Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Domingos Martins, no Espírito Santo. A cidade é um dos principais destinos das montanhas capixabas e um excelente passeio para um fim de semana ou feriado partindo de Vitória-ES. O município foi colonizado por alemães, pomeranos e italianos em meados do século XIX. Atualmente suas atividades econômicas principais são a agricultura, o turismo e o mercado de imóveis. Elaboramos um roteiro de 1 dia com as principais atrações turísticas da cidade!
O que fazer em Domingos Martins (ES): os melhores passeios
- Portal da cidade de Domingos Martins
- Rua do Lazer
- Casa da Cultura
- Monumento ao Colono Imigrante
- Igreja Luterana
- Placas em Alemão em Domingos Martins
- Arquitetura “alemã”
- Pedra Azul e Rota do Lagarto
Portal da cidade de Domingos Martins
Com acesso a partir da BR-262, a apenas 50 km da capital do Espírito Santo, assim que você chegar na cidade já vai dar de cara com o bonito Portal da cidade de Domingos Martins, um ponto turístico para tirar fotos e conferir a pracinha bem decorada e florida dos arredores. Parar por ali é simples, pois há algumas vagas de estacionamento próximas ao posto policial. Aproveite e visite também a Casa de Artesanato.
Rua do Lazer
Uma das principais atrações turísticas de Domingos Martins é a rua do Lazer, funciona como uma espécie de boulevard, somente para pedestres, com diversas lojinhas para os turistas. Também é um centro gastronômico da cidade, com cafés, cervejaria, pizzaria, bares e restaurantes.
Casa da Cultura
Também indicamos conhecer em Domingos Martins a Casa da Cultura, onde funciona também um museu histórico, contando com um acervo de fotografias, documentos e objetos dos imigrantes alemães, pomeranos e italianos que colonizaram a cidade. Além do museu, o espaço oferece exposições temporárias durante todo ano. Ah! e não esqueça de visitar a lojinha ao lado da Casa da Cultura que tem vários objetos de artesanato e lembrancinhas da cidade!
A Casa de Cultura de Domingos Martins funciona de ter/sex, das 10h às 17h e sáb/dom/feriados das 10h às 16h. Av. Presidente Vargas, nº 531.
Monumento ao Colono Imigrante
Na Praça Doutor Arthur Gerhardt estão concentrados alguns dos pontos turísticos de Domingos Martins como o Monumento ao Colono Imigrante (só não vimos o letreiro “#amor❤️es” que eu havia visto no instagram, provavelmente foi removido! ☹️). No dia em que fomos, estava um pouco nublado mas a praça estava cheia, as ruas nos arredores estavam bem movimentadas e ainda tinha um parque de diversões montado ao lado da praça.
Notamos que a praça tinha muitos moradores e turistas sentados nos bancos, como em toda cidade pequena, típica do interior… vida simples e sossegada. Um aspecto positivo e que nos chamou a atenção foi que os canteiros estavam todos coloridos com flores muito bem cuidadas.
Igreja Luterana
Uma atração turística e religiosa para visitar em Domingos Martins é a Igreja Luterana, que também fica na Praça Doutor Arthur Gerhardt. Também construída pela influência da presença dos alemães na região, foi inaugurada em janeiro de 1887. Como curiosidade, a Igreja de Domingos Martins é o mais antigo templo protestante ornado com uma torre no Brasil.
Placas em Alemão em Domingos Martins
Um aspecto interessante e passatempo divertido para fazer em Domingos Martins (ES) é observar placas de ruas e lugares com as placas em português e também em alemão – uma forma de “ensinar” palavras básicas para os turistas e ao mesmo tempo preservar as memórias de um dos grupos de imigrantes que povoaram a região no passado.
Arquitetura “Alemã”
Outra atividade para se fazer em Domingos Martins é observar as fachadas de alguns prédios e estabelecimentos que tentam preservar o passado e a história da cidade através da semelhança com a arquitetura típica das casas na Alemanha, o enxaimel.
Mas quando estávamos passeando pela cidade, refletimos sobre alguns aspectos… aqui abro um espaço para uma crítica construtiva: observamos que são poucos os lugares e prédios que tentam manter as fachadas bem conservadas; e mesmo assim nos prédios dos arredores há um contraste muito grande no tamanho das construções e, em nossa opinião, uma mistura nada harmônica de estilos e materiais.
Neste caso, ao menos no centro da cidade, acredito que a prefeitura (junto com a iniciativa privada) poderia tentar manter o local mais focado no turismo e história, com um projeto padronizado e planejamento urbano para todas as construções do centro.
Dicas extras de passeios na cidade de Domingos Martins (ES): Caso você goste de cervejas artesanais, programe uma visita à famosa e concorrida Cervejaria Barba Ruiva! E na Rua do Lazer, não deixe de incentivar o comércio e produção local e compre alguns tabletes da Chocolates Mayer! São chocolates artesanais bem feitos e com preço justo (e a lojinha tem bom atendimento)! Caso você tenha experimentado algum restaurante ou tenha visitado mais algum ponto turístico na cidade, deixe sua dica nas caixas de comentários!
Para quem curte natureza, outro lugar para visitar em Domingos Martins é a Cascata do Galo, uma cachoeira com queda de 70 metros que fica a apenas 10 km do centro da cidade.
Pedra Azul e Rota do Lagarto
Como nossa proposta na matéria foi de roteiro de 1 dia em Domingos Martins, você pode seguir por mais 1 hora pela BR-262 e chegar na Rota do Lagarto e tirar fotos da Pedra Azul, um dos lugares mais bonitos das montanhas capixabas! Um passeio para todos os amantes da natureza!
Viajando desta forma, entretanto, não terá tempo para fazer a trilha dentro do parque estadual – o que é uma pena, pois consideramos um atrativo imperdível na região de Domingos Martins! Sugerimos escolher uma boa pousada local, e ficar mais 1 ou 2 dias na região para fazer todos os bonitos passeios disponíveis da rota do Lagarto e provar alguns dos restaurantes incríveis deste circuito turístico.
Veja mais detalhes em nossa matéria específica:
Para mais dicas de passeios pelo Espírito Santo e Brasil, clique aqui.
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Reserve seu hotel em Domingos Martins e Pedra Azul através de nosso parceiro Booking.com, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigada!
Até a próxima trip!