Já estivemos na cidade em 2 oportunidades, a primeira como destino em si e a segunda como stopover de outro destino – Frankfurt é um dos hubs da Lufthansa e ponto de conexão para vários lugares do mundo. Nesta matéria mostro as principais atrações turísticas da cidade e mais 5 sugestões de passeios bate e volta, para você saber o que fazer em Frankfurt e montar um roteiro de 1, 2, 3 ou mais dias adaptado ao tamanho de sua viagem.
Nós fizemos todos os passeios citados aqui – a grande maioria fica no centro histórico da cidade, então fica fácil de combiná-los em um mesmo dia, sem correria; já passeios bate e volta geralmente requerem um dia inteiro. Para a maioria dos pontos turísticos e de interesse temos matérias específicas aqui no blog, assim você avalia em detalhes e inclui no seu roteiro as atrações conforme seu gosto e disponibilidade de tempo. Nós não alugamos carro, e para chegar até as atrações utilizamos muita caminhada e o excelente sistema de transporte público alemão: trens, trams (bondes), ônibus e metrô.
O que fazer em Frankfurt – As principais atrações turísticas
1. Römer / Römerberg
O Römer é uma antiga e famosa construção medieval que há 600 anos abriga a prefeitura da cidade. Fica na Römerberg, uma praça tão antiga quanto o Römer e cheia daquelas casinhas com “cara de Alemanha” – local ideal para fotos, compra de souvenirs, passear, comer e beber, e com excelente localização. Fica todo enfeitado durante as feiras natalinas.
É um local básico em Frankfurt, não deixe ir. Nós adoramos o passeio, vale muito a pena, tanto de dia como a noite.
Como chegar: O Römer fica no centro de Frankfurt, fácil acesso de metrô (estação Dom/Römer) ou tram (linhas 11 e 12, estação Paulskirche).
Tempo do passeio: de 1 a 3h, dependendo do interesse, se vai parar para comer…
Para saber mais, consulte nossa matéria específica aqui no site:
2. Casa de Goethe
A casa onde o escritor alemão Goethe nasceu e cresceu – com toda a mobília original – fica em Frankfurt! Ao lado da casa fica também o museu sobre ele.
Tempo do passeio: de 30min a 1h. Como chegar: O endereço é Grosser Hirschgraben 23. Dá para ir de metrô, estação Hauptwache (U1,U2,U3,U6 ou U7). A rua Goethestrasse, que leva o nome do escritor e fica algumas quadras acima, é a rua mais chique da cidade. Só lojas de grifes caras e famosas – Chanel, Cartier, Hermès, etc.
3. Hauptwache
Uma das regiões mais movimentadas de pedestres em Frankfurt, famosa pelos prédios tanto antigos quanto modernos. Na praça fica o prédio histórico do Hauptwache, de 1730, que já foi prisão, sede da polícia e hoje abriga um café:
O Hauptwache em 1918:
Outro atrativo turístico dessa região é a famosa rua Zeil, exclusiva para pedestres e repleta de lojas ao redor – ali ficam o Shopping My Zeil e Galeria Kauffhof. É uma excelente opção para compras em Frankfurt – falo mais adiante. Sugestão: combine esses passeios neste dia.
Tempo do passeio: 30min; Como chegar: de metrô, estação Hauptwache.
4. Frankfurt vista do alto – Mirantes
=> Mirante Main Tower
Do alto da Main Tower tem-se uma vista espetacular de Frankfurt – é o mirante mais alto da cidade:
A vista é de 360 graus, dá para avistar a cidade inteira! Daí vimos as principais atrações turísticas: o Römer, a KaiserDom e a Igreja de São Paulo, a ponte Esierner Steg, o Hauptwache, a movimentada rua Zeil toda arborizada, o Shopping My Zeil, a estação central de trem Hauptbahnhof (HBF), a praça onde fica o símbolo do euro, dentre outras. Imperdível!
Tempo do passeio: 1h; Para mais informações, saber em detalhes como subir e como é a vista lá de cima, consulte nossa matéria específica aqui no blog:
=> Mirante do Leonhards/Galeria Kaufhoff
Na praça do Hauptwache tem uma Galeria Kaufhof enorme, com terraço panorâmico no topo. Para acesso, suba até o sétimo e último andar, onde fica o restaurante Leonhards. Dali tem-se uma vista panorâmica do skyline de Frankfurt, muita bonita. Quando visitamos Frankfurt alguns anos atrás, também existia um segundo terraço no Zeilgalerie, o prédio ao lado, mas foi demolido em 2016 – e de fato, quando fomos o lugar parecia abandonado. A foto abaixo tiramos daí.
