Visitamos Nuremberg em novembro, em um bate e volta que fizemos a partir de Frankfurt. Fomos de ICE – o trem de alta velocidade alemão, e apesar dos 230km que separam estas duas cidades, foram apenas 2h de viagem (de Munique é mais rápido ainda, apenas 1h e 30min!). Estava frio, por volta de 10°C, temperatura média para esta época do ano – final do outono na Alemanha. Fizemos um roteiro de 1 dia na cidade, visitando as principais atrações turísticas.
A cidade de Nuremberg é relativamente antiga, os primeiros registros datam do século XI. Na foto acima, na casa no cantinho a direita, morou Albrecht Dürer entre os anos de 1509 e 1528! Esta casa é hoje um museu dedicado a este artista renascentista, natural de Nuremberg.
Na primeira pintura da cidade (imagem abaixo), feita em 1493, já aparece o castelo de Nuremberg. Hoje é possível subir em uma das torres do castelo de Nuremberg – e já adianto, esta é uma atração imperdível, você pode olhar por toda a cidade, em uma vista de 360 graus, sempre contrapondo com fotos reais (que ficam lá no alto da torre), mostrando como ficou o lugar após o bombardeio da segunda guerra mundial. Encerrada a guerra, a cidade foi palco de um tribunal que julgou e condenou nazistas por crimes de guerra. Quem puder, assista ao filme “Julgamento de Nuremberg”.
[Gravura da cidade de Nuremberg feita em 1493 – fonte: Wikipédia]
Abaixo, os nossos bilhetes de entrada do castelo de Nuremberg – consegue localizá-lo na pintura de 1493?
Como chegar?
Como disse, nós fomos de ICE. Você pode comprar os bilhetes de trem pela internet e imprimir em casa ou deixar para comprar lá mesmo, nas inúmeras máquinas de auto atendimento da Deutsche Bahn. Nós compramos nas máquinas, escolhemos o horário mais adequado e em menos de dois minutos o bilhete estava impresso nas nossas mãos. Pagamos o valor da tarifa normal, sem descontos, ida e volta para duas pessoas nos custou EUR 212,00. Caro não? Mas vale a pena, é o preço que se paga para ter um sistema bem sinalizado, pontual, que funciona – e também pelo fato de termos comprado de última hora. Se souber a data que que pretende viajar, compre com antecedência.
Viajamos na segunda classe do trem, os assentos são relativamente confortáveis e espaçosos quando comparados à classe econômica da aviação. Pelas janelas panorâmicas do ICE pode-se apreciar a paisagem enquanto o trem viaja a 158km/h (já pegamos o ICE em outras ocasiões, porém com velocidades superiores, entre 200 e 300Km/h).
Depois de duas horas de viagem chegamos a Nuremberg. Na estação de trem, muitas bicicletas:
O que ver e fazer em Nuremberg
Marquei no mapa abaixo o trajeto (em azul) e as atrações turísticas que vamos conhecer neste roteiro. O passeio consiste em uma caminhada desde a estação de trem de Nuremberg, segue pela rua Königstrasse e vai até o castelo de Nuremberg, na parte mais alta do mapa:
Logo na primeira esquina está o centro de informações turísticas da cidade. Entre lá e pegue um mapa da cidade.
Do outro lado da rua fica o Handwerkerhof, com lojinhas de artesanatos locais e restaurantes com comidas típicas da região.
O local é bem bonito e turístico.
Horário de funcionamento do Handwerkerhof:
- Lojas: segunda à sexta das 10:00 às 18:30, sábados das 10:00 às 16:00h.
- Restaurantes: segunda à sábado das 10:30 às 22:00h.
Seguimos caminhando pela Königstrasse, e na altura da Karolinenstrasse, bem na frente da igreja de St. Lorentz, nos deparamos com uma feira com frutas frescas e muito bonitas:
Depois não resistimos à linguiça nürnberger, típica da região, com um pão fresquinho! Estava muito boa!
E para arrematar, um chocolate quente para espantar o frio!
Agora sim, de barriga cheia, podemos continuar o passeio. Abaixo, a Igreja de St. Lorentz:
Antes de chegar ao Hauptmarkt, passamos pelo rio Pegnitz:
Reparem no prédio acima, ali funciona um restaurante, o Heilig-Geist-Spital (não experimentamos). Esse prédio foi construído no século XIV para abrigar um hospital (privado) para idosos!
[Créditos da imagem wikipedia.org]
O Hauptmarkt estava em obras!! Estávamos em meados de novembro (dia 18 mais especificamente), e o pessoal estava finalizando os preparativos para a feirinha de natal! Para mais informações sobre a feirinha clique aqui.
Bom, sem feirinha, seguimos rumo ao castelo (no final do dia voltamos ao Hauptmarkt para almoçar, encontramos um ótimo restaurante italiano, falo dele mais adiante).
Acima, a igreja de St. Sebald! Uma parte dela foi destruída na segunda guerra mundial, como veremos em fotos mais adiante. Mais à frente, a estátua de Albrecht Dürer:
Algumas quadras depois, enfim, chegamos ao castelo de Nuremberg!
A entrada fica na rua Am Ölberg: parece aqueles portões de filme medieval…
A torre da foto acima é uma atração imperdível, não deixe de subir nela, vale não só pela vista como pelas imagens que mostram a região pós segunda guerra mundial. Fica aí a dica! A entrada nos custou EUR 3,50 por pessoa, valeu cada centavo!
Acima, a cidade de Nuremberg vista do alto da torre do castelo. Reparem nas igrejas de St. Sebald e St. Lorentz (passamos por elas em nossa caminhada, lembram-se?). Vejam agora como ficaram após a segunda guerra mundial:
Abaixo, outro comparativo que fizemos. A cidade hoje:
…e como ficou após o bombardeiro da WWII:
Novamente, hoje:
… e após a WWI:
O castelo hoje:
O castelo antes do Bombardeio:
…e depois do bombardeiro:
Agora durante o período nazista: Adolf Hitler fez de Nuremberg a sede oficial dos comícios da NSDAP (Partido Nazista). A foto abaixo foi tirada em um destes momentos, reparem na suástica penduradas nas janelas das casas.
Depois de ver estas duras imagens no alto da torre e refletir sobre as guerras e as consequências delas, fomos descansar um pouco a cabeça nos jardins do castelo. Era outono, e o gramado estava todo forrado pelas folhas amarelas das árvores.
Bom, já eram 14:00h… e o efeito daquela linguiça nürnberger já tinha passado, fomos atrás de um restaurante! Nas ruas Weinmarkt e a Weissgerbergasse, os restaurantes estavam todos fechados!!
Os únicos estabelecimentos abertos vendiam doces e uma infinidade de chocolates em formato de papai noel:
Compramos um que durou o tempo de tirarmos a foto e logo foi parar no nosso estômago!
continuamos até o Haupmarkt, onde achamos um restaurante italiano aberto, o Provenza. Comemos alí, muito bom por sinal. Recomendamos.
Deixamos Nuremberg por volta de 17:30, já estava de noite – anoitece cedo nesta época do ano. A Königstrasse continuava movimentada!
Caminhamos de volta até a HBF, pegamos o ICE e retornamos a Frankfurt.
Tranquilo, não? Se tiver um dia em Frankfurt ou Munique, não deixe de fazer esse bate e volta. Vale muito a pena.
Até a próxima trip!!
adorei as dicas,Obrigada!!! estou muito ansiosa para conhecer
Obrigada pela visita ao blog! Boa viagem