Berlim foi a cidade grande que mais gostei na Alemanha e hoje faço um post aqui no blog contando um pouco dos nossos dias na capital alemã. Você poderá usar nossas dicas para montar roteiros de 3,4 ou 5 dias em Berlim de acordo com seus interesses e ficar por dentro do que fazer e visitar na cidade. Os passeios que tiverem posts mais detalhados aqui no site eu vou deixando os links. Vamos então para lista das top atrações e pontos turísticos!
1 – Onde ver o Muro de Berlim?
Imagino que quem planeja uma visita à Berlim se interesse pelo muro e todo o contexto político e histórico envolvido. Há vários lugares na cidade em que se pode visitar as ruínas do que restou do muro e também aprender mais sobre sua história. Dentre esses locais, estão a Potsdamer Platz (no lado ocidental de Berlim). Lá fica um postinho turístico onde podemos carimbar nosso passporte com todos os stamps dos checkpoints à epoca do muro. Claro que nós garantimos nosso souvenir!
Outro local que se pode ver o berliner mauer com detalhamento histórico é na exposição Topographie des Terrors, onde existe uma parte do muro intacta e muitas informações históricas, além de um acervo fotográfico enorme.
Nós ainda fomos no Memorial Gedenkstätte Berliner Mauer, na Bernauer Strasse. O local é meio triste, o clima pesado já começa dentro da estação de metrô. O muro estava também dentro da estação… e tem várias imagens comparativas do passado e presente, muito interessante – tem que visitar pra ver e sentir!
Você vai ver várias placas de metal no chão como essas em suas caminhadas pela cidade – elas indicam por onde passava o muro.
Outro local sinistro no passado e que virou ponto turístico foi o Checkpoint Charlie, foi o nome dado pelos Aliados ao posto militar que separava a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental à época da Guerra Fria.
Mas o local mais interessante em que se pode ver o Muro de Berlim em minha opinião é o East Side Gallery, onde vários artistas fizeram intervenções no muro e exprimiram sua opinião a respeito com seus desenhos. Fizemos um passeio de bike para explorar essa região. Eu e meu marido em frente a um dos mais famosos murais do East Side Gallery:
2 – Onde ver Berlim do alto? Quais as vistas panorâmicas da cidade?
Eu amo vistas do alto, adoro prédios com observatórios e mirantes. Berlim tem algumas opções, sendo que a mais famosa delas é a Torre de TV (Fernsehturm).
Na parte ocidental da cidade, visitamos o Panorama Punkt, que fica praticamente ao lado do Sony Center.
Também gostei da vista privilegiada da cidade a partir do Parlamento Alemão, onde fica a cúpula de vidro de Norman Foster. O lugar é lindo e top demais!
Outro lugar com vista legal da cidade e do parque Tiergarten é a Coluna da Vitória (Siegessäule):
3 – Ilha de Museus e Monumentos
A cidade tem uma região cheia de museus para todos os gostos – Bode Museum, Pergamon Museum, etc. Clique aqui e fique por dentro das exposições em cada um dos museus da cidade! A Ilha de Museus (museumsinsel) foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Também há igrejas e monumentos para todos os lados. Dentre eles podemos citar a Catedral de Berlim e a Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, que foi bombardeada na 2º Guerra Mundial e está conservada apesar de sua torre estar parcialmente destruída.
Ao lado da Catedral visitamos a Humboldt Box, onde tem algumas exposições e maquetes da cidade.
O Portão de Brandemburgo talvez seja o mais famoso cartão postal de Berlim, um monumento que não vai ficar de fora de um roteiro na cidade. Perto do Parlamento e da Avenida Unter den Linden.
Ainda falando de monumentos, as catedrais gêmeas da Gendarmenmarkt são impressionantes – uma é a Catedral Francesa e a outra a Catedral alemã. Entre elas fica a Konzerthaus.
4 – Parlamento Alemão (Reichstag) e Memorial das vítimas do Holocausto
O Parlamento Alemão (Reichstag) foi um dos meus locais favoritos para visitar na cidade. A cúpula de vidro de Norman Foster é a cereja do bolo e dá um toque de modernidade neste marco arquitetônico da cidade.
Outro local muito interessante e que fica perto do Parlamento podendo ser visitado no mesmo dia é o Memorial às vitimas do Holocausto – na verdade, Monumento aos judeus mortos da Europa. Muito interessante. Só não entendo porque vejo algumas pessoas postando fotos no instagram subindo em cima dos blocos cinza e pulando igual macaco em um lugar que lembra morte e tempos tão tenebrosos. Era pra ser um local de reflexão e silêncio, e não de selfies e caras e bocas, enfim.
5 – Potsdamer Platz e Alexanderplatz
As duas praças mais famosas das antigas Berlim ocidental e oriental.
Na Potsdamer Platz tem um complexo de lojas, restaurantes e cinemas bem moderno, o Sony Center.
6 – Transporte público e como explorar a cidade de Berlim
A cidade de Berlim conta com trams, ônibus, extensa linha de metrô e ciclovias por toda parte. Adorei a cidade neste sentido, andamos basicamente de metrô, a pé e de bike. Só pegamos táxi 1 vez, para ir para a estação de trem porque saímos de madrugada e estávamos com uma mala grande e pesada. Recomendo que você use o transporte público para explorar a cidade porque na cidade eles tem um sistema muito bom e que funciona.
Os famosos faróis da cidade:
7 – Mapa das atrações turísticas
Para você se localizar melhor, deixo abaixo um mapa do google onde marquei todas as atrações turísticas citadas aqui:
Vou me despedir com mais 2 belas imagens da cidade, deixe suas dicas de Berlim na caixa de comentários!
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Adorei o texto e ele está me inspirando a montar meu roteiro para Berlim em alguns meses. Tschüss!
Que bom! Adoramos a cidade! Boa viagem!!!