Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Aveiro, as 15 principais atrações da cidade, os pontos turísticos mais famosos e como chegar. Nós visitamos a cidade em um bate e volta de Porto de trem, e pegamos um lindo dia ensolarado no mês de junho. Aveiro é conhecida como “Veneza de Portugal” por causa dos seus canais (o canal tem o nome de Ria de Aveiro) e o passeio de barco Moliceiro é um clássico, mas tem muito mais para explorar: praias, museus e claro, doces típicos da culinária portuguesa. Achamos a cidade bem charmosa e ideal para um roteiro de 1 ou 2 dias. A cidade tem apenas 55 mil habitantes.
O que fazer em Aveiro
- Passeio de barco Moliceiro
- Ponte dos Namorados
- Shopping Forum
- Antiga estação de trem
- Museu de Arte Nova & Museu da Cidade de Aveiro
- Assembléia Municipal
- Experimentar o tradicional doce de Ovos Moles
- Sé de Aveiro & Museu de Aveiro Santa Joana
- Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos & Lago da Fonte Nova
- Escadaria “I Love Aveiro”
- Explorar o centro histórico a pé ou de bicicleta
- Jardim do Rossio
- Casas coloridas da Praia da Costa Nova
Passeio de barco Moliceiro
O Passeio de barco Moliceiro pela Ria é uma das atrações imperdíveis em Aveiro. As gôndolas fazem um bonito percurso pelos canais da cidade, e se o dia estiver ensolarado como no dia de nossa visita, o passeio fica ainda mais bonito. Reserve 1 hora para o passeio, que custa em média 7 Euros por pessoa. Há diversos pontos de embarque: um próximo à Assembléia Municipal, outro no Cais dos Moliceiros junto ao Jardim do Rossio e um próximo à Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos e ao hotel Meliá.
Ponte dos Namorados
A Ponte dos Namorados de Aveiro (que na verdade tem o nome oficial de Ponte Laços de Amizade), foi inaugurada em dezembro/2016 e já virou uma atração da cidade. Fica sobre o canal urbano e ali turistas fazem poses para fotos, acenam para os barcos passantes e fazem juras de amor e amizade colocando fitas e laços coloridos nas grades da ponte.
Shopping Forum
O Shopping center da cidade tem uma arquitetura moderna e bonita, com várias lojas ao ar livre. É uma boa opção para compras (tem Timberland, The Body Shp, Zara, Mango, Phone House, etc) e tem uma praça de alimentação.
Para saber os horários de funcionamento e lista completa de lojas, consulte o site oficial. Fica ao lado da Ponte dos Namorados.
Antiga Estação de Trem de Aveiro
Como fomos de trem para Aveiro, essa foi a primeira atração que visitamos na cidade, pois a antiga estação fica praticamente ao lado da estação atualmente em operação. Apesar do estado degradado da construção em si, é surpreendente a decoração com os famosos azulejos portugueses. Realmente bem bonitos!
Ainda caminhávamos próximo à estação, e avistamos alguns murais em edifícios mais antigos que nos chamaram atenção. Fui correndo tirar uma foto 🤣. Espero que tenham mais projetos assim para revitalizar áreas degradadas da cidade. Ficou lindo, amei!
Museu de Arte Nova e Museu da Cidade de Aveiro
Uma boa opção do que fazer em Aveiro para quem busca opções culturais ou passeios para dias de chuva, são os museus da cidade. Indicamos o Museu de Arte Nova e o Museu da Cidade de Aveiro. São praticamente vizinhos, na Rua Dr. Barbosa de Magalhães. O primeiro se destaca por ter um centro informativo dos edifícios Art Nouveau espalhados pela cidade, e o Museu da Cidade de Aveiro tem coleções de obras de arte e exposições temporárias. Veja os horários de funcionamento e valor de ingressos nos sites oficiais, clicando aqui e aqui.
Assembléia Municipal de Aveiro
Um dos pontos mais lotados de turistas em Aveiro, pois ali fica um ponto de embarque/desembarque de passeios de barco moliceiro. O prédio amarelo da Assembléia Municipal, também conhecido como Edifício da Capitania, parece estar flutuando, pois a Ria de Aveiro fica sob a construção!
Experimentar o tradicional doce de Ovos Moles
O doce de Ovos Moles é um doce típico de Aveiro, basicamente uma mistura de ovos e açúcar e servidos em formas de conchas, peixes, búzios com finas camadas de hóstia revestindo o recheio amarelo dourado. Segundo o órgão de Turismo oficial de Portugal, “os ovos moles de Aveiro foram o primeiro produto da confeitaria portuguesa distinguido com a denominação de Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela União Europeia”.
