Visitamos Cingapura duas vezes em 2017, e para onde quer que fôssemos utilizamos o transporte público da cidade. Pegamos ônibus, metrô, monotrilho, funcionam todos integrados e você paga com o mesmo cartão – o monotrilho tem algumas exceções que também explico aqui. Vou dar detalhes de como usar, como e onde comprar o bilhete do metrô, qual bilhete comprar, os cuidados com as multas, enfim, um guia completo com todas as dicas para você economizar e se locomover da melhor maneira possível em sua viagem por Cingapura.
Em Cingapura, toda a rede de transporte público é integrada e controlada pela SMRT. Estão inclusos aí:
- Os metrôs (que eles chamam de MRT);
- Os metrôs leves ou bondes (LRT);
- Os ônibus .
Com um único bilhete você acessa e paga todos eles. Já o monotrilho de Sentosa, que leva até o parque da Universal Studios, apesar de fazer parte da rede, tem regras específicas quanto ao uso dos bilhetes (falo disso adiante).
Qual bilhete (cartão) comprar ?
Para uso turístico, há duas opções (todos em formato de um cartão tátil, você o encosta na catraca e ele libera a passagem):
==> Singapore Tourist Pass:
É um cartão que dá direito a uso ilimitado de toda a rede de transporte público de Cingapura (MRT, SRT, Ônibus). É vendido para 1, 2 ou 3 dias consecutivos de uso:
ONDE COMPRAR: Este cartão é vendido no aeroporto de Changi e em algumas estações específicas na cidade, para ver a localização delas clique aqui. Além do preço do passe, é cobrado uma taxa ADICIONAL de depósito de $10 SGD, que você pode recuperar ao devolver o cartão em algumas bilheterias específicas MRT e nos Passengers Service Centres do aeroporto de Changi:
OBSERVAÇÃO: Após o período de validade, esse cartão se transforma em um EZ-Link card. Para mais informações consulte o site oficial do Singapore Tourist Pass.
==> Cartão EZ-Link
É um cartão que você carrega créditos nele. Toda vez que usar o transporte, seja metrô (MRT), LRT ou ônibus, o preço da passagem será debitado do seu saldo no EZ-link card. Os desenhos nos cartões são muito engraçados:
ONDE COMPRAR: Comparativamente ao Singapore Tourist Pass, o EZ-link card é mais fácil de comprar: além do aeroporto de Changi, pode ser comprado em 42 transit link ticket offices e também nas lojas 7-eleven. É vendido por $12 SGD nas estações de metrô (vem $7 SGD de crédito inicial para você usar) ou $10 SGD nas lojas 7-11 (vem $5 SGD de crédito).
Nós compramos o EZ-link card no aeroporto de Changi. Na ocasião pedimos ao atendente para adicionar mais $10 SGD de crédito no cartão. Carregue o quanto achar necessário. Abaixo, a bilheteria da SMRT no aeroporto de Changi, logo antes da plataforma de embarque do metrô:
DICA IMPORTANTE: Para aqueles que pretendem visitar o parque da Universal Studios, não é possível pagar o Monotrilho com o Singapore Tourist Pass, apenas com o cartão EZ-Link.
QUAL COMPRAR? Nós preferimos o EZ-link card, primeiro porque fomos até à Universal Studios em Sentosa, e segundo porque ficamos mais de 3 dias em Cingapura, então achamos mais negócio ir carregando o EZ-link à medida que o fôssemos utilizando.
ONDE CARREGAR o EZ-LINK? Você pode pedir aos atendentes (nas bilheterias das estações), ou fazê-lo você mesmo nas máquinas de auto atendimento (tem idioma em inglês), como essas abaixo, há várias delas espelhadas pelas estações de metrô. É bem fácil, em menos de 2 minutos você carrega os créditos no seu cartão.
