No post de hoje do blog, apresento a vocês um dos destinos mais bonitos e cobiçados do mundo – as Ilhas Maldivas. Tinha planos de conhecer esse lugar de águas calmas e cristalinas há muitos anos e desta vez, dentro de uma viagem maior, encaixamos a tão esperada visita. Um destino paradisíaco e desejado principalmente por casais, por causa do clima romântico e idílico. Uma das escolhas mais populares para ocasiões especiais como lua de mel e comemoração de bodas. Nesse Guia Completo das Ilhas Maldivas que elaborei, você vai saber as nossas dicas, de acordo com a experiências que tivemos na nossa viagem – toda organizada por conta própria – vai saber como chegar, qual a melhor época para viajar para as Maldivas, onde se hospedar e como escolher seu hotel, além de curiosidades, atividades e claro, fotos maravilhosas! 😍
São 1190 ilhas e bancos de areia que formam o território do país, com pouco mais de 15% dessas ilhas sendo habitadas, muitas delas pelos famosos hotéis paradisíacos que deram a fama ao lugar.
Dicas essenciais para uma viagem às Maldivas e curiosidades
O QUE LEVAR NA MALA:
- protetor solar (o hotel sempre tem, mas sempre temos nossa marca, fps favoritos, etc)
- repelente (em nosso hotel – BAROS MALDIVES – nem precisou…zero de pernilongos e mosquitos)
- óculos escuros
- chapéu e boné
- roupas de banho
- roupas leves e informais
- máquina fotográfica (vale investir em máquinas portáteis à prova d’água, como a GoPro)
SEGURO VIAGEM:
Você está indo para um lugar no meio do nada, se ficar em algum hotel mais luxuoso certamente eles tem médicos e pronto atendimento para alguma urgência, mas se tiver mais complicações, apenas um seguro viagem vai resolver. O seguro viagem para as Maldivas não é obrigatório, mas em minha opinião é imprescindível. Nós sempre contratamos, da Mondial ou da World Nomads.
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:
- Passaporte válido
- Não é necessário visto, os dias de permanência são concedidos pela imigração no carimbo de entrada.
- Certificado Internacional de febre amarela (eles checam mesmo, tem um guichê específico para isso!!!). Não esqueça que a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da data da viagem.
ITENS BÁSICOS SÃO CAROS NAS MALDIVAS
E o hotel está doido para que você se esqueça deles, como um simples creme dental extra ou a lâmina de barbear do marido! Todo bom hotel vai ter junto à lojinha de souvenir uma pequena loja de conveniência, mas prepare-se para pagar uma pequena fortuna em itens básicos.
DINHEIRO NAS MALDIVAS
Nós usamos cartão de crédito e o cartão pré-pago Visa Travel Money para pagar nosso hotel + transfer e as despesas extras. Muitos hotéis aceitam dólares e euros em cash se preferir. A moeda das Maldivas é a rúpia maldívia (rufiyaa), mas nunca vi ninguém falar que já viu esse dinheiro 😄. Pela facilidade de uso de dólar, ninguém precisa fazer câmbio em viagem às Maldivas.
TODO MUNDO (NO HOTEL) FALA INGLÊS
Em todos os hotéis os funcionários vão se comunicar em inglês, é uma grande facilidade, visto que o país vive praticamente para o turismo.
QUANTO TEMPO FICAR NAS MALDIVAS
Pela distância, se você for somente às Maldivas, acho que no mínimo 6 noites. Se estiver encaixando as Maldivas com outros destinos mais próximos, ao menos 4 noites. Nós ficamos 5 noites/ 6 dias, chegando às 11h no hotel no dia da chegada e saindo às 21:30h no dia do check-out. Foi um tempo bem aproveitado, mas gostei tanto das Maldivas que ficaria muito mais dias ❤️
RELIGIÃO E COSTUMES
A religião das Maldivas é o Islamismo, portanto eles são conservadores no que tange aos costumes, seguindo os princípios da religião. Itens como bebidas alcóolicas são proibidos, mas nos hotéis não há problema. No nosso hotel, notei que os funcionários homens eram 90% da força de trabalho, e as poucas mulheres não eram de lá, e sim européias. Com relação aos homens, eram todos das Maldivas, inclusive o gerente.