Curiosidade: o prédio mais alto da foto é o Commerzbank Tower, o arranha céu mais alto de Frankfurt e o segundo mais alto da União Européia.
Tempo do passeio: de 30min a 1h;
Como chegar: estação de metrô Hauptwache, a galeria Kaufhof fica em frente (suba até o último andar); Sugestão: pela proximidade, conjugue com os passeios do Hauptwache e Shopping My Zeil (compras em Frankfurt).
5. Igrejas: Catedral de Frankfurt (KaiserDom), São Paulo e São Nicolau
Estas 3 igrejas ficam no centro da cidade e bem próximas umas das outras. A antiga Igreja de São Paulo (que hoje nem é mais utilizada como igreja) teve grande importância histórica: em 1848 reuniu a assembléia nacional, que promulgou a primeira constituição para uma Alemanha Unificada, esforço no entanto destruído pela Prússia e império Austríaco no ano seguinte.
Mas em 1944 veio o pior: em um dos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial, a igreja de São Paulo foi destruída – o que vemos hoje é uma reconstrução.
A catedral de Frankfurt é a maior delas e teve mais “sorte”, permaneceu em pé. Também conhecida como KaiserDom, foi construída entre os séculos XIII e XV, em estilo gótico e é dedicada a São Bartolomeu. A igreja de São Nicolau, do século XV, fica também nessa região castigada pelas bombas (na pracinha do Römerberg, canto inferior direito na foto abaixo).
Ainda hoje existem bombas da Segunda Guerra enterradas na cidade. Em 03/09/2017 mais de 60.000 pessoas foram evacuadas na cidade, para a remoção de uma bomba não detonada, descoberta em obras de escavação próximo à Universidade de Frankfurt.
Todas as três igrejas ficam muito próximas (veja no mapa ao final do post), de 5 a 10 minutos a pé umas das outras. Sugestão: conjugue a visita às igrejas com o passeio ao Römer.
Como chegar: fácil acesso de metrô (estação Dom/Römer) ou tram (linhas 11 e 12, estação Paulskirche).
Tempo do passeio: de 1h a 2h;
Para mais informações, consulte nossa matéria específica aqui no site:
6. Eurotower (BCE) e o símbolo do Euro
A Eurotower é um arranha céu com quase 150m de altura em Frankfurt, onde fica a sede do Banco Central Europeu (BCE). Na frente do prédio, na pracinha Willy Brandt Platz, você verá o símbolo do EURO!!
Tempo do passeio: 30min;
Como Chegar: Fica no centro financeiro da cidade, fácil acesso de metrô (linhas 1, 2, 3, 4, 5 e 8) ou tram (linhas 11 e 12), desça na estação na Willy Brandt Platz. Bem ao lado ficam duas áreas verdes, os parques Gallusanlage e Taunusanlage, bem agradável caminhar por ali. Se caminhar até o fim do parque Taunusanlage vai chegar no famoso prédio da Ópera de Frankfurt/Alte Oper, outra atração turística da cidade (não visitamos).
7. A estação central de trem – Hauptbahnhof (HBF)
Aqui no Brasil não temos a nível nacional a opção do trem como meio de transporte. Já na Europa… quer chegar ao aeroporto de uma grande cidade? o trem te leva (e rápido!) … Ou até outra cidade menor? trem também te leva… E a Alemanha é um pais privilegiado nesse aspecto, como e fácil e agradável passear de trem pelo país! Em toda cidade conectada à malha ferroviária há uma estação central de trem, chamada de Hauptbahnhof (HBF) na Alemanha. Abaixo, a de Frankfurt:
Você certamente irá passar por aí, seja ao fazer baldeação de uma linha para outra, ir ao aeroporto ou outra cidade qualquer. A HBF é o hub de transporte nas cidades alemãs.
Para saber mais e conhecer a HBF de Frankfurt por dentro, consulte nossa matéria específica aqui no blog:
8. Pontes Eisernersteg e Holbeinsteg
Estas duas pontes são bem fotogênicas, por sí só já valem o passeio. Levam também para o outro lado do rio, região onde fica o Museumsufer – a região dos museus.
