Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Limburg an der Lahn e suas principais atrações turísticas. Conhecemos esta simpática cidade de 30 mil habitantes que fica à beira do Rio Lano a partir de um bate-volta de trem de Frankfurt, a apenas 1 hora de distância.
Neste roteiro de viagem de 1 dia, você visitará os pontos turísticos essenciais o castelo e a catedral, vai admirar a arquitetura de enxaimel típica alemã e ainda vai sobrar tempo para caminhar livremente e almoçar em algum dos restaurantes.
A cidadezinha de Limburg desenvolveu-se ao redor do castelo (que tinha o mesmo nome), construído no século VII. Seu nome deriva de “Linter Burg”.
Localizada no estado de Hesse, na Alemanha, Limburg an der Lahn (ou apenas Limburg) pode ser visitada o ano todo, mas não é muito conhecida por turistas – o que do nosso ponto de vista é perfeito! Achamos a cidade medieval super fofa e preservada, ideal para uma viagem romântica ♥️. Confira agora o que fazer em Limburg an der Lahn!
Evangelische Kirchengemeinde Limburg
Logo que saímos da estação de trem, começamos a caminhar pela Banhofstrasse, a avenida principal, rumo aos atrativos da cidade velha. Mas não sem antes notar a fachada da igreja municipal (Evangelische Kirchengemeinde) ao lado de uma bonita fonte. O dia estava ensolarado, recebemos as boas vindas com um bonito dia de verão na Alemanha!
Neumarkt
Um lugar agradável de visitar em Limburg an der Lahn é a Praça Neumarkt, onde caminhamos por uma feira com variedade de doces artesanais, comida de rua, legumes e frutas – é o Wochenmarkt Limburg. Na época de Natal, a famosa feira natalina (Weihnachtsmarkt), comum em várias cidades na Europa, é montada na Kornmarkt.
Há também alguns cafés e restaurantes com mesinhas externas, o shopping center WERKStadt Limburg e lojas populares nos arredores, como C&A e H&M, além de lojas de operadoras de telefone, mercadinhos e farmácia. Repare também no Georgsbrunnen, uma fonte histórica bem no centro da praça.
Prédios históricos de Enxaimel em Limburg an der Lahn
Mas as principais atrações turísticas de Limburg an der Lahn estão mesmo na Cidade Velha (Altstadt), com as construções típicas de enxaimel e marcos históricos. Um exemplo é a Römer 2-4-6, que é a casa independente mais antiga da Alemanha – é do ano de 1289 😮!
A Werner-Senger-Haus tem fachada do século XIII, enquanto a Haus der sieben Laster (Casa dos Sete Pecados Capitais) toda em madeira, de 1567, tem esculturas detalhadas dos sete pecados capitais do cristianismo: orgulho, ganância, inveja, luxúria, gula, ira e preguiça. Sem dúvida um passeio curioso para fazer em Limberg an der Lahn.
Você ainda pode visitar a Haus Plötze 17, Haus Trombetta, a Burgmannenhaus (de 1544) e as casas de números 1,9, 12, 16 e 17 da Fischmarkt. Ainda nesta rua, há exposição de coleções de arte no Kunstsammlungen der Stadt Limburg Historisches Rathaus. A cidade velha de Limburg é uma das mais bonitas e bem preservadas da Alemanha.
Sem dúvidas as fofas casinhas brancas com sua estrutura vermelha ou preta criam em Limburg and der Lahn uma atmosfera mágica e alegre para os turistas. O Zum Goldenen Hirsch, de 1527, no Kornmarkt, ainda ostenta sua placa medieval original! As casas em enxaimel são em sua maioria do século XVI, XVII ou XVIII, e as mais antigas, do século XIII.
A Bischofsplatz é um cantinho super especial na cidade, super fotogênica e com vários restaurantes e cafés super agradáveis, com mesas externas e músicos de rua de vez em quando aparecendo para tocar 🎻. Destaque para a Haus Byron, onde funciona uma espécie de museu, com exposição de arte e obras do mestre padeiro Limburgo Friedel Hensler. Do lado oposto a Haus Byron está a igreja Stadtkirche St. Sebastian, aproveite para visitá-la ou tirar fotos.
A única coisa chata é que nem todas as ruas são estreitas ou somente para pedestres – passam carros e alguns ficam estacionados em frente às belas casas de enxaimel. Óbvio que atrapalha a nós turistas na hora de tirar fotografias, mas temos que compreender que ali moram e trabalham as pessoas da cidade 😅.
Antes cercada por uma muralha, a cidade velha ocupa a área entre a Catedral de Limburg (Catedral de São Jorge), Grabenstraße e a Ponte Antiga Lahn. Esta área é definida por ruas estreitas de paralelepípedos com casas emolduradas em enxaimel. Da muralha original da cidade restou apenas a torre redonda do século XIII: Katzenturm (“Torre dos Gatos”).
Outro lugar super charmoso em Limburg an der Lahn é a praça Plötze e Ritter Hattstein-Brunnen, uma fonte bem curiosa com uma estátua do antigo prefeito, Ritter Hattstein, criada pelo escultor Karl-Matthäus Winter (1932-2012). De acordo com a crônica de Limburg de Tilemann Elhen von Wolfhagen (criada por volta de 1400), ele era um homem tão forte que poderia levantar um barril de vinho e beber ali mesmo!