Podemos ser chatos? Eu e o Gustavo nunca tínhamos experimentado, então fomos em um lugar super recomendado, mas não gostamos do doce! 😆 Simplesmente não agradou nosso paladar. Mas vamos deixar a dica: se quiser provar, na Rua de Coimbra tem a Ovos Moles de Aveiro desde 1882 e a Confeitaria Peixinho, ambas com diversos doces de qualidade e ambientes super agradáveis!
Depois de provar a iguaria, seguimos subindo a Rua de Coimbra e descansamos em um banco na Praça da República, onde ficam o Monumento ao José Estevão Coelho de Magalhães (um importante jornalista e político português) e a Câmara Municipal de Aveiro.
Sé de Aveiro & Museu de Aveiro Santa Joana
A Catedral, também chamada Igreja de São Domingos, é um dos principais pontos turísticos de Aveiro. Com diversas capelas, painéis de azulejo do séc. XVIII e um órgão barroco de 1754!
créditos da imagem: paroquiagloria.org
Outro lugar para conhecer é o Museu de Aveiro Santa Joana, um museu de arte religiosa que era um convento no século XV, onde há também uma igreja barroca e a tumba da princesa Santa Joana. O Museu está na Avenida Santa Joana, e em frente a ele, há uma estátua em homenagem à princesa, filha do Rei D.Afonso e da Rainha D.Isabel.
Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos & Lago da Fonte Nova
Esta antiga fábrica funciona atualmente como um centro de congressos, exposições, espetáculos e conferências da região. O prédio de arquitetura industrial é vizinho do Hotel Meliá Ria. Em frente a ambos está o Lago, um lindo espelho d’água integrado a passeios com bancos, locais para piquenique, estátuas artísticas, um espaço de lazer completo.
A área é predominantemente residencial, com vários prédios em volta, um local muito tranquilo. Por ali também há um Monumento em homenagem aos Ovos Moles, doce típico da região.
Escadaria “I Love Aveiro”
Tinha visto essa escadaria há muito tempo no Instagram e achei muito legal – coloquei na lista para nossa visita à cidade e por pouco não fico sem vê-la! Ela fica ao lado do Hotel Meliá Ria, e meu marido foi quem achou o lugar. Apesar do calor, subi todos os degraus para levar minha foto de lembrança da cidade ❤️!
Explorar o centro histórico a pé ou de bicicleta
O centro histórico tem inúmeras praças, lojas, igrejinhas e restaurantes com mesinhas externas, ideal para bater perna no fim de tarde ou na parada do almoço. Para nós a cidade foi uma grande surpresa, fomos sem muita expectativa mas foi um dos lugares que mais gostamos em nossa viagem de 3 semanas por Portugal.
Se você preferir pedalar ao invés de caminhar pela cidade, a BUGA é para você! A Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, é um programa municipal de incentivo ao uso das bicicletas. Você pode percorrer a cidade, seus parques e serpentear os canais usando as magrelas de graça! Para usar as bikes gratuitas, deve se dirigir a um dos 20 postos localizados em pontos estratégicos da cidade, incluindo os terminais rodoviários e ferroviários, em qualquer dia da semana entre as 10h e 19h. Nós queríamos pegar, mas o único posto que vimos estava fechado (!?). Decepção ☹️.
Jardim do Rossio
Um parque pequeno mas super agradável para conhecer em Aveiro, funciona 24 horas, frequentado por moradores e turistas. Fica ao lado do Cais dos Moliceiros e muito próximo ao centro histórico. Como fomos em junho e era dia de jogo da Copa do Mundo, foi montada uma estrutura (Fan Zone) para os visitantes do parque interessados no evento. Vimos no local vendedores de balões e algumas barraquinhas de comida e guloseimas.
Casas coloridas da Praia da Costa Nova
Se você deseja visitar praias em Aveiro, não pode perder a Praia da Barra (onde tem um Farol de 1893 e com quase 300 degraus, oferecendo vistas panorâmicas da praia) e a Praia da Costa Nova. Aqui recomendamos o passeio pelo calçadão e experimentar a Tripa Doce, mais um doce típico de Aveiro, com origem na região da Costa Nova. São doces com uma massa que lembra um crepe (ou um wrap amassado 🤣) com recheios variados, como chocolate. Mas o grande destaque da região é o conjunto de casinhas listradas e coloridas na Praia da Costa Nova! Super fotogênicas!
créditos da imagem: Andreas Trepte, www.photo-natur.net, via Wikipedia
Se tiver mais tempo na cidade, pode visitar a Universidade de Aveiro ou ainda a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Se estiver com crianças, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (site oficial aqui), um Museu de Ciência, pode ser um lugar interessante para visitar.
