O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é um símbolo histórico da cidade de Berlim. Hoje é ponto turístico obrigatório para quem fica uns dias na capital alemã, além de ser um marco da sua atual prosperidade. Mas, se é que posso falar assim, o Portão tem muita história pra contar – é inclusive, o único que sobrou de outros portões construídos durante o crescimento e expansão da cidade ao longo do tempo. Foi por ele que as tropas napoleônicas invadiram Berlim…ele “sofreu” à época da II Guerra Mundial e Guerra Fria…ele dava ao rei no fim do século XVIII acesso direto ao Tiergarten – hoje um belo parque com a principal área verde da cidade, e na época, o jardim imperial.
Pois é…o Portão passou maus bocados antes de se tornar um “must see” turístico… (fotos a seguir: Sigessäule archives, Berlin wall monument archives).
Ainda bem que o cenário mudou bastante, a guerra acabou, o muro caiu…e a cidade de Berlim está tinindo de nova… o Portão de Brandemburgo deve ser visitado bem cedinho, se você não quiser que uma multidão de turistas saia na sua foto (foi o que eu fiz). À noite também é legal, pois o monumento fica iluminado.
Como visitar
O portão fica próximo à grande e movimentada avenida Unter den Linden, ao Tiergarten, ao Memorial em homenagem aos judeus mortos da Europa no Holocausto e ao Reichstag (com a sensacional cúpula de vidro). Fica fácil de combinar a visita com outra atração na cidade. Há estações de metrô (U) e trem (S), ambas de nome Branderburger Tor. Muito fácil e simples de chegar de transporte público.
Para montar seu roteiro de viagem, seja para poucos dias ou 1 semana na cidade, clique aqui para acessar todo nosso conteúdo de Berlim no blog.
Bis Bald e até a próxima trip!
Só de ver as fotos, fico emocionado… creio que não suportaria ver de perto o Portão, o Parlamento e a Espaçosa Avenida de Berlin. Sou descendente de Alemão, mas não tenho condições de ir a Berlim, entretanto não paro de observar tudo que fala sobre este país. tenho 69 anos e vou fazer todo esforço da minha vida para um dia chegar lá. peço, finalmente que publiquem o máximo de comentários e fotos. obrigado e abraços.
Paulo,
Obrigada pela sua participação e visita ao blog! Volte sempre!