Visitamos Montserrat em um bate e volta de trem, de Barcelona. O monastério, construído no século XII, é cercado por belíssimas montanhas. Da janela do trem, logo antes de chegar ao vilarejo de Monistrol de Montserrat, já é possível ver monastério lá no alto… para mim só por esta cena já valeu a visita. E lá em cima é ainda mais bonito! Neste post mostrarei a você, em detalhes, o que fazer em Montserrat, como é o lugar e dar todas as informações de como chegar lá.
O que fazer no Monastério de Montserrat
A primeira menção a uma capela nestas montanhas foi feita no século IX, enquanto o monastério em si foi construído no século XI. De lá para cá, passou por períodos de construção, guerra, abandono e reconstrução. Para mais informações sobre o lugar ou mesmo ver uma webcam ao vivo, consulte o site oficial aqui.
Há um restaurante no local, com vista panorâmica, para quem quiser almoçar ou simplesmente descansar as pernas!
Há alguns mirantes no local, não deixe de visitá-los, vale muito a pena.
A vista é de tirar o fôlego!
Os Funiculares
Como disse, existem dois funiculares para explorar a região de Monterrat, e ambos estão inclusos no ticket combinado que compramos.
O Funicular Sant Joan sobe a montanha – a vista lá de cima é ainda mais bonita! Já o funicular de Santa Cova desce até o santuário onde os fiéis dizem que a virgem maria apareceu. Na foto abaixo, os dois funiculares, a esquerda: santa cova, e em frente: o de Sant Joan subindo a montanha.
A vista lá de cima:
Simplesmente sensacional!!
Caminhamos brevemente por algumas das trilhas aí de cima, o contato com a natureza é recompensador:
Para quem já visitou o Parque Nacional do Itatiaia, irá notar que as formações rochosas são muito parecidas.
Algumas pessoas chegaram ao topo escalando a pedra abaixo, e reparem que ainda há uma no meio da escalada! Conseguiu achar? Mais parece uma formiguinha…
As trilhas são todas sinalizadas:
A estação San Juan do funicular vista de mais longe:
E o Monastério de Montserrat visto da estação de San Juan, a vista é simplesmente espetacular!!
Como chegar de trem ao Monastério de Montserrat
O translado de Barcelona até o Monastério de Montserrat envolve diferentes tipos de transporte. O jeito mais fácil de chegar até lá e depois explorar o lugar é comprar um único bilhete combinado, que de dá direito a usar – ida e volta – todos os transportes abaixo:
1) Trem R5 de Barcelona até o vilarejo de Monistrol de Montserrat. O trem R5 parte da Pl. Espanya em Barcelona. Pegue com direção a Manresa;
2) Chegando em Monistrol de Montserrat, há duas opções para subir até o alto da montanha, escolha uma das duas:
- trem cremalheira (desça na estação Monistrol de Montserrat para pegá-lo);
- teleférico (desça na estação aeri de Montserrat para pegá-lo).
3) Depois, já lá no alto da montanha, no Monastério de Montserrat, há mais dois funiculares que você pode pegar para explorar o lugar:
- Funicular Sant Joan, esse sobe até o topo da montanha (vale muito a pena pela vista)
- Funicular Santa Cova.
Marquei a localização de todos estes lugares em um mapa do google, para você se localizar melhor, veja:
Como comprar os tickets/bilhetes de trem de Barcelona para Montserrat
Como o passeio envolve vários meios de transporte, o jeito mais fácil é comprar um único bilhete para todos eles. neste bilhete único estão inclusos todos os transportes citados acima e mais duas passagens de metrô ida e volta até a pl. Espanya. Há duas opções: o bilhete “Trans Montserrat” por 29,50 euros e o “Tot Montserrat”, mais caro, que inclui almoço e entrada no museu (veja abaixo). Nós compramos o “trans Montserrat” subindo a montanha de trem cremalheira:
Onde é vendido esse bilhete: nós compramos o nosso na estação Pl.Espanya em Barcelona – em máquinas de auto atendimento. Na Pl. Espanya, siga as placas para linha R5 ou Montserrat, elas vão se alternando:
Depois de caminhar um pouco, você vai encontrar o lugar abaixo, onde estão as máquinas de auto atendimento. É aí que você compra o ticket combinado, nessas maquininhas amarelas:
É bem fácil comprar, veja:
Primeiro, selecione o idioma – opções de catalão, castelhano, inglês ou francês.
