Em nossa última viagem a Nova York, visitamos o High Line Park, um parque suspenso – a 8m do chão – que cobre uma área equivalente a 2,5km em seu percurso. Hoje mostramos um pouco das nossas dicas e do nosso passeio por lá. Seja para ver a cidade de um ponto de vista diferente ou para uma caminhada mais low profile em uma cidade tão agitada como NY.
Um parque urbano elevado – é assim que as pessoas se referem ao Highline park. Ele foi construído sobre uma antiga linha de trem, desativada há anos. Claro que a área ficou abandonada até que essa boa idéia tenha surgido. As autoridades resolveram demolir tudo. Uma organização sem fins lucrativos – Friends of High Line, com integrantes da vizinhança do parque, lutou para que a área fosse transformada em parque e os trilhos remanescentes mantidos – você vai notar essas estruturas férreas em vários trechos do parque. O parque teve uma pequena seção inaugurada em 2009 – nesse ano, fomos à NY pela primeira vez, e eu nem sabia desse projeto – mas após alguns anos de investimento e trabalho, o projeto ficou firme e se estabeleceu como atração turística mesmo em 2012.
Nós fomos ao High Line Park em um dia quente de verão – e feriado nacional, 4 de julho – estava bem cheio. As nuvens se formaram para umá rápida chuva, mas nada que tenha atrapalhado o passeio. No entanto, recomendo um passeio por aqui quando o tempo estiver bom, com chuva incessante não rola.
Nós vimos muitos turistas mas também muita gente local, é um espaço valioso e para todas as idades (vimos muitos idosos e crianças) em uma cidade do tamanho de NY. Os jardins estão super bem cuidados e as construções junto ao parque seguem a todo vapor. As notícias que li a respeito do boom imobiliário na região após o sucesso do Highline devem ser verdadeiras a julgar pelo que observamos ao seu redor. O lugar também atraiu arte – muitos murais e grafites podem ser apreciados durante o passeio. O brasileiro Eduardo Kobra também pintou um mural por lá!
As regras para o parque – é bom saber antes de pagar mico!
O mapa do percurso:
Na altura em que o trajeto tem uma curva acentuada – na 34th Street, tem uma parte contando a história do parque e do lugar. Muito legal para saber como foi que tudo começou e como foi o processo para se tornar este parque tão bacana.
Inclusive tome cuidado com os falsos monges que ficam distribuindo medalhinhas para te extorquir depois! Em NY vimos vários desta vez, viraram uma praga na cidade!
Nós ficamos lá por volta de 2 horas, entre andar, tirar fotos, parar para descansar, etc. Usamos o acesso da 23rd street com a 10th Avenue. Consulte o site oficial do parque, para saber informações de horário de funcionamento, os pontos com banheiros, saber todos os pontos de entrada/saída do parque e também para saber em qual delas há acesso com elevadores para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida: http://www.thehighline.org/
Nós adoramos o Highline Park e eu pessoalmente achei essa idéia fantástica, a servir de exemplo para grandes centros urbanos com suas áreas abandonadas e decadentes.
E você já visitou o High Line Park em Nova York? Deixa suas dicas nas caixas de comentários!
Vai para Nova York e quer saber o que fazer por lá? Consulte nossa matéria específica aqui no blog, vale a pena – são 22 super atrações:
Para ver todas as nossas matérias e dicas de Nova York, clique aqui.
Até a próxima trip!