Em uma das ocasiões que estivemos em Frankfurt, pegamos Museumsuferfest, um dos maiores festivais culturais na Europa, tinha de tudo, música ao vivo, culinária, arte, e desconto para entrada nos museus. Temos uma matéria específica aqui no blog deste festival:
9. Museumsufer
Além do turismo e negócios, Frankfurt também é famosa por seus museus, são dezenas na cidade, o grosso deles concentrados na Museumsufer, região entre às margens do rio Main e bem agradável para uma caminhada. Todo ano promovem o museumsuferfest, um dos maiores festivais culturais na Europa. DICA: se for nesta época, compre o bottom do museumsuferfest – custa apenas 7 euros (a venda nos museus, estação de trem HBF e Posto de informações turísticas no Römer), com o bottom a entrada nos museus participantes do festival é gratuita – em 2017 foram 23!
Nós pegamos uma das edições do festival, que ocorre no último final de semana de agosto. Tinha de tudo, música ao vivo, comida de rua, arte, etc. Fizemos um passeio bem agradável pela região dos museus, às margens do rio Main. Para saber mais, temos uma matéria específica aqui no blog:
Abaixo deixo os links dos principais museus em Frankfurt, para você se programar, consultar horários de abertura, exibições, etc:
- Städel museum, é o “Louvre” Alemão, reúne 700 anos de obras de arte desde o século XIV, dentre eles Holbein, Cranach, Botticelli, Dürer, Rembrandt, Vermeer, Monet, Cézanne e Picasso;
- Senckenberg – é um museu de história natural, tem uma infinidade de esqueletos de dinossauros, fósseis, múmias e animais empalhados, inclusive uma cobra sucuri engolindo uma capivara brasileira!
- MMK Museum für Moderne Kunst – Museu de Arte Moderna de Frankfurt;
- Deutsches Filminstitut – Museu do Cinema (história do cinema);
- Schirn Kunstalle – Arte moderna e Contemporânea;
- Liebighaus – Exibe 3.000 esculturas desde o Egito Antigo ao Neoclassicismo;
Para lista completa de todos os museus em Frankfurt, clique aqui.
10. Compras em Frankfurt
Nas duas vezes que visitamos Frankfurt, passamos por alguns dos principais centros de compra na cidade: a rua comercial Kaiserstrasse (onde fica o BCE) , a rua de pedestres Zeil – um shopping a céu aberto, ali também fica a famosa loja de departamentos – a Galeria Kaufhof, e também o Shopping futurista My Zeil. Visitamos também o Hessen Center, outro importante centro de compras em Frankfurt, é mais afastado do centro, menos turístico e mais frequentado por moradores – fica a 40 minutos de transporte público partindo da HBF.
Outra famosa rua comercial em Frankfurt é a Kaiserstrasse, que sai da HBF e vai até o centro velho. A parte dessa rua próxima a HBF é mal frequentada a noite, não gostamos. Já a outra ponta, depois de passar pelo BCE em direção ao Römer, é famosa pela arquitetura de seus prédios, um dos poucos da cidade que resistiram aos Bombardeiros da Segunda guerra mundial, e é mais agradável para um passeio:
Para saber mais sobre as opções de compra em Frankfurt, consulte nossas matérias específicas aqui no blog:
11. Messe Frankfurt & Hammering man
No Messe Frankfurt, o terceiro maior centro de exposições do mundo, fica a Messeturm, o terceiro mais alto arranha céu da Europa e o segundo de Frankfurt. Aí também fica exposta a escultura do Hammering Man, de autoria de Jonathan Borofsky, existe algumas espalhadas pelo mundo.
É um passeio bem rápido, por não ser ma região turística, e sim de negócios, é olhar o prédio, tirar uma foto do hammering man e ir embora… tempo de passeio: 20min!
5 Passeios Bate e Volta de Frankfurt
Tem mais tempo em Frankfurt? Existem cidades próximas muito bonitas e com passeios bem agradáveis, que valem muito a pena a visita. E o melhor, são facilmente acessíveis de trem – embarque na estação central de Frankfurt (HBF), com tempo de viagem de 1 a 2h, super tranquilo para um passeio bate e volta. Nós visitamos 5 dessas cidades e adoramos: Heidelberg, Rüdesheim, Nuramberg, Wiesbaden e Köln/Colônia.