É possível também comprar bilhetes unitários, mas não acho vantagem, porque é comum formar filas para carregar/comprar bilhetes nas estações mais movimentadas. A melhor alternativa é comprar o EZ-link card e já colocar de 10 a 20 SGD nele. Para mais informações sobre o EZ-Link card, consulte o site oficial aqui.
Como funciona o transporte público em Cingapura
Metrô: na hora de entrar na área paga das estações de metrô, é só encostar o cartão/bilhete nas catracas. Na hora de sair, faça o mesmo. No nosso caso, como tínhamos o EZ-link card, o saldo e a tarifa (na saída) são informados na telinha de LCD.
Os assentos preferenciais tem uma uma maneira divertida de educar as pessoas: “Show you care!”, sempre com uns bonequinhos engraçados:
Para mapa da rede de metrô, clique aqui.
Ônibus: entre pela frente (porta do motorista) e encoste o cartão/bilhete na maquininha que fica ao lado dele. Para descer, dê o sinal e encoste seu cartão/bilhete na maquininha ao lado da porta, como fizemos na imagem abaixo:
A tarifa é por distância percorrida, neste trecho pagamos apenas $ 0,77 SGD. Quando mais longe for, tanto mais será debitado do seu cartão Ez-link.
Os ônibus tem ar condicionado e são confortáveis. Se tiver chance, experimente. Não sei se demos sorte, mas todas as vezes que utilizamos estavam vazios, e fomos sempre sentados!! Ahh, se os ônibus em são Paulo fossem assim… que maravilha não seria!
Nos pontos de ônibus você encontra a relação de todos que passam ali – as linhas de ônibus em Cingapura são identificadas por números. Tem também os horários:
Como ir de metrô e Monotrilho até a Universal Studios em Cingapura?
A Universal Studios fica na ilha de Sentosa. Para chegar lá de metrô, pegue a linha 6 ou 9 e vá até a estação Harbourfront, siga para a saída que leva ao Shopping Vivo City. A partir daí, há duas opções:
- a pé: são 1,5km de caminhada até a ilha, há uma passarela bem bonita, fica do lado de fora do Shopping. Ao chegar na ilha, há uma tarifa de $1 SGD para acesso de pedestres. Se tiver o cartão EZ-link, pode pagar com ele.
- de monotrilho (Sentosa Express): O acesso fica dentro do Shopping Vivo City, no Lobby L, Level 3. É só seguir as placas para o Sentosa Express, há um monte delas. Nós fomos de Monotrilho. Custa $4 SGD, dá para pagar com o EZ-Link card. Esse cartão é sensacional, já havíamos visto um desse estilo em Hong Kong (Octopus card), é praticamente um cartão de débito… até lanche do Burguer King você compra com ele!
Desça na estação Waterfront, mas não se preocupe em lembrar do nome, porque é onde todo mundo desce. O Monotrilho já dentro do Parque da Universal:
Como ir de metrô até o aeroporto de Changi
Pegue a linha 3 verde em direção ao Changi Airport. Mas o metrô não vai direto até lá, você terá que descer na estação de Tanah Merah e pegar outro trem (também da linha 3 verde) até a estação final no aeroporto de Changi. Tudo é muito bem sinalizado. Nas duas vezes que fomos para o aeroporto fomos de metrô.
As multas no metrô de Cingapura
É proibido fumar, beber ou comer dentro do metrô metrô em Cingapura. E lembre-se, você está em uma cidade onde as multas são muito, mas muito caras:
Tem até placa informando que é proibido levar consigo a fruta mais fedorenta do país: as durians!
E você, já utilizou o metrô em Cingapura ? Deixe seus comentários aqui!
Se ainda não reservou seu hotel e esse post foi útil a você, faça sua reserva com as melhores tarifas pelo Booking, através do link abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso blog sempre atualizado.
Até a próxima trip!
Obrigado e parabens ao site , extremamente bem detalhado e explicado me foi de grande valia !
Muito claras as informações, vai facilitar muito na nossa viagem. Parabéns e muito obrigada.
Excelente post!