com os detalhes do local: http://www.parqueamantikir.com.br
Horto Florestal: Tem muitas trilhas e pequenas cachoeiras, um passeio para quem gosta de natureza. Pagamos 13 reais por pessoa (!) pelo ingresso, o que inclui o estacionamento do carro.
Foto aérea, com drone:
Palácio Boa Vista: Inaugurado em 1964, para ser a residência de inverno do Governador do estado de SP, hoje abriga um acervo cultural extenso em um museu aberto ao público. Entrada gratuita. Funciona de quarta a domingo e feriados – das 10h às 17h (fechando no intervalo das 12h às 14h).
Museus: Casa da Xilogravura e Felícia Leirner – Para os dias chuvosos ou se você busca algo mais cultural, esses 2 museus na cidade podem ser de seu interesse.
Hotel Home Green Home: Hotel inserido na paisagem montanhosa da cidade, vale como uma parada estratégica na estrada, para uma foto! Lembra aqueles hotéis de filme 😀 Para se hospedar neste hotel, RESERVE AQUI COM A MELHOR TARIFA.
Chocolates em Campos do Jordão
Os chocolates são um toque especial no inverno, seja em forma de chocolate quente ou em barras 😀 Tem várias marcas e lojas de chocolates artesanais, como Chocolates Araucária, Toco, Montanhês, Sabor Chocolate…opção não vai faltar!
Confira nosso vídeo de Campos do Jordão no Youtube, com pouco mais de 2 minutos:
Visão geral:
No geral, achamos a cidade um pouco cara $$$ para o visitante. Seu slogan “Suiça Brasileira” não poderia ser menos oportuno, digo isso por já ter visitado a Suiça 6 vezes. A cidade deve ser visitada, mas não tem motivo ficar comparando com um destino no exterior (que por sinal é bem diferente da realidade da cidade). Exceto os restaurantes bem simples ou fast food, qualquer restaurante razoável vai ter um preço elevado para um jantar de casal, por exemplo. Já para os hotéis e pousadas, acho que a hotelaria na cidade é bem cara comparando com outras cidades no Brasil, piorando a situação em feriados ou férias de inverno. Os hotéis de luxo são caros em qualquer lugar do mundo, mas o que me espanta na cidade é o alto preço cobrado por pousadas simples, com serviço ruim ou quartos de gosto duvidoso. Em nossa opinião, o melhor da cidade de Campos do Jordão é aproveitar a natureza que a circunda, fazer o passeio na Pedra do Baú ou Pico do Itapeva e escolher um bom hotel que seja um destino em si, como Botanique Hotel & SPA, Grande Hotel Senac Campos do Jordão ou Blue Mountain.
E você? Tem dicas (ou perrengues) de Campos do Jordão? Deixe nas caixas de comentários!
Leia também:
- Onde se hospedar em Campos do Jordão: Dicas de hotéis – para todos os bolsos!
- Onde comer em Campos do Jordão – dicas de restaurantes (testados!)
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Reserve seu hotel em Campos do Jordão através de nosso parceiro Booking.com, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes como esta! Muito obrigada!
Até a próxima trip!
Sério que a entrada na Pedra do Baú está sendo cobrada??? Aff, como se a cidade não fosse cara o suficiente né? Estive lá no fim de maio (depois de muitos anos sem ir) e a guarita tava em construção.
Oi Fernanda, pois é… ainda se a cobrança justificasse, mas o estacionamento (que na verdade é um terreno descampado ) nem seguro tem rsrs. Eu fui em abril e já estava a guarita lá, ainda inacabada mas já funcionando e cobrando!! Obrigada pela visita!
Olá….ótimas dicas!!… Pode me ajudar? Gostei muito do drone, poderia me dar as especificações do que vc usa? Obrigado!!
Nei, nós utilizamos o DJI Mavic Pro, veja as especificações aqui: https://www.dji.com/mavic
Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo você levou para conhecer o Amantikir e Horto Florestal, e quanto tempo de trilha do estacionamento da Pedra do Baú até o topo? Muito obrigada, excelente post.
Oi Nathália, para a Pedra do Baú, separe 1 dia só para esse passeio, do centro de Campos do Jordão até lá são 45 min de carro (considere esse tempo ida e volta), depois tem o caminho do estacionamento até o início da trilha (se não me engano fizemos em 30 minutos, depois tem o mesmo trecho na volta, mais 30 minutos), mais as trilhas da Pedra do Baú (longa, se for subir até o topo é mais demorado ainda), tb tem as trilhas do Bauzinho e Ana chata.
Para o Amantikir, pode visitá-lo de 2 a 3h, tem vários jardins diferentes, um labirinto, é um ligar para quem gosta de fotografar também! Já o Horto florestal depende do que deseja fazer. Se quiser conhecer o básico, fazer apenas 1 ou 2 trilhas, um passeio de manhã ou uma tarde é suficiente. Se quiser explorar mais, conhecer o parque todo e ainda parar nas barraquinhas de exposição de flores, tomar um café, fazer atividades (pagas) como tirolesa ou fazer um piquenique, pode ser também um passeio de dia inteiro. Tudo é bem flexível, depende mais dos seus interesses e do seu tempo disponível. Espero ter ajudado. Boa viagem.
Oi, Fernanda, tudo bem?
Estou com uma dúvida em relação a Pedra do Bauzinho!
Do estacionamento para a Pedra do Bauzinho são 30 minutos ou seria do estacionamento até o ponto de inicio de todas as trilhas que leva 30 minutos?
Caso seja a segunda opção, quanto tempo você acha que leva (em média) para chegar na Pedra do Bauzinho?
E quanto ao pôr do sol lá, é possível?
Larissa, do estacionamento para o início das trilhas leva de 30 a 40 minutos de caminhada por uma estrada de terra, mas a trilha do Bauzinho é curtinha, cerca de 15 minutos. Uma das fotos da matéria é lá, de onde temos a vista da serra da mantiqueira e da lateral da pedra do Baú.
Quanto ao por do sol, é um lugar indicado sim, mas o problema é a volta no escuro para o centro: a estrada é ruim, sinuosa e sem iluminação.
Bom passeio.
Muito obrigada pelo retorno, Erika! Dica valiosa!!
Estou planejando minha primeira ida à Campos e adorei sua dicas. Já quero ver todas essas paisagens =) obrigada!
Olá Danny, a cidade fica próxima à Serra da Mantiqueira, onde há lindas paisagens. Conforme comentei na matéria, infelizmente a cidade tem um custo alto de hospedagem e alimentação, principalmente na alta temporada! Boa viagem