Para saber mais: temos matérias dedicadas aqui no site para cada um desses passeios, com detalhes de como é o passeio e como chegar, confira:
- Heidelberg: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas
- Rüdesheim: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas
- Nuremberg: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas
- Wiesbaden: vinhedos, funicular, casino e restaurantes em um bate-volta de Frankfurt
- Colônia: roteiro de 1 dia com principais pontos turísticos
Se tiver tempo, faça pelo menos um deles – consulte as matérias acima e veja qual passeio mais lhe agrada, não vai se arrepender!
Mapa das atrações turísticas
Marquei no mapa abaixo todas as 11 atrações que visitamos nesta matéria (para passeios bate e volta consulte as matérias específicas):
Sugestões de roteiro
O que fazer em Frankfurt em 1 dia
Faça o caminho em amarelo do mapa acima (2,5km de caminhada): comece pela Willy-Brandtplatz, aí fica a Eurotower e o símbolo do Euro. Siga caminhando pelo parque Gallusanlage até Main Tower, no topo da torre fica o observatório espetacular da cidade (abre às 10:00h no verão, consulte nosso post para mais detalhes). Depois, vá até a Kaiserstraße/Kaiserplatz até chegar na casa do Goethe. Dali siga para a Igreja de São Paulo, ao lado está o Römer/Romerberg e as demais igrejas KaiserDom e igreja de São Nicolau – explore a região, as principais atrações turísticas de Frankfurt estão aí, aproveite e faça uma refeição, há diversos restaurantes ao redor do Römerberg. Depois siga até a ponte Eisernersteg. Dependendo do seu ritmo, pode encerrar seu dia por aí (retorne e pegue o metrô na estação do Römer).
Se ainda tiver tempo e pernas, pode seguir caminhando pelo outro lado do rio Main (caminho laranja no mapa, mais 1,5km), na região do Museumsufer, dá para caminhar tanto pelas margens do rio quando por cima, onde fica a bonita alameda de árvores do Museumsufer. Ao chegar na ponte Holbeinsteg, cruze o rio e encerre o passeio na estação de trem HBF. Você terá visto 8 das 11 atrações citadas aqui neste dia.
O que fazer em Frankfurt em 2 dias ou mais
Faça os demais passeios como compras em Frankfurt, visite por dentro um ou outro museu e/ou adicione os passeios bate e volta que você mais gostou.
Dicas de onde se Hospedar
Quer uma dica de hospedagem barata em Frankfurt? Nós ficamos em um Ibis próximo à estação central de trem HBF, bem localizado.
Temos uma matéria específica aqui no blog, consulte: Hotel barato em Frankfurt – Alemanha : review do Ibis Frankfurt Centrum!
Se esta matéria foi útil a você e ainda não reservou seu hotel, faça sua busca pelo banner abaixo, através de nosso parceiro Booking. Você reserva com as melhores tarifas e não paga nada a mais por isso. E nós ganhamos uma pequena comissão, que ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado. Desde já agradecemos.
Obrigado pela visita e até a Próxima Trip!
Oi, Gustavo. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada Natalie!
Se me permitem uma sugestão, estive por cinco dias em Frankfurt, em maio de 2016, e penso que a cidade tem sim atrações bem legais, que valem a viagem, apesar de ser pouco valorizada pela maioria dos turistas. E das atrações que visitei, uma das que mais gostei foi caminhar pela Berger Strasse, no bairro de Bornheim. A rua é uma delícia para um passeio a pé, tem muitos barzinhos e restaurantes com mesas na calçada, e além do passeio gostoso, comi a mais deliciosa Flammkuchen. Também adorei percorrer a pé as ruas no entorno da Wallstrabe, onde há ruazinhas bonitas, cheias de bons restaurantes. Tudo é facilmente acessível por transporte público. Usei o Tram pra ir da estação ferroviária até a Berger Strasse.
Oi Marina! Muito obrigada pelas suas dicas e pela visita ao blog!
Boa tarde, estamos programando ir a franksburg em junho,visitarmos nossa filha, gostaria que me enviasse visitas,restaurantes, vamos ficar 10 dias, depois Itália.
Oi José, os passeios em Frankfurt estão listados nessa matéria. Para fazer bate-volta de trem , por exemplo, recomendamos Rudesheim, Wiesbaden e Heidelberg. Todas essas cidades têm matérias aqui no Blog, basta clicar na seção Europa e depois na bandeira da Alemanha!
Para restaurantes, recomendamos dar uma olhada no Google Maps e ver os restaurantes com boas notas, fotos e cardápios com preços!
Boa viagem!