Por ali também há diversas lojas e restaurantes…além, é claro, de mais casas de enxaimel! Nós caminhamos por ali e resolvemos almoçar na Barfüßerstraße, onde há alguns estabelecimentos bem avaliados.
Você também vai perceber que algumas das casas estão tortas, inclinadas ou parecem que tombando para um lado! Dá uma aflição, mas se ficaram lá tantos séculos de pé deve estar tudo certo né 😆!?
Próximo à catedral, o Palácio do Bispo (Bischofsresidenz) é uma combinação única de arquitetura tradicional e moderna, com um mix de construção medieval e renovações no ano de 2013.
Alte Lahnbrücke
A Alte Lahnbrücke (Ponte antiga sobre o Rio Lahn) é do século XIV, e nem preciso dizer que é linda e um atrativo imperdível na cidade – atenção na bela estátua de St. John de Nepomuk segurando uma cruz. O acesso à ponte é tanto para pedestres como para carros. Não deixe de reparar nos detalhes do pomposo Brückentor (ou portão da ponte).
A ponte oferece vista belíssima da catedral e fica praticamente anexa ao nosso cantinho favorito de paz e natureza na cidade: Am Steiger – Spazierweg. Lá você pode caminhar tranquilamente em uma trilha pavimentada e arborizada, ver os gansos e garças no rio Lahn, escolher algum banco para sentar e ficar admirando a cidade ou conversando enquanto o tempo passa. Adoramos!
Todos estes lugares para conhecer em Limburg an der Lahn citados na matéria são facilmente encontrados pelo Google Maps – aliás, foi assim mesmo, pesquisando no app que eu montei este roteiro de viagem de 1 dia!
Catedral de Limburg an der Lahn
O principal ponto turístico de Limburg an der Lahn é sua belíssima catedral com fachada de 2 torres idênticas. A Catedral de Limburg (também chamada de Catedral de São Jorge) (Limburger Dom) é um dos melhores exemplos da arquitetura românica do estado de Hesse. Construída no século XIII, foi elevada ao status de catedral apenas em 1827.
Está localizada em um ponto mais elevado da cidade, vale a pena conhecer! Veja mais informações no site oficial. Como curiosidade, a Catedral de Limburg apareceu no verso das cédulas de 1.000 marcos alemães na série em circulação entre 1960 e 1989 – a Alemanha só adotou o Euro como moeda oficial em 1 de janeiro de 2002.
Não perca uma visita ao Museu Diocesano de Limburg, lá você vai ver os tesouros e relíquias da Catedral!
Pela nossa foto de drone acima, você consegue perceber que do lado esquerdo há um edifício, é a capela St. Michael. Ao sul da Catedral está o Castelo de Limburg an der Lahn (Limburger Schloss), que fez parte de um complexo de castelos que remonta ao período Merovíngio (século VII).
No ano de 910, Konrad Kurzbold, conde de Niederlahngau, fundou nesta fortaleza o Mosteiro dos Cônegos de São Jorge. A família Ysenburg expandiu o castelo no início do século XIII.
A história envolvendo o castelo teve diversas mudanças ao longo dos séculos e após um período de incerteza sobre seu destino, o estado de Hesse entregou o castelo aos cuidados do município de Limburg no ano 2000. O arquivo municipal encontra-se atualmente alojado no térreo.
Outras partes são usadas pela Diocese de Limburg. Já os aposentos da torre residencial e o prédio de enxaimel adjacente estão vazios.
Se você é fã de castelos, já deve saber que a Alemanha é cheia deles! Com mais tempo na região, outros castelos próximos a Limburg an der Lahn que você pode visitar são: Castelos de Schaumburg e Freienfels, Castelo Runkel, as ruínas do Castelo Ardeck e o Schloss Oranienstein Diez.
Prefeitura (Rathaus)
Atração turística na cidade, o edifício da Prefeitura de Limburg and der Lahn (Rathaus) é de 1898 e é um exemplo de construção neogótica, sem deixar o estilo enxaimel de lado – além disso tem vários detalhes e ornamentos.
Antes de viajar, li que na torre do relógio, (teoricamente) um carrilhão tocaria músicas em determinados horários. Já vimos este tipo de apresentação em outras cidades como Berna na Suíça e Gouda, na Holanda e também em Praga, por exemplo, até com bonecos e tudo mais… mas o fato é que quando estávamos lá simplesmente não aconteceu 🤡 #fail. Será que li alguma informação antiga ou errada?
Nos arredores da Rathaus de Limburg an der Lahn, fomos na parte de trás do prédio municipal, onde a construção é mais recente e tinha um canteiro com flores super coloridas, o bonito monumento a Werner Senger, uma fonte toda moderna Springbrunnen Pusteblume e uma pequena igreja, Kirche St. Anna.
Depois de visitar a prefeitura, ainda fomos ver o que tinha de bom na loja de departamentos Karstadt (Galeria Limburg), tem de tudo: roupas, chocolates, perfumes e produtos de beleza, brinquedos, artigos de papelaria… encerramos o dia de passeio por lá antes de pegar o trem de volta para Frankfurt.
Planejando sua viagem à Alemanha? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.
Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!
Reservando seus tours e atrações pelo Booking, também nos ajuda da mesma forma 🥰
Também não se esqueça do chip de celular ou e-sim para uso na Alemanha e do Seguro Viagem – é obrigatório para viagens à Alemanha! Proteja-se contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!
Até a próxima trip!