Hoje no blog falo sobre nosso passeio de 1 dia na capital da Eslovênia, Ljubljana (ou Liubliana). Apesar de muitos turistas montarem base na cidade e a partir dela fazerem os passeios pelo país, nós montamos base em Bled e fizemos de Ljubljana um bate-volta (de ônibus). Acompanhe nosso roteiro de 1 dia na cidade com as principais atrações turísticas. Visitamos a cidade no mês de julho/2016, verão europeu.
Antes da viagem, tinha pesquisado em sites e blogs e todos falavam muito bem da cidade, mas sinceramente, não sei se fui com muita expectativa, não achei a cidade excepcional. Bonita e com atrativos sim, mas não tão especial como li, nem acho que valha uma estadia. Em minha opinião os principais pontos turísticos de Ljubljana podem ser conhecidos em 1 dia. Mas como chegar e o que fazer em Ljubljana?
Para chegar na capital, voos de várias capitais da Europa estão disponíveis diariamente, bem como ônibus (que tem os preços mais baixos, mas em contrapartida, distâncias e viagens mais longas). As ligações de trens não são tão abundantes quanto em outras capitais européias, mas cidades como Zagreb (Croácia), Veneza (Itália), Salzburg (Áustria) e Budapeste (Hungria), são algumas das possibilidades de trechos. Usamos o WC da estação de trem e demos uma voltinha rápida para conhecer. Está bem caindo aos pedaços, parecendo a estação de trem de Bratislava, na Eslováquia! Apenas a plataforma de trens internacionais estava mais “moderna” e bem cuidada.
Em nosso caso, fizemos um bate-volta a partir de Bled, também na Eslovênia, com um ônibus bem confortável de linha. A viagem dura 1 hora. O desembarque para visitar o centro histórico de Liubliana é mais conveniente na rodoviária (ponto final), que por sua vez fica ao lado da estação de trem. De Bled também é possível viajar para Ljubljana de trem, mas é mais demorado e a logística mais complicada, não vale muito a pena. Também é importante ressaltar que não é necessário comprar as passagens com antecedência. Na ida ( Bled – Liubliana), compramos ao embarcar no ônibus, com o motorista. Na volta (Liubliana – Bled), compramos no guichê da rodoviária.
A volta ainda teve um perrengue que atrasou nossa partida em mais de 1 hora! Um senhor bem debilitado não conseguia subir no ônibus e queria subir de qualquer maneira, furou a fila e ficou xingando todo mundo. Ele entalou na escadinha, começou a sangrar, foi uma confusão com outros passageiros! Poças de sangue se formaram no corredor do ônibus, e no fim o motrista ficou com a camiseta toda ensanguentada ao tentar ajudá-lo e uma ambulância foi chamada. Incidentes acontecem, faz parte!
Depois de caminhar uns 20 minutos (pouco mais de 1 km) partindo do terminal de ônibus/trem, chegamos ao centro histórico de Ljubljana. Áreas livres para pedestres e ciclistas, restaurantes e cafés com mesinhas ao ar livre são um convite para explorar a região. O primeiro local com que nos deparamos foi a Praça Presernov, em que está a Igreja Franciscana da Anunciação de um lado, e a famosa Ponte Tripla do outro. Na praça tinha um local em que experimentamos o “microclima” da cidade, onde tinha chuva artificial para a garotada brincar (se bem que eu e meu marido também nos molhamos um pouco, pois estava calor 😀 )
Para quem tiver interesse e tempo, Liubliana tem um sistema público de aluguel de bikes. A cidade é bem convidativa para os amantes das bikes!
Mais alguns passos após a ponte tripla e nos deparamos com bonitas ruas para pedestres com lojas, prédios coloridos e a prefeitura de Liubliana com a Fonte Robba em frente.
Para quem desejar ver a cidade de outro ângulo, dezenas de passeios de barco são oferecidos aos turistas. Nós nos contentamos apenas em admirar e fotografar as águas verde-esmeralda do Rio Liublianica:
Continuando nossa caminhada, passamos pelo Mercado Central e pela Catedral de Ljubljana:
A atração principal da cidade é sem dúvida o Castelo de Liubliana, do século XVI. Acessível a pé ou de funicular, optamos ida e volta por este último. Lá em cima, além de visitar o castelo externamente, você pode fazer uma visita guiada, visitar a capela, uma exposição sobre a história da Eslovênia e subir na Torre de observação. A lojinha de souvenir do Castelo tem ótimas lembranças de excelente qualidade (o que também se reflete nos preços!) Tem também um restaurante muito bom, o Golstilna na gradu. Li ótimas recomendações, mas por conta do nosso horário, acabamos não almoçando lá. Fica a dica de qualquer forma. Dependendo de quais atrações você vai visitar, o valor do ingresso é diferente, na bilheteria tem todas as opções.
Infelizmente começou a chover bem na hora que subimos na Torre de observação, o que comprometeu um pouco as fotos, mas por outro lado ficamos observando a geografia da cidade. Ponto positivo para Liubliana, que tem muito verde espalhado pela cidade!!
Antes de ir embora, visitamos algumas instalações com vídeos e painéis explicando um pouco o uso do Castelo em vários períodos da história, inclusive durante as guerras mundiais. Algumas celas de prisioneiros me deram até calafrios!
Depois de uma chuvinha leve durante a visita ao castelo, veio a tempestade de verão, e depois uma chuva que não ia embora. Ficou meio complicado continuar nosso passeio. Antes de voltarmos para o terminal de ônibus, passamos na Ponte dos Dragões. Há diversas lendas e histórias de dragões acerca do surgimento da cidade (o dragão está presente até no brasão de Liubliana!), nada mais natural que eles recebam essas homenagens em monumentos, uma vez que são os guardiões da cidade 😀
E você? Já visitou Ljubljana? Deixe suas dicas nas caixas de comentários!
Para planejar sua viagem pela Eslovênia, veja todas as nossas as dicas clicando aqui.
Reserve seu hotel na Eslovênia com as melhores tarifas em nosso parceiro, Booking.com
Booking.comAté a próxima trip!
Muito legal, estou indo agora em abril e gostei das dicas!
Oi Alexandre, aproveite e boa viagem!
Fiquei 3 dias na cidade e gostaria de ter ficado muito mais, me apaixonei por Ljubjiana, uma das minhas favoritas na Europa.
Obrigada por deixar suas impressões Luciana! boas viagens para você!