No formulário da imigração, há uma lista de itens que não podem ser importados, como álcool, materiais pornográficos, produtos de porco, dentre outros. Li em um blog (não me recordo qual) em que os viajantes tiveram confiscadas suas garrafas de bebida alcoólica no aeroporto, sendo devolvidas somente na saída do país.
No entanto, nos hotéis não há nenhum tipo de restrição. Claro que topless (comum na Europa) eu não vi ninguém fazendo, mas tudo que você faz na praia aqui no Brasil, nas Maldivas pode fazer.
DRONES: levamos nosso drone Mavic, mas infelizmente depois de algumas poucas fotos e um pequeno vídeo que ficou de lembrança, um funcionário veio nos avisar que era proibido em nosso hotel, o Baros Maldives Resort. Pelas leis atuais das Maldivas, é permitido voar de modo recreativo/lazer, mas por causa da questão da “privacidade” dos hóspedes, alguns hotéis aboliram o uso. Se você quiser levar o seu, mande um e-mail antes para o hotel para saber se é permitido. Ficou essa foto de lembrança e esse pequeno teaser:
O que fazer nas Maldivas?
Assistir ao pôr do sol
Um dos momentos mágicos do dia, ainda mais estando nas Maldivas!
Comer muito bem
Fomos muito felizes na escolha do hotel Baros Maldives com relação à gastronomia. Nós gostamos bastante, ainda mais com restaurante com vista para o mar e beirando a piscina de borda infinita, ambientes super charmosos seja para o breakfast, para um drink ou um jantar.
Aproveitar a praia (e a piscina)
A coisa mais óbvia das Maldivas…passar o dia entre mergulhos no mar e a cadeira de sol! ôhhh vida dura!
A minha maior dúvida era escolher ficar no mar, na piscina do bangalô ou na piscina do hotel 😂
Ou ainda quem sabe nessa convidativa rede com vista para o mar?
A praia tem vários tons de azul e verde, surreal, lindo de morrer. Tantos adjetivos que só quando você está lá vendo com seus próprios olhos pode entender 😍
Contemplar a rica vida marinha – Snorkeling & Mergulho
Vimos vários peixes lindos, coloridos e diferentes, tubarões, lulas, a rica vida marinha das Maldivas e seus corais fazem deste um dos destinos mais desejados do mundo! Meu marido ficou horas fazendo snorkeling, nadando com pequenos tubarões e viu peixes como o nemo (peixe palhaço), peixe anjo, zanclus, peixe cirurgião, dentre outros.
Desfrutar de seu bangalô
O meu tão sonhado bangalô com um gazebo super charmoso e uma piscina de borda infinita de frente para aquele mar sobre as águas! O quarto ainda tinha uma banheira linda com vista para o mar, era super confortável, cama macia, excelentes amenities. Perfect!
Mais confortável que minha casa 😂
À noite, eu e meu marido ficávamos conversando na parte externa e observando a lua e o céu, cheio de estrelas. A piscina tinha pequenas luzes de led que mudavam de cor.
Demais atividades que seu hotel/resort oferecer
De cadeiras e espreguiçadeiras na praia a piscinas maravilhosas, de caiaque a passeio de dhoni, o barco típico das Maldivas. Aproveite tudo que seu hotel oferece, geralmente há várias atividades!
Nós ficávamos em dúvida do que fazer….era tudo tão legal e diferente que ficamos um pouco no caiaque, depois fomos tirar fotos, ficamos em um canto da praia, depois em outro…isso que é rotina 😂
Beleza para os olhos e para a alma 😍
Qual a melhor época para visitar as Maldivas?
A melhor época para viajar para as Ilhas Maldivas vai de novembro a abril, meses em que a ocorrência de chuvas é mínima. No entanto, pelo seu clima de sol e altas temperaturas o ano todo (média de 28ºC), em qualquer mês do ano é possível realizar a viagem. Note que a alta temporada vai de dezembro a fevereiro, quando os hotéis e passagens aéreas encarecem bastante. Nossa viagem foi em fevereiro/2017, ficamos 6 dias inteiros e 5 noites e pegamos muito sol e calor, e nos últimos 2 dias bastante vento. Escolhi o mês a dedo, por causa do baixíssimo histórico de chuvas no mês. A viagem foi perfeita, não vejo a hora de voltar ❤️
Como chegar nas Maldivas? Quais Companhias Aéreas voam para as Maldivas?
