Sempre que vejo um morro… uma montanha, fico imaginando se há por ali alguma trilha. Gosto bastante desse tipo de passeio, que conjuga atividade física, ambiente tranquilo e uma bela paisagem. E em Ushuaia há um lugar perfeito para isso: a trilha que leva ao Glaciar Martial.
Fiz essa caminhada em março, com um bom e velho amigo meu da faculdade. Na verdade, foi ele quem me convidou… portanto, valeu Daniel!
O acesso é muito fácil: é só seguir a rua Luis Fernando Martial até o fim. Ela vai serpenteando o morro por 5 km. Se não tiver carro, pegue um taxi – nosso caso. Ao final desta rua fica o teleférico. Dalí, você pode subir a pé ou sentado nas cadeirinhas da aerosilla. Se for sentado, isso vai te poupar 1 km de caminhada. Eu – apesar de gostar de caminhar, fui de aerosilla!
Vamos as fotos:
O teleférico e a bela vista da bahia de Ushuaia. Dá até para ver o aeroporto – no centro da foto, um pouco para direita.
Depois do teleférico, tem mais 1 km e pouco até o glaciar. A trilha é tranquila, mas há muitas pedras pelo caminho. Se tiver uma boa bota de caminhada, leve-a. Na foto abaixo, o pedregoso caminho até o Martial. Essa parte de baixo da trilha tem muita água, proveniente do derretimento do glaciar (ele é uma importante fonte de água potável para Ushuaia). Cuidado onde pisa, senão vai molhar seus pés!
Um pouco antes de chegar ao glaciar, há uma outra trilha para a direita, que leva a um mirador. Eu e meu amigo fomos por ela. Caminha-se por mais 1 quilômetro… e ao fim, sua recompensa:
Estávamos em março, no final do verão, mas ainda sim encontramos neve pelo caminho. Olha eu aí, empolgado:
Na foto abaixo, o caminho de volta – seguindo o leito daquele filete de água lá em baixo.
Descansamos um pouco e depois voltamos para Ushuaia. No retorno, uma parada na rua Luis Fernando Martial para mais uma foto, com vista da cidade e o canal de Beagle ao fundo.
Na periferia de Ushuaia, passei por uma quase favelinha – nenhuma novidade para quem vive no Brasil.
Bom, é isso aí!
De Ushuaia, eu e meu amigo alugamos um carro e seguimos para Torres del Paine. Mas isso é assunto para outro post… este termina por aqui. Até a próxima trip!
Abaixo deixo um mapa do google com a localização do glaciar Martial, teleférico e a trilha que fizemos por lá.
O mapa acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.
Bom post! obrigado pela dica. Trilha aparentemente de fácil acesso. vou faze-la! abs
Fantastico!!! eu fiz essa trilha do glaciar martial em junho, e havia muita neve, faça sem medo!! subimos até o mirador ,825 m .