Muitos turistas de 1ª viagem na Holanda querem ver com os próprios olhos as coisas que consideramos clichês do país, como os famosos moinhos ou os tamancos! Neste caso, um bom passeio para se fazer, a meros 20 minutos de trem da cidade, é conhecer Zaanse Schans . Neste local, temos a perfeita idéia do clima bucólico das típicas vilas holandesas do século XVIII e XIX.
Há também como ir de carro, bicicleta e ônibus, mas a maioria dos turistas vai mesmo é de trem. Da estação de trem Amsterdam Centraal, exatos 17 minutos lhe separam da estação Koog-Zaandijk. Compramos o ticket para o mesmo dia na estação, não é necessário comprar com antecedência. Verifique a programação diária dos trens e disponibilidade de horários clicando aqui.
O trem foi bem vazio, vários lugares sobrando. E uma coisa cultural observada até dentro dos trens é o uso da bike. Nos vagões com vagas para bikes, muitas magrelas por ali!
Você vai acompanhando pelo LCD até chegar à estação! Sem erro!
Na hora de desembarcar na estação em Koog-Zaandijk, é só seguir as placas de orientação:
A caminhada é muito agradável por ruazinhas tranquilas e arborizadas!
E logo você vai se deparar com vários moinhos…
Estes são os de Zaanse Schans:
casinhas de um lado…
moinhos do outro…
Essas fotos acima foram tiradas a partir de uma ponte, que dá acesso à entrada de Zaanse Schans. Quando der sinal vermelho para os pedestres e ciclistas, e começar a soar um alarme, obedeça a sinalização, pois a ponte vai “se abrir” para alguma embarcação passar. Nada muito demorado. Em no máximo 10 minutos tudo estará resolvido.
Em Zaanse Schans, a entrada é gratuita. Apenas alguns museus tem entrada paga. Se você quiser entrar nos moinhos, alguns tem admissão livre, outros cobram uma pequena taxa.
O clima por ali é bem bucólico, com cara de interior mesmo. Neste local são feitos tamancos, queijos, além de você poder comprar souvenirs nas lojinhas ou experimentar algum dos restaurantes e cafés. Não comemos nada, nem entramos em nenhum moinho, nos demos por satisfeitos de tirar fotos e passear apenas na área externa. Em 3 horas, já estávamos de volta a Amsterdam. Este passeio cabe perfeitamente em uma manhã ou tarde.
Vacas, ovelhas e pasto…
Um breve histórico de cada moinho:
Na volta para Amsterdam, não esqueça de validar seu ticket de trem nessas maquininhas amarelas!
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Olá!!! Ótimo relato!
Qual o valor do trem, ida e volta?
Você sabe se está incluso no ticket GVB de 72 horas?
Obrigada!
Oi Juliana essa trip já tem um tempinho, não lembro do valor e dve ter mudado de lá pra cá! Como tem vários tipos de ticket, te aconselho a entrar no próprio site da empresa de trem holandesa e confirmar. O nosso nao era esse gvb de 72 hs, então não sei te dizer. Compramos na hora, um ticket de ida e volta, apenas.
Olá! Excelente post!
Estou indo mês que vem e gostaria de saber se é possível fazer esse passeio em uma manhã, saindo cedinho…
É que à tarde já tenho programação marcada. Quanto tempo ao todo um passeio básico lá?
Obrigado! Abs.
Oi Wagner, é tranquilo, saindo cedo e voltando antes da hora do almoço é sossegado. Conte com 1h de transporte para ir e voltar + 2h lá para fotografar e conhecer um pouco o local, o básico você faz neste tempo. vale a pena é um passeio diferente!
Boa viagem!
Ola!!! Espero que estejam bem. Gostei da dica para ver esse moinhos. Fiquei com uma dúvida. Quando você adquiriram os tickets, qual foi o destino final do trem? Obrigado.
Tyrone, dependendo do horário que você comprar, muda também o destino (no nosso caso o destino era Uitgeest, e descemos em Koog Zaandjik). Faça sua simulação aqui: http://9292.nl/en . Boa viagem!
Obrigado Gustavo. Um forte abraço.