No post de hoje vamos falar sobre Sochi, cidade russa que hospedará a seleção brasileira durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2018. Situada no Krai de Krasnodar, próxima ao mar negro e às montanhas do Cáucaso, sua localização lhe confere um clima mais ameno quando comparado à outras cidades russas, e foi por isso escolhida como a casa do Brasil na Copa.
Durante o verão, as temperaturas ficam bem agradáveis em Sochi, oscilando entre 20 e 30 ºC, e no inverno, entre – 2 e 12 ºC. Por conta da boa característica climática e proximidade dos picos nevados do Cáucaso, os russos tem investindo pesado na cidade. Em 2007 Putin anunciou na reunião do Comitê Olímpico na Guatemala: ‘Sochi receberá um novo padrão de resorts mundiais para o nova Russia e para o mundo’. O prefeito Anatoly Pakhomov segue com a propaganda, dizendo que em cinco anos a Rússia construiu uma nova cidade.
O estádio olímpico de Fish foi construído em Sochi para as Olimpíadas de Inverno de 2014. Este ano, sediará diversos jogos da Copa do Mundo de 2018. A cidade também sedia desde 2014 uma das etapas do campeonato de F1. No ano passado, Sochi também recebeu o PokerStars Championship Sochi – o maior campeonato do gênero já realizado no país – e a Copa das Confederações da FIFA, considerada um teste para a Copa do Mundo.
O que ver e fazer em Sochi
Para aqueles que planejam visitar a cidade, vamos ver o que ver e fazer na mais nova “capital esportiva” da Rússia.
Sochi quer ser conhecida como a Riviera Russa, e tem feito sucesso tanto entre os russos quanto entre os turistas internacionais: há opções de praias no verão e de estações de esqui no inverno. Para aqueles que desejam fugir do inverno intenso russo, Sochi tem se mostrado uma ótima escolha.
Sochi tem uma natureza exuberante Khostinsky Tisosamshitovaya Grove é um dos locais de natureza mais importantes da cidade. Uma combinação das árvores antigas, de pedras e de cores em meio à floresta. Uma boa opção de caminhada e ar puro.
Dendrariy Sochi é o jardim botânico localizado próximo à área central. Trata-se de um local que abriga mais de 1.800 espécies de plantas e onde também é possível ver avestruzes e papagaios que transitam livremente. Dendrariy Sochi é uma explosão de biodiversidade e beleza e pode ser aproveitado a pé ou de teleférico. Além disso, diversas fontes, estátuas e um belíssimo lago trazem ainda mais encanto ao local.
Krasnaya Polyana Mountain Cluster fica no alto das montanhas e parece cenário de um filme. Possui uma estrutura excelente utilizada nas Olimpíadas de Inverno em 2014 e é focado em atrações de inverno. Para quem gosta, vale a pena dar um pulinho por lá.
Construído para as Olimpíadas de Inverno 2014, o Parque Olímpico é um dos passeios mais populares entre os turistas. O parque, na verdade, é um complexo que abriga hotéis, parque de diversão, arenas esportivas e áreas de lazer. Possui também um Museu do Automóvel e os Poyushchiye Fontany – Chafarizes Cantantes -, que dão um show de luzes e som. Não dá para deixar de visitar.
Para os amantes da arte, o Sochinsky Hudojestveniy Muzey – Museu de Arte de Sochi – é uma parada obrigatória: são mais de 6.000 obras de arte. Lá, você encontrará uma variedade incrível de obras de arte soviéticas e do leste europeu. Elas estão distribuídas em uma exposição permanente dentro do museu e também com peças expostas ao ar livre.
O Teatro Winter pode não possuir uma fachada muito imponente, mas seu interior é que encanta. Como ir ao teatro é parte da cultura russa, a dica é comprar ingressos online e com bastante antecedência. Independente do espetáculo escolhido, é um programa inesquecível.
Por último, o Sochi Discovery World Aquarium. Embora fique um pouco distante da cidade, é programa certo para quem vai com crianças. Conta com mais de 100 espécies de vida marinha. São peixes, tartarugas marinhas e tubarões que deixarão os pequenos entretidos. Não faz muito nosso perfil de viagem, mas fica a dica para quem gosta.
E você, já visitou Sochi? Deixe suas dicas aqui na caixa de comentários.