O que fazer na Ilha de Skye, Escócia: Roteiro Completo


Hoje no blog você vai descobrir o que fazer na Ilha de Skye, na região das Highlands da Escócia. A Ilha de Skye é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, com encostas e montanhas acidentadas, muitos lagos, castelos medievais e pequenas vilas de pescadores, sendo a maior ilha das Hébridas Interiores (Inner Hebrides) da Escócia. A Ilha de Skye está conectada à costa noroeste da Escócia pela Skye Bridge e pela balsa (ferry) Mallaig – Armadale.

A Ilha de Skye é – literalmente – um lugar cinematográfico. Diversos filmes como o clássico Highlander, da década de 1980, Transformers (The Last Knight), Prometheus (do diretor Ridley Scott), Macbeth e também um clipe recente do Harry Styles (da música Sign of the times) foram gravados na região. Sem dúvidas a Ilha de Skye é um dos lugares mais bonitos que já visitamos, um destino isolado e onde a natureza predomina ❤️.

Este roteiro completo de viagem pela Ilha de Skye que você verá a seguir foi feito em 4 dias e 3 noites no mês de agosto, ou seja, durante o verão (e portanto, alta temporada). Nesta época, os dias são mais longos, as chances de sol e céu azul são maiores (melhor para os passeios), mas também traz mais fluxo de turistas e preços mais altos na hospedagem.

No inverno, parte das montanhas se cobre de neve e há até chances de ver a Aurora Boreal. Pela beleza da paisagem e características únicas, acho que em qualquer época do ano a viagem será inesquecível. Confira agora o que fazer na Ilha de Skye!

O caminho até a Ilha de Skye – Estradas Cênicas

A Ilha de Skye foi apenas uma parte de nosso roteiro de viagem pela Escócia. Após explorar Edimburgo e arredores, Inverness e outras regiões das Highlands, pegamos a estrada com nosso carro alugado para explorar a natureza inóspita e paisagens de tirar o fôlego da região mais bonita das terras altas escocesas.

Vindo de Inverness, você saberá que está na Ilha de Skye quando cruzar a bonita Skye Bridge, ponte que liga o continente à ilha. Depois começa um zigue e zague na estrada (rodovia A87) com montanhas lindas, a gente fica querendo fotografar tudo e parar a toda hora! Uma das paradas que vale a pena e tem inclusive estacionamento é a cachoeira Eas a ‘Bhradain.

Outra coisa que nos chamou atenção nas estradas da Ilha de Skye foi a enorme quantidade de motorhomes! Já passamos por diversos lugares da Europa e aqui foi um dos que mais vimos pessoas viajando assim, com a casa sobre rodas. Acho que é um estilo de viagem que favorece esse tipo de locomoção/hospedagem, então fica nossa dica com mais esta alternativa. Há diversos RV Parks (locais onde se pode pernoitar e reabastecer energia e água do veículo) espalhados pela Ilha de Skye.

Caso você esteja seguindo o mapa do Google Maps, vai ver um ponto no mapa indicando Coo Viewpoint – é um ponto em que você terá grandes chances de ver as famosas vacas com franja (que são encontradas em toda a região das highlands).

vacas com franja, comuns nas highlands escocesas

Outro ponto de interesse nas estradas da Ilha de Skye é a Sligachan Old Bridge, uma ponte antiga com montanhas de fundo (tem um pequeno bar e estacionamento).

Portree – a “capital” da Ilha de Skye

Uma coisa que você não tem como deixar de fazer na Ilha de Skye é conhecer a sua “capital”: a cidade de Portree. Isto porque a cidade é a maior e mais movimentada da ilha e onde você vai encontrar restaurantes, pubs, a maior parte dos hotéis e B&B’s, supermercado e posto de gasolina. O nome Portree foi uma homenagem ao Rei James V, do gaélico escocês “porto do rei”.

Portree, principal cidade na Ilha de Skye

Portree é uma graça, com casas coloridas, um pequeno porto e vista das montanhas, um lugar perfeito para passear na Ilha de Skye. As opções de turismo vão de lojinhas de souvenir, galeria de arte, até trilhas para caminhada nos arredores da pequena cidade de 3200 habitantes.

