Um dos passeios bate-volta que fizemos na nossa última viagem à Alemanha foi para Wiesbaden, uma cidade típica alemã com muitos museus, restaurantes, prédios históricos e afins. O que ajuda é que está distante de Frankfurt somente 40 minutos de trem (S-Bahn (S1,S8 e S9)), tempo estimado considerando partida da estação central HBF). A cidade possui muitos atrativos, e na nossa visita, apesar do frio e do dia nublado, conseguimos ir aos principais pontos turísticos e tirar muitas fotos.
Já no caminho percorrido pelo trem a paisagem colorida do outono nos distraía…
Desembarcamos com poucas pessoas em Wiesbaden…estava até pensando que o passeio seria uma furada, mas na verdade assim que chegamos ao centro vimos muitos turistas – mas a maioria deles alemães mesmo. Creio que a cidade ainda é pouco visitada pelo turismo de massa.
O que ver, fazer e visitar em Wiesbaden?
O tempo nublado não animava muito, mas decidimos ir caminhando da estação central (Wiesbaden HBF) até o centro, onde se concentram as principais atrações. Detalhe: O ticket de transporte público comprado em Frankfurt nos foi útil na cidade, pois ela estava na área de abrangência do ticket.
[mapa com as atrações da cidade, perto da saída da estação]
Nossa caminhada foi por uma grande avenida, mas com árvores, parques e lojas…então foi bem agradável.
E tudo bem sinalizado, com tempo de distância caminhando…super fácil.
No centrinho, encontramos mais movimento na Marktstrasse…
e na Marktplatz…
A bela Marktkirche, fotografada pelo Gustavo:
A cidade também oferece opções de compras (com muitas lojas de grifes) e restaurantes. No dia em que fomos estava tudo bem cheio, as mesinhas na rua davam um ar alegre ao dia nublado.
A Goldgasse é a rua mais famosa e charmosa da cidade:
Após nossa caminhada pelo centrinho ainda passamos em frente ao Kurhaus de Wiesbaden. O prédio abriga o centro de convenções da cidade, um restaurante e o casino. Uma bonita construção Art Nouveau. Li na internet (mas não sei acerca da veracidade da informação) que o local inspirou Dostoiévski a escrever “Um jogador”.
O Funicular Nerobergbahn em Wiesbaden
De lá, pegamos um táxi até a região do Neroberg, para então tomar o funicular e apreciar a cidade do alto…literalmente o ponto alto da nossa visita à Wiesbaden!
Por uma tarifa de poucos euros, fizemos um passeio bem agradável neste funicular histórico (construído em 1888). Ele opera a cada 15 minutos, de Abril a Outubro. Percorre uma distância de 440m e 80m de altura.
Uma vez no topo, muita área verde e natureza, uma linda vista da cidade de Wiesbaden (em dias claros Mainz e Odenwald também são avistadas) e vinhedos – eles produzem vinho também! Como você pode ver, opções para todos os gostos.
Muita gente no monopteros, um monumento com vista para a cidade.
Na volta, pegamos um ônibus (nr. 1) que nos deixaria na HBF, de onde voltamos para Frankfurt no fim do dia. Mas não sem antes tirar umas fotos das belas árvores e suas cores de outono no parque em frente ao funicular de Neroberg.
Para planejar sua trip para Wiesbaden (além de ler nosso post, é claro!) consulte o google maps, para descobrir lojas e restaurantes, e acesse o mapa da cidade no site oficial de Wiesbaden:
http://maps.wiesbaden.de/cityguide/html/en/1024×768.html
Até a próxima trip!
Olá,
muito interessante e instrutivo seu post. Estou indo para Frankfurt agora no meio de novembro para ficar uma semana e estava pensando se mesmo com o funicular fechado vale a pena ver Wiesbaden ou melhor escolher outro bate-e-volta. O que acha?
Além disso, sem querer abusar, tem dicas para roupas e calçados para lá? Não quero levar coisa desnecessária. Parabéns.
Oi carolina, com o funicular fechado eu escolheria outro lugar como nuremberg, heidelberg ou rudesheim, todos tem posts aqui no site. Mas a decisao é sua!!
Com relacao ao vestuario, leve ou compre lá um bom casaco, vai estar frio essa época, de preferencia bem grosso e quente e ao menos semi-inpermeavel. Leve uma bota que seja bonita mas confortavel, e um tenis. Sapatilha e, sandalias nao sao adequadas para essa epoca do ano. Sapato de salto tambem antiquado para quem vai a turismo, somente se tiver algum compromisso de trabalho na cidade ou for a algum lugar bem formal. Pode deixar tambem para comprar lá em frankfurt se nao tiver. Em minha ultima viagem a europa comprei 2 casacos otimos a preços excelentes, mesmo pagando em euro ( e nao esqueça de pedir tax free, para receber o imposto de volta)