Há várias opções de voos e combinações de voos para chegar nas Maldivas. Nós, por exemplo, encaixamos as Maldivas entre Cingapura e Dubai, então voamos de Silk Air (uma empresa do grupo Singapore Airlines) de Singapura até Malé (capital e cidade onde está o aeroporto das Maldivas) em um voo de 4:50h. Na volta,pegamos um voo de Malé para Dubai com a Emirates, em um voo de 5:50h de duração.
Partindo do Brasil, você pode vir com a Emirates via Dubai, com a Qatar via Doha, com a Swiss (codeshare com Edelweiss) via Zurich, com a British Airways via Londres, etc. É uma boa chance de conhecer algum outro destino na mesma viagem.
Dica preciosa: se você está montando seu roteiro não exclusivamente para as Maldivas, e sim tentando encaixá-la no meio de uma viagem mais longa, que foi exatamente nosso caso, consulte no Google “direct flights from Male” e aparecerá uma lista com as cidades que possuem voos diretos para as Maldivas…dentre algumas opções, além das que eu listei acima, que tal conjugar Maldivas e Bangkok, na Tailândia, Frankfurt na Alemanha ou Xangai, na China? São apenas algumas das opções!
Como escolher seu hotel nas Maldivas?
Essa é a parte mais difícil do planejamento de uma viagem para as Maldivas, acredite. É uma decisão importante que vai implicar no sucesso ou não da sua viagem. Afinal, uma vez escolhido o hotel, é no atol onde ele está, os restaurantes de lá e as atividades que o hotel propõe é que vão moldar seu dia a dia. Para mim, o que deve ser considerado para a escolha são os seguintes critérios:
– Você deseja hotéis mais distantes ou mais próximos da capital Malé? Para os hotéis mais próximos, você fará o transfer do aeroporto de barco/lancha ao hotel (geralmente trajetos de até 30 minutos). Para os mais afastados, será necessário pegar um hidroavião (voos de até 1 hora), com a vantagem de ter a vista linda das ilhas e com a desvantagem do preço – bem mais caro do que fazer o traslado de barco.
Nós fizemos o translado com uma mega lancha só para nós 2, e dali do píer próximo ao aeroporto a água do mar já era um deslumbre! Em 20 minutos chegamos ao Baros Resort!
– Você quer se hospedar em hotéis mais exclusivos ou mais genéricos? O tamanho do hotel deve ir de encontro com suas expectativas. Tente pesquisar o perfil dos hóspedes. Por exemplo, há hotéis que são mais family-friendly, ou seja, você vai ver crianças, o que talvez não esteja a fim se a idéia é uma viagem de casal. Alguns hotéis tem 30 bangalôs…outros tem 80… Alguns oferecem passeio de jet-ski, tem muito mais gente e fica no esquema resortão, o que geralmente não é o que as pessoas procuram nas Maldivas, então o tamanho também faz diferença.
– Você topa se hospedar em qualquer tipo de quarto, ou faz questão de que seja um bangalô? Quanto mais peculiaridades e exigências você fizer, mais você vai pagar. Há hotéis que tem quartos que são pé na areia, mas muita gente quer ir para as Maldivas e ficar no bangalô sobre as águas. Eu pesquisei vários hotéis, no fim fiquei em dúvida entre 3 ou 4 e bati o martelo no Baros, porque eu queria um bangalô com piscina de borda infinita – que era o quarto mais caro do hotel $$$. Além disso também queria que o hotel tivesse uma piscina de borda infinita (amo infinity pools!) Mas valeu cada centavo, foi o quarto que sonhei para minha viagem.
– Você espera fazer certos tipos de atividades, ter acesso à gastronomia de qualidade?Pesquise antes o que seu hotel oferece em termos de infraestrutura e o que você espera encontrar, a chance de dar certo é melhor assim. Veja se tem aquele passeio de barco que você deseja, aquela piscina dos sonhos, se eles oferecem aquele jantar especial na praia ou mesmo se tem academia que você não fica sem! Com relação aos restaurantes, eu entrei nos hotéis e vi as especialidades e menus disponíveis, geralmente os melhores hotéis tem pelo menos 3 restaurantes nas suas dependências, fica mais fácil agradar a todo tipo de paladar. Nossa experiência foi ótima, o Baros tinha uma comida deliciosa, comemos carnes, peixes, massas, além de uma variedade e qualidade no café da manhã.