The Old Man of Storr

O ponto turístico mais famoso da Ilha de Skye é o The Old Man of Storr, ou apenas The Storr. Trata-se de uma formação rochosa em região montanhosa, com 700 metros de altitude, cuja lenda diz ser o túmulo de um gigante: o Velho de Storr. Ele residia na região e, após sua morte, ele teria ficado enterrado nas montanhas e seus dedos teriam ficado à mostra (os dedos seriam representados pelos pináculos rochosos). Eu li várias histórias sobre a lenda e cada uma conta uma versão um pouco diferente da outra 😂.

The Storr, atração turística na Ilha de Skye

No dia que visitamos The Storr, amanheceu com céu azul, mas foi nublando o céu e o tempo foi ficando cada vez mais com aquela cara de chuva! Mesmo assim este passeio na Ilha de Skye já estava programado e tínhamos que seguir com o roteiro. Colocamos uma jaqueta corta vento e à prova d’água e encaramos as caminhadas com um pouco de garoa e muito vento.

Mas ficamos super felizes por estarmos lá, o lugar é maravilhoso, com paisagens épicas – e as nuvens acabaram dando um charme para as fotos em vez de atrapalhar! A trilha do The Old Man of Storr tem aproximadamente 4km. O ideal é ficar entre 1h e 2h aproveitando a vista panorâmica e montanhosa do local.

Kilt Rock & Mealt Falls

Uma das atrações turísticas mais populares na Ilha de Skye é o Mirante de Kilt Rock & Mealt Falls, um viewpoint com vista para a queda d’água (que costuma ser impressionante, mas quando fomos estava ralinha e mixuruca 🤣 #fail). De qualquer forma, a vista é magnífica com os paredões rochosos e penhascos debruçados sobre o mar. Também é um lugar indicado para observar golfinhos e baleias, mas não vimos!

Outras cachoeiras que você pode conhecer na Ilha de Skye são Lealt FallsBride’s Veil FallsRha Waterfalls e as famosas Fairy Pools, formadas por várias quedas e com piscinas naturais (sempre vai ter um doido para pular nas águas geladas né!?). Todos esses lugares tem fácil acesso, com estacionamento próximo.

Neste local você também pode conhecer o Staffin Dinosaur Museum, fundado por Dugald Ross em 1976. As espécies que ele identificou na área incluem o Stegosaurus e o Megalosaurus, dentre outras. Há desde fósseis de amonite até ossos de dinossauros e pegadas registradas de dinossauros.

Você pode inclusive visitar a Corran Beach, a 4km de distância de Kilt Rock & Mealt Falls e procurar as pegadas de dinossauros no meios das pedras! Mais uma atividade para fazer na Ilha de Skye!

Quiraing

O lugar mais bonito da Ilha de Skye é Quiraing, com paisagens que parecem de outro planeta! A emoção já começa na estradinha sinuosa para chegar até lá. A caminhada na trilha de Quiraing é circular, com distância de 6,8km, sendo que o tempo médio para completar o caminho é de 2h a 3h, com nível médio/difícil de dificuldade. Prepare-se para vistas de tirar o fôlego, declives, encostas íngremes, vales e falésias, uma passeio espetacular para quem gosta de natureza.

Quiraing: paisagens incríveis em um dos pontos turísticos da Ilha de Skye

O nome Quiraing tem origem nórdica, e significa ‘dobra redonda’. Dentro da dobra está “a Mesa”, um planalto elevado escondido entre os pilares. Diz-se que esta dobra foi usada pelo povo local para esconder o gado de invasores vikings.

Nós fizemos a trilha parcialmente e, mesmo com o mau tempo, adoramos 😍⛰. O dia estava um pouco chuvoso, com muita ventania e super nublado, mas todos estes elementos só adicionaram mais emoção ao passeio! A trilha estava com lama e bem escorregadia, mas a cada passo queríamos tirar mais e mais fotos.