Agora, uma dica importante: para subir e descer a montanha de Montserrat, deve-se usar o mesmo meio de transporte. Ou seja, se for subir de teleférico (cable car), vai ter que descer de teleférico. E se for subir de trem cremalheira (Rack railway), vai ter que descer com ele. Então, escolha uma das duas opções na telinha abaixo (o preço é o mesmo), nós escolhemos “Tickets Train + Rack railway”:
A escolha pelo bilhete combinado, que inclui todos os meios de transporte que falamos, você faz na telinha abaixo. No nosso caso, como na tela acima escolhemos o rack railway, clicamos abaixo em “transMontserrat Rack Railway”:
E o preço a pagar – aceitam moedas, cédulas e cartão de crédito (obs: hoje está mais caro, 29.50 euros). Nós pagamos em dinheiro:
Agora, em detalhes e com fotos, cada um dos transportes que pegamos. Abaixo, o trem R5 de Barcelona até Montserrat:
Como citei, na Pl. Espanya pegue o R5 em direção à Manresa:
O trem R5 por dentro, relativamente cheio (todos os assentos ocupados). Havia um grupo de escoteiros conosco.
Há lugar específico para guardar bicicletas nestes trens:
Abaixo, as inúmeras paradas da Linha R5 mostradas em um painel dentro do trem. Observe na foto, a primeira à direita é a Pl. Espanya, de onde saímos em Barcelona. As duas últimas à esquerda na foto são: Aeri de Montserrat (a estação do teleférico) e Monistrol de Montserrat (a estação do trem cremalheira):
A estação de Monistrol de Montserrat – descemos aí para pegar o trem cremalheira:
O trem Cremalheira para Montserrat:
Por dentro:
São duas paradas, a primeira é a Monistrol Vila, onde fica o estacionamento par quem vai de carro, e a segunda e última é a do Monastério de Montserrat, onde você deve descer:
O trem cremalheira chegando em Montserrat:
Agora, se você optar pelo teleférico ao invés do cremalheira, é esse aí da foto abaixo – repare na estação aeri de Montserrat, a casinha pequenina lá em baixo:
E para os mais fortes, há uma terceira opção: subir a pé a montanha!!!
Os horários do trem cremalheira geralmente casam com as chegadas e saídas do trem R5. Maiores detalhes consulte o site oficial do trem cremalheira aqui. Para consultar os horários do teleférico clique aqui.
Bom, é isso aí. Vou ficando por aqui. Como sempre digo, espero que tenham gostado, porque nós adoramos.
Até a próxima trip!!
Oi, Gustavo. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Valeu Natalie!! 😄
ÓTIMO POST! O mais completo de todos que já pesquisei! Obrigada!
ótimo post! Explicou tudo que eu queria saber com detalhes. Obrigada pela contribuição.
Tatiana obrigada pela visita ao blog 🙂
Vocês acham que é possível fazer esse bate e volta só no período da tarde ou tem que ser o dia inteiro?
Oi Rafael, até dá, mas fica cansativo e corrido, e melhor aproveitável nesse caso se for durante o verão, que escurece depois das 21h!
Olá Boa Tarde!
Antes de mais, parabéns pelo magnífico trabalho com a página 🙂
Eu vou visitar Monteserrat e gostaria de saber uma coisa, não se se me pode ajudar.
Dá para ir de carro? Se sim, para os preços são os mesmos? Obrigada!
Olá Tânia, até onde sei tem 2 estacionamentos: um que fica próximo do Monastério e o outro mais longe, na estação Monistrol Vila. Como fui de trem, não sei quanto custa o estacionamento. Boa sorte!
Olá, muito bacana e super completo seu post! Obrigado pelas dicas. Vamos fazer esse bate e volta agora no início de abril e nos restou uma dúvida: se é possível subir a montanha de trem cremalheira e descer de teleférico (ou vice versa)?? Existe um bilhete com essa possibilidade? Ou posso comprar tudo separado – somente ida de cada opção (trem /teleférico)? Pelo que pesquisei só compra os bilhetes ida e volta… e isso mesmo? Teríamos interesse em subir por uma opção e descer por outra, para termos as duas experiências. Desde ja muito obrigado!!
Oi Telmo, obrigada pela visita ao blog! Eu lembro que quando fomos tínhamos que optar entre o teleférico e a cremalheira. Você chegou a simular a compra no site para ver se é oferecido a ida por um e a volta por outro!?
Ah, só para você tomar nota, o funicular de santa cova está em reforma e reabre somente em 2020!
E simulando a compra de tickets de teleférico, ele dá a opção tanto de ida e volta como opção de apenas 1 trecho!
https://www.aeridemontserrat.com/en/buy-tickets-online/