No fim, para escolher o hotel, tenha em mente – quanto mais luxo e exclusividade, mais caro vai custar.
Realizamos a viagem por conta própria. É um destino muito fácil de programar uma viagem. Compramos o aéreo e reservamos o hotel pela internet, simples assim.
Se quiser conhecer melhor o hotel que nos hospedamos, temos um review completo aqui no blog:
Quer mais opções de hospedagem? Procure seu hotel nas Maldivas através de nosso parceiro Booking.com e reserve com as melhores tarifas! Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer mais novidades e continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes como esta! Muito obrigada!
Siga nossas viagens em tempo real no instagram: @proximatrip!
Até a próxima trip!
Adorando as dicas do blog!! Vale a pena ficar em resorts all inclusive? Ouvi dizer que as refeicoes dentro dos hoteis sao bem caras.
Obrigada,
Ane
Oi Ane, se você escolher um hotel top, a pensão completa ou meia pensão talvez compense sim. Se optar por hotéis de médio padrão, acho que vale a pena pegar só con café da manhã ( e escolher os restaurantes à la carte em vez do buffet, pois tendem a ser melhores). As refeições realmente são caras, mas no hotel que ficamos ( Baros Maldives) não nos arrependemos de pagar caro, pois a gastronomia é excelente!
Não saiu por menos de $20,000,00 essa brincadeira..
Reginaldo, obrigada pela visita ao site, certamente chegou até aqui pesquisando sobre viagens para as Maldivas.
Não sei exatamente o que você quis expressar com seu comentário, mas primeiramente se tem uma coisa que essa viagem das Maldivas NÃO significou para nós foi uma “brincadeira”, mas sim a realização de um sonho de viagem.
Segundo, qualquer pessoa é livre para aplicar seus recursos onde bem entender, seja num carro, casa ou viagem.
Tudo na vida é questão de prioridades e planejamento.
Você pode informar quanto custou sua viagem às Ilhas Maldivas?
Oi Cynthia, nao tenho o valor certinho, pois fiz a viagem junto com outros destinos (Dubai, Cingapura e Tailandia). O hotel que me hospedei (Baros Maldives) está 20% mais caro cotando hoje em relação ao preço que paguei. As diárias variam dependendo do tipo de quarto (pode usar as caixas do Booking para simular reserva e saber o preço). Mas os custos tambem dependem de quanto vai gastar em alimentacao e atividades extras por lá. Com o dólar alto como temos nas últimas semanas, piora ainda mais financeiramente falando.
bela materia sobre maldivas, parabens….
li que vc comprou aereo e hotel pela internet como pretendo fazer
e o translado aeroporto male-hotel-male, como fez?
Oi Luiz, obrigada pela visita ao blog!
O transfer do aeroporto, seja de barco ou de avião, é arranjado pelo próprio hotel.
Enviamos um e-mail com as informações da nossa reserva (comprovante do booking) e horários dos voos de ida e volta.O pagamento foi feito no hotel, quando chegamos. Em nosso caso o translado foi de barco. Super simples, apenas uma troca de e-mail e tudo resolvido!
Voce fez passeios? Vale apena? Sao caros? Pelo que entendi o snorkling era sempre saindo do bangalo?
Obrigada e parabens pelo post!
Oi Karina, nesse hotel o snorkeling era feito sim ao lado dos bangalôs, onde havia barreira de corais. Em hotéis mais baratos não tem coral tão perto, e pode ser necessário pegar barco para a atividade.
Os passeios não sao muitos, tem barco pra ver o por do sol, mergulho em alta profundidade, passeio para picnic em bancos de areia desertos… e são caros sim, sempre a partir de R$ 1000 para o casal. Não encanamos muito com passeios, até porque o fato de você estar num lugar desses já é incrível,
mas nas Maldivas a escolha do hotel é fundamental, tanto por ser o lugar que você vai ficar mais tempo, quanto pela qualidade dos passeios oferecidos. Espero ter ajudado!
Olá Erika,
Excelente o post de vocês, gostei muito!!!
Qual o nome do quarto?
Oi Diego, ficamos no quarto Water Pool Villa, do resort Baros Maldives.
A diferença para o outro tipo de bangalô é que o water pool villa tem também piscina infinita no bangalô, além da banheira e do terraço!