Duntulm Castle

Para quem gosta de ruínas históricas, vai querer visitar na Ilha de Skye o Duntulm Castle: situado no alto de um penhasco, o Castelo de Duntulm atualmente está em ruínas, com restos de construção dos século XV e XVII. No passado, foi uma fortaleza e residência confortável dos MacLeods, e posteriormente foi mantido pelos MacDonalds de Sleat.

O castelo foi abandonado por volta de 1730, quando os MacDonalds se mudaram para Monkstadt House. O Castelo de Duntulm foi muito danificado por uma tempestade na década de 1980, e as ruínas vêm se deteriorando ainda mais nos últimos anos. Mas o castelo é conhecido mesmo pela fama de mal assombrado, dizem que vários fantasmas 👻de moradores e pessoas que em algum momento frequentaram o local, continuam vagando por lá!

Ruínas do Castelo Duntulm na Ilha de Skye

Após conhecer o Castelo de Duntulm, visite também o museu próximo das ruínas: Skye Museum of Island Life, o museu oferece aos visitantes uma idéia de como era a vida na Ilha de Skye no passado. Inaugurado em 1965, o objetivo do museu é preservar a história e retratar as condições prevalecentes nas casas da ilha no final do século XIX, então os visitantes podem ver como eram os cômodos da casa, quartos cozinhas com móveis e utensílios da época.

Para consultar horários de funcionamento e valor do ingresso, consulte o site oficial.

The Fairy Glen

Outro lugar para conhecer na Ilha de Skye é Fairy Glen. Você deve ter visto no Instagram imagens com montanhas verdejantes e pedras dispostas de forma circular – Fairy Glen é uma atração mística, poderia estar em um cenário de filme! Segundo a lenda, é habitada por fadas, daí o nome “Vale das Fadas”.

Uma polêmica envolveu o local no meio da pandemia – os tais círculos e pilhas de pedras que você viu em fotos nas redes sociais foram removidos. Como não eram naturais, estavam contribuindo para a erosão do solo. Consequentemente, afetou as atividades de pastoreio das ovelhas.

O tal círculo de pedras foi iniciado por uma empresa de turismo local para dar aos turistas “algo para fazer” no vale (como se o cenário por si só já não fosse o suficiente!). Também se incentivou os turistas a deixarem uma oferenda para as fadas. Mas fazendo isso, é simplesmente lixo que se acumula no local. Leia mais sobre esse rolo todo aqui.

O fato é que, independente das pilhas de pedras, as paisagens foram formadas 10 mil anos atrás, na última Era do Gelo (como em Quiraing) e são encostas, pastos com ovelhas e todo o cenário bucólico, tranquilo e isolado – o melhor que a Ilha de Skye tem a oferecer aos visitantes.

Castelo de Dunvegan

Uma dica do que fazer na Ilha de Skye é conhecer o incrível Castelo de Dunvegan, sem dúvidas um dos castelos mais bonitos da Escócia (e olha que visitamos mais de 10 nesta viagem pelo país 😆🏰!!!). O castelo foi o único das Highlands a ter sido ocupado pela mesma família por 800 anos. Com arquitetura marcante, possui menos dez períodos construtivos que vão de meados do século XII até o século XIX.

Passeio no Castelo de Dunvegan, na Ilha de Skye, Escócia

Além de visitar o interior do castelo, com seus aposentos decorados, ainda percorremos os jardins do entorno, que estavam todos decorados e coloridos com diferentes espécies de flores. O caminho é todo demarcado e organizado e passamos até por uma pequena cachoeira. Lugar lindo! Vale a pena conhecer este lugar histórico na Ilha de Skye!

Neist Point Lighthouse

Uma das atrações turísticas mais bonitas da Ilha de Skye é o isolado farol de Neist Point. É um destino icônico, com cenário deslumbrante de penhascos e vista para as Ilhas Hébridas Exteriores. Para ter a vista clássica com o farol e a paisagem dramática das escarpadas formações rochosas sobre o mar, faça a trilha (bem demarcada) de pouco mais de 2km (1 hora). Ah, o local é famoso pela chance de observar baleias Minke e golfinhos nos meses de verão!