Como chegar em Aveiro
SAINDO DE PORTO: O jeito mais simples de chegar em Aveiro é de trem. Não é necessário comprar com antecedência (nós compramos na hora, na estação de trem de Porto). Saindo do Porto, da estação de Campanhã ou de São Bento, a viagem dura cerca de 1 hora, e há várias saídas durante o dia. A passagem custa 3,55 EUR – Linha de Aveiro. Para ver a tabela completa de horários e paradas, consulte o PDF oficial.
CHEGANDO EM AVEIRO: A estação de trem fica a 1km do centro histórico. Você pode ir caminhando pela avenida Av. Dr. Lourenço Peixinho (foi o que fizemos), ou pegar um ônibus de linha da cidade, em frente à estação. Táxis também estavam disponíveis próximos à estação, mas eram poucos para a quantidade de pessoas que desceram do trem (e também vimos poucos circulando na cidade quando estávamos lá.) Outra opção é pegar os trenzinhos turísticos (com paradas em vários pontos da cidade – e também na estação de trem). Caso vá de carro, no centro há várias opções de estacionamento, escolha um e explore a cidade a pé (grande parte do centro tem restrição ao tráfego de veículos).
Como complemento à nossa matéria, marcamos em um mapa do Google todas as atrações de Aveiro que citamos aqui. O mapa é interativo, você pode dar zoom e clicar nas atrações:
Indicamos também o mapa turístico fornecido gratuitamente pelo município de Aveiro, disponibilizado para download em PDF aqui.
Espero que tenham gostado de nossas dicas de Aveiro, cidadezinha super agradável para passear em Portugal! Se você já visitou, deixe suas dicas nas caixas de comentários!
Para ver todas as nossas matérias de Portugal (com dicas de Lisboa, Porto e arredores), clique aqui.
Até a próxima trip!
Na qualidade de cidadão português, bastante identificado com vasto número de cidades incluindo Aveiro, lamento que boa parte dos termos utilizados para descrever as referências mais icónicas, estejam construidas com termos não utilizados no vocabulário do português corrente, na mesma frase aplicam termos no plural, logo de seguido encerram no singular.
O termo “bate” significa bater ou agredir; como designar “trem”, o termo correcto é comboio, meio de transporte da ferrovia.
Se vos fôr possível melhorem a vossa qualidade do Português, para que o leitor não fique indignado com termos desapropriados, na medida em que os autores revelam um acentuado desconhecimento aos conteúdos abordados.
Infelizmente seu comentário foi muito desagradável, pelo fato de não se atentar ao conteúdo em si, mas a “picuinhas” que o senhor inventou. Além é claro do conteúdo ignorante, pois deveria saber que este é um blog, com linguagem muitas vezes descontraída e informal. A língua portuguesa tem vários padrões culturais, visto que em Angola é de um jeito, no Brasil de outro, assim como Portugal ou Cabo Verde.
Os termos e palavras utilizadas não são uma verdade absoluta e imutável.
Ninguém no Brasil usa “comboio” para falar de trem, assim como ninguém aqui escreve “icónicas” e sim icônicas, muito menos usamos no português do Brasil o termo “correcto”, e assim por diante.
Não precisa voltar ao nosso site, crie um para você mesmo, pague seu domínio e servidor e aí sim você poderá usar o seu vocabulário único e pedante para quem quiser ler.
exatamente isso !
Pelo seu discurso surreal quero acreditar que se trate apenas de um troll infeliz. Eu sou Português e não sou tão ignorante ao ponto de não conseguir e tender que o conteúdo foi criado por Brasileiros e para Brasileiros. A Erika escreve como ela bem entender, se não gosta tem um bom remedio… 😏
Oi Helder! Espero também se tratar de um troll, mas infelizmente tem gente assim em todos os lugares, não é questão de nacionalidade né!
Estivemos em Portugal e fomos super bem tratados pelos portugueses, em diversas cidades diferentes. Nosso conteúdo é produzido através de nossas experiências de viagem! Esperamos retornar a Portugal em breve!
Boa noite Erika,
Excelente texto. Agradeço as dicas. Irei conhecer Aveiro, mas espero não encontrar com esse “cidadão português” que se diz “bastante identificado com vasto número de cidades incluindo Aveiro”, mas não deve conhecer os outros países que falam a língua portuguesa. Lamentável a pessoa utilizar de um espaço para uma mensagem e ser tão “desagradável”.
Oi Rosana! Espero que curta muito sua viagem! Pegamos um dia lindo em Aveiro e nosso passeio foi muito agradável!! Saúde e tudo de bom para você!!
Erika ,tudo bem? Muito interessante seu blog, estou indo a Aveiro
pela primeira vez e suas dicas me ajudou bastante, já sei onde visitar .
obrigado por compartilhar sua experiência conosco. um abraço
Oi Filipe! Espero que faça excelente viagem!!!