Nosso roteiro pelos principais pontos turísticos do centro de Bruxelas, para 1 ou 2 dias.


No post de hoje, faço uma compilação dos vários lugares pelos quais passamos e visitamos em Bruxelas nos 2 dias inteiros que ficamos na cidade. Nos outros dias, fizemos bate-volta, usando Bruxelas como base. Todos esses locais são acessíveis por caminhada e transporte público, por isso abuse das caminhadas e do metrô! Este tempo foi suficiente para visitarmos os principais pontos turísticos de Bruxelas. Confira agora o que fazer em Bruxelas – você pode escolher o que ver e conhecer de acordo com seus interesses e montar roteiros para 1 ou 2 dias na cidade, adicionando ou cortando atrações.

O que fazer em Bruxelas?

1. Grand Place

Comece pelo principal, bem no centro e coração da cidade – pela atração nº1 da cidade, a fabulosa Grand Place: leia o post completo de nossa visita à Grand Place, patrimônio da Unesco clicando aqui.

Grand Place em Bruxelas

2. Comer wafles e chocolates entre uma rua e outra

Ande e explore as ruas ao redor da Grand Place, há muitos restaurantes, cafés, chocolaterias famosas e lojas de souvenir…

IMG_4327

3. Manneken Pis

Não deixe de visitar o Manneken Pis, outra das atrações mais famosas de Bruxelas. Também conhecido como o “menino mijão”, porque é exatamente isto mesmo. Uma estátua de um menino, bem pequena, pelado e fazendo xixi. Vira e mexe ele está com uma roupinha diferente, e um monte de gente se amontoa em frente dele pra tirar uma foto. Nem vou me prender ao motivo de terem feito a estátua, pois cada lugar fala uma coisa. Dá um google e veja as histórias que encontra na internet!

Fato é que todo mundo fala que é uma atração sem graça, mas eu me diverti nas vezes que passava na frente da estátua e dava uma espiada pra ver o figurino do dia. Em uma das vezes tinha até um coral com um monte de adultos e idosos cantando na frente dele.

Além disso, na rua onde está a estátua está cheio de chocolaterias, barraquinhas de batata frita, doces e waffles…hmm!

IMG_4337

IMG_9851

IMG_0078

4. Jardin du Mont des Arts

De lá, siga para o Palácio Real, passando antes pelo belo Jardin du Mont des Arts:

5. Palácio Real

Abaixo, o Palais Royal – Palácio Real – como diz o nome, é a residência oficial da monarquia belga. Infelizmente não podemos tirar fotos internamente, mas fica a foto da fachada! Ah, a visita é grátis!

IMG_9866

Continuamos caminhando pelas floridas e limpas ruas da capital belga…

IMG_9890

IMG_4366

IMG_9888

IMG_4373

6. Parlamento Europeu e 7. Parc Léopold

O imponente edifício do Parlamento Europeu e o Parc Léopold podem ser uma ótima pedida, mas prefira dias de sol, pois fomos num dia chuvoso, que atrapalhou muito.

IMG_4346

IMG_4347

IMG_4353

IMG_4354

IMG_4356

Nessa região, havia muitos prédios modernos e estilosos, a chuva deu uma trégua, mas as nuvens continuavam a vir, com mais chuva!! Aproveitamos para tirar o máximo de fotos que pudemos.

IMG_4364

IMG_9887

IMG_4359

IMG_4377

Nos dias em Bruxelas, jantávamos no hotel, pois havia cozinha no quarto e um excelente supermercado perto, mas almoçamos onde dava. Neste dia chuvoso em que visitamos o parlamento, entramos num bar de esportes todo decorado e com telão, que na ocasião passava fórmula 1. Comemos um lanche muito bom e Gustavo tomou uma cerveja, e o preço foi bem acessível. Pena que não me lembro do nome pra indicar!!

8. Parc du Cinquantenaire

Ainda visitamos o Parc du Cinquantenaire, um dos maiores projetos de Leopoldo II. O parque e o palais foram inaugurados em 1880. Na verdade, como estava chovendo, não vi muita graça no lugar, que também estava tendo uma festa só de imigrantes bolivianos, a gente se sentiu um pouco peixe fora d’água. O local é até fotogênico, mas ficamos pouco tempo, demos uma volta nos jardins e fomos embora. No local funciona o Autoworld, com uma grande coleção de automóveis, e também o Museu Real do Exército e de História Militar, com exposição de itens e aeronaves da 2ª Guerra.

IMG_9896

IMG_9900

IMG_9895

IMG_4391

9. Atomium

Uma atração que eu considero imperdível, mas que fica fora do centro de Bruxelas é o Bruparck, lá fica o Atomium, estrutura de 100 m que imita um átomo de ferro.

Atomium

Uma das coisas que sempre que tenho oportunidade eu faço nas viagens é andar de bike. Em Bruxelas, assim como em São Paulo, tem a ciclofaixa de lazer aos fins de semana…e o pessoal parecia pedalando bem animado. Se eu tivesse mais 1 dia na cidade, certamente teria aproveitado. Além do exercício, é uma ótima oportunidade de realizar uma atividade em conjunto com que mora na cidade.

IMG_4302

IMG_4303

Todas as atrações citadas neste post são acessíveis a pé ou de metrô a partir do centro de Bruxelas! Fácil e barato. Abaixo, para você se programar, um mapa do google com a localização destas atrações (para o Atomium diminua o zoom):

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


Deixe um comentário