A viagem que fizemos há algum tempo de carro pela América do Sul foi bem especial e marcante. Vimos diversas paisagens, e uma das belas regiões que visitamos foi o Sul do Chile com seus lagos e vulcões. Fomos no inverno, o que nos permitiu brincar na neve e ver as estações de esqui em funcionamento (mês de agosto) e apesar da época do ano, pegamos dias de céu azul e a direção foi bem tranquila e segura.
[O sol, o imponente vulcão Osorno e o lindo lago Llanquihue]
A cidade-base para conhecer o vulcão Osorno (e não se confunda pois também existe uma cidade chamada Osorno no Chile!) é Puerto Varas. A cidade é bem pequena e simpática. Há lodges simples e excelentes hotéis, e toda infraestrutura de agências locais de turismo, restaurantes, lojas de souvenir. Ali perto também está o vulcão Calbuco (que em 2015 entrou em erupção e virou notícia!).
[vulcão Calbuco, visto da estrada – menor, mas não menos impressionante…e coberto de neve!)
Um pouco da cidade de Puerto Varas:
Nosso hotel com vista para o vulcão Osorno:
Após 1 dia relaxando à beira do lago, saindo para explorar a cidade à pé, e observando o impressionante Osorno de longe, no dia seguinte, o 2º de nossa estadia em Puerto Varas, resolvemos ir até pertinho do Vulcão, onde funciona um centro de ski no inverno. Foi simplesmente o máximo, neve fresquinha, paisagem bacana, enfim. Nós andamos com um pequeno teleférico, mas não esquiamos. Apesar da temporada, estava tranquilo.
[foto tirada de dentro do carro, com o Vulcão Osorno ficando cada vez mais perto!]
Bom…claro que ficamos zanzando pra lá e pra cá, “brincando” na neve como crianças e tirando muitas fotos. Para finalizar, o boneco de neve mais bonitinho que fizemos até hoje!
Na volta à cidade, um tempo feio, irreconhecível perto do dia bonito que pegamos! Mas é assim mesmo. O tempo nesses lugares muda muito rápido, clima doido mesmo.
Seguimos viagem à Pucón, cidade onde montamos base para conhecer o vulcão Villarrica e ficamos em um hotel bem simples mas confortável. A cidade é adorável, com boa infraestrutura turística e com bons restaurantes e lojas de esporte e roupas de inverno. Há uma loja da The North Face muito legal. Compramos casacos por um preço bom lá.
[Na estrada…]
Um pouco de Pucón:
Nossa idéia era fazer a famosa escalaminhada até o topo do Vulcão Villarrica, mas no dia em que chegamos, fomos a uma agência local de turismo e nos informaram que naquele dia não seria possível devido às condições climáticas. Na verdade eu já estava com medo mesmo rsrs, e acho que o Gustavo que é mais corajoso para essas aventuras deve ter ficado mais frustrado.
Decidimos fazer algo mais simples e light. Simplesmente decidimos que iríamos de carro até o Parque Nacional Villarrica, onde está localizado o vulcão e iríamos explorar a região como desse.
Foi muito legal. Alugamos umas pranchas e fizemos esquibunda, foi bem divertido. Havia poucos turistas, a pista ficou praticamente particular. Chegamos perto do vulcão, vimos até a fumacinha saindo da cratera do Villarrica!
É sempre bom relembrar e rever as fotos de trips passadas. Recomendo a todos que visitem esta região do Chile. É lindíssima.
Outras opções para seguir viagem são as cidades de Puerto Montt e Frutillar, fazer o Cruce de Lagos (de barco, atravessando do Chile à Argentina (Bariloche)),ir mais ao sul rumo à Patagônia ou seguindo viagem para o Norte – que foi nosso caso. Visitamos Santiago, e depois o Deserto do Atacama.
Até a próxima trip!
Que legal! Fiz um roteiro bem parecido, mas no verão! As paisagens são lindas! Como foi em fev/2006, nem contei no blog!
Oi Fernanda, essa região realmente é linda. A minha viagem também já tem alguns anos, mas vendo as fotos e lembrando dessa trip, resolvi postar. Obrigada pela visita ao blog
Bom dia,
Estou indo para Puerto Varas, subir o Vulcão Osorno de carro com neve é tranquilo?
Obrigado.
Gilson, a estrada que sobe o vulcão Osorno é de terra + cascalho. Fomos em agosto, auge do inverno, portanto havia neve na estrada, que pode complicar um pouco o trajeto, dependendo do quanto nevou. Mas como nós fomos com um 4×4, foi tranquilo. Se for com um carro de passeio no inverno, leve correntes para os pneus. Boa trip.
Olá, tudo bem?
Estou pensando em ir ao Vulcão Osorno de carro alugado em Puerto Varas. Vou na primeira quinzena de Julho. Serão necessárias correntes nos pneus?
Grato,
Luís
Oi Luís, vc estará em pleno inverno, então as correntes tem que ter no carro. Pelas fotos pode ver que pegamos bastante neve no caminho até o Vulcão, mas não tem como saber se na data que vc vai terá mais ou menos neve. Cada ano é uma história, começa a nevar mais cedo, ou neva mais ou menos do que no ano anterior, é loteria. Só posso te dizer é que vc tem que ter as correntes no carro NO CASO de precisar. Boa viagem
Ola, estou pretendendo sair de Bariloche e ir para Puerto Montt de carro e ai circular em algumas cidades, adorei seus post. Fiquei curioso aonde vocês alugaram o carro 4×4 e se possivel passar os hoteis que ficaram, obrigado desde já
Oi Vitor, não alugamos o carro, fomos com nosso próprio carro dirigindo desde São Paulo, fizemos uma road trip de mais de 10 mil km que passou por Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai.
Nos posts de cada cidade mencionamos os nomes dos hotéis! Boa viagem!
Oi Erika, vou para Perto Varas em 27/6/18, vi nos comentário que dá para subir no Osorno de carro, não aluguei um 4×4 e vou locar correntes; É difícil dirigir com correntes com gelo na pista se houver? e qual horário recomenda subir e descer? Obrigada
Oi Nilra, o uso de correntes melhora bastante a aderencia dos pneus quando as condicões da estrada são escorregadias (lama/neve/gelo etc), então facilita a direção – mas use apenas nestes casos.
O único trecho que você talvez precise instala-las é o do vulcão, que é de terra/cascalho. Todo o resto do trajeto é de asfato, que estava em ótimas condicões quando fomos, dispensando correntes. Nós visitamos o Osorno pela manhã.
Boa sorte e bom passeio!