Ficamos em Ottawa por 2 noites e neste post vou mostrar o roteiro que fizemos com os principais pontos turísticos e atrações que visitamos na cidade neste período, com o plus das cores de outono do hemisfério norte, que eu adoro. A cidade é pequena, com o miolinho turístico bem concentrado e fica fácil de montar um roteiro. Nos hospedamos no Novotel da cidade, pelo fato de termos o Le Club Accor, conseguimos facilidades como drinks grátis e upgrade de quarto. Por sorte nosso hotel era ao lado do Rideau Centre, um shopping com lojas e praça de alimentação com restaurantes e cafés (Starbucks também, claro) – se quiser economizar é uma mão na roda, com refeições a CAD 10! Site deles: http://www.rideaucentre.net/.
O que fazer em Ottawa?
Com 2 dias bonitos, mas um frio de quebrar ossos, eu estava ansiosa para fotografar o amarelo/laranja/vermelho das paisagens. A pé fomos ao Rideau Canal, ao Parliament Building, National Gallery of Canada e ByWard Market, este último um mercado com variedade de frutas e legumes, em uma região com muitas lojas e restaurantes em volta.
Sem dúvida um bom local para passear foi o parque do Canal de Rideau, de onde se tem uma vista do prédio do Parlamento e possui ciclovias, banquinhos para descanso, um excelente lugar para caminhar e claro, paisagens hipnotizantes:
O Canal foi construído no início do século XIX, cortando rios e lagos de Ottawa até Kingston. No inverno, quando congela tudo, vira uma pista de patinação enorme!
Andamos muito, tanto na parte superior, quanto na parte de baixo do parque, que conta com uma ciclovia impecável, e que também faz as vezes de pista de cooper, pois vimos muitos correndo e caminhando. A pista você observa na foto abaixo, no mesmo nível do canal:
Vizinho ao parque está um dos mais luxuosos hotéis do país, o Fairmont Chateau Laurier, vários ricos e famosos se hospedando por ali desde 1912. Deve ser o máximo ficar por ali ao menos 1 noite para fechar com chave de ouro a estadia na cidade $$!!
Agora mostro um pouco da National Gallery, que não visitamos (mas vale a pena! Trata-se da maior galeria de belas artes do Canadá – com mais de 25 mil obras) por falta de tempo. O prédio é de granito e vidro, tem um design super bacana. Por ali, está uma das aranhas “permanentes” de Louise Bourgeois, a obra é Maman (1999), de bronze, aço e mármore. Para mais informações, clique aqui.
Um mapa da cidade bem diferente:
Bem pertinho da Galeria Nacional está a pequena Catedral de Notre Dame de Ottawa (Cathédrale Notre Dame), a igreja católica mais famosa da cidade:
Um detalhe meio off-topic que recordei vendo as fotos é a quantidade de esquilos pretos que vimos! Nos EUA e Europa nunca vi destes! Estavam em toda parte!
O prédio do Parlamento, sede do governo (não se esqueçam que Ottawa é a capital do Canadá!) é bem bonito, para mim mais imponente do que o de Londres. A troca da guarda é diária nos meses de verão, além disso também são feitas visitas internas, consulte para mais informações de dias e horários: http://www.lop.parl.gc.ca/Visitors/index-e.html
No ByWard Market, infelizmente pegamos fechando, no verão o lugar fica bombando, mas com o frio congelante do outono, tudo fecha mais cedo e nós só demos uma passada de olho mesmo.
Outra atração menos interessante (vá se sobrar tempo) é o National War Memorial, um monumento erguido em homenagem aos mortos nas guerras;
Se quiser fazer compras e/ou passar em algum local para um lanche ou refeição, pode ir na Sparks Street, que tem como slogan “Canada’s first pedestrian mall”. Veja o site aqui: http://sparkslive.com/
Bom, se tiver suas dicas de Ottawa, deixe nas caixas de comentários!
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
oi. adorei fotos . que mês foi este passeio?
Oi cinthia, foi em outubro! As cores nessa época são realmente incríveis.