Infelizmente não pudemos conhecê-lo porque havia reforma/reparos na estrada no dia em que iríamos visitar, então estava com acesso bloqueado para os carros passarem. Ficamos um pouco frustrados, mas são imprevistos que podem fazer parte de qualquer viagem.

Onde ficar na Ilha de Skye

Depois de nossas dicas do que fazer na Ilha de Skye, vamos recomendar onde se hospedar durante sua viagem. Embora a maior parte das revistas, blogs e agências de viagem recomende ficar em Portree, nós queríamos uma experiência de ficar mais isolados e imersos na natureza, mas com conforto. Escolhemos o Skeabost House Hotel, de 4 estrelas. Ficamos por 3 noites com café da manhã e jantar incluídos. O hotel fica a 10 km do centro de Portree.

Skeabost House Hotel: hospedagem tranquila e charmosa na Ilha de Skye

O quarto era muito confortável e silencioso, com uma ampla varanda e vista para o Rio Snizort. A cama era super macia, assim como as roupas de cama e tolhas de banho. Todos os dias deixavam garrafas de água como cortesia. O quarto tinha TV, frigobar, poltronas e aquecedor. O banheiro era bem limpo, moderno e com todas amenidades necessárias.

A gastronomia do hotel é um capítulo à parte. O café da manhã é à la carte (você escolhe o que quiser do menu), servido em um salão super elegante por funcionárias super simpáticas e educadas. Ovos, salmão, sucos, frutas, pães, iogurtes, uma infinidade de itens frescos e de excelente qualidade.

No jantar, um restaurante com imensas janelas com vista para o rio oferecem um ambiente charmoso para a refeição, principalmente para quem está em casal 👩‍❤️‍👨. O menu é reduzido, mas você pode escolher entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é muito bem apresentado e tudo que experimentamos estava delicioso.

Ficamos surpresos com a gastronomia do hotel. Foi bom não ter que se preocupar em procurar lugares para comer durante nossa estadia, afinal ficávamos praticamente o dia inteiro por conta dos passeios na Ilha de Skye.

Outro detalhe: a hospedagem na Ilha de Skye é limitada, então se você for viajar na alta temporada deve fazer as reservas com meses de antecedência para não fica sem vaga, ou terá que recorrer aos tours organizados para conseguir viajar de última hora.

Dicas para dirigir na Ilha de Skye

Como a Ilha de Skye é um lugar mais remoto, mesmo em alta temporada nunca pegamos um local com muito trânsito, então de uma maneira geral foi bem tranquilo dirigir por lá. Acho que são 3 dicas fundamentais para dirigir na Ilha de Skye:

  • A mão é inglesa, então se você nunca dirigiu o carro do lado “invertido”, pode estranhar em um primeiro momento, mas depois de uns 2 dias já está tudo certo. Como já tínhamos dirigido desta forma em outros países, não foi um problema para nós.
  • Alguns trechos de estrada são bem estreitos, com pista única para os 2 sentidos, isso significa que você tem que ir devagar porque pode estar vindo um carro na direção contrária (com risco de colisão frontal). Mas neste caso, há diversos pontos na pista com recuos para dar e/ou receber passagem. Tenha atenção também com animais na estrada.
  • Postos de gasolina: Há 2 postos na rodovia A87 e o posto da cidade de Portree (não lembramos de ter visto mais nenhum!).

Estrada na Ilha de Skye fotografada com drone

Espero que você tenha gostado do nosso relato e roteiro de viagem pelas atrações imperdíveis da Ilha de Skye. Nós adoramos a experiência de explorar as paisagens maravilhosas e pontos turísticos deste pedacinho especial das terras altas da Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿.

Agora que você já sabe o que fazer na Ilha de Skye, confira também nossas outras matérias da Escócia para montar seu roteiro de viagem clicando aqui.

Reserve seu tour para a Ilha de Skye com o Booking.com!

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Também não se esqueça do chip de celular para uso na Escócia e do Seguro Viagem –  garanta proteção em emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário