Ano passado visitamos a cidade de Lucerna (Luzern) e apesar de termos ficado na cidade por 2 noites (e 3 dias), ficamos apenas 1 dia na cidade em si. Hoje mostro como foi nosso passeio de 1 dia em Lucerna, nossas dicas do que tem para conhecer e visitar e também como foi ver o desfile e a festa do carnaval da cidade. Apesar do frio (fomos em fevereiro), os dias estavam agradáveis, mas com muita névoa e pouquíssimas aparições de céu azul.
O que visitar e fazer em Lucerna?
Para visitar as atrações da cidade, baixei um app muito bom, o City Guide, para saber o que fazer na cidade de Lucerna. Há também os guias de Zurich, Basiléia, Berna, etc, com tours que indicam as ruas, pontos turísticos, descritivos dos locais, mapas e fotos. Funciona sem rede de dados, apenas pelo GPS do celular, excelente.
Weinmarkt
Não tínhamos nada definido, apenas fomos seguindo o caminho sugerido e vendo o que nos interessava e/ou chamava atenção para fotos. Montamos o roteiro na hora mesmo. Um local com prédios históricos é o Weinmarkt (old city square). Este local abriga a principal praça da cidade, desde o ano de 1300!
Detalhes nas paredes de prédios do centro antigo em Lucerna:
Kapellbrücke
Uma pena que estava tudo fechado e com poucos turistas (mas os que marcavam presença eram 90% chineses!), pois era domingo. Tanto na Suíça como na Alemanha, domingo é um dia de descanso em família e passeios ao ar livre. Decidimos caminhar até a Chapel Bridge, o principal cartão postal da cidade.
A ponte tem 200m de comprimento. A Kapellbrücke é toda de madeira e data de 1365. Na ponta sul da ponte fica a Wasserturm. Nas traves de madeira encontram-se 112 pinturas do início do século XVII e que foram restauradas no começo do século XX.
Cafés e Restaurantes charmosos
Na região da ponte, há muitos restaurantes, cafés (inclusive Starbucks) e concentra a maior parte dos turistas da cidade.
Domingo típico de inverno na Suíça: todos bem agasalhados tomando um café ao ar livre!
Lago de Lucerna
Perto dali, está o super movimentado calçadão em frente ao lago de Lucerna, com muitas famílias, casais e turistas circulando, assistindo às apresentações de música ao vivo ou simplesmente relaxando nos bancos espalhados pelo passeio.
Gaivota observando os turistas e tentando encontrar alguma comidinha, próximo ao Lago de Lucerna…
Junto ao Calçadão, também há um píer de onde saem vários passeios de barco pelo lago Lucerna.
Prédio da Prefeitura
O prédio da prefeitura de Lucerna também está próximo à famosa ponte da cidade, uma imponente construção em estilo Renascentista, do século XVII.
Löwendenkmal
Visitamos em Lucerna o monumento do leão, Löwendenkmal, de 1819. Trata-se de uma escultura de Bertel Thorvaldsen, em homenagem aos guardas suíços que foram mortos em 1792, durante a Revolução Francesa.
Hofkirche
Em estilo gótico, a Igreja (católica romana) de St. Leodegar é uma das atrações na cidade de Lucerna. Foi construída em 1633.
Carnaval em Lucerna
Abro um parênteses agora para falar de um evento que no Brasil conhecemos muito bem – o Carnaval. Na cidade de Lucerna e em outras cidades, os suíços também tem seus desfiles, com carros alegóricos, muita música, festa e todo tipo de gente participando, velhos, crianças, jovens bebendo, famílias de boa, enfim, até a estação de trem estava enfeitada.
Vimos de carros alegóricos com personagens Piu-Piu a bonecos do Putin…era tudo muito eclético. Quando planejamos a viagem para a Suíça na semana do Carnaval, confesso que nem imaginava que eles tinham essa festa por lá!
Foi bacana participar de um evento onde a maior parte das pessoas era de moradores da cidade e não turistas.
Onde se hospedar em Lucerna?
Nos hospedamos no hotel Ibis Syles de Lucerna, em uma localização conveniente para quem vai a turismo. Não gostei tanto deste Ibis, já fiquei no Styles de Estocolmo e Madri, bem melhores, mas as tarifas são convidativas e incluem wi-fi gratuito e café da manhã. Mas como tínhamos pontos acumulados Le Club, conseguimos reservar integralmente com pontos nossa estadia!
Lucerna é uma ótima base para passeios ao Jungfraujoch, Monte Titlis (clique aqui para ver nosso passeio por lá), Monte Pilatus e pertinho de hotéis top como Park Vitznau e Villa Honegg (veja nosso review desse hotel de sonho clicando aqui).
Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!